Gasolina é mais barata que água na Venezuela
#1
Posted 08 March 2007 - 12:55
País tem a maior reserva de petróleo da América Latina.
Litro do combustível custa 9 centavos de real; 1,5 litro de água mineral sai por 2 reais.
Se os brasileiros já são apaixonados por carros mesmo pagando R$ 2,50 pelo litro da gasolina, imagine se o preço fosse de apenas 9 centavos? Pois essa é a realidade dos vizinhos da Venezuela, que pagam bem menos pelo combustível do que por uma garrafa de água potável.
Acredite: encher com gasolina o tanque de um carro de família (com capacidade para 50 litros) num posto de Caracas custa R$ 5. Já uma garrafa de água de 1,5 litro no bar mais próximo não sai por menos de R$ 2.
Dono de uma das maiores reservas de petróleo do mundo e um dos principais fornecedores dos Estados Unidos, o país de Hugo Chávez tem sua economia regida há muitos anos pelo vai-e-vem do preço dos barris no mercado internacional. Quando o valor do "ouro negro" sobe, como agora, o governo tem dinheiro de sobra para investir em infra-estrutura e programas sociais.
Mas o petróleo barato influencia principalmente a microeconomia, aquela do dia-a-dia dos venezuelanos. E a diferença está nas ruas. Quase não se vê carros de mil cilindradas, mais econômicos, nas ruas de Caracas.
A população prefere carrões ao estilo norte-americano, que fazem em média de 5 a 7 quilômetros com um litro de gasolina -contra uma média de 10 quilômetros por litro dos carros mil cilindradas, um sucesso de vendas no Brasil.
População prefere os carrões (Foto: Pablo Guelli/G1)Henrique sanchez, de 30 anos, que trabalha em uma produtora de vídeos na capital venezuelana, conta que nenhum de seus amigos tem carro econômico. "São todos carrões, com motor grande e tudo. Para que comprar um carro mil se a economia seria irrisória?", pergunta.
O preço baixo na Venezuela contrasta com o dos países vizinhos. "Quando vamos viajar pela América Latina, é comum levarmos galões de gasolina em tanques reservas, porque o gasto que se tem com o combustível nos outros países é absurdo", diz Sanchez. Para mim é assombroso que um litro de gasolina possa custar mais de 1 dólar. A sensação é que é dinheiro jogado fora, queimado", completa.
Como o dinheiro para o combustível não pesa no orçamento doméstico, o venezuelano usa o carro para tudo -mesmo que seja para se deslocar apenas por algumas quadras.
http://g1.globo.com/...72-5602,00.html
#2
Posted 08 March 2007 - 13:08
A "Pretobras" tem a grande maioria dos seus custos em R$ e acaba cobrando em US$ no mercado interno...
Toda tecnologia de extração de petróleo em águas profundas é nacional. Inclusive a "Pretobras" está "exportando" sua tecnologia para o pessoal do oriente médio, pois estima-se ( Como eu acho hipócrita nego ainda dizer que eles "estimam" reservas. Acredito que já tenham TUDO mapeado, isso sim! ) que existam mais poços produtivos e viáveis para extração nas bacias dos mares daquela região...
Já somos auto-suficientes em petróleo e estamos começando a distribuir o "peid@" encando... Não vejo o pq de não termos um comb barato.
É pura sacanagem da "Pretobras" e do "gobierno" cobrar o preço do mercado internacional para um produto com quase 100% da produção nacionalizada...
E depois nego ainda vai "dar dinheiro" para países vizinhos, só pra mostrar que é "benevolente". Que invistam AQUI dentro primeiro, k ralho...
Brasil-il-il-il...
#3
Posted 08 March 2007 - 13:22
[]s
Rodrigo
#4
Posted 08 March 2007 - 13:42
#5
Posted 08 March 2007 - 13:45
E contra o busCh aeuhauhe
[]s
Rodrigo
#6
Posted 08 March 2007 - 14:01
#7
Posted 08 March 2007 - 14:03
custo + subsídio = preço final é ruim
custo + margem de lucro + igualar preço internacional = pior ainda
[]s
Rodrigo
#8
Posted 08 March 2007 - 14:42
PS.: (não tô defendendo, só tô comentando...)
