Mais um exemplo de lei torta para promover o consumo, e que afeta a liberdade, neste caso dos franceses:
Carros de fabricação anterior a 1997 serão proibidos de circular em Paris a partir de 1o de julho de 2016, conforme anunciou na última terça-feira a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.
A declaração foi feita um dia após a aprovação de um novo plano de controle de emissão de poluentes para a cidade, que prevê a proibição, a partir de julho deste ano, da circulação de caminhões e ônibus com primeiro licenciamento anterior a 2001 e, a partir de julho de 2016, da circulação de carros de passeio anteriores a janeiro de 1997 e de motos anteriores a 2000.
A prefeitura calcula que a interdição afetará um entre cada sete carros que rodam atualmente em Paris. Entre 2017 e 2020, o veto será estendido para os carros movidos a diesel com primeiro licenciamento anterior a 2011.
Recentemente, a prefeitura criou uma espécie de selo verde para ser afixado no para-brisa dos carros cujas emissão de poluentes estiverem dentro dos padrões considerados aceitáveis. A ideia é limitar progressivamente a circulação dos veículos que não possuírem essa etiqueta. No que depender de Anne Hidalgo, dentro de cinco anos apenas os carros "totalmente limpos" poderão rodar pela Cidade-Luz.
fonte: http://www.estadao.c...ris,23362,0.htm
É justo e necessário limitar a emissão de poluentes, mas não é justo banir assim. O correto é que qualquer veículo possa ser avaliado, independente da tecnologia e fabricação, e assim obter o tal "selo verde". Emissão de gases é emissão de gases. Se é novo ou velho não importa. Um analisador de gases dá o veredicto, e o selo.
Tenho certeza que, com uma injeção moderna e alguns upgrades mecânicos, qualquer C20XE ou C20LET passaria no controle de emissões.
Em alguns anos teremos esta lei copiada no Brasil. É a minha previsão. Mas a solução é simples: Desobediência Civil para os bravos, ou mudar para o Uruguai, para os corajosos.
[]s,
Guilherme