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Como pode um avião bater no outro?


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215 replies to this topic

#121 Bruno Cali

Bruno Cali
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Posted 07 October 2006 - 14:07

Cara só vamos saber da verdade depois que o CVR e o FDR foram analisados...

Nem adianta querer elocubrar....

Quanto ao CVR/FDR do Legacy não vejo serventia... Pois parece-me que os dados dos mesmos são apagados após o corte dos motores...

Abraço

Edited by Bruno Cali, 07 October 2006 - 14:07.

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#122 erlon

erlon
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Posted 07 October 2006 - 17:29

Retirei de outro forum mas não sei a fonte...
Noticia MUITO interessante caso seja confirmada...


"A FAA (Administração Federal de Aviação, dos Estados Unidos) apontou, em 12 de setembro, um defeito no modelo de transponder utilizado pelo jato Legacy. E determinou um recall com várias etapas, a ser iniciado no próximo dia 17.

O transponder do Legacy é fabricado pela companhia Honeywell, baseada em Nova Jersey.


O defeito provoca um efeito similar ao apontado por toda a investigação sobre o acidente: a perda de contato com o controle de tráfego aéreo e o funcionamento incorreto do sistema anticolisão da aeronave. O transponder é um sistema que transmite os dados do avião para o controle de terra e para outras aeronaves. Tanto a versão da FAB (Força Aérea Brasileira) quanto a dos pilotos até agora indicavam o mesmo problema: o transponder do Legacy não funcionou após ele mudar sua rota, vindo de São José dos Campos (SP), sobre Brasília em direção a Manaus.

A Folha tentou falar ontem à noite com a Embraer, sem sucesso. Não é possível, portanto, afirmar que a empresa não tenha adotado preventivamente algum dos passos de segurança determinados pela FAA --que serve de referência para aeronaves no mundo todo. De todo modo, ela só deveria fazê-lo a partir do dia 17.

A Diretriz de Aeronavegabilidade 2006-19-04 diz: "Essa diretriz resulta do fato de o transponder incorretamente entrar no modo stand-by se a tripulação levar mais de cinco segundos usando o botão giratório da unidade de rádio para mudar seu código de controle aéreo. Estamos emitindo essa diretriz para evitar que o transporte dessa unidade de comunicação entre em modo stand-by, o que pode aumentar o trabalho da tripulação e resultar no funcionamento impróprio do Sistema de Alerta de Tráfego Anticolisão".

Isso significa que se o piloto mexeu no botão em que ele indica o código de 4 números que identifica a aeronave nos radares, um defeito pode ter colocado o transponder num modo inativo (o stand-by citado). A mudança ficaria registrada no painel do transponder, mas não há nenhum tipo de alerta sonoro ou visual disso.

Mas aí entra uma dúvida: o código numérico só pode ser alterado, após uma decolagem, se for solicitado por parte do controle de terra. E tanto Brasília quanto os pilotos alegam que tentaram falar sem sucesso um com o outro, durante a quase uma hora entre a passagem do avião pela capital e a colisão.

A diretiva da FAA determinava os seguintes passos: a partir de 17 de outubro, a fabricante deveria mudar o manual de vôo que é consultado pelos pilotos, alertando para ele checar o sistema por meio de teste. Essa medida deveria ser feita em 14 dias; em alguns casos, substituir o transponder em até 18 meses; em outros casos, substituir partes do sistema de comunicação ou no transponder.

A diretriz foi tomada a partir de cinco boletins de alerta da fabricante do transponder, a empresa norte-americana Honeywell, entre julho de 2005 e janeiro deste ano. A partir daí, a FAA ouviu fabricantes e associações de pilotos. A Embraer é citada no relatório da diretriz como tendo feito um pedido de adiamento do prazo para a mudança no manual de vôo --que inicialmente era de 5 dias.

"A Embraer sustenta que a perda do transponder não provoca um risco tão grande que justifique um prazo tão urgente", diz o texto, afirmando que a fabricante brasileira alegou que muitos aviões teriam de ser trazidos de linhas internacionais. A Embraer pedia um mês para a mudança, a FAA aceitou o prazo de 14 dias.

A medida atingiu 1.365 aviões, de vários fabricantes, incluindo o Legacy.

