Light Style© by Fisana

Ir para


Flash®

Cadastrado: 08 Jul 2003
Offline Última atividade: Mai 23 2013 14:41
-----

Tópicos que criei

Guia de compra - Chevrolet Calibra

28 novembro 2006 - 08:49

Guia de compra - Chevrolet Calibra
Leia aqui as melhores dicas para comprar um bom exemplar deste belo esportivo!

Imagem
http://www.webmotors...200611289378jpg
Imagem
Imagem
Texto: Alexandre Ule Ramos
Fotos: Divulgação

Derivado do Vectra “antigo”, que no Brasil foi fabricado entre os anos-modelo 1994 e 1996, o Opel Calibra foi importado pela GM do Brasil entre os anos de 1995 e 1996 sob a marca Chevrolet. Entretanto, existem unidades modelo 1994 no mercado, tendo em vista que, quando a comercialização foi iniciada, essas unidades já estavam a caminho. Trata-se de um cupê equipado com motor 2.0 16V de 150 cv, câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira, como no Vectra. Na Europa havia versões com tração total e motor turbo, mas isso já é uma outra história...

No Brasil havia apenas uma versão, que não recebia nomenclatura, e todos os Calibra contavam com freios a disco nas quatro rodas, ABS, teto solar com acionamento elétrico, rodas de liga leve de aro 15, trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, limpador traseiro, alarme etc. Os bancos em couro, detalhe presente em muitos Calibra usados, não eram oferecidos nem como opcional.

Para quem quer comprar um carro como esse, a primeira dificuldade surge na hora de encontrar uma unidade a venda, sem mesmo levar em conta o estado de conservação. É que a quantidade de unidades importadas é pequena, cerca de 1.600, o que torna a tarefa de achar um bom Calibra disponível ainda mais difícil.

Outro problema sério está na obtenção das peças para o Calibra. Se a idéia é partir para a rede autorizada, mesmo considerando que tradicionalmente apresentam preços mais altos, prepare-se: na maior parte das concessionárias autorizadas que foram consultadas para esta reportagem, não havia mais peças de Calibra em estoque. E, quando havia pelo menos o registro dos preços das peças remanescentes no sistema – o que não significa que estejam disponíveis – o valor assustava (ver quadro). Com isso, o preço do seguro também sobe e é bom consulta-lo antes de finalizar a compra.

Uma vez encontrado o carro desejado, é hora de fazer uma vistoria cuidadosa, que começa no acabamento. Embora compartilhe a mecânica com os Vectra antigos, quase a totalidade dos componentes de acabamento do Calibra é exclusiva dele. No painel, os cuidados são os mesmos requeridos por qualquer outro carro: as luzes-espia do sistema antibloqueio e injeção devem permanecer apagadas em funcionamento normal. Qualquer coisa diferente disso é sinal de problemas.

Mecanicamente o Calibra sofre das mesmas (poucas) fraquezas de seus irmãos, como problemas de engate em carros com quilometragem muito elevada, devido ao desgaste encontrado no trambulador, vazamentos de óleo, principalmente pela junta do cárter, e ruídos causados por buchas de suspensão danificadas, cortesia do “excelente” piso encontrado em algumas regiões do país.

Para diferenciar os modelos à venda no Brasil, é fácil: entre os anos de 1994 e 1995 o carro recebeu algumas modificações, como por exemplo, no desenho das rodas, grade dianteira, fundo dos mostradores do painel de instrumentos (que passaram a ser de cor branca), forrações internas, cor do interior (cinza grafite nos modelos 1994 e branco nos modelos 1995), tampa do porta-malas (sem logo da GM em 1994 e com logo em 1995) etc.

Comprando um Calibra usado

O maior problema do Calibra não está no veículo em si, mas na dificuldade de encontrar peças para esse carro, o que acaba se refletindo também no valor do seguro. É o caso, por exemplo, de faróis, lanternas e peças de acabamento. Entretanto, mecanicamente ele é semelhante ao Vectra antigo, fabricado até 96, e não oferece grandes dificuldades na hora de fazer a manutenção normal.

Um item a ser verificado é o estado das saias laterais e do spoiler frontal. Por causa da altura do veículo em relação ao solo, em muitos casos esses componentes acabam sendo danificados, exigindo uma verificação com relação não somente às condições das mesmas, mas também com relação à fixação dessas peças.

A vedação dos vidros nas portas é outro ponto importante. Quando as borrachas de porta já estão meio desgastadas, a água entra sem cerimônia. O problema, além do custo dessas guarnições (cerca de R$ 300), que ficam em contato direto com os vidros das portas, é onde encontra-las. Se possível, leve o veículo a um lava-rápido antes de fechar o negócio, para evitar surpresas.

Veja se o motor elétrico traciona o teto solar sem problemas, se não há ruídos e se o teto pára na posição correta tanto na abertura como no fechamento. O excesso de vibrações, por causa do piso, pode causar problemas no sistema.

No caso do computador de bordo, semelhante ao encontrado no Omega e no Vectra antigo, geralmente são encontrados problemas no display de cristal líquido, que tende a ficar manchado e sem algumas das funções. Se os sensores que fazem o computador funcionar são afetados (como, por exemplo, o sensor de temperatura externa, que fica na parte dianteira do carro, num local vulnerável), são fornecidas informações erradas ao motorista.

Não é incomum encontrar folgas nas cruzetas da coluna de direção dos modelos de passeio da Chevrolet comercializados no Brasil, nacionais ou não, quando o veículo apresenta a regulagem de altura da mesma, como é o caso do Calibra. O sintoma é que, ao passar em buracos, a direção não transmite precisão e a impressão é que há folga nos terminais. Não é um defeito difícil de arrumar, mas que incomoda, isso não há dúvida. Boa sorte!

Vide Link http://www.webmotors...lpub?hnid=37068

Pra vc que fica ajudando as pessoas ...

24 novembro 2006 - 12:26

Esta é para você que fica ajudando as pessoas sem saber para onde está indo o seu dinheiro..

Veja aí para onde ele foi...

Operação prende 16 por desvio em ONGs
Dinheiro para tratar paciente com câncer vira casa e carro de luxo, diz polícia; 2 mulheres são presas em S. José
João Pedro Teles


O jornalista Arnaldo Braz, 60 anos, apontado pela polícia como o líder da quadrilha, foi preso em São Paulo. Braz é o gerente-geral das organizações GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer) e Abrapec (Associação Brasileira de Assistência a Pessoas com Câncer), além do Templo Espiritual Maria Santíssima. Além de São Paulo, também foram cumpridos mandados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

http://www.valeparai...jc/ongcan1.html

Desmanches em São Paulo - SP

14 novembro 2006 - 17:22

Fala aí Calibreiros!!!

Com certeza vocês podem me ajudar. :P

Alguém pode passar para mim por favor, nome, telefone e endereço de Desmanches de São Paulo - SP???

Se possível é claro, desmanches de boa índole que emitem Nota Fiscal.

Estou analisando e pesquisando bloco Motor Corsa 1.6 8v, Corsa 1.6 16v, Motor Vectra 2.0 16v, Vectra 2.2 16v ambos completos com módulo, chicote, etc.

Estou correndo atrás e pesquisando também, a fim de obter preços.

Agradeço a ajuda.

Abraço.