#9
Posted 08 March 2007 - 15:04
o foda desse preço do combustível brasileiro, é que teríamos condiçoes de ser auto suficientes, mas a boista da petrobras exporta nosso combustível a preço irrisório, e o combustível que usamos é importado, isso tudo só pra pagarmos mais caro?
#10
Posted 08 March 2007 - 15:43
Eu axo q deve haver uma mafia perversa por tras da petro, outras estatais e governo.
RSR
Edited by RSR, 08 March 2007 - 15:43.
#11
Posted 08 March 2007 - 15:58
Meu ex-sogro era auditor aposentado da Petrobrás e estava me explicando certa vez que na verdade nós pagamos o preço para produzir o Diesel...
Eu não lembro exatamente como é a explicação sobre isso, mas para produção de combustível o petróleo passa por diversos processos de transformação e, no caso do diesel, o seu processo produtivo resulta como subproduto a gasolina... ou seja, a cada XX mil litros de diesel produzido, "sobra" como subproduto desse processo Y mil litros de gasolina..
Aí a pergunta seria "pois é, mas então a gasolina não deveria ser mais barata?".. Sim, teoricamente sim... Só que isso encareceria o preço do diesel, então eu A-C-H-O que parte do custo de produção do diesel é repassado prá gasolina, até pq o diesel é combustível que afeta diretamente a nossa economia por ser usado nos transportes e tal...
Enfim, era uma história qualquer coisa parecida com essa
#12
Posted 08 March 2007 - 16:23
#13
Posted 08 March 2007 - 17:11
#14
Posted 08 March 2007 - 17:17
coloquem ferrovias até na frente da casa da vovózinha e baixem a porra da gasolina, os caminhoneiros que se fodam!
HAHAHAHAHAAHHA
Murillão, pior é que nessa história quem ia se foder ia ser eu, vc e mais meio mundo que compra arroz, açúcar, feijão e o diabaquatro no super...
Todo e qualquer produto que depende de transporte rodoviário sofre, invariavelmente, com as alterçaões de "humor" do mercado do petróleo...
#15
Posted 08 March 2007 - 17:30
[]s
Rodrigo
#16
Posted 08 March 2007 - 18:28
Aí passamos a sofrer com os humores do Quico errrrr... quer dizer, Evo Morales (sempre me confundo por ele ser muito amigo do Chaves).Só passar a frota pra GNV...
#17
Posted 08 March 2007 - 18:38
Só passar a frota pra GNV...
[]s
Rodrigo
Nem...
Não quero ser o pessimista da paróquia, mas GNV só é barato porque o consumo ainda é baixo... Lembremos o que aconteceu com o álcool... era muuuuuuuito mais barato que a gasolina... começou essa história dos flex e qual foi o resultado??? Salto olímpico no preço do álcool... Mesma coisa será com o GNV e com qualquer água c/ mijo que inventarem prá fazer o carro andar...
Tudo é questão de demanda, ou seja, oferta/procura
PS.: por falar em água c/ mijo, vcs já viram alguns projetos que têm por aí prá reciclar óleo de cozinha e transformá-lo em diesel?? O Mula vem com essa história que projeto do biodiesel é pioneiro... pioneiras são as m3rd4s que ele fala... Não lembro se é no Paraná ou SP, mas já existe projeto em que os caras estão rodando há + de 2 anos já com camionete movida a diesel feito a partir de óleo de cozinha (detalhe, não é os 2% ridículos que o Mula quer botar no diesel... os caras rodam com 100% de biodiesel-óleo de cozinha ) Show de bola...
