Bom, eu acabei passando um certo tempo longe do fórum, inclusive por que me enfiei na literatura gringa sobre o conhecido... Ap, que lá fora tem bem mais nomes do que apenas ap 1.6 e etc... Pra se ter idéia, nem na concessionária VW sabem os códigos de motor de lá fora...!
Bom, não quero revelar muito do projeto por enquanto, mas gostaria de pedir assistência no seguinte... Meu carro será com certeza um 2.0 bloco longo 20 válvulas...!!! Pra quem achar que é loucura, por incrível que pareça, é bem simples... Acho que é um medo bobo, mas eu estou com um certo receio de entregar a receita e de repente o preço das peças aumentar pelas paredes... Alguém sabe se isso acontece mesmo...? Se não, estou mais que disposto a entregar o projeto... Inclusive ao caríssimo Murilo Alanis, que gostará de saber que os cabeçotes 20v são melhores que os de 16v, pelo menos em termos de cfm.
A receita por sinal é boa, barata, e o pessoal lá de fora faz em casa... Revoltante gente daqui fazer tanta coisa no mecânico, a impressão que tem me dado é que o motor pra um mecânico ruim é mais um Lego do que uma máquina complexa e difícil de se lidar..!
Bom, a pergunta seria a seguinte... Definido uma vez o cabeçote, a injeção e o bloco, a pergunta agora seria... Qual turbina? Dizem que a K04 já estrangula em alta o carro 1.8 e pega em baixa, num 2.0 deve dar pressão em marcha lenta...! Além de não subir muito o giro...
Eu gostaria que se mantivesse a características dos Turbos VW, que é de entrar cedo, e dar torque máximo por volta de 2.000 giros, e manter esse torque por uma certa faixa, e depois dar a potência máxima por volta de 5.500... O ideal seria conseguir mais em cima, tipo em 6.000, e se fosse preciso usar uma turbina salada de frutas, eu gostaria de saber quais os prós e os contras... Alguém conhece uma marca chamada Holset? É de diesel, mas é bem-vista pra Gol 1.0 16v Turbo por aguentar bastante pressão... Será que funciona bem? E eu poderia usar os coletores do próprio cabeçote do A3 ou teria que se usar um coletor específico pra turbina que me for indicada? Se alguém também puder me passar material pra ler e entender como funciona a turbina, como se lê o mapa, e como escolher a turbina ideal, eu agradeço.
Ah sim, alguém poderia me dizer algum lugar, seja em qualquer lugar do Brasil, que eu consiga um comprar esse cabeçote 20v...? Tá difícil aqui em Bsb. :/
Bom, espero não estar sendo abusado de perguntar aqui...
E respondendo à pergunta do último tópico, a Miura tem o bendito computador de bordo, mas está com defeito e precisará ser mandado para a Bahia. :/ Ou então fazer um novo com alguém que entenda do assunto...
Ps.: Alguém sabe quanto pesa um carburador e uma turbina...? Quero depois fazer uma montagem de meu carro injetado com alguma tecnologia dando bucha em um gol quadrado da vida, só que meu carro estará com 20kg de Turbo e umas 10 webers deitadas, se é que alguém entendeu a idéia da piada.. heuahieuhaiuehihaeihaei
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Tópicos que criei
Motor VW 2.0 20v- Qual turbina escolher?
20 dezembro 2005 - 16:51
Miura Saga- AP 1.9i Turbo 16/20v ou Motor Novo?
12 novembro 2005 - 07:06
Bom dia! Esse é meu primeiro post no fórum, eu normalmente só leio...
Eu já vi que tem gente com um bom conhecimento de mecânica e preparação, e as opiniões em geral são bem desprovidas de fanatismo... Então, gostaria de saber a opinião de vocês, e a descrição de como uma preparação que eu tenho em mente ficaria... Em especial procuro esse fórum por que não acho que o pessoal, ao ler que pretendo instalar uma injeção, não vai escrever coisas do gênero "Esquece isso e turbina!" e "Coloca uma Weber!", "Esquece isso, forja e turba!" e etc... Não suporto mais essa ladainha...! Peço que me ouçam e que avaliassem a praticidade, viabilidade, performance e custo de minha idéias para uma preparação... Até aceito sugestões do gênero, mas por favor, avaliem o que pedi primeiro...
Eu sou dono de uma Miura Saga 787 ano 88, e estou reformando a bichinha, e bem, como o carro é muito gostoso de se dirigir, eu pretendo atualizá-lo em termos de mecânica, e dar uma geral na aparência externa, mas me focar na mecânica no post...
O motor dela é um AP 2.0, sem nenhuma modificação. Um detalhe interessantíssimo é o câmbio do carro, câmbio longo mesmo, que eu tenha colocado, no velocímetro pelo menos, a 6500 rpm, está a 60km/h de primeira, e mais ou menos 110 de segunda, 160 de terceira... Lembrando muito a relação de marchas do escort zetec. Os problemas do motor começam ai, pois o mesmo não enche a quarta! Então, para resolver isso...
Vertente A) Atualizando o motor...!
