Light Style© by Fisana

Ir para


Loko

Cadastrado: 15 Ago 2006
Offline Última atividade: Jul 05 2011 20:35
-----

Posts que fiz

No tópico:Preparacao turbo

22 março 2007 - 13:07

...
humm .. não acho que seja TAO simples assim. Pmax não é tudo numa preparação. Cansei de ver carros com menos potência, mas bem ajustadinhos (no sentido de EQUILIBRADO), ter melhor desempenho do que verdadeiros canhões. E não estou falando de acerto. Estou falando de configuração mesmo.
...


Sim!!!

Vc tocou em um ponto "crucial". O equilíbrio!

Acredito eu, que por causa de "Phul Páuer" e publicações semelhantes, MUITA GENTE tem em mente que motor forte é aquele que vai no dinamômetro e rende uma "baita" potência de pico.

É "lindo" ver os "apzeiros" arrotarem que o carro de fulano tem um motor de 1000cv! ( Além do mais esses caras gostam de gozar com o pau dos outros, né? Acho um absurdo isso... ), que dá pau em qualquer V8, que isso, que aquilo, que aquilo outro... Enfim...

Mas em quais situações ele tem 1000cv??? Com o PEB ( Pé-em-baixo ), 4ª ou 5ª marcha e depois de 6000 rpm... Bela "porqueria" ao meu ver!

Motor FORTE para RUA, nas minhas concepções, é aquele motor/conjunto que não lhe entrega simplesmente uma potëncia de pico estúpida... Mas é aquele que andando de baixa parece um motor original, ou pelo menos próximo disso e quando solicitado, mostra disposição até seu Rev Limit. E não algo "binário"... Aqueles que ou não tem potência alguma ou vem "distrassionando di tercêra" ( bem apzeiro mesmo! *rs* )... :huh:

Algo que o pessoal muitas vezes não entende, é que um motor não deveria ser analizado simplesmente pelo valor de potência máxima. Teríamos que calcular a potência média EFETIVA de um motor... Teríamos que integrar toda a área abaixo da curva de potência de um motor, dentro do seu range de funcionamento, para saber qual é a real potência que o motor entregaria.

Isso realmente vc tem razão! Nego muitas vezes não se importa com a concepção dada ao veículo. Querem saber de potência pura e simples... Sobem no dino e rendem horrores! Na rua, tomam pau de carro com 2/3 da potência ( de pico ) do "monstro", pois simplesmente enquanto ele esperava a "turbina encher", o comando para de "embaralhar" e enquanto ele "doma" o acelerador pois destraciona fácil, o outro já estava tracionando e abrindo alguma vantagem... :)

Aí nego coloca a culpa na transmissão da potência para o chão... :rindo

Huauhahuahua...

No tópico:Preparacao turbo

21 março 2007 - 21:38

[quote name='West' date='21/03/2007, 20:11']Apertar parafuso não é o problema. O problema é escolher um setup adequado de turbina, posição/regulagem de sensores e acerto.[/quote]

Hmmm...

Com esse bicho chamado internet, já dá para se pesquisar, e um bom tanto, sobre váááários assuntos. Fora uns livrinhos que se tem e talz...

Escolher uma turbina não é mistério. Entre no site de uma Garrett por exemplo, e tu verás que até há indicação de turbinas para cada caso ( Displacement x Power ) e eles lhe entregam o melhor que eles tem, para o seu objetivo.

O kit que se compra em uma Turbo Anhanguera e/ou qualquer outra distribuidora/empresa já é para uma prep que agradará muitas pessoas. De certo, não será nada para extrair 600cv, só com a instalação do mesmo. Mas que com certesa já atende algo que dobre a potência do motor original, isso não tenha dúvidas.

[quote]Saiu errado desses pontos, esquece. Desfaz e monta de novo.[/quote]

Sim! Mas vc acha que os preparadores testariam um conjunto mecânico só para poder extrair "o sumo" do conjunto de um simples carro de rua? Acredito piamente que não. Mais uma vez, um "kit coxinha" desses que essas empresas vendem atende a expectativa de muitas pessoas.

[quote]Claro que carro originex quebra. Só que, com kit, a exigência é muito maior, e portanto, as chances de quebra são muito maiores. Tem um monte de peça num carro com 12 anos que estão no fio da navalha, mesmo para andar com 150hp. Aí vc tira 250hp e não quer que elas quebrem?  :huh:[/quote]

Nem precisam ter toda essa idade para quebrarem. Quantas histórias já não escutamos de motores que acabaram de ser montados para ser "canhão" e quebraram com pouquíssimo uso? Óbvio que equipamentos mais novos TENDEM suportar maiores esforços. Mas isso não é absoluto. Vai mais da "sorte" nessa parte, acredito eu.

[quote]A tocada influencia tb, mas se tirou mais potência, exigiu mais do conjunto. A não ser que vc monte um kit para extrair 150hp (total). Aí tudo bem.  :rolleyes: [/quote]

Montar kit para extrair 150cv de um C20XE é "chover no molhado"... *rs* Não entendi... ;) Ou não houve preparação.

[quote]Estou dando dica de amigo. Tentar montar um Calibra T com dinheiro contadinho é pedir pra ficar a pé.[/quote]

Se formos levar para o lado da engenharia "clássica", qualquer preparação é duvidosa...

