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PinÇa Rg


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28 respostas neste tópico

#1 coltlancer

coltlancer
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Postou 11 junho 2006 - 11:13

O projeto da primeira pinça de competição nacional começa a tomar forma ....

Para efeito de comparativo dimensional, colocamos ao centro a mesma pinça Wilwood que o West usa no calibra e a maioria já viu ao vivo.

Imagem

E aqui comparamos com uma AP Racing de pista.

Imagem

Este post foi editado por coltlancer: 11 junho 2006 - 11:19

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#2 Marcio Leal

Marcio Leal
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Postou 11 junho 2006 - 11:24

Até que ponto a pinça é fruto do desenvolvimento da RG?
  • 0

#3 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
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Postou 11 junho 2006 - 12:21

show...

parabéns marçal...
  • 0

#4 Erick Nagy

Erick Nagy
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Postou 11 junho 2006 - 16:40

Aê! A Pinssa do Marssal pra todo mundo ver! :P

Este post foi editado por Erick Nagy: 11 junho 2006 - 16:40

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#5 Gudi

Gudi
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Postou 11 junho 2006 - 18:06

Parece bacana e uma boa forma de valorizar a qualificação nacional!

Marçal, qual seria o segmento em que essas pinças se encaixariam (competir diretamente com a Wilwood, Brembo, et. al.)? Comparativamente a essas, o que podemos esperar dela (o que você projeta conseguir em desempenho)?

Abraços.
  • 0

#6 coltlancer

coltlancer
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Postou 12 junho 2006 - 08:22

Até que ponto a pinça é fruto do desenvolvimento da RG?

<{POST_SNAPBACK}>


Não entendi bem a pergunta. A pinça é projeto completo da RG, fundida em terceiros, assim foi o projeto dos discos da Stock Car e como é com os nossos discos RG.

Analisamos as Brembos, Wilwoods, etc ... vendo os prós e os contras de cada uma, e fizemos o projeto nos baseando no melhor que cada marca oferece, tentando evitar os pontos negativos.

Não copiamos nenhuma pinça diretamente, se é essa a pergunta. Todo projeto saiu do zero no CAD. Elas podem se parecer no formato com outro modelos, mas isso é normal entre várias marcas de pinças (toda se parecem entre si), pois não dá muito para alterar coisa fundamentais na estrutura da pinça.

Além disso, temos diferenciais, como a tecnologia dos pistões que será única no Brasil (já desenvolvida), assim como o composto das pastilhas (já desenvolvido). Sempre visando pista.

Essas peças da foto são ainda em ferro fundido, para testar a ferramenta, mas a intenção clara é o alumínio com leveza e resistência para pista e rua, disponibilizando o ferro fundido apenas para rua para uma pinça mais barata.

Marçal, qual seria o segmento em que essas pinças se encaixariam (competir diretamente com a Wilwood, Brembo, et. al.)? Comparativamente a essas, o que podemos esperar dela (o que você projeta conseguir em desempenho)?

Abraços.

<{POST_SNAPBACK}>



O segmento em foco é o da competição (carros de pista), mas também se aplica a rua, como no caso das Wilwood's, etc.

O desempenho é para ser superior em potência a concorrência, caso contrário, ninguém de pista vai querer trocar seis por meia dúzia. Para conseguir ser homologado em competição, você tem que apresentar vantagem de desempenho. Foi assim na Stock, foi assim na Maserati e está sendo assim na SuperClio.

Este post foi editado por coltlancer: 12 junho 2006 - 08:35

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#7 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
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Postou 12 junho 2006 - 09:28

Cavalinha a criança!!!

Show, me diz uma coisa ela é fundida, existe pinças dessas usinadas, ou estruturalemnte não é possível/viável???
  • 0

#8 João Cesar

João Cesar
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Postou 12 junho 2006 - 09:38

Rox
  • 0

#9 Mortari

Mortari
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Postou 12 junho 2006 - 09:49

Brutas hein.
Parabéns Marçal.
  • 0

#10 W

W
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Postou 12 junho 2006 - 09:52

Parabéns Marçal, vc esta sendo pioneiro nessa área, acho bem legal, ficamos felizes pelo seu desenvolvimento, infelizmente não posso ter acesso aos seus produtos pois sou simples mortal hehehe, mas acho muito legal o seu trabalho e desenvolvimento.

Parabéns !
  • 0

#11 JotaMarcelo

JotaMarcelo
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Postou 12 junho 2006 - 09:52

Parabéns Marçal e RG!!!

...disponibilizando o ferro fundido apenas para rua para uma pinça mais barata.

Quem sabe um dia, não é?!

Abraços

JMarcelo
  • 0

#12 West

West
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Postou 12 junho 2006 - 11:11

Opa,

Parabéns Marçal. Certamente é um avanço no cenário nacional de peças high-performance. Tomara que o projeto evolua. :)

Dúvidas:

- qual os diâmetros de pistões disponíveis para essa pinça?
- já existe alguma referência de preço para essas pinças?
- vc´s pensam em produzir algo no futuro em Aluminio Billet Forjado como as Wilwood?


