Light Style© by Fisana

Jump to content

Suspensão: trocar pelo Vectra A

• Please log in to reply
18 replies to this topic

#1 Guest_narciso_*

Guest_narciso_*
  • Guests

Posted 18 October 2006 - 14:44

:puliça Gostaria de saber se é possível trocar a suspenção do calibra pela do vectra cd 1, em questão do conforto.
O que precisa ser trocado alem de amortecedores e molas ?!
  • 0

#2 AlvaroCastroJr

AlvaroCastroJr
  • AMIGO
  • 3,392 posts
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Posted 18 October 2006 - 16:06

o q é xxxxxx?
  • 0

#3 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7,223 posts

Posted 18 October 2006 - 17:55

:puliça Gostaria de saber se é possível trocar a suspenção do calibra pela do vectra cd 1, em questão do conforto.
O que precisa ser trocado alem de amortecedores e molas ?!

<{POST_SNAPBACK}>

Só molas e amortecedores, mas vc não vai gostar da altura!
  • 0

#4 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3,786 posts
  • Interesses:.

Posted 18 October 2006 - 18:01

Calibra Jipe.

JMarcelo
  • 0

#5 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 posts
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Posted 18 October 2006 - 22:17

Se cortar ou fizer molas no tamanho das do Calibra, ok.

Na dianteira, todas as peças são intercambiáveis sim. Na traseira, a maioria das peças é intercambiável com as do Omega antigo.

[]s
Rodrigo
  • 0

#6 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2,209 posts

Posted 19 October 2006 - 09:18

Amortecedores são compatíveis???? essa é minha maior preocupação.... pois de nada adianta ter rodas aro 17 e o carro nao segurar nas curvas por falta deles....

abraxxxx
  • 0

#7 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 posts

Posted 19 October 2006 - 10:27

A princípio são sim... mas tem cargas diferentes. Vc pode achar amortecedores para Calibar mesmo na autoz.com.br pelos preços quase iguais aos do Vectra A... os do Calibra são mais duros.

Eu uso há 5 anos os amorts do Vectra A e nunca tive probs... mas só pq quando ia trocar na loja não tinha, e não pedia na AutoZ antes :) na próxima já vai o amort correto pro carro.

[]s
Rodrigo
  • 0

#8 morpheus

morpheus
  • AMIGO
  • 399 posts
  • Localidade:Osasco - SP

Posted 19 October 2006 - 10:51

tinha molas e amortecedores de vectra no mew astrinha belga ..mew deus parecia um jipe..eh bom q fica mole mole..mais pra curva eh zuado d+

t+
  • 0

#9 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts
  • Localidade:Cotia - SP

Posted 23 October 2006 - 11:38

Ta explicado pq seu carro ficou horrivel com as Eibach. Eibach pede amortecedor + duro e vc ta usando + mole ainda que o original.

Eu uso há 5 anos os amorts do Vectra A e nunca tive probs... mas só pq quando ia trocar na loja não tinha, e não pedia na AutoZ antes :) na próxima já vai o amort correto pro carro.

[]s
Rodrigo

<{POST_SNAPBACK}>

• 0

#10 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 posts

Posted 24 October 2006 - 01:05

Meu carro não ficou horrível, ficou BEM mais duro. E voador em ondulações... tem algum carro com Eibach que não se comporte assim?

[]s
Rodrigo
  • 0

#11 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts

Posted 24 October 2006 - 08:35

Apenas resaltando que meu comentário é sempre visando desempenho e não conforto.

1- A maior mentira é que Eibach é feita para amortecedor original. Fica uma porcaria em diversas situação como emendas de pontes e depressoes acentuados onde o amortecedor original dá fim de curso. O resultado pratico é que os batentes inferiores implodem como aconteceu 2 vezes comigo, com o Ed Filho e snme com o W.

2- O idela é por amortecedor com corpo e haste + curta e com + carga. Infelizmento no Brazil não há muitas esperanças de arrumar um bom fornecedor, visto que eles usam oleo de cozinha que quando aquece perde 100% da eficiencia.

Infelizmente a verdade é essa.

PS: colocando somente melhor que original em desempenho até fica, mas as pancadas de final de curso vão acontecer sempre, Brazil não foi feito para carro e sim carroças, paisinho chimfrim esse nosso.

Meu carro não ficou horrível, ficou BEM mais duro. E voador em ondulações... tem algum carro com Eibach que não se comporte assim?

