Matheus çanguenuzóio
#61
Postou 01 setembro 2006 - 17:25
Me diga então como se obtem torque utilizando as seguintes variáveis
Variaveis: tempo e rpm do rolo.
Constantes: massa inercial do rolo.
Como os dados acima eu tiro potencia, mas torque nem Isac Newton.
PS: dinamometro so mede torque caso ele tenha um freio e este freio deve obrigatoriamente ter um medidor de torque.
Dinamometro inercial é tudo diferente.
#62 Guest_Alemão - SP_*
Postou 01 setembro 2006 - 17:33
Não estou contrariando, só estou tentando entender.
Alemão
Me diga então como se obtem torque utilizando as seguintes variáveis
Variaveis: tempo e rpm do rolo.
Constantes: massa inercial do rolo.
Como os dados acima eu tiro potencia, mas torque nem Isac Newton.
PS: dinamometro so mede torque caso ele tenha um freio e este freio deve obrigatoriamente ter um medidor de torque.
Dinamometro inercial é tudo diferente.
Este post foi editado por Alemão - SP: 01 setembro 2006 - 17:34
#63
Postou 01 setembro 2006 - 18:24
cada ponto representa a variação de energia do rolo num determinado delta t, pequeno.
Seguinte:
O rolo tem uma massa inercial fixa e conhecida = M em kg
W0 = velocidade angular do rolo em rad/s em uns instante to
W0 = velocidade angular do rolo em rad/s em uns instante t1
Variação de Energia do rolo = (M*(W0^2))/2 - (M*(W1^2))/2
Potencia = Variação Energia / (t1 - t0).
O que o "dinamometro" inercial faz é marcar muitos pontos como esse levantando a curva de potencia vs Velocidade, ou potencia vs rpm, caso o rpm do MOTOR esteja sendo monitorado.
Não sou nenhum especialista em física, me corrijam em algum detalhe caso necessite, mas o principio não tem erro não.
#64
Postou 01 setembro 2006 - 18:42
Pois tem um circuito hidraulico ..
Falow
#65
Postou 01 setembro 2006 - 19:28
O dino que não sao inerciais permitem que vc meça a potencia numa rotação estatica, tipo 6000rpm e vc mesmo de pé no fundo a rotação nao sobe, como num dino de bancada.
acho que o dinanometro do race tem freio em ...
Pois tem um circuito hidraulico ..
Falow
#66
Postou 01 setembro 2006 - 22:29
Agora quanto a potência não ser resultado exato da performance, como o West colocou muito bem, estou de inteiro acordo.
Mas há uma forma simples de vc ter uma idéia bem próxima do razoável para saber se um carro tem "X" potência... pela velocidade que ele atinge, e o arrasto que ele tem contra o ar.
Não tem segredo.
Eu não comparei a performance do meu motor pelo desempenho em "Drag" com o Monza, e sim pela velocidade que atingi com ele, e comparando com carros de aerodinâmica bem superior e potência de quase 200hp, com máxima real de 235km/h.
Isso pra mim é física óbvia.. Se um carro tem muito mais arrasto que o outro, e atinge a mesma velocidade ou mais que esse, ele obrigatoriamente tem que ter mais potência.
Claro que o peso tbm tem relevância.. mas mesmo considerando a diferença de peso, que querendo ou não, sua relevância é bem baixa em alta velocidade, ainda sim seria impossível eu ter menos potência e atingir a mesma velocidade.
Por isso o que me surpreende no Monza, não é o fato dele virar 0-100 km/h em 6,7 segundos, mas sim o fato de andar a 230km/h com um cx de 0,38 leproso..
Se 180hp faz isso.. então realmente esta tudo otimizado em meu carro.. hehehe
#67 Guest_Alemão - SP_*
Postou 02 setembro 2006 - 12:32
Valeu Roberto Leal!
1o de tudo as curvas de dino são na verdade pontos interligados
cada ponto representa a variação de energia do rolo num determinado delta t, pequeno.
Seguinte:
O rolo tem uma massa inercial fixa e conhecida = M em kg
W0 = velocidade angular do rolo em rad/s em uns instante to
W0 = velocidade angular do rolo em rad/s em uns instante t1
Variação de Energia do rolo = (M*(W0^2))/2 - (M*(W1^2))/2
Potencia = Variação Energia / (t1 - t0).
O que o "dinamometro" inercial faz é marcar muitos pontos como esse levantando a curva de potencia vs Velocidade, ou potencia vs rpm, caso o rpm do MOTOR esteja sendo monitorado.
Não sou nenhum especialista em física, me corrijam em algum detalhe caso necessite, mas o principio não tem erro não.