Light Style© by Fisana

Jump to content

Photo

Matheus çanguenuzóio

• Please log in to reply
66 replies to this topic

#31 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3,786 posts
  • Interesses:.

Posted 31 August 2006 - 17:35

Alemão dorminhoco.

JMarcelo

PS.: você vai hoje no extra-plus para recepcionar nosso amigo Sanchez?
  • 0

#32 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Posted 31 August 2006 - 17:37

Alemão dorminhoco.

JMarcelo

PS.: você vai hoje no extra-plus para recepcionar nosso amigo Sanchez?

<{POST_SNAPBACK}>

Não estava sabendo desse evento. Estou indo no Ibirapuera agora dar uma corrida, se tudo der certo passo lá.

Inté mais tarde!
  • 0

#33 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5,987 posts

Posted 31 August 2006 - 17:40

Nos ultimos tempos, venho comessando a acreditar em C20XE aspirado com quase 200 cv sem gastar muito ...

Taxa
Alcool
Cabecote
Escape

Olha so ...
O Motor do calibra do Ives e o motor do Vectrozo deu quase a mesma potencia...
Meu motor tem taxa e alcool
O motor do Ives tem menos taxa que o original mas tem cabecote PF
Nao sei como esta o escape do carro do Ives ...
O meu é todo de 2 1/4" com 2 abafadores de 2 1/2" ...

acho que se somar a preparacao do carro do ives com o meu com certeza da uns 190cv ...

Eu nao sei direito até hoje o que tem no carro do matheus ... nao sei se tem taxa ou nao ...
Tb nao entendo o pq ele insiste nao M2.5

Temos que ver tb o esquema do coletor de escape
conforme o livro de preparacao aspirada que eu estava lendo, o coletor que mais rendeu foi um 4x1 com 3 medidas de tubos diferentes ...

falow

<{POST_SNAPBACK}>

Mas não é bem assim Led..

Em um motor aspirado, quanto mais vc chega perto dos 100cv/litro, maior é a dificuldade de conseguir maior enchimento de câmaras sem fazer apelo para admissão de baixa restrição, comandos de duração e levante elevados, trabalhando em overlap agressivo.. enfim..

Então, vc não pode considerar a mesma dificuldade de partir de 150 para 170hp, e de 170 para 190hp. Com certeza a segunda condição, demanda muito mais "suor" que a primeira.

Quanto ao meu motor, eu estou satisfetíssimo com o resultado. Esta virando no mínimo 190hp(sem medo de errar nessa estimativa, por cálculo de física básico), e com o setup bem simples abaixo:

-Taxa de 11,7:1 por pistões by MatheusC20XE :)
-Remapeamento da Eprom na Motronic 2.5 by MatheusC20XE :)
-Cabeçote estágio 3 by MatheusC20XE :)
-Coletor de escape 4x2x1 original, mas alterado as portas e secundários, e tubagem de 2,5pol com dois abafadores de baixa restrição

Essa é a minha "preparação"...

A segunda fase, que era pra eu ter adicionado antes de ter ido pro dyno é:

-Alteração de overlap dos comandos originais
-Borboleta de admissão 68mm
-Taxa de compressão elevada para 12,6:1

Mas quando eu for passar no dyno novamente, pode ter certeza que será no Amir..

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#34 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 posts

Posted 31 August 2006 - 17:52

Mas usa-se o MAP justamente pra ter valor mais proximo do ideal pra abertura do angulo da borboleta corrigindo o ponto
Se vc usar sensor de posição da borboleta de aceleração no auxilio do calculo do tempo de injeção provavelmentne o carro vai estar sempre em dash/plena carga dando a "preguiça" já citada em baixas, médias rotaçoes

Apesar do citado Audi ter o overboost pra ajudar a melhorar as baixa e médias rotações isso também questão de "braço"

Citando meu Corsinhaefi 1.0T (com 0.8) vS parati 16v T com chip com (overbbost a potencia sobe até 1 kilo e depois vem decendo)
demos 2 saidas parados
1 puxada - Na primeira o corsita sai com giro alto..(marchas longas do corsita 1.0 o famoso cambio 4+1e) o giro caiu áté 4 pau "lerdo" e no final da primeira marcha do meu carro o cara já tava em terceira (cambio kurto do kct dessa parati) e 1 carro na minha frente.. (mierda..)