Essa nova informação, que sugere uma solução para o mistério do transponder inoperante e a conseqüente inutilidade do sistema anticolisão do avião, mas não explica, por exemplo, por que os pilotos do Legacy não seguiram na altitude de seu plano de vôo.





Famílias das vítimas brasileiras do Vôo 1907 da Gol contrataram um escritório de advogados de San Francisco, na Califórnia, especializado em pedidos de indenização por acidentes aéreos. Eles vão abrir uma ação civil nos Estados Unidos pedindo compensação financeira pela perda da vida de seus parentes no acidente. Robert Lieff, proprietário da firma, confirmou à Folha a contratação, mas não quis precisar o número exato de familiares, que "passaria de uma dezena".


O próprio Lieff e sua sócia, Lexi Hazam, chegam ao Brasil na terça-feira para se encontrar com seus clientes. Levam consigo um especialista e avisam que realizarão sua própria investigação para ajudar a determinar culpabilidades. Se a Justiça brasileira concluir que os dois pilotos cometeram alguma falha, eles pretendem processar seu empregador, a ExcelAire. Quem pagaria a indenização seria a seguradora da empresa norte-americana.

A Lieff Cabraser Heimann & Bernstein ou seus advogados já representaram familiares em 33 casos de acidentes aéreos, o primeiro em 1987 (queda do MD82 da Northwest Airlines no aeroporto de Detroit), o mais recente em 2006 (queda do Bombardier CRJ-100 da Comair, subsidiária da Delta, em Lexington, no Kentucky). No Brasil, trabalham em parceria com o advogado Leonardo Amarante, do Rio.

Juntos, os dois escritórios já representam mais de 500 hemofílicos brasileiros infectados com o HIV ou seus parentes, que processam companhias norte-americanas que fabricaram produtos sangüíneos Factor VIII (ou "AHF") e Factor IX que seriam supostamente contaminados. Na sexta-feira, o escritório colocou no ar um site em português que busca esclarecer as dúvidas quanto a casos de aviação civil.

Se a hipótese de falha técnica for comprovada, eles podem acionar desde a Embraer, se o defeito foi no Legacy, até a ExcelAire, que comprou a aeronave e a registrou nos EUA, passando pelo fabricante do aparelho conhecido como TCAS, que no caso do Legacy teria sido feito pela Honeywell, baseada em Nova Jersey, e a própria Boeing, de Seattle, no Estado de Washington, se o problema tiver sido no 737/800. "Não descartamos nenhuma possibilidade", disse à Folha Lieff.

Mas o cenário mais forte com que trabalham é a de que a falha humana por parte dos dois pilotos norte-americanos seja confirmada. Para tanto, já levantaram detalhes sobre o faturamento da ExcelAire."

Edited by erlon, 07 October 2006 - 17:31.

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#123 Erick Nagy

Erick Nagy
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Posted 07 October 2006 - 20:00

Só não entendo, pq o piloto não colocou o 7700 no transpoder (código internacional para emergências), pq não comunicou com o Centro Amazônico (Não me recordo se naquela área após cachimbo (SBCC) é centro amazônico (SBAZ) ou centro Brasília (SBBS).....

O cara caiu sem falar com ninguém!?!?!? Será mesmo? Nenhum pedido de Emergência? Nada nada???

<{POST_SNAPBACK}>


Meu amigo, não vou comentar muito para o pessoal não falar que estou pegando no pé! :P
Mas, sua explicação tá mais pra novela da Globo do que Accident Investigators da Discovey! :rindo

No caso do 737 e o 7700, isto só significa que realmente havia um problema de comunicação por VHF na região, OU o dano foi tão grande que ele perdeu os rádios de voz! :(

Esses Americanos são muito chatos....
Bem verdade que na amazônia, especialmente voando baixo Nível 150 pra baixo algumas vezes não se consegue comunicar com o Centro....
Mas no Nível 370!?!?!?! Díficil e ainda próximo a Cachimbo, ond existem torres de retransmissão.....
Pra mim esses manés do Legacy tavam voando no 370 desde que decolaram e bizonharam.... Subiram pra lá e ficaram conversando... batendo papo... e nem ligaram pro Controle chamando eles pra avisar da altitude....
Só fica a grande intriga... pq o TCAS não disparou!?!?!?!?
Abraço

<{POST_SNAPBACK}>


O problema do TCAS, já está explicado na notícia que o Erlon postou, e existe inclusive AD! ;)
O do rádio, continuo acreditando que ambas aeronaves tiveram problemas na região.