#18
Posted 08 March 2007 - 18:44
- Gasolina "A" 800 ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80
- Álcool anidro 200 ml (20% misturado à gasolina) = R$ 0,24
TOTAL = R$ 1,04 / Litro
+
- CIDE + PIS/COFINS (Impostos Federais) = R$ 0,44
- ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64
TOTAL DE IMPOSTOS (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08
TOTAL (CUSTO + IMPOSTOS) = R$ 2,12
+
- LUCRO DA DISTRIBUIDORA (Média por Litro) = R$ 0,08
- FRETE (Média por Litro) = R$ 0,02
- LUCRO DO POSTO (Média por Litro) = R$ 0,25
VALOR NA BOMBA COM IMPOSTOS = R$ 2,47
VALOR NA BOMBA SEM IMPOSTOS = R$ 1,39
Portanto:
Se você consome 200 litros de gasolina por mês, o bolo fica dividido assim:
DONO DO CARRO (Otário 01 - nós, no caso...) GASTA: R$ 494,00
DONO DO POSTO (Otário 02) GANHA: R$ 50,00
DONO DO CAMINHÃO (Otário 03) GANHA: R$ 4,00
PETROBRÁS (Já não tão otária assim...) GANHA: R$ 160,00
GOVERNO (Nem um pouco otário...) GANHA: R$ 216,00
Deveríamos comemorar a "auto-suficiência" em roubo. Nós produzimos em casa nossos próprios corruptos....
BRASIL: UM PAÍS DE TOLOS!!!!
Edited by Eugenio Resende, 08 March 2007 - 18:45.
#19
Posted 08 March 2007 - 18:49
A pergunta é ... ficamos na mao de quem, dos usineiros ou do Morales? Eu ainda prefiro o Morales... e tem gnv suficiente sim para os caminhoes do Brasil... ganharia o BR, a Venezuela, e principalmente o meio ambiente...
Poderiam facilitar, deixa tudo como está, só liberam os carros a diesel... pronto! Calibra TDi seria show!!
[]s
Rodrigo
#20
Posted 09 March 2007 - 00:42
HAHAHAHAHAAHHA
Murillão, pior é que nessa história quem ia se foder ia ser eu, vc e mais meio mundo que compra arroz, açúcar, feijão e o diabaquatro no super...
Todo e qualquer produto que depende de transporte rodoviário sofre, invariavelmente, com as alterçaões de "humor" do mercado do petróleo...
claro que não, foderam as ferrovias, que é o meio de transporte mais barato que existe, socando ferrovias pra tudo que é canto, todo mundo ganha, o preço da gasola poderia cair, o do disel dispararia (foda-se), o preço das coisas que dependem de transporte antigamente rodoviário, e que passaria a ser ferroviário também cairia, e ainda poupamos a mãe natureza..
seria um investimento altíssimo, mas que a médio e longo prazo traria beneficio a todos, não sei pq os otários não enxergam isso, apesar de ser o meio de transporte mais antigo que existe, tirando o lombo da mula, é o mais eficiente até hoje
deixem os transportes rodoviários pra coisas de extrema urgencia, e pra nós acelerarmos
coloca uns vagoes chulos de passageiros com passagem ridiculamente baratas, que também acaba-se o problema das jabiracas nas pistas
porra, dá uma olhada nos estados da região centro oeste e norte, tudo depende de caminhão, alguém já encarou aquelas pistas pra ter idéia do que é?? não tem carro, é SÓ caminhão..
LOTA aquela porra de estrada de ferro, reduz também as mortes nas estradas, causadas pelos caminhoneiros delinquentes que varam 3 dias acordados, além de tudo é um transporte seguro..
olha quanta vantagem
#21
Posted 09 March 2007 - 09:37
#22
Posted 09 March 2007 - 09:51
Na verdade não é bem assim. O petróleo, ao ser refinado, é fracionado em diversos subprodutos como GLP, nafta, gasolina, querosene, óleo diesel, óleo combustível, asfalto etc. O processo de refino do petróleo trata-se, simplificadamente, de aquecê-lo numa coluna de condensação e retirar os subprodutos em diferentes pontos dessa coluna. Os subprodutos mais leves (e mais nobres), como a nafta, gasolina e glp são retirados na parte mais alta da coluna. Na parte intermediária retira-se o querosene e óleo diesel e na parte mais baixa da coluna é onde acumulam-se os subprodutos mais pesados, como óleo combustível e asfalto. Lógico que esse processo de destilação do petróleo não ocorre em uma só etapa e que também existem muitos outros subprodutos como solventes, lubrificantes, parafina, etc. mas simplificadamente é isso. A fração produzida de cada derivado depende do tipo de petróleo processado, petróleos mais leves resultam em mais nafta, gasolina e glp, os mais pesados darão mais óleo combustível, asfalto. Normalmente quanto mais nobre o subproduto mais caro ele é.A questão relativa ao preço do combustível não é tão simples como parece...
