opa..
sobre o amigo que falou sobre a potencia, na verdade está enganado
mais potencia não significa distorsão não..
na verdade, um a potencia de um módulo é medida em uma porcentagem X de distorsão harmonica (THD), quando vc usa menos potencia do que essa medida, a distorsão harmônica cai, e muito.. (por exemplo, um amplificador de 50watts RMS a 4 ohms com THD de 1%, se vc ligar um auto falante de 8ohms nesse módulo, ele fornecerá cerca de 25 watts RMS, porém terá THD baixíssimo, 0,08% por exemplo..
usando um um módulo de potencia inferior à suportada pelo auto falante, vc teoricamente poderia usar o amplificador no talo, que não teria distorsões e não queimaria o auto falante, ERRADO, usando o ganho muito alto do módulo vc não aumenta a potencia dele, apenas a amplitude da onda no sinal, e uma hora começam a aparecer ondas quadradas, destruindo os harmonicos do som, dando muuuita distorsão, e com muito risco de queimar o auto falante, que apesar de não estar recebendo potencia a mais do que ele suporta, estará recebendo uma corrente contínua nos pontos de onda quadrada, e isso é o que mais faz queimar auto falantes..
seria a mesma coisa que usar uma turbina pequena num motor grande, a coitada trabalharia além do limite de giro o tempo todo, e vc corre o risco de foder o motor (que teria capacidade de render muito mais potencia) por causa de um sobreaquecimento no ar da turbina
exemplificando ondas quadrasdas, é igual quando vc mexe no equalizador do winamp, ai vc deixa o analizador de espectro mostrando as ondas, quando elas "batem" nos extremos, estão criando ondas quadradas, que seria um breve momento sem som, baixando o ganho do amplificador vc diminui a amplitude dessas ondas, assim elas não clippam mais (termo usado pra quando elas ficam quadradas)
seria mais ou menos assim, imagine uma série de ondas pequenas redondinhas amplificadas com 50w..
depois uma série de ondas grandes com as pontas quadradas amplificada com 20w..
ambas dão o mesmo "volume" de audio em um auto falante, qual vc acha que vai tocar mais bonito e ter menos risco de queimar o auto falante?
num amplificador fraco, se vc diminuir o ganho pra acabar com as ondas quadradas, o amplificador não terá potencia pra tocar o auto falante, mas se o amplificador for forte, mesmo vc abaixando muito o ganho, e a amplitude da onda (sinal) for fraca, o amplificador aumentará muito a potencia daquela onda pequena sem clippar, o segredo do audio limpo
só que se vc for joselito e aumentar o ganho, socar 2x mais potencia no auto falanbte, e começando a querer clippar o sinal, vc vai foder feio o falante
é o meu caso por exemplo, eu tenho um módulo bom, que a 4 ohms fornece 60w rms alimentado a 14 volts, THD <0,008%
eu estou usando só 2 canais dele pra tocar 2 falantinhos de 6" que suportam no MÁXIMO cerca de 40w rms..
bom, estou usando o ganho muito baixo, mandando cerca de 30w sem atenuação, os falantinhos parecem que estão recebendo 100w, não distorcem nada, tocam alto, dão graves bons demais pelo modelo do falante..
eu poderia jogar até os 60w rms pro falante sem clippar com esse módulo, mas ai mesmo sem ondas quadradas o exesso de potencia derreteria a bobina do auto falante..
Edited by MURILLOALANIS, 10 December 2006 - 14:17.