[quote name='MURILLOALANIS' date='8/03/2007, 16:23']coloquem ferrovias até na frente da casa da vovózinha e baixem a porra da gasolina, os caminhoneiros que se fodam!
<{POST_SNAPBACK}>
[/quote]
Concordo com a necessidade de se ter a matriz nacional de transportes de insumos e bens de consumo fundamentada sobre ferrovias. Mas agora que tem mais caminhoneiro que entregador de pizza, o mecanismo será difícil de se colocar em prática.
[quote name='Doutor Eduardo Thimberg' date='9/03/2007, 22:40']Eita porra... na última cena do filme dá pra ver uma bandeirinha do Brasil no avião. Porque isso?
<{POST_SNAPBACK}>
[/quote]
Era um par de Flankers a caminho de uma feira aérea em Santiago, no Chile. Eles passaram por Anápolis para fazer uma escala e promover os aviões junto aos oficiais da Aeronáutica, que ficaram babando pelo queixo. Isso na época do Programa-FX, em que o Su-35 era o único candidato da classe de "caças-multifunção de grande porte", tal qual o F-15 Eagle. O resto é pinto.
E como sempre, políticos interesseiros travaram uma aquisição interessante de forma mais estúpida: a própria Rússia propusera o arrendamento de 20 Su-27S e estrutura logística, sem compromisso de compra dos Su-35, para que a FAB pudesse ganhar tempo enquanto decedia sobre a substituição dos Mirage III.
Obrigado, Partido dos Trabalhadores. Ainda bem que eu trabalho...
[quote name='MURILLOALANIS' date='10/03/2007, 03:15']olha que foto legal eu achei no google..
virou walpaper
<{POST_SNAPBACK}>
[/quote]
Essa não é foto, é computação gráfica.
[quote name='Gcarneiro' date='10/03/2007, 14:38']a fumaça não é vapor de água por causa do atrito do avião com o ar não?
vi a bandeirinha. penso que existe uma conspiração de alguns rebeldes brasileiros para acabar com o governo lula.
<{POST_SNAPBACK}>
[/quote]
Força de compressão aerodinâmica sobre as superfícies do avião. Aquilo é a água do ar (umidade) se vaporizando por alguns instantes durante a manobra em altas acelerações centrífugas e fluxos de escoamento bastante irregulares.
[quote name='MasterRey' date='11/03/2007, 00:49']A "freiada" no ar é uma manobra que se chama cobra naja , ela serve para fazer com que um inimigo que esteja em perseguiçao atraz do jato passe direto e caia na mira .
a bandeira do brasil no su27 é pq é uma demonstraçao de manobra feita por um brasileiro, sim pilotos brasileiros são conceituados no mundo todo e são considerados os melhores do mundo.
<{POST_SNAPBACK}>
[/quote]
Master, a manobra pode ser conhecida apenas como "cobra", mas originalmente foi batizada como "Cobra de Pugachev", nome do piloto de testes que a demonstrou pela primeira vez na ocasião do Salão Aéreo de Paris. Ela tem aplicações duvidosas em combate. O avião perseguidor não passa à frente do Su-27, como no Top Gun, mas ele pode usar a mira acoplada no capacete para direcionar os sensores infravermelhos do míssil R-73 (AA-11 Archer para a OTAN) a um ângulo de até 90º "off-boresight" (fora do eixo do avião). Em combinação com essa manobra, ele poderia disparar para um avião que se encontrasse atrás do seu próprio (90º da mira + 100º da manobra), combinando uma boa dose de reflexos e disparar para trás. Porém o Flanker passa alguns segundos vulnerável até recuperar velocidade para continuar o engajamento e esse é o ângulo de menor eficiência de acerto para um míssil com sensor de busca por infravermelho.
E não foi um piloto brasileiro que fez a demonstração. Sim, temos pilotos muito bem conceituados (os F-16 americanos são fregueses nos treinamentos aqui). Alguns pilotos da FAB voaram de "saco" no assento traseiro do Su-30 nessa ocasião, para retornarem as impressões sobre o caça. Mas apenas isso.
E voltando ao tópico, fico feliz que aqui no Brasil seja esta a realidade dos preços. Eu não bebo gasolina!
Edited by Gudi, 18 March 2007 - 21:26.