2 puxada - Consegui sair decentemente manti o giro da 1 e 2º sempre acima de 5500 o corsita saiu kikando na frente e foi-se
resumindo overboost = coisa de boy!!!
e não da pra levar em consideração isso na hora do Drag a nao ser q o piloto sejá o tiozinho de cueca listrada citado em outro topico!!
seu carro com mesmo se tivesse 170cv tem q levar um audiT(vermeio) de qualquer maneira no drag!
  • 0

#35 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5,987 posts

Posted 31 August 2006 - 17:52

A propósito.. quando eu for pra Sampa com El Kadetton XE.. podemos brincar com seu Vectroso em alta velocidade(onde o peso tem relevância baixíssima, e somente cx e potência tem maior relevância), pra vc comprovar como a diferença de performance seria impossível caso nossos motores tivesse diferença de apenas 10hp..

Por isso aquele dia no Dyno fiquei tão indignado..hehehehe..

Quando eu ví na tela "181hp".. eu falei pro cara: "é 181 ou 191??"
ele: "porra, é 181.. animal hein.."

eu:"lixo.."

ele: "ahn??"

hehehehehe :lol:
  • 0

#36 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5,987 posts

Posted 31 August 2006 - 17:59

Mas usa-se o MAP justamente pra ter valor mais proximo do ideal pra abertura do angulo da borboleta corrigindo o ponto
Se vc usar sensor de posição da borboleta de aceleração no auxilio do calculo do tempo de injeção provavelmentne o carro vai estar sempre em dash/plena carga dando a "preguiça" já citada em baixas, médias rotaçoes

Apesar do citado Audi ter o overboost pra ajudar a melhorar as baixa e médias rotações isso também questão de "braço"

Citando meu Corsinhaefi 1.0T (com 0.8) vS parati 16v T com chip com (overbbost a potencia sobe até 1 kilo e depois vem decendo)
demos 2 saidas parados
1 puxada - Na primeira o corsita sai com giro alto..(marchas longas do corsita 1.0 o famoso cambio 4+1e) o giro caiu áté 4 pau "lerdo" e no final da primeira marcha do meu carro o cara já tava em terceira (cambio kurto do kct dessa parati) e 1 carro na minha frente.. (mierda..)

2 puxada - Consegui sair decentemente manti o giro da 1 e 2º sempre acima de 5500 o corsita saiu kikando na frente e foi-se
resumindo overboost = coisa de boy!!!
e não da pra levar em consideração isso na hora do Drag a nao ser q o piloto sejá o tiozinho de cueca listrada citado em outro topico!!

<{POST_SNAPBACK}>

hehehehe..totalmente sem lógica.

Todas ECU para aspirados ITB´s não utilizam sensor MAP.

E nenhuma relação tem o fato de se basear em TPS com o "carro" estar sempre em plena carga. Realmente não entendi essa sua analogia.

O TPS(throttle position sensor) informa justamente o ângulo de abertura da borboleta. Portanto, vc citou algo totalmente contraditório e sem lógica.

E novamente..a preguiça em baixa rotação discutida aqui, é um fator "mecânico" e não eletrônico como te confunde.

Quanto ao overboost.. Pela bina que vc tomou na primeira puxada, já mostrou que não é coisa de boy, e sim um recurso interessantíssimo.

