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No tópico:Motor VW 2.0 20v- Qual turbina escolher?

29 dezembro 2005 - 22:03

Acho que talvez você dê mais sorte que eu nessas coisas, Murillo. :/ Mas assim... Não sei se quando você pole ( É esse o verbo? ) os dutos faz diferença em alguma outra coisa, acho que só melhora, não? Mas ter rebaixado o cabeçote eu imagino que não seja bom... É irreversível, correto?
Bom, eu vi em Sampa o preço do tal cabeçote... 1.400 sendo o mais barato sem coletores, só o cabeçote cheio... Bom, era um projeto caro desde o início mesmo...

No final das contas meu carro vai acabar custando o preço de um popular qualquer, uns vinte mil... Bom, ninguém tava com indisposição pra fazer o projeto barato, se fosse pra ficar barato, dái sim era turbinar, forjar e carburar... Blergh. Tecnologia inegavelmente custa.
Bom, lá fora eles falam de um esquema de bi-turbo 4 cilindros com uma turbina alimentando a outra, citam um tal de motor Cummings como exemplo, mas parece que isso é mais coisa de trator!!! Em compensação, relatos rezam zero de lag... Parece bom demais pra ser verdade...
Quanto à turbina... Bom, tem se ter uma estimativa de qual a rotação de potência máxima de um motor como o que eu tô fazendo pra se calcular o fluxo de ar, se não me engano, e ninguém tem isso ainda... Talvez até mesmo valesse a pena usar um virabrequim de 1.8 no 2.0 bloco alto, que ficaria com uma r/l se eu não me engano de 0,2777, que dái teria ALGUMA referência do 1.8 normal... Mas faz muita diferença num motor turbo de pegada em baixa, que não gira tanto ter uma r/l baixa assim..?
Acho que talvez o ideal seja uma k14/k16 híbrida, ou uma k16/k24... A k16 eu sei que é usada no c20let, e em alguns kits de upgrade pra a4s lá fora... Pelo que eu vi, fica pequena no c20xe, e eu queria ver se dava pra conseguir pelo menos 6.000 em rpm máxima com torque máximo aos 2000-1500 ... Surreal, inegavelmente, acho que não tem como... Bom, final das contas, os problemas são descobrir como é o funcionamento de um motor "frankenstein" sem ter um na mão primeiro, pra calcular as coisas, e como calcular o funcionamento de uma híbrida... A pegada em baixa diminui com a parte fria maior, não?

Ah, uma pergunta... Alguém ai sabe se dá pra achar a injeção completa do Gol 1000 turbo de fábica ai no eixo Rio/SP e por quanto...? Ou quanto que sairia o tal cabeçote com coletores ai...? E se toda a família kkk 0/1/2 é compatível entre si, ou o que eu vou ter que comprar pra adaptar uma...?

Eu devo tá postando essas perguntas também no tal vwgolf club, mas bom, ainda não tá um tópico "VW only" , tem bastante coisa de mecânica, então acho que o pessoal goste.

Cumprimentos...

Bom, é isso...

No tópico:Motor VW 2.0 20v- Qual turbina escolher?

22 dezembro 2005 - 15:42

Eu vi uns números de Cfm... Os gringos dizem 200 e alguma coisa pro cabeçote com "Head Port" ( Alguém sabe o que é isso...? ) grande... Tem umas diferenças de motor pra motor... Mas acho que o cabeçote é optimizado pra Turbo, mesmo... Ou talvez seja só inferior. :)
Lá fora falam que um cabeçote stock de com "head port" grande consegue fazer mais bonito que um 16v mexido... Mas não tenho base pra afirmar...
O ideal seria pegar um Gol GTI e colocar o cabeçote nele pra testar, mas tái uma brincadeira meio difícil, ainda que não impossível, por que tem que adaptar algumas peças...
Bom, agora comentando: Putz, Murillo, você tem sorte :blink: Nunca vi esse cabeçote por menos de 2000 conto, mas também só vi no mercado livre... Aqui em Bsb, nem sonhando... É mais fácil achar a mecânica inteira...
Não sei se quem é daqui concorda, mas eu acho Bsb uma roça, sinceramente... Difícil de achar tudo, tudo mais caro, e por ai vai...
Já o cabeçote 20v, eu já achei com até facilidade, e até mais barato que o 16v... Pode ter sido sorte sua, ou pode ser a localização, sei lá...

Por sinal, se alguém ai fosse me indicar onde comprar essa peça em SP ou em algum outro estado, eu ficaria extremamente agradecido... Talvez dê aqui, mas acho que em Bsb tudo sai mais caro...

O lance dos bi-turbos é mais comum em 6 cilindros... A regra parece que é pra cada grupo de 3/4 cilindros, uma turbina... Marea sei lá como se encaixa nisso...! hehehehe
O único carro bi-turbo de fábrica que eu conheço 4 cilindros é o impreza wrx... Falam que complica bastante pra 4 cilindros, mas em tese ficaria quase perfeito, com pegada em baixa e em alta... Mas o preço disso tudo, hehehehe...

Ah, gente... Eu não vou fazer um monstrengo não... Em tese vai ser apenas um 20vT quase igual ao da própria Audi, só que com 20cv/30cv a mais por ser 2.0 ... A pegada vai ser em baixa, isso com certeza, então nem tô esperando uma potência muito alta... A escolha da turbina será por uma pequena... Uma kkk16 ficaria pequena nesse caso? Quando entraria...?