Por mais bielas, pistões, pinos forjados que se ponha, esquece-se muitas vezes dos prisioneiros de cabeçote e mancais/bielas. Juntas tmb devem ser alteradas, o torque dos parafusos tmb deve ser alterados, principalmente se eles forem exigidos com rotações mais altas que o previsto no projeto original.

Pistões para motores sobre-alimentados possuem características de construção que diferem dos naturalmente aspirados. Anéis no caso podem ser maiores com o intuito de dissiparem mais calor para os cilindros, ajudando na refrigeração da cabeça dos pistões... A parte inferior poderia ter aletas para que ele seja ainda mais refrigerado pelos jatos de óleo no inferior, etc, etc, etc, etc, etc...

O coletor de admissão poderia ter defletores de ar para que não haja diferenças de eficiência volumétrica entre os cilindros... Coletores de escape deveriam ser sintonizados para ajudar no bombeamento dos gases das câmaras, a refrigeração deveria ser readequada as novas solicitações ( Afinal, o sistema troca a mesma quantidade de energia que o vira produz para empurrar o manco, em forma de calor, pelo sistema de arrefecimento ), a suplementação de combustível poderia ser reestudada quanto à posição, tipo, quantidade, forma do sprays dos bicos injetores. Adotar amortecedores de "pulso" de combustível para não haver tanta variação na pressão de comb, utilizar defletores dentro do intercooler para que ele não sofra os mesmos problemas que um coletor de admissão teria ( desbalanceamento da massa de ar passante entre as dutos ), reestudo da geometria das câmaras para um turbilhonamento mais eficiente, uma vêz que passamos de uma condição pressão negativa ( vácuo ) para pressão positiva na cabeça das válvulas, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc...

Pergunto: Pra quê?

Quem quiser extrair "o sumo" de um motor, deverá rever esses e inúmeros outros pontos...

Para tudo isso para uso em rua??? :rindo

[quote]Nada contra um kit coxinha, bem simples, que aliás, é o melhor custo/beneficio. Mas se vai fazer, faz direito.[/quote]

Concordo!

O que phode MUITO as preparações tupiniquins é o famoso "geitinho brasileiro".

Não vamos ter a mesma filosofia que nego tinha na década passada de "acertar carro turbo":

Mec: -Vô assertá seu carro! Tô esse gicrê que eu passei na furadêra...
Vc: -Blz!

O cara aperta o parafuso da válvula de alívio e vem 1,4bar de boost e gordo... O cara pára o carro e fala:

-Ficô gorda! Vamu aumentá a preção... ( Bem Led style a fala... :lol: )

Definitivamente isso não é prep nem "coxinha"...

No tópico:[FOTO] F-50 em SP... passeando.

14 março 2007 - 17:10

É carroceria de fibra e tem um AP debaixo do capô...

:lol: :lol: :lol:

No tópico:Gasolina é mais barata que água na Venezuela

08 março 2007 - 13:08

Isso me deixa um tanto quanto chateado tmb...

A "Pretobras" tem a grande maioria dos seus custos em R$ e acaba cobrando em US$ no mercado interno...

Toda tecnologia de extração de petróleo em águas profundas é nacional. Inclusive a "Pretobras" está "exportando" sua tecnologia para o pessoal do oriente médio, pois estima-se ( Como eu acho hipócrita nego ainda dizer que eles "estimam" reservas. Acredito que já tenham TUDO mapeado, isso sim! ) que existam mais poços produtivos e viáveis para extração nas bacias dos mares daquela região...

Já somos auto-suficientes em petróleo e estamos começando a distribuir o "peid@" encando... Não vejo o pq de não termos um comb barato.

É pura sacanagem da "Pretobras" e do "gobierno" cobrar o preço do mercado internacional para um produto com quase 100% da produção nacionalizada...


E depois nego ainda vai "dar dinheiro" para países vizinhos, só pra mostrar que é "benevolente". Que invistam AQUI dentro primeiro, k ralho...

Brasil-il-il-il...

:(

No tópico:RD350 binando Hornet 600cc

08 março 2007 - 12:58

Eu tive uma ZX11 95 por quase dois anos, usava diáriamente  sem carenagem, gostei muito, apesar de pesada a moto com escape original tem um torque que agrada muito e até 97 era a rainha das motos em se tratando de final, 290km/h, andei no máximo a uns 270 no velocímetro e ainda tinha cabo pra encolar.

Eu prefiro as top speed to que as speeds, me sinto mais seguro pois são pesadas e impossibilitam uma pilotagem mais ousada, acho que com uma speed eu ia morrer rapidinho.

<{POST_SNAPBACK}>


Hmmm...

Ow W... Qualquer dia gostaria de conversar contigo no posto, sobre sua ex ZX... Impressões e talz. Tenho vontade de comprar uma, uma vez que a ZZR ( Que eu gostaria de ter ) é BEM mais velha e mais manca uns 15 pocotós. ( Mercado europeu era limitado a potência... Tenho que pesquisar direito... Mas isso parace ser verdade. )


Eu tmb curto mais as top speed, mesmo pq elas tem um pouco mais de conforto, que suas irmãs menores, né?