Light Style© by Fisana

Jump to content


Photo

Consumo de combustível


  • Please log in to reply
40 replies to this topic

#1 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4,320 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 01 February 2007 - 07:46

Recebi esse email do meu pai hoje, segundo consta no email, foi um experimento feito no campo de teste da Petrobrás (onde ele trabalha), depois vou confirmar com ele.

Repassando msg recebida e acrescentando que, além do aumento de consumo e perda da confiabilidade do veículo, a segurança (principalmente no caso dos pneus e "banguela") fica comprometida.

Interessante. Vale a pena dar uma lida.

Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.
O carro de testes foi um Uno Fire.

Seguem os resultados:

Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.
Acréscimo de consumo: 7,49%

Filtro de ar obstruído
O filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%

Rodagem em "banguela"
Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado.
Acréscimo de consumo: 5,19%

Pneus murchos
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem  gente que roda com 10 libras a menos).
Acréscimo de consumo: 17,80%

Janelas abertas
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas.
Acréscimo de consumo: 9,35%

Carro com 4 passageiros
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de consumo: 10,80%

Tudo junto
Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento. Primeiro rodei sozinho, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica. Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo (pegamos de volta no lixo), esvaziamos os pneus em 6 libras, entramos em 4 no carro e abrimos as 4 janelas. Saímos passeando, mais ou menos pelo mesmo circuito.
Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !!

É isso aí! Agora o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.


  • 0

#2 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4,463 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 01 February 2007 - 10:03

Excelente. São dados que a gente já viu outras vezes, mas nunca se lembra cotidianamente.

Mas o que eu queria ver é o teste das janelas abertas feito no dinamômetro... :lol:
  • 0

#3 West

West
  • AMIGO
  • 13,879 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 10:12

Estou achando alguns percentuais exagerados. Está parecendo preparação aspirada de loja tuning:

- filtro esportivo = + 15hp
- cold air intake = +10hp
- velas high-performance = + 5hp
- ponteira de escape = +20hp
- cabos de vela = + 10hp

Total = 60 hp :blink:

De um Corsa 1.6 a um Calibra em menos de 1000 dinheiros :P

[]'s

Edited by West, 01 February 2007 - 10:13.

  • 0

#4 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Posted 01 February 2007 - 10:14

mas pensando bem, essa da calibragem dos pneus + velas + filtro de ar pode explicar o melhor consumo de alguns dos calibras do clube...

[]s
Rodrigo
  • 0

#5 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Posted 01 February 2007 - 10:21

Tb acho os percentuais meio altos ...

Acho que o teste deveria ser feito somente em pista como a reta infinita da GM... E para uma maior precisao para cada texte deveria ser usado exatamente 10litros de combustivel e andar com o carro até ele parar de pane seca ...

Nao precisa de dinanometro

Falow
  • 0

#6 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3,980 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 10:24

Porque vela ruim aumenta o consumo? Carro de rua não é que nem Formula 1 que cospe gasolina pro escape, a gasolina não queimada volta pro tanque.

Mesma coisa o filtro de ar... reduzir o fluxo de ar admitido não deveria aumentar o consumo, mas sim reduzir, em detrimento do desempenho, claro.
  • 0

#7 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Posted 01 February 2007 - 10:36

Filtro de Ar velho faz gastar mais combustivel sim ...

Restringindo a entrada de ar, para se conceguir a mesma potencia e assim a mesma velocidade no veiculo, é necessario a compensacao desta restricao abrindo mais a borboleta. A IE usa a abertura da borboleta como referencia para economia/performance, mesmo que vc tenha a mesma quantidade de ar entrando na camara de combustao, a IE enrequecera a mistura de combustivel para se conceguir mais potencia ...
Isso em um veiculo de motor pequeno de pouco torque siguinifica muito, pois percentualmente, essa compensacao na borboleta tem que ser bem maior ...

Falow
  • 0

#8 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4,320 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 01 February 2007 - 10:42

Estou achando alguns percentuais exagerados. Está parecendo preparação aspirada de loja tuning:

- filtro esportivo = + 15hp
- cold air intake = +10hp
- velas high-performance = + 5hp
- ponteira de escape = +20hp
- cabos de vela = + 10hp

Total = 60 hp :blink:

De um Corsa 1.6 a um Calibra em menos de 1000 dinheiros :P

[]'s

<{POST_SNAPBACK}>

Vou perguntar pra ele o que sabe sobre esses testes, se apenas recebeu o email e repassou ou se tem alguma confirmação interna disso.
Lembre que, segundo o texto, os testes foram feitos em um Uno Fire, onde o reflexo dessas alterações provavelmente serão percentuamente mais significativas que em um Calibra, por exemplo.

