OPALA, alguém ai gosta
#1
Posted 07 December 2006 - 20:56
a estética queria deixar original, com grafia do SS, ai estava pensando em uma preparação pra se possível tirar até uns 250 cv, mas sem girar muito, tipo, usar corte a 6000rpm, pra girar mais reria que usar balanceiros roletados, molas importadas, varetas etc.. e isso subiria MUITO o preço da preparação..
algumas duvidas que eu tenho, que ficam martelando na cabeça, será que o cambio original aguenta? o diferencial dana será que aguenta? não ficaria ruim por não ser auto blocante? (a idéia é usar um pneuzão bem largo atrás tipo um 265/50 15 )
preparação do motor ja pensei algumas coisas, depois eu posto aqui..
agora umas fotinhas de um desse modelo que eu acho fodástico, o motor de corvette eu nem sonho
#2
Posted 07 December 2006 - 21:01
#3
Posted 07 December 2006 - 21:02
andei falando com uns caras de 2 foruns de opala.. alguns fazem até mais de 5..
mas de fizer 4,5 no alcool to feliz
Edited by MURILLOALANIS, 07 December 2006 - 21:04.
#4
Posted 07 December 2006 - 21:03
Acho muito bacana opalas...
Já tive um diplomata 87! Muito bom!
Espero ter outros no futuro.
Agora, é este que vc vai comprar?
Um SS legítimo deve custar 2x Calibras!
Tem várias preparações pro 6C.
O diferencial não guenta, o pessoal coloca de Maverick.
Abrax.
#5
Posted 07 December 2006 - 21:04
acredito que faça um pouquinho mais..
andei falando com uns caras desse forum ai.. alguns fazem até mais de 5..
mas de fizer 4,5 no alcool to feliz
O meu original no álcool fazia de 3,5 a 4,5 nada mais que isto!
O álcool custava 27 centavos na época!
#6
Posted 07 December 2006 - 21:07
O meu original no álcool fazia de 3,5 a 4,5 nada mais que isto!
O álcool custava 27 centavos na época!
Meu primo tem um 89 6 cc a álcool original, faz 4km/l na cidade..
dificil um preparado ser mais economico...
tanto que ele colocou gas....rsrsrsrsr
#7
Posted 07 December 2006 - 21:09
Veja um ótimo exemplo que foi o Nagy (desculpa se vc não gostou desse comparativo Nagy), mas acho que vc investiu bastante, e demorou pra ter um retorno, e ainda não foi muito perto do que vc investiu
[]s
#8
Posted 07 December 2006 - 21:13
esse dai não..
o cara não vende nem por decreto..
achei alguns SS originais, MUUUITO bonitos, como esse dai, só que as rodas eram a cruz de malta 14" com pneus finos, e o motor um 250S original..
o cara queria 19mil nele
a idéia é pegar um 6cc ou 4cc mesmo, que esteja muuito bom del lata, caso seja um 4cc, fazer as adaptaçoes necessárias pro radiador, trocar a suspensão dianteira, ai trocar motor, cambio e diferencial..
preço de base, menos de 5mil..
tem um em porto alegre, ano 72, o cara quer 4000 nele, pelas fotos parece estar muito bom de lata, tem todos os frisos, parachoques, farois etc, ta tudo alinhadinho, cromadinho tal..
só que é 4cc
o carro está com os bancos do SS-4, painel do SS-4 (74), rodas gauchas..
e o cara ainda dá um capo e tampa de porta malas original do SS-4
o painel original do 72
um motor do SS-4 (versão SS com motor 4cc um pouco mais forte) que está sem cabeçote
e mais umas coisinhas..
#9
Posted 07 December 2006 - 21:15
#10
Posted 07 December 2006 - 21:22
#12
Posted 07 December 2006 - 21:27
#13
Posted 07 December 2006 - 21:39
hehhe..
mas tipo..
o polo faz no máximo 8 na cidade na gasolina (gastão pra caraaalho mesmo), com a gasolina a 2,40..
vamos supor que o opala faça 3,5 no alcool, o alcool custa 1,15 aqui..
eu rodo cerca de 900km/mes
isso daria 270 reais com o polo na gasolina
e 295 reais com o opala no alcool..
uma terceira opção, um amigo meu falou que consegue cadastrar algum carro meu pra abastecer numa usina de alcool (o pai dele é grande lá dentro, só abastece lá os carros deles) a 75 centavos/litro
#14
Posted 07 December 2006 - 21:39
Pra investir tanto é melhor ir juntando e pegar logo um Cali!!
