Repassando msg recebida e acrescentando que, além do aumento de consumo e perda da confiabilidade do veículo, a segurança (principalmente no caso dos pneus e "banguela") fica comprometida.
Interessante. Vale a pena dar uma lida.
Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.
O carro de testes foi um Uno Fire.
Seguem os resultados:
Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.
Acréscimo de consumo: 7,49%
Filtro de ar obstruído
O filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%
Rodagem em "banguela"
Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado.
Acréscimo de consumo: 5,19%
Pneus murchos
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos).
Acréscimo de consumo: 17,80%
Janelas abertas
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas.
Acréscimo de consumo: 9,35%
Carro com 4 passageiros
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de consumo: 10,80%
Tudo junto
Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento. Primeiro rodei sozinho, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica. Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo (pegamos de volta no lixo), esvaziamos os pneus em 6 libras, entramos em 4 no carro e abrimos as 4 janelas. Saímos passeando, mais ou menos pelo mesmo circuito.
Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !!
É isso aí! Agora o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.
Consumo de combustível
#1
Posted 01 February 2007 - 07:46
#2
Posted 01 February 2007 - 10:03
Mas o que eu queria ver é o teste das janelas abertas feito no dinamômetro...
#3
Posted 01 February 2007 - 10:12
- filtro esportivo = + 15hp
- cold air intake = +10hp
- velas high-performance = + 5hp
- ponteira de escape = +20hp
- cabos de vela = + 10hp
Total = 60 hp
De um Corsa 1.6 a um Calibra em menos de 1000 dinheiros
[]'s
Edited by West, 01 February 2007 - 10:13.
#4
Posted 01 February 2007 - 10:14
[]s
Rodrigo
#5
Posted 01 February 2007 - 10:21
Acho que o teste deveria ser feito somente em pista como a reta infinita da GM... E para uma maior precisao para cada texte deveria ser usado exatamente 10litros de combustivel e andar com o carro até ele parar de pane seca ...
Nao precisa de dinanometro
Falow
#6
Posted 01 February 2007 - 10:24
Mesma coisa o filtro de ar... reduzir o fluxo de ar admitido não deveria aumentar o consumo, mas sim reduzir, em detrimento do desempenho, claro.
#7
Posted 01 February 2007 - 10:36
Restringindo a entrada de ar, para se conceguir a mesma potencia e assim a mesma velocidade no veiculo, é necessario a compensacao desta restricao abrindo mais a borboleta. A IE usa a abertura da borboleta como referencia para economia/performance, mesmo que vc tenha a mesma quantidade de ar entrando na camara de combustao, a IE enrequecera a mistura de combustivel para se conceguir mais potencia ...
Isso em um veiculo de motor pequeno de pouco torque siguinifica muito, pois percentualmente, essa compensacao na borboleta tem que ser bem maior ...
Falow
#8
Posted 01 February 2007 - 10:42
Vou perguntar pra ele o que sabe sobre esses testes, se apenas recebeu o email e repassou ou se tem alguma confirmação interna disso.Estou achando alguns percentuais exagerados. Está parecendo preparação aspirada de loja tuning:
- filtro esportivo = + 15hp
- cold air intake = +10hp
- velas high-performance = + 5hp
- ponteira de escape = +20hp
- cabos de vela = + 10hp
Total = 60 hp
De um Corsa 1.6 a um Calibra em menos de 1000 dinheiros
[]'s
Lembre que, segundo o texto, os testes foram feitos em um Uno Fire, onde o reflexo dessas alterações provavelmente serão percentuamente mais significativas que em um Calibra, por exemplo.
Lógico que vela ruim aumenta o consumo, desde quando gasolina não queimada dentro do cilindro volta pro tanque?Porque vela ruim aumenta o consumo? Carro de rua não é que nem Formula 1 que cospe gasolina pro escape, a gasolina não queimada volta pro tanque.
Mesma coisa o filtro de ar... reduzir o fluxo de ar admitido não deveria aumentar o consumo, mas sim reduzir, em detrimento do desempenho, claro.
Quanto ao filtro de ar, é relativo, se o rendimento do carro cai, instintivamente vc vai andar mais com "pé embaixo" e o consumo vai subir. Mas realmente é algo questionável.
EDIT - não tinha visto a resposta do Led, tem a correção da injeção que eu não tinha pensado também.
Edited by Mortari, 01 February 2007 - 10:44.
#9
Posted 01 February 2007 - 11:04
Pelo menos sempre pensei que funcionasse assim.
Edit -> Motor a diesel que queima gasolina é phoda.
Edited by Doutor Eduardo Thimberg, 01 February 2007 - 11:05.
#10
Posted 01 February 2007 - 11:35
....
Meu, nem sei por onde comessar ...
...
Tanto motor Diesel quanto Otto, tem a combustao na camara de combustao, que é o obtaculo entre a face do pistao com as paredes do cabecote quando o pistao esta em seu ponto superior maximo ...