Não sei, me corrijam se eu estiver errado, mas o infame 1.8 Audi nada mais é do que um AP com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando, injeção e multiválvulas, não? Bom, já que já se tem um 2.0, a idéia é atualizá-lo, tentando melhorar o rendimento e até mesmo diminuindo o consumo (!), da seguinte forma:
Instalação de uma injeção Multiponto...!
Transformação do motor de 2.0 pra 1.9, por meio de uso de virabrequim do 1.8, pra que ele gire melhor. Bom, dai já entra a pergunta... Qual o tamanho ideal dos pistões que se poderia usar? O mínimo pra realmente ser um 1.9, se não me engano, são pistões de 83,5mm... Mas dai pra frente tem até 86, mas nessa medida sei que não tem mais retífica e é fácil rasgar as paredes do bloco, ou algo assim... Bom, quais os efeitos dos diferentes pistões, entre por exemplo, 83,5mm, 84mm, 84,8mm (ou é ,4?), até o 86mm?
Adaptação de um cabeçote multiválvulas...! Acho que isso melhorará consumo e desempenho! Já achei alguns 16v e 20v (até de A4, que dizem ser melhor que o de A3) a venda... Dá pra se ter uma idéia de como ficaria a adaptação? Devo ter preferência por algum dos dois cabeçotes?
Agora... Parte dois agora do plano... Extravagâncias...! Que ainda não sei se vão acontecer ou não... Mas que gostaria! Supondo que o carro não vai se tornar um carro de arrancada, só ganhar potência pra situações específicas de diversão, sem prejudicar a durabilidade do motor e projeto em geral...
Turbo de baixa inércia, que a exemplo dos da Audi, entrasse já a 2000 rpm, e que funcionasse a princípio a 0,2/0,1bar, apenas para ajudar na admissão e para anular as perdas por altitude, sem aumento significativo no consumo até ai. Dai a pressão e o consumo poderiam mudar...
a) ...Automaticamente, conforme o motor fosse exigido. Isso é possível? Qual tipo de controladora eletrônica seria preciso... Uma injeção de carro turbo, uma injeção aftermarket (até melhor, pois não precisaria comprar a injeção Mi), ou algum dosador...?
b ) ...Por intermédio do condutor, de dentro do habitáculo. Botão de overboost por exemplo.
O ideal seria um controladora automática, até para que o carro tivesse um consumo melhor... Um turbo inteligente, no caso.
Bom, com essas modificações mais extravagantes e sem elas, como pedi acima, como ficariam potência, torque e consumo...? Alguém tem alguma idéia? Alguém estima o custo...?
Vertente A/ Trocando de motor sem sair da casa VW: Bom, isso abre muitas possibilidades.
Bloco de Golf Antigo. Não entendo muito bem como isso de bloco de Golf antigo funciona, mas é compatível com as modificações anteriores ou é praticamente uma troca por um motor completamente diferente?
Motor do GTI 16v. Bom, isso já ajudaria bastante, até por que já tem quase tudo que precisaria ser adaptado caso se seguisse por outro caminho, e talvez custe menos. É possível adaptar o virabrequeim de um AP 1.8 para melhorar a R/l, assim fazendo que gire mais e suba mais liso?
1.8T da Audi. Ele é compatível com a caixa de marchas AP? Se for, é uma boa idéia... Ainda que mais cara, suponho.
* VR6 do Passat. Dái já começa a se assemelhar mais com a vertente B, inclusive no fato de que alteraria muito o projeto e peso do carro... Acho que nào é uma boa idéia...
* W16 Bugatti Quadriturbo. ...tá, esquece...
Vertente B ) Na dúvida, joga fora...! : Bom, como todos esses processos vão gastar dinheiro, alguém tem uma sugestão de algum outro motor sem ser VW, que acabe dando um resultado melhor pelo menos ou menor preço...? c20xe..? Assim, pelo que inclusive já li aqui, isso é até inapropriado, pois muda equilíbrio de peso e etc do carro... Até pela maioria dos motores hoje serem transversais, e o AP longitudinal... Mas talvez alguém tenha alguma informação de um motor que case perfeitamente com a Miura Saga, sei lá...
Bom, de resto, deixo aberto a sugestões, se alguém tiver alguma boa...
Aguardo respostas ansiosamente...!
Peço perdão pelo post enorme... Espero que alguém tenha paciência de ler e responder, rs...
Eu já vi que tem gente com um bom conhecimento de mecânica e preparação, e as opiniões em geral são bem desprovidas de fanatismo... Então, gostaria de saber a opinião de vocês, e a descrição de como uma preparação que eu tenho em mente ficaria... Em especial procuro esse fórum por que não acho que o pessoal, ao ler que pretendo instalar uma injeção, não vai escrever coisas do gênero "Esquece isso e turbina!" e "Coloca uma Weber!", "Esquece isso, forja e turba!" e etc... Não suporto mais essa ladainha...! Peço que me ouçam e que avaliassem a praticidade, viabilidade, performance e custo de minha idéias para uma preparação... Até aceito sugestões do gênero, mas por favor, avaliem o que pedi primeiro...