Todo carro possui queda de regime nas trocas de marcha(essa variando de acordo com o range de potência e escalonamento de câmbio), o overboost em médio regime é um importante artifício para corrigir isso, e não é atoa que os turbo originais de alta performance também fazem uso desse sistema.

seu carro com mesmo se tivesse 170cv tem q levar um audiT(vermeio) de qualquer maneira no drag!

humm.. o Alemão tem um Cali de 180hp aspirado comprovados em dyno, e levou bina de um T "vermeio".. e agora? hihihihi :P
  • 0

#37 mika

mika
  • AMIGO
  • 16 posts

Posted 31 August 2006 - 18:05

Quando eu ví na tela "181hp".. eu falei pro cara: "é 181 ou 191??"
ele: "porra, é 181.. animal hein.."

eu:"lixo.."

ele: "ahn??"
hehehehehe  :lol:

<{POST_SNAPBACK}>

caraca Matheus irado 181! queria eu no meu manco de 136 quando tiver o XE acoplar 31 pocotos :blink:

pô vê se responde o mail q eu te mandei ou aparece no msn...abrax

Edited by mika, 31 August 2006 - 18:06.

• 0

#38 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 posts

Posted 31 August 2006 - 18:22

o q eu quis dizer é sobre usar os Valores de Map pra remapaear o ponto de acordo com o valor do vacuo, é tão preciso quanto o tps potenciomentro da borboleta (mas uma coisa e certa q isso é usado mais em motor superalimentado mesmo com comando "nervoso")

Na primeira puxada eu n tinha "chamado" a turbina antes de manter o giro pra puxada foi "cabaçada"

Eu acho q me expressei mal em relação a todo aspirado ter grande vantagem em relacao a um turbo de mesma potencia
ou até de maior, já que isso depende de como aspirado foi o carro tbm, já q a vantagem está na MT força em giror baixo e medio, nao to falando do alemão nem de ninguem mas por filtro de ar e um 4x1 c tem um ganho q aparece de final mas no geral é um original ainda
So ta tirando umas "restrições" do carro, nao "aspirando" mais mistura pra camera mesmo

Edited by deadtrash, 31 August 2006 - 18:50.

• 0

#39 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 posts

Posted 31 August 2006 - 18:30

"sem deixar de ser joselito jamais".. :blink:

forja poem logo 15:1 libera Fcm atéeeeee o osu :ph34r:

já era so canhão pra te levar hahaah :porrada:

Meu escape é repugnante: silenciador Giba no lugar do catalizador (isso é bom!), silencioso de ômega já bichado (tá fazendo barulho de máquina de lavar roupa) e silencioso final original (som legal, mas muito restritivo).

Estou com taxa de 10,2:1 (a original é 10,5:1).

Concordo com o Led... Com taxa 12:1 para álcool e um escape decente... É, ficaria interessante!!!...Deve bater nos 190cv, talvez até mais...

<{POST_SNAPBACK}>

• 0

#40 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts
  • Localidade:Osasco - SP

Posted 31 August 2006 - 21:48

Mas não é bem assim Led.. 

Em um motor aspirado, quanto mais vc chega perto dos 100cv/litro, maior é a dificuldade de conseguir maior enchimento de câmaras sem fazer apelo para admissão de baixa restrição, comandos de duração e levante elevados, trabalhando em overlap agressivo.. enfim..
Então, vc não pode considerar a mesma dificuldade de partir de 150 para 170hp, e de 170 para 190hp. Com certeza a segunda condição, demanda muito mais "suor" que a primeira.

Po matheus .. eu sei disso ...

Na Verdade
O que interessa é potencia na roda .. eu so vou acreditar em potencia no motor em um Dina de bancada .. hehehe

A estimativa de 181cv de motor foi paralela a qual potencia de roda ??
MatheusC20XE - Monza C20XE - Aspro - Motor: 181,2cv - Roda: 156,8cv/164cv

O meu deu 153,6 na roda ...
O carro do alemao no Amir deu 150 ...

A medicao de RPM estava mesmo furada na dinos race ...

Quando formos no Amir vou levar o Jr para fazer meu chip on board .. vamos ver o que da ...