Vc já viu que os relatórios do controle de vôo sempre dizem que o Legacy sumiu um pouco antes de colidir e apareceu depois milagrosamente?
Vc notou tbém que o Boeing vinha na tela até a colisão, depois SOME e reaparece algum tempo depois com queda brusca de altitude???
E se tiver realmente um buraco na região? :P


Também foi noticiada a revisão da caixa preta do Legacy e que não havia nenhuma falha eltrônica no transponder. O mesmo foi realmente desligado durante o choque, enquanto o controle de tráfego tentou entrar em contato com os pilotos por sete vezes, sem resposta.

<{POST_SNAPBACK}>


Não dá para saber isto pelo FDR Gudi! Especulação!
Para saber se o Transponder estava funcionando, só o tráfico aéreo, que já falou que não estava!

Cara só vamos saber da verdade depois que o CVR e o FDR foram analisados...
Nem adianta querer elocubrar....
Quanto ao CVR/FDR do Legacy não vejo serventia... Pois parece-me que os dados dos mesmos são apagados após o corte dos motores...
Abraço

<{POST_SNAPBACK}>


Cara, de onde vcs tiram estar merdas! :(

Por regulamento TODO e qualquer FDR e CVR deve gravar um mínimo de 25h de vôo.
No caso do Legacy ele começa a gravar assim que a Red Beacon é ligada ou acft. em Air mode! ;)

Na época que eu analisava FDR de 145, lembro que ele chegava a quase 26 horas de gravação! :)


Pessoal, agora vai minha opnião em algo que realmente está me incomodando nesta investigação.

Para mim, está CLARO que a ANAC e a Aeronáutica estão "controlando" ou "manipulando" algumas informações para tirar o foco de possível erro de controle!!!
Isto para mim é gravíssimo e totalmente desleal.

Deixar a especulação de que os pilotos estavam ou não "brincando" com a aeronave é absurda! Se o FDR não mostra isto, eles DEVEM falar para todos.
Como tbém, eles já deveriam ter dito qual era a altitude EXATA da acft. no momento do acidente!!!
Outra, se o CVR não mostra nenhum chamado da torre, isto tbém deve ser divulgado, e não ESPECULAR que o piloto baixou o rádio.

Estes caras são inocentes até que se prove o contrário. Se fosse com vcs, vcs queriam que fizessem isto?
Que puta palhaçada isto tudo!

Para mim, EXISTE SIM culpa da Aeronáutica e do controle aéreo.
Digam para mim, vcs acham que um Sargento (controlador) em inglês suficiente para "intimidar" um piloto Americano?
É CLARO e de CONHECIMENTO GERAL, que um grande problema hoje em países de 3o mundo é o nível de comunicação entre o controle e pilotos de outros países!
Não existe uma comunicação clara, devido a diferença de linguagem, sotaque, interferencia na comunicação, etc...
O controle espera que o cara siga restritamente o plano de vôo.
Mas, se ele estiver fora TEM QUE SER AVISADO.

Se o contato com o Legacy não era possível, era OBRIGAÇÃO do controlador tirar qquer avião de sua rota e enviar um caça militar para a busca!!!

Mas, não, eles ficaram trabalhando na dúvida, e só reagiram qdo os aviões estavam MUITO próximos.

Este é o trabalho dos caras, se eles não fizerem isto, não precisamos deles lá! PORRA! :angry:

E, por estes motivos que existe tanta obscuridade no que foi ou não foi lido no FDR/CVR do Legacy!!!

O que vcs acham?

Abrax.

:ph34r:
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#124 Erick Nagy

Erick Nagy
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Posted 07 October 2006 - 20:01

Retirei de outro forum mas não sei a fonte...
Noticia MUITO interessante caso seja confirmada...


"A FAA (Administração Federal de Aviação, dos Estados Unidos) apontou, em 12 de setembro, um defeito no modelo de transponder utilizado pelo jato Legacy. E determinou um recall com várias etapas, a ser iniciado no próximo dia 17.

O transponder do Legacy é fabricado pela companhia Honeywell, baseada em Nova Jersey.