A diferenca entre o Diesel e o Otto, é que no Diesel, o combustivel so entra na camara momentos antes da combustao, o ar entra sem estar misturado com o combustivel, e como a taxa de compressao é super elevada, nao é necessario centelhamento para o inicio da combustao ... No Otto o combustivel entra misturado com o ar, e como a taxa de compressao é menor, é necessario o centelhamento para o inicio da combustao ...
No Otto o ar novo entra na camara de combustao junto com o combustivel, e depois da combustao, o ar com Oxigenio + combustivel queimado saem pela valvula oposta que vai para o escapamento ....
Com, sem ou parcialmente ocorrida a combustao, o ar vai sair pela valvula de exaustao e de la para o escapamento/ambiente ...
Com vela ruim, a combustao pode acontecer parcialmente ou nem acontecer, e de qualquer geito a mistura sera espelida para a estrada de uma nova mistura no proximo ciclo ...
Falow
Edited by Led Zeppelin, 01 February 2007 - 11:38.
#11
Posted 01 February 2007 - 11:37
Filtro novo a cada 10K
velas novas a cada 15K
pneus aro 17 com 29libras checado toda semana
sempre reduzo em vez de banguela
ando sempre no maximo a 2 no carro.
estrada sempre com vidros abertos a 1/4 do total...
tem gente aki do clube que faz 6 por litro na cidade e nao sabe ainda o porque..rsrsrs
#12
Posted 01 February 2007 - 11:40
Porque vela ruim aumenta o consumo? Carro de rua não é que nem Formula 1 que cospe gasolina pro escape, a gasolina não queimada volta pro tanque.
Mesma coisa o filtro de ar... reduzir o fluxo de ar admitido não deveria aumentar o consumo, mas sim reduzir, em detrimento do desempenho, claro.
Dr, a gasolina nao queimada pela ignição sai pelo escape sim... nao tem jeito...
é o ciclo Otto... entra, comprime, quiema e sai... nao queimou sai do mesmo jeito....
#13
Posted 01 February 2007 - 11:40
mete uns 36 ai ...
Falow
#14
Posted 01 February 2007 - 11:45
29 psi eu uso na bicicleta ...
mete uns 36 ai ...
Falow
caraca Led.... 36???????????? nao fica uma pedra nao??rsrsr
#15
Posted 01 February 2007 - 11:46
#16
Posted 01 February 2007 - 11:50
Ok, cilindro ou câmara de combustão, o Led explicou bem.A parte do filtro de ar faz sentido, mas a parte das velas não. Em primeiro lugar, o combustível não queima dentro do cilindro, a não ser em motor diesel com injeção direta. A gasolina queima dentro da camâra de combustão e se a vela não dá a ignição, a gasolina transborda e volta para o tanque.
Pelo menos sempre pensei que funcionasse assim.
Edit -> Motor a diesel que queima gasolina é phoda.
Agora gostaria de "entender o seu entendimento", como, de acordo com a sua idéia, a mistrura ar/combustível não queimada dentro da câmara transbordaria e voltaria para o tanque? Não consigo nem imaginar essa situação.
#17
Posted 01 February 2007 - 11:52
é o ciclo Otto... entra, comprime, quiema e sai... nao queimou sai do mesmo jeito....
#18
Posted 01 February 2007 - 12:04
Agora tá explicado o porque do consumo milagroso do meu carro...
Filtro novo a cada 10K
velas novas a cada 15K
pneus aro 17 com 29libras checado toda semana
sempre reduzo em vez de banguela
ando sempre no maximo a 2 no carro.
estrada sempre com vidros abertos a 1/4 do total...
tem gente aki do clube que faz 6 por litro na cidade e nao sabe ainda o porque..rsrsrs
Essa "gente" a quem você se refere certamente sou eu.
O meu carro não tem o motor lavado (coisa de @^#%) porém tem tudo o demais que o seu: velas sempre novas, pneus calibrados, filtro de ar novo, ando sozinho nele e com o vidro sempre fechado.
No entanto, até hoje só encontrei os tais 10 km/l na cidade no manual do proprietário.
Faltou você explicar que troca as marchas com 1500 rpm.
#19
Posted 01 February 2007 - 12:06
#20
Posted 01 February 2007 - 12:07
#21
Posted 01 February 2007 - 12:08
Essa "gente" a quem você se refere certamente sou eu.
O meu carro não tem o motor lavado (coisa de @^#%) porém tem tudo o demais que o seu: velas sempre novas, pneus calibrados, filtro de ar novo, ando sozinho nele e com o vidro sempre fechado.
No entanto, até hoje só encontrei os tais 10 km/l na cidade no manual do proprietário.
Faltou você explicar que troca as marchas com 1500 rpm.
Nao Doutor....
tem uns 8 aki que disseram estar com o consumo alto....
marchas só troco aos 3000 rpms.....
outra coisa.... esse carro é famoso justamente pelo seu consumo baixo.... tive essa informação antes de comprar e só confirmei....
pode ser alguma outra coisa... nao estou "crucificando" seu carro.. somente acho anormal o consumo.... tá quase igual ao do pessoal que roda a alcool....
abraços!!!!!!!!!