#15
Posted 07 December 2006 - 21:41
[]s
#16
Posted 07 December 2006 - 21:49
ai quando estiver com o motor 6cc pronto, parte mecanica pronta pra colocar, ai paro o carro pra fazer funilaria e pintura(meu pai disse que me ajuda nessa parte), depois faltaria estofamento e detalhes, emblemas, farois novos, frizos novos etc, rodas...
http://produto.merca...l-de-semana-_JM
gostei bastante desse aqui, só que meu pai ta resistindo em descer pro RS ver alguns (onde eu achei os melhores)
#17
Posted 07 December 2006 - 22:17
[]´s
#18
Posted 07 December 2006 - 23:37
ISto não funfa, se não é SS no chassis, nunca vai valer como um SS, mesmo que vc coloque 100% dos detalhes.
É como um Maverick GT, Charger R/T, etc...
Só os originais valem.
O resto é cata trouxa!
Abrax.
#19
Posted 07 December 2006 - 23:38
Bom Murillo, a gente já conversou bastante sobre isso no msn, e já te falei o que eu penso, se é pra pegar pensando em investir e vender depois, desencana, mexer em carro é algo que nunca deu e nem dará dinheiro, exceto para mecanicos, preparadores, e coisas assim.
Veja um ótimo exemplo que foi o Nagy (desculpa se vc não gostou desse comparativo Nagy), mas acho que vc investiu bastante, e demorou pra ter um retorno, e ainda não foi muito perto do que vc investiu
[]s
Eu consegui aprox. 50% do que gastei!
#20
Posted 07 December 2006 - 23:40
o duro que os SS no doc, ou já estão reformados ou estão pra lá do pó da rabiola...
esse da foto mesmo eu não ponho a mão no fogo que é um SS legito..
outra coisa que o carro não será 100% fiel a época. não estou buscando placa preta, por isso, não ser um SS legito não será tão impecílio assim.
não pretendo que ele tenha valor elevado por ser um SS, o que possivelmente ele poderá ter valor seria por uma lata lisa e alinhada, pintura de 1ª, mecanica ótima etc..
mas como ja disse, não farei pensando em vender..
Edited by MURILLOALANIS, 07 December 2006 - 23:44.
#21
Posted 07 December 2006 - 23:44
E ta vendo que o Nagy confirmou né? 50% pelo valor que ele investiu é MUITA grana!
[]s
#22
Posted 08 December 2006 - 00:03
vc viu o anuncio do mercadolivre que eu postei??
é um carro inteiro, com lata boa, todos os detalhes, etc..
quando eu falo só o pó, é só o pó mesmo, buracos do tamanho de uma bola de futebol na lata, carro todo batido e torto, faltando vidros, farois, interior, ou seja NO OSSO
#23
Posted 08 December 2006 - 01:29
mas eu nem sonho em tacar 60 pau no carro..
vc viu o anuncio do mercadolivre que eu postei??
é um carro inteiro, com lata boa, todos os detalhes, etc..
quando eu falo só o pó, é só o pó mesmo, buracos do tamanho de uma bola de futebol na lata, carro todo batido e torto, faltando vidros, farois, interior, ou seja NO OSSO
Carro antigo é muito caro de reformar...
Os detalhes custam fortunas... Qquer cromadinho de detalhe é 200-300 contos... É FODA!
Vc pode pagar 10K no carro 1/2 zuado, e ver um por 20K e achar caro.
MAs, pode ter certeza absoluta que o de 10K vc vai precisar de + 15-20K para deixar do jeito do de 20K!
Já reformei um Maverick, e sei o que tô falando... E na época, um Maverick nem custava caro como hoje!
Abrax.
#24
Posted 08 December 2006 - 03:51
Nós que somos apaixonados por esses brinquedos, não conseguimos ficar sem fazer up-grades sempre que dá, não adianta dizer que não vai gastar no carro porque isso não existe. Simplesmente impossível, tá no sangue.
Compre um carro mais inteiro, que não te dê tanto gasto, e junte o máximo de grana que puder para comprar o carro que você tanto quer, seja ou não o Calibra.
Agora se você pretende ficar com o Opala, esqueça o que eu disse e vá em frente.
Abração,
Fábio.