<{POST_SNAPBACK}>


Pronto, matou a pau!
E, novamente, merda de gringo! ;)

Abrax.

:ph34r:
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#125 Bruno Cali

Bruno Cali
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Posted 08 October 2006 - 12:46

Flw! Nem to mais aqui! ;)
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#126 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
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Posted 08 October 2006 - 12:51

Que censura hein?

O cara colocou os links das fotos, clica quem quer.

Quem falava muito o que é ou não necessário ser visto eram os militares até 1985.


Tirei todo o material das fotos, e os posts que estavam relacionados à elas.

Vamos tentar manter uma conversa mais razoável aqui. Nada disso é necessário ser visto, sendo, ou não do acidente da Gol.

[]s

<{POST_SNAPBACK}>


  • 0

#127 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
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Posted 08 October 2006 - 13:01

Tô começando a concordar com o Nagy, muito estranho o comportamento da Anac, estão segurando informações que já tem faz tempo, e que podem provar que a cagada foi do controle de tráfego, ou seja, deles mesmos.
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#128 Erick Nagy

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Posted 08 October 2006 - 15:31

Flw! Nem to mais aqui! ;)

<{POST_SNAPBACK}>


Pô! Companheiro, vai levar por trás mesmo?
Apela não... Nem peguei pesado contigo! :rolleyes:

Abrax.

:ph34r:
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#129 Erick Nagy

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Posted 08 October 2006 - 15:33

Que censura hein?

O cara colocou os links das fotos, clica quem quer.

Quem falava muito o que é ou não necessário ser visto eram os militares até 1985.

<{POST_SNAPBACK}>


O problema não é este Alemão.
Se ele quiser, pode criar outro tópico sobre o assunto, cfm eu sugeri.
O ruim é algum mané entrar aqui e ficar divulgando a mesma coisa depois, que as fotos são do acidente, não precisamos contribuir com isto, certo? :P

Abrax.

:ph34r:
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#130 Vinicius

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Posted 08 October 2006 - 15:40

Eu acho chato postar este tipo de link. Chega a ser desrespeito com a família. Ou to exagerando?
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#131 Erick Nagy

Erick Nagy
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Posted 08 October 2006 - 15:42

Tô começando a concordar com o Nagy, muito estranho o comportamento da Anac, estão segurando informações que já tem faz tempo, e que podem provar que a cagada foi do controle de tráfego, ou seja, deles mesmos.

<{POST_SNAPBACK}>


Alemão, como o Eugênio bem lembrou no começo, um acidente aéreo normalmente é a congruência de vários erros.

Neste caso:
1. Falha de sw do transponder. Resultou em perda das indicações no radar e inoperatividade indireta do TCAS.
2. Buraco na região que não permitiu os DOIS aviões se comunicarem com o Controle.
3. Piloto não estava seguindo o plano de vôo corretamente.
4. O Controlde de Tráfego Aéreo não fez o trabalho deles. A partir do momento que não conseguiam contato com o Legacy, deveriam ter desviado o 737.

Qto ao item 3, isto não faz dos pilotos assassinos.
Quem aqui já dirigiu um carro fora do país?
Qual foi a sensação na 1a. vez? E dirigir na Alemanha, que nem as placas vc entende?

Bem, podem falar que a aviação é padronizada, isto e aquilo, mas o o mesmo acontece com os carros... Existe um certo padrão, por isto vc pode dirigir em outros países (alguns apenas com a carteirda da FIA, que não te dá nenhum curso, só pega seu dinheiro), mas ainda assim é diferente.
E, o principal, vc NÃO conheçe o caminho, kct.
Tem gringo que não deixa vc mudar de faixa para entrar naquela saída que vc não tinha visto, pois ELES vivem a vida toda numa cidade de merda, conheçem tudo, trocam de faixa 5km antes, e NÃO deixam ninguém entrar a menos de 1Km pois na cabeça de amendoim deles, vc não está sendo educado!!!
Claro que eles não tem capacidade de pensar que o cara pode ter esquecido a saída, ou não está familiarizado com o lugar! :P

Ou seja, precisamos considerar que os pilotos não são Brasileiros e podem sem terem esquecido a mudança de altitude.
O Legacy, ao contrário do 737 não tem navegação Vertical integrada ao FMS (Flight Management System), desta forma, é manual a ação de FLC (Flight Level Change). ;)

Abrax.