Eu sou dono de uma Miura Saga 787 ano 88, e estou reformando a bichinha, e bem, como o carro é muito gostoso de se dirigir, eu pretendo atualizá-lo em termos de mecânica, e dar uma geral na aparência externa, mas me focar na mecânica no post...
O motor dela é um AP 2.0, sem nenhuma modificação. Um detalhe interessantíssimo é o câmbio do carro, câmbio longo mesmo, que eu tenha colocado, no velocímetro pelo menos, a 6500 rpm, está a 60km/h de primeira, e mais ou menos 110 de segunda, 160 de terceira... Lembrando muito a relação de marchas do escort zetec. Os problemas do motor começam ai, pois o mesmo não enche a quarta! Então, para resolver isso...
Vertente A) Atualizando o motor...!
Não sei, me corrijam se eu estiver errado, mas o infame 1.8 Audi nada mais é do que um AP com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando, injeção e multiválvulas, não? Bom, já que já se tem um 2.0, a idéia é atualizá-lo, tentando melhorar o rendimento e até mesmo diminuindo o consumo (!), da seguinte forma:
Instalação de uma injeção Multiponto...!
Transformação do motor de 2.0 pra 1.9, por meio de uso de virabrequim do 1.8, pra que ele gire melhor. Bom, dai já entra a pergunta... Qual o tamanho ideal dos pistões que se poderia usar? O mínimo pra realmente ser um 1.9, se não me engano, são pistões de 83,5mm... Mas dai pra frente tem até 86, mas nessa medida sei que não tem mais retífica e é fácil rasgar as paredes do bloco, ou algo assim... Bom, quais os efeitos dos diferentes pistões, entre por exemplo, 83,5mm, 84mm, 84,8mm (ou é ,4?), até o 86mm?
Adaptação de um cabeçote multiválvulas...! Acho que isso melhorará consumo e desempenho! Já achei alguns 16v e 20v (até de A4, que dizem ser melhor que o de A3) a venda... Dá pra se ter uma idéia de como ficaria a adaptação? Devo ter preferência por algum dos dois cabeçotes?
Agora... Parte dois agora do plano... Extravagâncias...! Que ainda não sei se vão acontecer ou não... Mas que gostaria! Supondo que o carro não vai se tornar um carro de arrancada, só ganhar potência pra situações específicas de diversão, sem prejudicar a durabilidade do motor e projeto em geral...
Turbo de baixa inércia, que a exemplo dos da Audi, entrasse já a 2000 rpm, e que funcionasse a princípio a 0,2/0,1bar, apenas para ajudar na admissão e para anular as perdas por altitude, sem aumento significativo no consumo até ai. Dai a pressão e o consumo poderiam mudar...
a) ...Automaticamente, conforme o motor fosse exigido. Isso é possível? Qual tipo de controladora eletrônica seria preciso... Uma injeção de carro turbo, uma injeção aftermarket (até melhor, pois não precisaria comprar a injeção Mi), ou algum dosador...?
b ) ...Por intermédio do condutor, de dentro do habitáculo. Botão de overboost por exemplo.
O ideal seria um controladora automática, até para que o carro tivesse um consumo melhor... Um turbo inteligente, no caso.
Bom, com essas modificações mais extravagantes e sem elas, como pedi acima, como ficariam potência, torque e consumo...? Alguém tem alguma idéia? Alguém estima o custo...?
Vertente A/ Trocando de motor sem sair da casa VW: Bom, isso abre muitas possibilidades.
Bloco de Golf Antigo. Não entendo muito bem como isso de bloco de Golf antigo funciona, mas é compatível com as modificações anteriores ou é praticamente uma troca por um motor completamente diferente?
Motor do GTI 16v. Bom, isso já ajudaria bastante, até por que já tem quase tudo que precisaria ser adaptado caso se seguisse por outro caminho, e talvez custe menos. É possível adaptar o virabrequeim de um AP 1.8 para melhorar a R/l, assim fazendo que gire mais e suba mais liso?
1.8T da Audi. Ele é compatível com a caixa de marchas AP? Se for, é uma boa idéia... Ainda que mais cara, suponho.
* VR6 do Passat. Dái já começa a se assemelhar mais com a vertente B, inclusive no fato de que alteraria muito o projeto e peso do carro... Acho que nào é uma boa idéia...
* W16 Bugatti Quadriturbo. ...tá, esquece...
Vertente B ) Na dúvida, joga fora...! : Bom, como todos esses processos vão gastar dinheiro, alguém tem uma sugestão de algum outro motor sem ser VW, que acabe dando um resultado melhor pelo menos ou menor preço...? c20xe..? Assim, pelo que inclusive já li aqui, isso é até inapropriado, pois muda equilíbrio de peso e etc do carro... Até pela maioria dos motores hoje serem transversais, e o AP longitudinal... Mas talvez alguém tenha alguma informação de um motor que case perfeitamente com a Miura Saga, sei lá...
Bom, de resto, deixo aberto a sugestões, se alguém tiver alguma boa...
Aguardo respostas ansiosamente...!
Peço perdão pelo post enorme... Espero que alguém tenha paciência de ler e responder, rs...
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