Meu ex-sogro era auditor aposentado da Petrobrás e estava me explicando certa vez que na verdade nós pagamos o preço para produzir o Diesel...
Eu não lembro exatamente como é a explicação sobre isso, mas para produção de combustível o petróleo passa por diversos processos de transformação e, no caso do diesel, o seu processo produtivo resulta como subproduto a gasolina... ou seja, a cada XX mil litros de diesel produzido, "sobra" como subproduto desse processo Y mil litros de gasolina..
Aí a pergunta seria "pois é, mas então a gasolina não deveria ser mais barata?".. Sim, teoricamente sim... Só que isso encareceria o preço do diesel, então eu A-C-H-O que parte do custo de produção do diesel é repassado prá gasolina, até pq o diesel é combustível que afeta diretamente a nossa economia por ser usado nos transportes e tal...
Enfim, era uma história qualquer coisa parecida com essa
Agora, quanto à formação do preço da gasolina, não sei ao certo o que está incluído nesses Impostos que o Eugênio colocou, mas sei que existem diversos subsídios embutidos no preço, que têm por intuito deixar outros derivados do petróleo, como o diesel e o glp, mais acessíveis (a gasolina subsidiava o álcool também na época do pró-álcool, o que atualmente não é mais significativo, não tenho certeza se ainda existe algum subsídio ao álcool no preço da gasolina, acho que não). Quando você enche o tanque do seu carro de gasolina você está pagando, também, boa parte do custo do diesel que o caminhão ao lado está colocando no tanque, bem como boa parte do valor do gás que sua mãe está utilizando para fazer a comida em casa.
Meu pai trabalha na Petrobras, lembro que já ouvi ele dizer que o custo bruto de produção de um litro de gasolina é inferior ao custo de produção de 1 litro de álcool.
#23
Posted 09 March 2007 - 10:18
youtube
Só que já vai longe na história a época em que o Brasil tinha ferrovias e optou pelo modelo de malha rodoviária (adivinha por qual razão, serááá que foram interesses políticos em jogo? )
Hoje em dia é acho praticamente inviável pro Brasil pensar em ferrovias, principalmente porque teria um custo estratosférico e exigiria que o modelo fosse continuado pelos governos seguintes, coisa que não é tradição dos ladrões de gravata no Brasil, já que cada um faz o que quer no governo e não tem visão de continuidade..
#24
Posted 09 March 2007 - 16:05
Poderíamos formar um grupo de compras para um caminhão-tanque de Podium.Meu pai trabalha na Petrobras...
#25
Posted 09 March 2007 - 16:40
Era mais fácil invadir logo a Venezuela, matar todos e assumir as empresas e o petróleo.
Fácil?
Convém lembrar que o HUgo Chavez tem um contrato de cooperação com a Rússia em termos de armamento de guerra. A Venezuela possui 30 caças SU-30, 2 SU-35, arma de primeiro nível, e o exército deles está armado com armamento do mesmo nível do exército russo, com treinamento, cooperação e ainda de quebra podem usar uma banda dos satélites militares da Rússia.
Enquanto Brasil comprou Mirages caindo aos pedaços da França, que íam pra prensa, o Chavez (não o do SBT) transformou o exército das Venezuela no mais poderoso da America Latina.
Se o Brasil tentar invadir a Venezuela é provável que passe vergonha.
#26
Posted 09 March 2007 - 19:26
E outra coisa, nenhum exército do mundo capina e pinta meio-fio tão bem quanto o nosso. Já ganhamos.
#27
Posted 09 March 2007 - 19:52
E outra coisa, nenhum exército do mundo capina e pinta meio-fio tão bem quanto o nosso. Já ganhamos.
HUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHUAAHU
HI - LÁ - RIO
#29
Posted 09 March 2007 - 22:35
#30
Posted 09 March 2007 - 22:40