:ph34r:

Edited by Erick Nagy, 08 October 2006 - 15:44.

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#132 Vinicius

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Posted 08 October 2006 - 15:46

O fato de alegarem que os pilotos estavam "brincando" é uma piada de mau gosto. Eu processaria o país.

brincando/testando o avião

Edited by Vinicius, 08 October 2006 - 15:47.

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#133 Puppets

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Posted 08 October 2006 - 15:49

Só achei ridículo os caras q já estão nos EUA, dizerem q se sentiram "hostilizados" com o aquele exame q fizeram nos pilotos para provar que não foram torturados <_<

Muito frescos, tá louco!
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#134 Vinicius

Vinicius
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Posted 08 October 2006 - 15:55

É verdade! Lembram-se dos brasileiros que foram presos porque disseram que estavam carregando uma bomba? Era uma bomba mesmo, mas era uma utilizada para mexer com pranchas.

Pimentinha no bumbum alheio é refresco. O lance é segurar os pilotos aqui até terminar tudo isso. Pode vir Rice, Bush, qualquer um. Temos que mandar em alguma coisa pelo menos...
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#135 Erick Nagy

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Posted 08 October 2006 - 16:07

É verdade! Lembram-se dos brasileiros que foram presos porque disseram que estavam carregando uma bomba? Era uma bomba mesmo, mas era uma utilizada para mexer com pranchas.

Pimentinha no bumbum alheio é refresco. O lance é segurar os pilotos aqui até terminar tudo isso. Pode vir Rice, Bush, qualquer um. Temos que mandar em alguma coisa pelo menos...

<{POST_SNAPBACK}>


Claro... Os caras ao invés de dizer "air pump" falam "bomb"... Vc tá louco? :P

Tem que mandar em porra nenhuma, a gente não manda em nada e é melhor que seja assim!
Tô falando, os caras vão invadir esta merda aí para pegar a Amazônia e a culpa é de vcs, que suportam esta idéia de ficar acusando sem provas!

Depois não venham chorar as pitangas... <_<
Merda!

:ph34r:
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#136 Vinicius

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Posted 08 October 2006 - 16:59

Hahaha! O Nagy fala como se não tivesse vivido aqui X anos e como se não tivesse família aqui! Que venham pega a Amazônia então... Será divertido!
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#137 Erick Nagy

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Posted 08 October 2006 - 17:12

Hahaha! O Nagy fala como se não tivesse vivido aqui X anos e como se não tivesse família aqui! Que venham pega a Amazônia então... Será divertido!

<{POST_SNAPBACK}>


Filhote, é o contrário... Estou falando que é merda desafiar, principalmente estando errados!

Como vc acha que o Brasil tem condições de se defender dos caras?
Fala pra mim?
Vc é louco ou comeu merda???

O Brasil não segura nem o Chile, que tem Forças Armadas muito melhor preparadas e equipadas que nosso país! :(

Sad... But true!
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#138 Erick Nagy

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Posted 08 October 2006 - 17:13

Pensando melhor, talvez os traficantes salvassem nosso país! ;)
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#139 Vinicius

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Posted 08 October 2006 - 17:16

Você acha mesmo que os United States of America iram invadir o Brasil? Bem vindo a III WW! O poderio dos Estados Unidos é diretamente proporcional ao número de inimigos querendo a cabeça do titio Sam!

Não preciso enumerar os países com certa representatividade internacional que querem ferrar os EUA. Só estão esperando a hora certa.

Se conseguiram fazer aquela merdinha no Iraque (que não é tão grande assim), imagine nos quase 10kkkm² do nosso BR.
  • 0

#140 Erick Nagy

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Posted 08 October 2006 - 17:57

Você acha mesmo que os United States of America iram invadir o Brasil? Bem vindo a III WW! O poderio dos Estados Unidos é diretamente proporcional ao número de inimigos querendo a cabeça do titio Sam!

Não preciso enumerar os países com certa representatividade internacional que querem ferrar os EUA. Só estão esperando a hora certa.

Se conseguiram fazer aquela merdinha no Iraque (que não é tão grande assim), imagine nos quase 10kkkm² do nosso BR.