Bom, é isso...

No tópico:Motor VW 2.0 20v- Qual turbina escolher?

21 dezembro 2005 - 15:35

Ao pessoal que se mostrou receptivo, gostaria apenas de salientar que o fórum de vocês sempre me impressionou por responderem diversas perguntas técnicas e receberem bem pessoas que tem outros carros...
Vou continuar postando por aqui tudo que for de conhecimento geral quanto a automóveis, o conhecimento técnico de várias pessoas aqui impressiona ou no mínimo aumentou o meu, e vários tópicos já contribuiram pro meu próprio conhecimento. É sempre bom conversar com quem pensa... Bom, vamos lá:

Assim, eu não cheguei a considerar a diferença de preços entre os dois... Eu tenho esperanças que o cabeçote não dê problemas, até por que imagino eu que componentes do motor não o façam muito... Ainda que qualquer peça possa ser caixinha de surpresas, ou melhor né, caixinha de pandora... ¬¬
O que originalmente me levou a pensar no cabeçote 20v é a disponibilidade do mesmo. Lá fora os 1.8t já sairam de produção em automóveis, se não me engano, mas aqui ainda continuam firmes e fortes, e devem ficar assim por algum tempo. Se bem que o cabeçote que eu procuro saiu há algum tempo... O dos primeiros 150cv. Mas ainda assim a disponibilidade dele é maior, e acredito que isso deva compensar o problema de preço... A manutenção do 16v deve ser mais caro por escassez de peças... Procede?

Eu vou depois entrar em contato contigo online, Murilo... Dai a gente conversa melhor sobre o projeto e eu te passo as especificações gerais. No final das contas, eu acho que tem mais peça barata do que cara... Mas dái já se conversa depois.
Eu tenho um cadastro com o pessoal do vwgolf, mas eles ainda tão querendo cobrar pelo acesso... o.O ... Acho bom aproveitar, né? hehehehe

Eu não conheço bem a medida depois da arroba, então talvez tenha discrepância... Mas os cabeçotes 16v/20v tão nessa faixa de fluxo, então não esganaria o motor, isso pelo que eu li.

Solon, eu vou falar com esse rapaz, até por que eu tô precisando conversar com alguém sobre o projeto inteiro. Valeu pelo toque...!!
Em especial, vai ser bom conversar com alguém com cérebro... Depois das incríveis bielas de 290mm de Kombi Diesel, putz, ninguém merece... ¬¬

O lance de biturbo até seria legal, ainda que caro, mas bom, o projeto todo vai ser caro mesmo... Mas a idéia é ter um motor QUASE original... Só a turbina e os pistões que não vão ser equipamentos de carro original. Já revelei bastante da idéia aqui, mas deixa assim, hehehe. :) Alguém aqui no Brasil ou no clube já fez algum biturbo? Muita gente diz que não dá certo e etc, mas muita gente fala absurdos piores então talvez seja mais fácil do que parece...

Bom, mas e as turbinas, gente...? Alguma idéia ai...? Lá fora parecem que hibridam a k04 com a k15... Achei isso bem esquisito, mas bem, né...

Se o tópico der pra abordar outras questões, vamos conversando sobre... Bom, eu fico por aqui.

Meus cumprimentos!

No tópico:Motor VW 2.0 20v- Qual turbina escolher?

20 dezembro 2005 - 22:31

Só por curiosidade... Quanto é o fluxo do cabeçote do C20Xe em cfm...?

Bom, eu perguntei de uma turbina... Não de um processo mecânico, então imaginei que não teria problema.

Ah gente, relaxa... Bom, se for do desejo do pessoal, eu me abstenho de postar perguntas do gênero aqui no fórum, é mais do que justo...

No tópico:Motor VW 2.0 20v- Qual turbina escolher?

20 dezembro 2005 - 18:54

Deixa eu te explicar pelo menos no lado de quem tá montando um VW...
Por que aparentemente o pessoal daqui entende alguma coisa que não seja falar "Esquece isso, turbina e forja"... Eu não gosto de apzeiro, muito menos me considero um.No último fórum VW que eu fui, quase me lincharam quando eu disse que queria montar um carro com injeção... Eu não aguento o estereótipo do Apzeiro. Por isso.
Eu não tenho nenhuma predileção pela Volks, não acho a melhor marca do mundo, e acho um porre gente que idolatra AP.
Aqui pela minha experiência tem gente que até mesmo tem um carro VW, e as respostas costumam envolver cérebro. Em fórum da volks só tem papagaio que fala a mesma coisa e nem sabe do que tá falando, só insiste num fenômeno estúpido de projeção de dizer o que acha melhor como sendo o que é melhor para o outro baseado no preço x performance ignorando consumo, ao invés de descrever o que cada alternativa faz.
E eu simpatizo com o Calibra como carro, sempre me impressionei com a questão de cx dele... É até hoje meu parâmetro pra ver se um carro realmente é bem projetado ou não, em termos de peso e cx. E eu gostei das respostas que o pessoal colocou pra quem postou sobre VW, que foram inclusive muito bem recebidos.
Então eu tenho postado aqui... Também por que eu pretendo dividir as notas e conclusões de projeto com o Murilo Alanis. E é isso.