Falow
  • 0

#41 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4,407 posts

Posted 01 September 2006 - 00:11

Galera, por enquanto o topico esta com informações muito legais sobre preparações e tudo mais, mas se for partir pro racha mesmo, favor mover esse topico pra outra area, Matheus de preferencia faça-o você mesmo, tanto por "criar" e ser moderador ;)

[]´s

Edited by Marcin, 01 September 2006 - 00:14.

• 0

#42 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7,097 posts

Posted 01 September 2006 - 00:54

Quando vocês forem no Amir, façam o favor de avisar suas bibas!

Eu moro muito perto do Dinojet, quero ver o carro do Led passando lá também com motor amaciado.
  • 0

#43 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5,987 posts

Posted 01 September 2006 - 01:02

Po matheus .. eu sei disso ...

Na Verdade
O que interessa é potencia na roda .. eu so vou acreditar em potencia no motor em um Dina de bancada .. hehehe

A estimativa de 181cv de motor foi paralela a qual potencia de roda ??
MatheusC20XE - Monza C20XE - Aspro - Motor: 181,2cv - Roda: 156,8cv/164cv

O meu deu 153,6 na roda ...
O carro do alemao no Amir deu 150 ...

A medicao de RPM estava mesmo furada na dinos race ...

Quando formos no Amir vou levar o Jr para fazer meu chip on board .. vamos ver o que da ...

Falow

Então, contando que meu carro tenha 164hp nas rodas.. se desse essa potência nas rodas no DynoJet, poderia dizer que tem 197hp de potência, pois lá, todos usam 20% de regra pra tirar potência no motor.

E o seu teria 183hp. Veja como a multiplicação pode dar uma diferença absurda. Fora o rpm errado, que pra mim, não tem segredo, é importantíssimo no dyno.. pois tira a potência pelo calculo do torque e rpm..

O esquema será o Amir mesmo.. tem que pagar o preço da precisão..

Galera, por enquanto o topico esta com informações muito legais sobre preparações e tudo mais, mas se for partir pro racha mesmo, favor mover esse topico pra outra area, Matheus de preferencia faça-o você mesmo, tanto por "criar" e ser moderador ;)

[]´s

<{POST_SNAPBACK}>

Beleza Marcin!´

É que nada se concretizou aqui.. então, tranquilo.. ;)

Eu moro muito perto do Dinojet, quero ver o carro do Led passando lá também com motor amaciado.

Com certeza Fabiet´s!!! ;)
  • 0

#44 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts

Posted 01 September 2006 - 08:46

<{POST_SNAPBACK}>

O ML e o West tb querem passar os deles ..

entao ja temos um grupo de 5 carros ...

Falow
  • 0

#45 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5,702 posts

Posted 01 September 2006 - 10:09

Pode me incluir também!! Quero passar o Celtinha!!...
  • 0

#46 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts

Posted 01 September 2006 - 11:21

Tb tem a Belina ..
Dia 26 ultimo passamos ela .. mas no caminho do dino tivemos problemas com o sensor de rotacao e ela nao passava de 4200 RPM ...
deu 130cv@4100rpm na roda ...
Um grande fiasco ... mo raiva .. sensor de rotacao dos infernos ...

falow
  • 0

#47 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4,407 posts

Posted 01 September 2006 - 11:24

1)MatheusC20XE
2)Marcio Leal
3)West
4)Led Vectra
5)Led Belina
6)Ives Celta

Ta lotando esse DinoDay :)

[]´s
  • 0

#48 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts
  • Localidade:Cotia - SP

Posted 01 September 2006 - 11:30

Querer eu quero, poder é outra coisa....

O ML e o West tb querem passar os deles ..

entao ja temos um grupo de 5 carros ...