<{POST_SNAPBACK}>


Fazer merda, os caras fazem em qquer lugar!

Agora, vc quer que seja no seu quintal?

Não estou discutindo se teríamos apoio ou não, somente, que não vale a pena provocar! ;)
O prejuízo para nós é CERTO e indiscutível, independente deles atingirem seus objetivos! :(

Abrax.

:ph34r:
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#141 Vinicius

Vinicius
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Posted 08 October 2006 - 18:56

Fato. Mas acho que irei morrer, meu filho, meu neto e nada disso vai acontecer. É extremamente remota a possibilidade de algo desta magnitude acontecer!

To guardando comida enlatada, pilhas, geradores, etc... Lá no porão.
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#142 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
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Posted 09 October 2006 - 01:03

Vcs estão querendo declarar guerra aos Estados Unidos, é isso?

Se for, me avisem logo pra eu vazar.
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#143 Erick Nagy

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Posted 09 October 2006 - 01:53

Vcs estão querendo declarar guerra aos Estados Unidos, é isso?

Se for, me avisem logo pra eu vazar.

<{POST_SNAPBACK}>


Vcs NÃO o Vinícius...
Eu estou dizendo justamente o CONTRÁRIO! ;)

E, aposto que ele seria o primeiro a mudar de país! <_<
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#144 Vinicius

Vinicius
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Posted 09 October 2006 - 02:05

Eu mudaria caso eles invadissem mesmo. Mas isto NÃO vai acontecer. Nossos netos morrerão e nada disso vai virar realidade. É algo impensável.
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#145 Gcarneiro

Gcarneiro
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Posted 11 October 2006 - 11:14

A única coisa certa, eu, eu, eu acho que em acidentes com aviões ou em qualquer outro acidente nunca é uma coisa só que está envolvida, tipo, foi culpa deste ou daquele. Vide outros acidentes de avião ocorridos como o dos dois 747 nas Ilhas Canárias, aquele fodido na India, aquele de Linate em Milão, aquele no aeroporto da França pq os viadinhos se recusam a comunicar com outros pilotos em inglês e por aí vai. Segundo fontes confiáveis, há buracos sim na comunicação dos radares brasileiros. De qualquer forma, os americanos fizeram a merda maior sem dúvida. Prendamos os caras...
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#146 Matheusc20xe

Matheusc20xe
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Posted 11 October 2006 - 12:34

A única coisa certa, eu, eu, eu acho que em acidentes com aviões ou em qualquer outro acidente nunca é uma coisa só que está envolvida, tipo, foi culpa deste ou daquele. Vide outros acidentes de avião ocorridos como o dos dois 747 nas Ilhas Canárias, aquele fodido na India, aquele de Linate em Milão, aquele no aeroporto da França pq os viadinhos se recusam a comunicar com outros pilotos em inglês e por aí vai. Segundo fontes confiáveis, há buracos sim na comunicação dos radares brasileiros. De qualquer forma, os americanos fizeram a merda maior sem dúvida. Prendamos os caras...

<{POST_SNAPBACK}>


agreed



Quanto a declarar guerra, tbm me avisem, por favor! :D :P
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#147 Bruno Cali

Bruno Cali
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Posted 11 October 2006 - 18:03

Galera vc's curtem elocubrar mesmo....

É FATO que houve culpa dos americanos, visto que os mesmos estavam no nível errado para a proa voada.

É FATO que vouve uma pane de comunicação. Não se sabe se a "PANE" ocorreu devido a um "buraco" no sistema de comunicação (VHF), ou se os americanos estavam em outra frequência....

É FATO que houve pane no transponder, pois o Centro não tinha a identificação do alvo... somente a informação de azimute e distância (RADAR PRIMÁRIO), as informações de Altitude e Identificação do Alvo são parte do SSR (RADAR SECUNDÁRIO).

Quanto ao fato de haver um buraco na rede VHF na região em NADA tem haver com o SSR (TRANSPONDER). Pois é totalmente independente um do outro... São antenas diferentes....Não é a mesma rede utilizada pela comunicação.

Quanto a estória da descompressão explosiva... Cada vez isso fica mais evidente.... São grandes as chances de que os passageiros tenham morrido antes mesmo de saber o que estava aconteçendo....