#22
Posted 01 February 2007 - 12:09
#23
Posted 01 February 2007 - 12:12
Existe um processador de gases - PG, também conhecido como GP (Gas Processor, em inglês, ou Gashkein Prrocesseinkteinif, em alemão) que separa os gases queimados dos não queimados. Como ele faz isso? Ora, possui bilhões de sensores olfativos artificiais e percebe, numa fungada de um milionésimo de segundo o que é bom e o que não presta mais. Daí, ele separa os gases: o queimado vai para o sistema de escapamento e o não queimado, vai para um sistema de condensação: o vapor de combustível de liquefaz, a ECU recebe um sinal de que há combustível a ser reaproveitado, aciona a PBCNQ (Pós Bomba de Combustível Não Queimado) que manda o combustível de volta para o tanque.Ok, cilindro ou câmara de combustão, o Led explicou bem.
Agora gostaria de "entender o seu entendimento", como, de acordo com a sua idéia, a mistrura ar/combustível não queimada dentro da câmara transbordaria e voltaria para o tanque? Não consigo nem imaginar essa situação.
Simples, Mortari, você é que está de má vontade.
#24
Posted 01 February 2007 - 12:14
Esses Calibras a álcool só fazem 7 por litro na cidade andando que nem maricas. Se pisar, cai pra 1 km/l.
Quanto aos 3.000 rpm, acho muito pouco. Para andar com o Calibra trocando marcha com essa rotação, prefiro andar de Gol 1.0 8V que chego mais rápido nos lugares.
O motor do nosso carro non ekziste abaixo de 4000 rpm.
Nao Doutor....
tem uns 8 aki que disseram estar com o consumo alto....
marchas só troco aos 3000 rpms.....
outra coisa.... esse carro é famoso justamente pelo seu consumo baixo.... tive essa informação antes de comprar e só confirmei....
pode ser alguma outra coisa... nao estou "crucificando" seu carro.. somente acho anormal o consumo.... tá quase igual ao do pessoal que roda a alcool....
abraços!!!!!!!!!
#25
Posted 01 February 2007 - 12:17
Que pena que eu não nasci sabendo tudo de mecânica. O bom é que tem pessoas no Forum que já nasceram sabendo de tudo e não precisaram nunca aprender nada na vida.
Desculpem pela ignorância.
Existe um processador de gases - PG, também conhecido como GP (Gas Processor, em inglês, ou Gashkein Prrocesseinkteinif, em alemão) que separa os gases queimados dos não queimados. Como ele faz isso? Ora, possui bilhões de sensores olfativos artificiais e percebe, numa fungada de um milionésimo de segundo o que é bom e o que não presta mais. Daí, ele separa os gases: o queimado vai para o sistema de escapamento e o não queimado, vai para um sistema de condensação: o vapor de combustível de liquefaz, a ECU recebe um sinal de que há combustível a ser reaproveitado, aciona a PBCNQ (Pós Bomba de Combustível Não Queimado) que manda o combustível de volta para o tanque.
Simples, Mortari, você é que está de má vontade.
#26
Posted 01 February 2007 - 12:19
Fique tranquilo, a maior parte aqui inventa muita história.
Esses Calibras a álcool só fazem 7 por litro na cidade andando que nem maricas. Se pisar, cai pra 1 km/l.
Quanto aos 3.000 rpm, acho muito pouco. Para andar com o Calibra trocando marcha com essa rotação, prefiro andar de Gol 1.0 8V que chego mais rápido nos lugares.
O motor do nosso carro non ekziste abaixo de 4000 rpm.
concordo com vc que 3000rpms não são grande coisa... mas no dia a dia a trabalho ando nessa faixa justamente para poupar o motor...por isso que sinto ele fraco...
mas de noite o coelho vira raposa e o giro mínimo é 4500rpms..rsrsrs aí sim vira o bixo e o consumo deve ir para uns 8km/l no maximo... pois é como se apertasse a tecla SPORT no acelerador...
rsrs
#27
Posted 01 February 2007 - 12:28
Doutor, foi apenas um chiste. Sabe como é, se a pelota quica, não há como se conter e não chutá-la...
Que pena que eu não nasci sabendo tudo de mecânica. O bom é que tem pessoas no Forum que já nasceram sabendo de tudo e não precisaram nunca aprender nada na vida.
Desculpem pela ignorância.
#28
Posted 01 February 2007 - 12:34
#29
Posted 01 February 2007 - 12:37
#30
Posted 01 February 2007 - 13:51
Não existe A calibragem correta. Existe uma calibragem que se adeque melhor aos seus propósitos.Afinal, qual a calibragem correta para rodas aro 17??????????
Quanto mais alta a calibragem, segue:
- menor o consumo de combustível,
- menor o conforto,
- maior a proteção da roda contra buracos,
- o desempenho em curva vai depender do piso (seco ou molhado) e da velocidade das curvas (melhor no seco e curvas de alta)
- pior o desempenho em frenagem;
- normalmente, maior o desgaste do pneu.
Diminuindo a Calibragem vc tende ao outro extremo.
[]'s