Falow

<{POST_SNAPBACK}>

• 0

#49 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 posts

Posted 01 September 2006 - 11:36

quanto morre?
  • 0

#50 West

West
  • AMIGO
  • 13,879 posts

Posted 01 September 2006 - 11:44

No Amir, de R$100,00 a R$150,00

[]'s
  • 0

#51 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts

Posted 01 September 2006 - 11:56

O problema não é o preço e sim ter o carro acertadinho do meu jeito. Nessas horas não da para ir meia boca e fazer feito, pois a 1a impressao é a que fica.
  • 0

#52 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts

Posted 01 September 2006 - 12:58

Marcio ..
Da para vc me deixa seu MGB-T+ para eu acertar uns negocios nele ..

falow
  • 0

#53 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 posts

Posted 01 September 2006 - 13:06

Até queria por meu carrinho
mas to meio sem grana esse dias o.o
fica pra proxima
  • 0

#54 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5,987 posts

Posted 01 September 2006 - 13:25

Concordo com o Márcio..

Igual meu caso, deu 180hp na Dyno´s Race.. essa será a potência que todos irão assimilar do meu carro até eu fazer nova medição.

Dinamômetro tem de ir com o carro perfect.. e em uma dinamômetro confiável para o seu carro em questão.

Quanto ao segundo DynoDay, vamos organizar sim.. Mas vamos esperar um pouco a poeira abaixar(leia-se: sair do cheque especial), e então eu "agito" o pessoal.

Acho que eu consigo levar duas pessoas daqui de S.J.C pra completar.

Seria legal se fosse 100,00 brazilian fucking reals por cabeça.. E o mais legal ainda, é que no Amir vc pode acertar o carro com conforto, sem essa de limite de puxadas.

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#55 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts

Posted 01 September 2006 - 15:35

O Isac Newtão deve estar se revirando no túmulo.

RPM em dino inercial so serve para medidas de torque.

RPM em dino de freio serve para medidas de potencia.

Tanto o Amir quanto o Dynos race são dinos inerciais.
Canser de ver carros medidos no amir sem pegar o RPM e vc extrai uma curva de poteciaxvelocidade.

Não é querer pegar no seu pé Matheus, mas física é física.

Considero que no Dyno´s Race deve ter valor de torque errados, principalmente nos carros onde a potencia máximo dá em giro menor que 6000rpm.

abrax

Fora o rpm errado, que pra mim, não tem segredo, é importantíssimo no dyno.. pois tira a potência pelo calculo do torque e rpm..

<{POST_SNAPBACK}>

• 0

#56 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts

Posted 01 September 2006 - 15:39

No way. Quando meu carro estiver acertado novamente eu te empresto, pois agora to com um defeito que estou tentando isolar para descobrir e não quero que o mgb(que funcionava perfeitamente) se torne + uma desconfiança .

Espere uns dias ae cavalo.

Marcio ..
Da para vc me deixa seu MGB-T+ para eu acertar uns negocios nele ..

falow

<{POST_SNAPBACK}>

• 0

#57 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5,640 posts
  • Localidade:Guarulhos/SP

Posted 01 September 2006 - 16:26

<{POST_SNAPBACK}>

Esta foi boa! :rindo :rindo :rindo

Mas, cuidados com os Recall de MGB Marcio... Vai saber o que se esconde por trás do pano preto! :P

Abrax,

:ph34r:
  • 0

#58 West

West
  • AMIGO
  • 13,879 posts

Posted 01 September 2006 - 16:31

Então, contando que meu carro tenha 164hp nas rodas.. se desse essa potência nas rodas no DynoJet, poderia dizer que tem 197hp de potência, pois lá, todos usam 20% de regra pra tirar potência no motor.

O esquema será o Amir mesmo.. tem que pagar o preço da precisão..

<{POST_SNAPBACK}>

Igual meu caso, deu 180hp na Dyno´s Race.. essa será a potência que todos irão assimilar do meu carro até eu fazer nova medição.

Dinamômetro tem de ir com o carro perfect.. e em uma dinamômetro confiável para o seu carro em questão.

<{POST_SNAPBACK}>

Não é querer pegar no seu pé Matheus, mas física é física.