Só pra se ter uma idéia, uma descompressão desse tipo, mas em menor escala (Descompressão Súbita), ocorreu a alguns anos atrás com um LearJet nos EUA. ele estava voando no Nível 410 se não me engano, quando ocorreu essa emergência. A descompressão foi tão rápida que nem os pilotos nem os passageiros conseguiram colocar as máscaras.... Como os danos estruturais foram mínimos a aeronave continuou voando (estava com o piloto automático acoplado).... Após várias tentativas de contato do Centro com a aeronave, um caça F-16 foi enviado, e chegando lá constatou o buraco na fuselagem e que os vidros pareciam "congelados" por dentro.... Assim a aeronave voou até acabar o combustível e cair por pane seca.

Cara eu não to tentando explicar o assunto não... Mas algumas coisas são feitas em caso de emergência....

Se houve a descompressão explosiva, os pilotos tb não tiveram tempo de colocar as máscaras de oxigênio... ficando inconscientes e vindo a falacer na sequência, devido a falta de oxigênio... daí explica nenhum pedido de socorro, nada do 7700 no transponder...

Existem tantas versões pra mesma história....

O que importa, o legacy estava sim errado, se teve DOLO ou não é outra história, mas o mesmo estava errado.

Quanto a vir voar no Brasil e tal... Ser americano e não conheçer as coisas por aqui... ISSO não é motivo para se atenuar nada... pois seguimos o padrão ICAO (Padrão Mundial) só os manés dos americanos com a sua FAA que gostam de mudar as coisas... Enquanto o mundo todo utiliza o Padrão FAA nas regras de tráfego aéreo eles usam o padrão deles.... por isso ocorrem confusões... O que de forma alguma serve de desculpa para um piloto não saber que ele estava errado.

Cara como piloto, tenho certeza que esses caras passaram por brasília e por distração mesmo esqueceram de mudar de nível.... Vinham já de um bom tempo de vôo de SJC e ao passar por BRS teriam que mudar de nível...

Provavelmente estavam fazendo qq coisa menos se preocupar com o andamento do vôo...

Existiam no mínimo 6 pessoas monitorando o andamento do vôo. 02 Pilotos da GOL, 02 Pilotos do legacy e 02 Controladores.... No caso dos pilotos da GOL, eles estavam na boa... Concerteza estavam batendo papo mesmo... Afinal depois de nivelar o avião DUVIDO que exista um piloto que fique o vôo inteiro olhando pra fora e procurando uma aeronave se aproximando na contra-mão.... até pq na velocidade de aproximação dos dois seria humanamente impossível tomar qq atitude a tempo..... Os pilotos do legacy tá na cara que tb estavam de bate-papo... como qq piloto estaria... Mas eles falharam e falharam feio ao não trocar de altitude no momento que estava previsto no seu plano de vôo. Lógico que essa mudança de nível não é "quando o piloto quer" e sim quando autorizado pelo centro....

Vou parar por aqui... Se for levantar TODAS as hipóteses vou ficar escrevendo a noite toda....

Isso aí, desculpa pro pessoal entendido no assunto, se falei alguma bobagem/besteira... Mas não sou o dono da verdade muito menos o sabe tudo!

Abração!
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#148 Ives

Ives
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Posted 11 October 2006 - 18:27

Quanto a estória da descompressão explosiva... Cada vez isso fica mais evidente.... São grandes as chances de que os passageiros tenham morrido antes mesmo de saber o que estava aconteçendo....

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Tomara...
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#149 Sem_Sono

Sem_Sono
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Posted 11 October 2006 - 19:39

Galera, desculpe a ignorancia, e desculpe se alguem do forum tiver perdido algum parente lá. mas.... pq tanto barulho por causa de um acidente de avião? blz, morreram sei lá quantos, mas já passou. ñ sobrou ninguem e mesmo assim essa porra ta toda hora na tv no radio nos jornais.

alguem pode me explicar o pq de tanta atenção?
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#150 Bruno Cali

Bruno Cali
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Posted 11 October 2006 - 19:54

Deve ser pq não é uma coisa "comum"... E muito menos corriqueira... Afinal andar de avião é mais seguro que andar a pé....

Outro, se trata só do maior desastre aéreo na história do Brasil....

Tirando esses detalhes....

Tb não vejo nada de mais! ;)

Abraço
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