#25
Posted 08 December 2006 - 06:30
#26
Posted 08 December 2006 - 07:52
ja tive um coupé 1979, comprei do primeiro dono que erapai dum amigo meu, tinha 74 mil km originais, carro perfeito só tinta feia. impecavel de TUDO. 6cc 4 marchas no assoalho.
paguei na época R$2500
sabe por quanto CONSEGUI vender? 3500
adoro opala coupé, mas se vc pretende investir rios de dinheiro é carro pra vc ficar pro resto da vida
evc nao vai dar conta da manutenção e gasosa. é caro sim.
eu se fosse vc comprava um escortezinho 88 89
#27
Posted 08 December 2006 - 07:57
Mas como vc mesmo falou, é o carro "que vc pode pagar agora", sendo assim, muito cuidado pois o poço não tem fundo....
#28
Posted 08 December 2006 - 09:33
Curto muito Opala, acho um desenho sensacional... Eu ainda quero fazer isso com um chevettinho 75, 76: pegar um caidinho, ir reformando aos poucos, usar mecânica mais moderna...
Mas é o que o povo falou. É um carro velho, que vai te dar muita manutenção, up grades caros, beberrão... Se é o carro que vc sempre sonhou, manda bala. Se é só transporte, esquece...
Uma alternativa que pode ser interessante: o Matheus me contou no Dinoday que tem gente adaptando motores de Vectra no Opala, e fica legal. Pense a respeito...
#29
Posted 08 December 2006 - 09:45
Um carro antigo, caro para se manter, e mais caro ainda para restaurar, não pode ser a primeira opção de meio de transporte nunca.opa pessoal, estou pensando em comprar meu primeiro carrinho,
Pode ter certeza que os donos desses Opalas das fotos tem outro carro para usar.
Primeiro carro tem que ser algo de baixo custo, baixa manutenção, e fácil revenda, para vc alavancar seu dinheiro na compra de algo melhor no futuro.
Ou então vc precisa ter grana o suficiente para se dar a aesse luxo.
Lembre-se: RICO é excêntrio. POBRE é louco.
[]'s
#30
Posted 08 December 2006 - 10:14
E eu ainda posso opinar com experiência de causa, pois restaurei um Monza S/R(também gastei rios de dinheiro e não consegui nem perto a quantidade de dinheiro que eu gastei depois de vender), e o meu amigo esta restaurando um Opala Cupê 77 que também sempre foi o sonho dele(Ele tem 3 Opalas).
Eu irei montar um X20XEV(Ecotec 2.0 16V) turbo no Opala dele. Mas fora esse custo de preparação, só mão-de-obra que meu funileiro cobrou para fazer o Opala dele foi de 4.000,00 reais, isso fora os painéis traseiros, caixas de ar..e demais latas que precisam ser substituidas devido corrosões avançadas(outra coisa que vc só descobre desmontando..é uma verdadeira caixinha de surpresas).. E também fora a tinta.. verniz.. e demais materiais de pintura.
Não adianta vc olhar um Opala 77 "bonitão" por um preço acessível e achar que ele esta com a estrutura boa. Isso foi o que o meu amigo fez.. Parecia bonitão... Por baixo, era só podres... estruturas com corrosão avançada(os funileiros meia-boca, soldam chapas novas em estruturas podres, então nada mais fazem que esconder uma estrutura prestes a ruir)... Meu funileiro teve que remover quase todas as latas do Opala do meu amigo para corrigir todas longarinas e pontos estruturais do carro que já estavam sendo corroídos.
Não tem segredo..o carro é 1977..imagina quantos anos não se passaram com a lata/estrutura exposta as condições severas e propícias para a corrosão.
Eu também começaria com um carro mais moderno, e que não precise fazer uma reforma completa.. pois reforma completa decente, com tratamento anti-corrosão, vai muito..mas muito dinheiro(novamente, experiência própria)..
Pelo jeito vc quer um carro com tração traseira e old style.. Compre um Chevettinho dos últimos, desça um cabeçote de C20NE(2.0 8V), injeção MPFI... turbo light, e seja feliz.
Usar o cabeçote original do Chevette esquece.. Totalmente precário no fluxo(e sem futuro para grandes melhorias, pois o projeto de guide boss dele já mata tudo...), e ainda é de ferro fundido(pesa o dobro que um cabeçote de NE e ainda propicia gerar pontos quentes na câmara que dão pré-detonação).
No demais, seja qual for sua escolha, boa sorte e divirta-se, pois é muito bom comprar nosso primeiro carro!
Abraços,
Matheus S. Almeida