Porque vela ruim aumenta o consumo? Carro de rua não é que nem Formula 1 que cospe gasolina pro escape, a gasolina não queimada volta pro tanque.

Mesma coisa o filtro de ar... reduzir o fluxo de ar admitido não deveria aumentar o consumo, mas sim reduzir, em detrimento do desempenho, claro.

<{POST_SNAPBACK}>

Lógico que vela ruim aumenta o consumo, desde quando gasolina não queimada dentro do cilindro volta pro tanque?

Quanto ao filtro de ar, é relativo, se o rendimento do carro cai, instintivamente vc vai andar mais com "pé embaixo" e o consumo vai subir. Mas realmente é algo questionável.

EDIT - não tinha visto a resposta do Led, tem a correção da injeção que eu não tinha pensado também.

Edited by Mortari, 01 February 2007 - 10:44.

  • 0

#9 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3,980 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 11:04

A parte do filtro de ar faz sentido, mas a parte das velas não. Em primeiro lugar, o combustível não queima dentro do cilindro, a não ser em motor diesel com injeção direta. A gasolina queima dentro da camâra de combustão e se a vela não dá a ignição, a gasolina transborda e volta para o tanque.

Pelo menos sempre pensei que funcionasse assim.

Edit -> Motor a diesel que queima gasolina é phoda.

Edited by Doutor Eduardo Thimberg, 01 February 2007 - 11:05.

  • 0

#10 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Posted 01 February 2007 - 11:35

Alemao .. vc esta presisando de bebida .. esta comessando a ter alucinacoes .. hehehe

....

Meu, nem sei por onde comessar ...

...

Tanto motor Diesel quanto Otto, tem a combustao na camara de combustao, que é o obtaculo entre a face do pistao com as paredes do cabecote quando o pistao esta em seu ponto superior maximo ...

A diferenca entre o Diesel e o Otto, é que no Diesel, o combustivel so entra na camara momentos antes da combustao, o ar entra sem estar misturado com o combustivel, e como a taxa de compressao é super elevada, nao é necessario centelhamento para o inicio da combustao ... No Otto o combustivel entra misturado com o ar, e como a taxa de compressao é menor, é necessario o centelhamento para o inicio da combustao ...

No Otto o ar novo entra na camara de combustao junto com o combustivel, e depois da combustao, o ar com Oxigenio + combustivel queimado saem pela valvula oposta que vai para o escapamento ....
Com, sem ou parcialmente ocorrida a combustao, o ar vai sair pela valvula de exaustao e de la para o escapamento/ambiente ...

Com vela ruim, a combustao pode acontecer parcialmente ou nem acontecer, e de qualquer geito a mistura sera espelida para a estrada de uma nova mistura no proximo ciclo ...

Falow

Edited by Led Zeppelin, 01 February 2007 - 11:38.

  • 0

#11 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 01 February 2007 - 11:37

Agora tá explicado o porque do consumo milagroso do meu carro...

Filtro novo a cada 10K
velas novas a cada 15K
pneus aro 17 com 29libras checado toda semana
sempre reduzo em vez de banguela
ando sempre no maximo a 2 no carro.
estrada sempre com vidros abertos a 1/4 do total...

tem gente aki do clube que faz 6 por litro na cidade e nao sabe ainda o porque..rsrsrs
  • 0

#12 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 01 February 2007 - 11:40

Porque vela ruim aumenta o consumo? Carro de rua não é que nem Formula 1 que cospe gasolina pro escape, a gasolina não queimada volta pro tanque.

Mesma coisa o filtro de ar... reduzir o fluxo de ar admitido não deveria aumentar o consumo, mas sim reduzir, em detrimento do desempenho, claro.

<{POST_SNAPBACK}>



Dr, a gasolina nao queimada pela ignição sai pelo escape sim... nao tem jeito...

é o ciclo Otto... entra, comprime, quiema e sai... nao queimou sai do mesmo jeito....
  • 0

#13 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Posted 01 February 2007 - 11:40

29 psi eu uso na bicicleta ...
mete uns 36 ai ...

Falow
  • 0

#14 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 01 February 2007 - 11:45

29 psi eu uso na bicicleta ...
mete uns 36 ai ...