<{POST_SNAPBACK}>

Eu estava passando longe de querer entrar no mérito dessa discussão.

O fato é que, o dinamômetro que foi considerado confiável ao ler 154 cv no carro do Edgard, não tem como deixar de ser confiável nos 184 cv do Matheus. Se o número é EXATAMENTE esse, não importa. Importa a referência de um para outro ser a mesma.

Não existe essa de um dino ser mais confiável que outro. Se quer acreditar que a perda na transmissão é igual de um carro para outro, paciência. Quer acreditar que a perda de 20% na transmissão é a correta, paciência também.

A verdade é que cada dyno é uma referência. E se vc sempre utilizar o mesmo dyno para obter os parâmetros, COMPARATIVAMENTE os resultados sempre serão válidos. Vai lá e mede no dyno, volta pra oficina, mexe no carro e vai medir de novo. Os resultados comparados estão corretos. Se ganhou 10 cv, ganhou.

A Sport Compact Magazine pegou um Celica 0 km e saiu medindo em todos os dinos da cidade. Tinham dinos Mustang, Bosh, Dynojet, etc, etc .... conclusão: não existe comparação entre os dynos. O dyno só serve para comparar valores medidos por eles mesmos. Não é porque um mede 10 hp a mais que outro que ele está correto.
Detalhe: havia mais de um dyno de cada fabricante, e nem nesses casos as potências coincidiam.

Na prática: pouco importa a potência máxima lida no dynamometro. Não é porque seu carro é mais rápido que outro no 1/4 de milha que vc OBRIGATORIAMENTE tem mais potência. O que importa é a curva de potência e o conjunto mecânico ser capaz de traduzir isso em desempenho.

Potência Máxima é apenas mais uma das 1.001 formas que nós homens arranjamos para medir nossos bilaus.

[]´s :ph34r:
  • 0

#59 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts

Posted 01 September 2006 - 16:54

Supunhetemos 2 Carro identicos em peso aerodinamica e tração.

Qual vai andar +?

Simples, o que tiver a melhor integral da curva de potencia nos regimes de rpm utilizados para desempenho.

O que isso significa em miudos.

Se vc usa seu carro de 4000rpm áté 6500rpm, basta medir a area do gráfico CV vs RPM num quadrilatero imaginario em que os lados serão:

Eixo RPM
Reta vertical passando pelos 4000rpm
Reta vertical passando pelos 6500rpm
Propria Curva de Potencia.

Quem possuir a maior aréa obviamente andará na frente.

Portando potencia máxima é somente um ponto dessa curva.

Isso explica pq um calibra aspro de 180cv dificilmente andará na frente de um A3 180cv, pois o A3 deve provavelmente ter uma curva de potencia superior, apesar de ter potencia máxima semelhante.

Tem coisas que somente a pressão positiva caracol faz por vc.
Por outro lado em velocidade final o audi não deve ter 180cv por isso não passa de 217 nos testes de final.
Potencia máxima é igual potencia PMPO em som.
  • 0

#60 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Posted 01 September 2006 - 16:58

Definição:

TORQUE = O torque é uma medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire.

Imagem

Nunca que um dinamômetro vai dar a potência do carro. Vai dar sempre o Torque, que é uma medida vetorial (uma força).

Então, puta que los buceta, se a massa do rolo e suas dimensões são perfeitamente conhecidas, e estando o sensor de rotação do rolo em condições perfeitas, não tem como errar o valor do Torque. A diferença entre os valores de torque entre os Dinamômetros deveriam se aproximar de zero, desde que as dimensões da roda e pneu (que influenciam o valor do momento)

O nome já diz: Dinamômetro. Dina = unidade de Força, nunca potência.

Pra achar a potência, só multiplicando pelo RPM do motor, aí que entra o primeiro ingrediente substancial para dar erro. Outro ingrediente: a malfadada estimativa de perda na transmissão para as rodas. A diferença entre os dinos tem que ter origem aí, pois se os torques teriam que dar diferença mínima.
  • 0