[]s
Rodrigo

<{POST_SNAPBACK}>

• 0

#12 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 posts

Posted 26 October 2006 - 00:09

Isso é vero... as pancadas secas são de matar mesmo :(

[]s
Rodrigo
  • 0

#13 ricardo calibra

ricardo calibra
  • AMIGO
  • 92 posts

Posted 15 January 2010 - 18:07

alguem pode me responder ai,olhando as suspensoes traseiras do calibra 4x2 e dos 4x4,reparei que elas sao quase identicas,faltando apenas o diferencial,algumas barras e o cubo de roda com passagem para a homocinetica traseira,pois elas tem os mesmos braços de comando,vcs podem me tirar essa duvida
  • 0

#14 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2,426 posts

Posted 15 January 2010 - 18:34

alguem pode me responder ai,olhando as suspensoes traseiras do calibra 4x2 e dos 4x4,reparei que elas sao quase identicas,faltando apenas o diferencial,algumas barras e o cubo de roda com passagem para a homocinetica traseira,pois elas tem os mesmos braços de comando,vcs podem me tirar essa duvida

Sim, é isto mesmo, e o cubo de roda no caso seria o do Omega.

Mas se o desejo é montar um Calibra 4x4, você precisará primeiro achar um câmbio com a tomada pro diferencial traseiro. O F28, câmbio original do Calibra 4x4 turbo, tem um controle eletrônico incorporado na Motronic 2.5, ou seja, precisará ou da Motronic 2.5 completa ou descobrir o protocolo dela e implementar de alguma forma, ou ainda desativar a parte eletrônica da F28 e colocar um diferencial convencional ou outro blocante que não sofra com aquecimento.

Enfim, sem peças sobrando de Calibra 4x4 por aqui fica um pouco difícil, mas não impossível, montar um. Eu cheguei a comprar uma F28 na Inglaterra e desisti do negócio quando descobri da Motronic 2.5.

Agora se o desejo é um Calibra com tração traseira, o caminho é este: Motor longitudinal e câmbio de Clark 5 marchas, e muito corte e solda. :D

[]s!
  • 0

#15 ricardo calibra

ricardo calibra
  • AMIGO
  • 92 posts

Posted 19 January 2010 - 13:07

nao minha ideia é realmente um 4x4,cortar para transformar em traseira nunca.
  • 0

#16 ricardo calibra

ricardo calibra
  • AMIGO
  • 92 posts

Posted 19 January 2010 - 13:10

mas me diga uma outra coisa esse recurso eletronico controla o que afinal no diferencial,esse sistema do calibra funciona como variavel,ou com mudança de traçao por eixo a depender do torque aplicado?
  • 0

#17 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2,426 posts

Posted 24 January 2010 - 23:19

mas me diga uma outra coisa esse recurso eletronico controla o que afinal no diferencial,esse sistema do calibra funciona como variavel,ou com mudança de traçao por eixo a depender do torque aplicado?

1) A tração traseira só é acionada caso o eixo dianteiro perca tração (idêntico ao sistema da EcoSport 4x4)
2) Ao menor toque no freio a tração traseira é desligada

O diferencial central, se acoplado direto, literalmente "frita" por sobreaquecer com o constante uso, independente do abuso e potência.
  • 0

#18 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts

Posted 25 January 2010 - 05:19

1) A tração traseira só é acionada caso o eixo dianteiro perca tração (idêntico ao sistema da EcoSport 4x4)
2) Ao menor toque no freio a tração traseira é desligada

O diferencial central, se acoplado direto, literalmente "frita" por sobreaquecer com o constante uso, independente do abuso e potência.

qual a diferença básica do 4x4 do calibra e o 4x4 integral dos subarus por exemplo, no que se refere ao acoplamento do eixo dianteiro e traseiro. ?
  • 0

#19 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2,426 posts

Posted 25 January 2010 - 09:55

qual a diferença básica do 4x4 do calibra e o 4x4 integral dos subarus por exemplo, no que se refere ao acoplamento do eixo dianteiro e traseiro. ?

4x4 integral significa que tem um diferencial central e a tração está disponível para todas as rodas em tempo integral.
Aí varia de modelo à modelo, sendo os mais simples com 3 diferenciais "abertos" (comuns como 99% dos carros), e em condições com aderência há 25% de torque em cada roda, mas basta uma roda perder tração que todas perdem. Não é tão ruim, pois o torque por roda é menor que em tração 4x2 e na prática no asfalto gruda muito.

Adiciona-se diferenciais blocantes nos modelos mais evoluídos e nos mais sofisticados controle de tração e gerenciamento eletrônico.

Carro 4x4 em curvas tem o mesmo comportamento de carro com tração dianteira, sem as desvantagens da perda de tração obviamente, a não ser que tenham sido projetados para distribuir muito mais torque na traseira, como por exemplo o Porsche 959.

O Calibra 4x4 original funciona muito bem em condições de baixa aderência, drag racing, etc. Mas do jeito original acredito que não ajudaria nada em pista de corrida.

[]s!
  • 0