Falow

<{POST_SNAPBACK}>




caraca Led.... 36???????????? nao fica uma pedra nao??rsrsr
  • 0

#15 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4,463 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 01 February 2007 - 11:46

Uso 32 libras e não fica ruim, não.
  • 0

#16 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4,320 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 01 February 2007 - 11:50

A parte do filtro de ar faz sentido, mas a parte das velas não. Em primeiro lugar, o combustível não queima dentro do cilindro, a não ser em motor diesel com injeção direta. A gasolina queima dentro da camâra de combustão e se a vela não dá a ignição, a gasolina transborda e volta para o tanque.

Pelo menos sempre pensei que funcionasse assim.

Edit -> Motor a diesel que queima gasolina é phoda.

Ok, cilindro ou câmara de combustão, o Led explicou bem.

Agora gostaria de "entender o seu entendimento", como, de acordo com a sua idéia, a mistrura ar/combustível não queimada dentro da câmara transbordaria e voltaria para o tanque? Não consigo nem imaginar essa situação.
  • 0

#17 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 01 February 2007 - 11:52

a gasolina nao queimada pela ignição sai pelo escape sim... nao tem jeito...

é o ciclo Otto... entra, comprime, quiema e sai... nao queimou sai do mesmo jeito....
  • 0

#18 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3,980 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 12:04

Agora tá explicado o porque do consumo milagroso  do meu carro...

Filtro novo a cada 10K
velas novas a cada 15K
pneus aro 17 com 29libras checado toda semana
sempre reduzo em vez de banguela
ando sempre no maximo a 2 no carro.
estrada sempre com vidros abertos a 1/4 do total...

tem gente aki do clube que faz 6 por litro na cidade e nao sabe ainda o porque..rsrsrs

<{POST_SNAPBACK}>



Essa "gente" a quem você se refere certamente sou eu.

O meu carro não tem o motor lavado (coisa de @^#%) porém tem tudo o demais que o seu: velas sempre novas, pneus calibrados, filtro de ar novo, ando sozinho nele e com o vidro sempre fechado.

No entanto, até hoje só encontrei os tais 10 km/l na cidade no manual do proprietário.

Faltou você explicar que troca as marchas com 1500 rpm.
  • 0

#19 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3,980 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 12:06

Quanto às velas, vcs estão certos. O retorno de combustível é antes da flauta, e não depois.
  • 0

#20 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3,980 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 12:07

Ôw, essa censurinha de palavras está demais hein? Até a palavra "g.a.y" está sendo tesourada. Que coisa mais besta.
  • 0

#21 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 01 February 2007 - 12:08

Essa "gente" a quem você se refere certamente sou eu.

O meu carro não tem o motor lavado (coisa de @^#%) porém tem tudo o demais que o seu: velas sempre novas, pneus calibrados, filtro de ar novo, ando sozinho nele e com o vidro sempre fechado.

No entanto, até hoje só encontrei os tais  10 km/l na cidade no manual do proprietário.

Faltou você explicar que troca as marchas com 1500 rpm.

<{POST_SNAPBACK}>




Nao Doutor....

tem uns 8 aki que disseram estar com o consumo alto....

marchas só troco aos 3000 rpms.....

outra coisa.... esse carro é famoso justamente pelo seu consumo baixo.... tive essa informação antes de comprar e só confirmei....

pode ser alguma outra coisa... nao estou "crucificando" seu carro.. somente acho anormal o consumo.... tá quase igual ao do pessoal que roda a alcool....


abraços!!!!!!!!! :uhuu :uhuu
  • 0

#22 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 01 February 2007 - 12:09

ahh esqueci... meu motor nao é lavado tb... rsrsrs
  • 0

#23 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4,463 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 01 February 2007 - 12:12

Ok, cilindro ou câmara de combustão, o Led explicou bem.

Agora gostaria de "entender o seu entendimento", como, de acordo com a sua idéia, a mistrura ar/combustível não queimada dentro da câmara transbordaria e voltaria para o tanque? Não consigo nem imaginar essa situação.

Existe um processador de gases - PG, também conhecido como GP (Gas Processor, em inglês, ou Gashkein Prrocesseinkteinif, em alemão) que separa os gases queimados dos não queimados. Como ele faz isso? Ora, possui bilhões de sensores olfativos artificiais e percebe, numa fungada de um milionésimo de segundo o que é bom e o que não presta mais. Daí, ele separa os gases: o queimado vai para o sistema de escapamento e o não queimado, vai para um sistema de condensação: o vapor de combustível de liquefaz, a ECU recebe um sinal de que há combustível a ser reaproveitado, aciona a PBCNQ (Pós Bomba de Combustível Não Queimado) que manda o combustível de volta para o tanque.

