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humm .. não acho que seja TAO simples assim. Pmax não é tudo numa preparação. Cansei de ver carros com menos potência, mas bem ajustadinhos (no sentido de EQUILIBRADO), ter melhor desempenho do que verdadeiros canhões. E não estou falando de acerto. Estou falando de configuração mesmo.
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Sim!!!
Vc tocou em um ponto "crucial". O equilíbrio!
Acredito eu, que por causa de "Phul Páuer" e publicações semelhantes, MUITA GENTE tem em mente que motor forte é aquele que vai no dinamômetro e rende uma "baita" potência de pico.
É "lindo" ver os "apzeiros" arrotarem que o carro de fulano tem um motor de 1000cv! ( Além do mais esses caras gostam de gozar com o pau dos outros, né? Acho um absurdo isso... ), que dá pau em qualquer V8, que isso, que aquilo, que aquilo outro... Enfim...
Mas em quais situações ele tem 1000cv??? Com o PEB ( Pé-em-baixo ), 4ª ou 5ª marcha e depois de 6000 rpm... Bela "porqueria" ao meu ver!
Motor FORTE para RUA, nas minhas concepções, é aquele motor/conjunto que não lhe entrega simplesmente uma potëncia de pico estúpida... Mas é aquele que andando de baixa parece um motor original, ou pelo menos próximo disso e quando solicitado, mostra disposição até seu Rev Limit. E não algo "binário"... Aqueles que ou não tem potência alguma ou vem "distrassionando di tercêra" ( bem apzeiro mesmo! *rs* )...
Algo que o pessoal muitas vezes não entende, é que um motor não deveria ser analizado simplesmente pelo valor de potência máxima. Teríamos que calcular a potência média EFETIVA de um motor... Teríamos que integrar toda a área abaixo da curva de potência de um motor, dentro do seu range de funcionamento, para saber qual é a real potência que o motor entregaria.
Isso realmente vc tem razão! Nego muitas vezes não se importa com a concepção dada ao veículo. Querem saber de potência pura e simples... Sobem no dino e rendem horrores! Na rua, tomam pau de carro com 2/3 da potência ( de pico ) do "monstro", pois simplesmente enquanto ele esperava a "turbina encher", o comando para de "embaralhar" e enquanto ele "doma" o acelerador pois destraciona fácil, o outro já estava tracionando e abrindo alguma vantagem...
Aí nego coloca a culpa na transmissão da potência para o chão...
Huauhahuahua...