Simples, Mortari, você é que está de má vontade. :P
  • 0

#24 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3,980 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 12:14

Fique tranquilo, a maior parte aqui inventa muita história.

Esses Calibras a álcool só fazem 7 por litro na cidade andando que nem maricas. Se pisar, cai pra 1 km/l.

Quanto aos 3.000 rpm, acho muito pouco. Para andar com o Calibra trocando marcha com essa rotação, prefiro andar de Gol 1.0 8V que chego mais rápido nos lugares.

O motor do nosso carro non ekziste abaixo de 4000 rpm.



Nao Doutor....

tem uns 8 aki que disseram estar com o consumo alto.... 

marchas só troco aos 3000 rpms.....

outra coisa.... esse carro é famoso justamente pelo seu consumo baixo.... tive essa informação antes de comprar e só confirmei....

pode ser alguma outra coisa...  nao estou "crucificando" seu carro..  somente acho anormal o consumo.... tá quase igual ao do pessoal que roda a alcool....
abraços!!!!!!!!! :uhuu  :uhuu

<{POST_SNAPBACK}>


  • 0

#25 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3,980 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 12:17

<_<

Que pena que eu não nasci sabendo tudo de mecânica. O bom é que tem pessoas no Forum que já nasceram sabendo de tudo e não precisaram nunca aprender nada na vida.

Desculpem pela ignorância.



Existe um processador de gases - PG, também conhecido como GP (Gas Processor, em inglês, ou Gashkein Prrocesseinkteinif, em alemão) que separa os gases queimados dos não queimados. Como ele faz isso? Ora, possui bilhões de sensores olfativos artificiais e percebe, numa fungada de um milionésimo de segundo o que é bom e o que não presta mais. Daí, ele separa os gases: o queimado vai para o sistema de escapamento e o não queimado, vai para um sistema de condensação: o vapor de combustível de liquefaz, a ECU recebe um sinal de que há combustível a ser reaproveitado, aciona a PBCNQ (Pós Bomba de Combustível Não Queimado) que manda o combustível de volta para o tanque.

Simples, Mortari, você é que está de má vontade.  :P

<{POST_SNAPBACK}>


  • 0

#26 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 01 February 2007 - 12:19

Fique tranquilo, a maior parte aqui inventa muita história.

Esses Calibras a álcool só fazem 7 por litro na cidade andando que nem maricas. Se pisar, cai pra 1 km/l.

Quanto aos 3.000 rpm, acho muito pouco. Para andar com o Calibra trocando marcha com essa rotação, prefiro andar de Gol 1.0 8V que chego mais rápido nos lugares.

O motor do nosso carro non ekziste abaixo de 4000 rpm.

<{POST_SNAPBACK}>



concordo com vc que 3000rpms não são grande coisa... mas no dia a dia a trabalho ando nessa faixa justamente para poupar o motor...por isso que sinto ele fraco...

mas de noite o coelho vira raposa e o giro mínimo é 4500rpms..rsrsrs aí sim vira o bixo e o consumo deve ir para uns 8km/l no maximo... pois é como se apertasse a tecla SPORT no acelerador...

rsrs :uhuu :uhuu :uhuu
  • 0

#27 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4,463 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 01 February 2007 - 12:28

<_<

Que pena que eu não nasci sabendo tudo de mecânica. O bom é que tem pessoas no Forum que já nasceram sabendo de tudo e não precisaram nunca aprender nada na vida.

Desculpem pela ignorância.

Doutor, foi apenas um chiste. :D Sabe como é, se a pelota quica, não há como se conter e não chutá-la... :P
  • 0

#28 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7,223 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 12:34

Concordo com todos os itens, só não consigo usar a calibragem de fabrica no Calibra, aqui em Sampa!
  • 0

#29 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 01 February 2007 - 12:37

Afinal, qual a calibragem correta para rodas aro 17??????????
  • 0

#30 West

West
  • AMIGO
  • 13,879 posts
  • Sexo:Male

Posted 01 February 2007 - 13:51

Afinal, qual a calibragem correta para rodas aro 17??????????

<{POST_SNAPBACK}>

Não existe A calibragem correta. Existe uma calibragem que se adeque melhor aos seus propósitos.

Quanto mais alta a calibragem, segue:

- menor o consumo de combustível,
- menor o conforto,
- maior a proteção da roda contra buracos,
- o desempenho em curva vai depender do piso (seco ou molhado) e da velocidade das curvas (melhor no seco e curvas de alta)
- pior o desempenho em frenagem;
- normalmente, maior o desgaste do pneu.

Diminuindo a Calibragem vc tende ao outro extremo.


[]'s
  • 0