[]'s e + 1x Parabéns!
  • 0

#13 Marcin

Marcin
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Postou 12 junho 2006 - 13:11

Show :)

Parabéns!!
  • 0

#14 Marcio Leal

Marcio Leal
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Postou 12 junho 2006 - 15:10

Não entendi bem a pergunta. A pinça é projeto completo da RG, fundida em terceiros, assim foi o projeto dos discos da Stock Car e como é com os nossos discos RG.

<{POST_SNAPBACK}>


Que bom que vc entendeu minha pergunta pois a resposta foi certeira.

Mas os discos RG nao eram fundidos pela FREMAX e usinados pela RG?
A tecnologia do material do disco agora é RG?

Achei legal a iniciativa de fazer um produto nacional com qualidade dos melhores internacionais, apesar de achar super dificil a missão.
Acho que a principal dificuldade será o trabalho de engenharia termodinâmica de isolação/dissipassão de calor , visto ser esse os maior segredo dos pistoes com ligas de última geração usados pelos fabricantes famosos.

Pensam em utilizar pistoes gringos em 1o lugar e depois tentar desenvolver algo similar, ou vão torrar uma pequena fortuna em pesquisa de ligas isolantes de calor, semelhantes a termlock da Wiilwood?


Parabens e boa sorte na nova empreitada...
  • 0

#15 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
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Postou 12 junho 2006 - 17:41

e as de 6 pistoes quando vem :rolleyes:

quero ver essas belezinhas tomando o lugar das brembo, wilwood e ap racing hein..


ahh

e os restos que vão tirar dos carros de corrida podem mandar aqui pra casa uaehuaeuea
  • 0

#16 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
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Postou 12 junho 2006 - 18:37

viu..

queria saber só uma coisinha..

o lançamento dessas pinças pode baixar o preço das sumitomo??
  • 0

#17 Gudi

Gudi
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Postou 12 junho 2006 - 18:56

Show!
Esse tipo de iniciativa sempre merece aplausos!

E estaremos aguardando os resultados... :sm3

Abraços.
  • 0

#18 coltlancer

coltlancer
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Postou 12 junho 2006 - 20:18

Obrigado a todos pelos elogios.

Realmente tem muita coisa ainda pra acontecer e tornar o projeto efetivamente pronto para testes de rua ou pista.

Mas temos que começar por algum ponto, independednte do tamanho do desafio ... um dia vai estar tudo zerado e pronto pro mercado.

Nesse próximo post vou começar a responder às perguntas que foram feitas ...

Este post foi editado por coltlancer: 12 junho 2006 - 20:22

  • 0

#19 coltlancer

coltlancer
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Postou 12 junho 2006 - 20:26

Cavalinha a criança!!!

Show, me diz uma coisa ela é fundida, existe pinças dessas usinadas, ou estruturalemnte não é possível/viável???

<{POST_SNAPBACK}>


A nossa será fundida e usinada nos locais necessários (emendas, pistões, encosto das pastilhas ...), como a da foto.

Existem pinças 100% usinadas, feitas a partir de blocos maciços brutos (podem ser blocos forjados ou não). Mas o desperdício de material é enorme nesse processo de usinagem total.

Como a ferramenta já está pronta para trabalho de fundição, agora o que falta são detalhes de montagem, folgas, dilatações, etc ... que temos que estudar ainda mais a fundo.
  • 0

#20 coltlancer

coltlancer
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Postou 12 junho 2006 - 20:30

Opa,

Parabéns Marçal. Certamente é um avanço no cenário nacional de peças high-performance. Tomara que o projeto evolua. :)

Dúvidas:

- qual os diâmetros de pistões disponíveis para essa pinça?
- já existe alguma referência de preço para essas pinças?
- vc´s pensam em produzir algo no futuro em Aluminio Billet Forjado como as Wilwood?
[]'s e + 1x Parabéns!

<{POST_SNAPBACK}>



1-) qualquer combinação 2 a 2, entre pistões de 40, 44 e 48 mm.
2-) ainda não está bem afinado, pois tem muita coisa a checar, mas sabemos onde é patamar que não podemos exceder.
3-) na nossa pinça ainda falta o "forged". Não sei se iremos nessa direção, pois fizemos uma peça bem reforçada
  • 0

#21 coltlancer

coltlancer
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Postou 12 junho 2006 - 20:39

Que  bom que vc entendeu minha pergunta pois a resposta foi  certeira.

Mas os discos RG nao eram fundidos pela FREMAX e usinados pela RG?
A tecnologia do material do disco agora é RG?

Achei legal a iniciativa de fazer um produto nacional com qualidade dos melhores internacionais, apesar de achar super dificil a missão.
Acho que a principal dificuldade será o trabalho de engenharia termodinâmica de isolação/dissipassão de calor , visto ser esse os maior segredo dos pistoes com ligas de última geração usados pelos fabricantes famosos.

Pensam em utilizar pistoes gringos em 1o lugar e depois tentar desenvolver algo similar, ou vão torrar uma pequena fortuna em pesquisa de ligas isolantes de calor, semelhantes a termlock da Wiilwood?
Parabens e boa sorte na nova empreitada...

<{POST_SNAPBACK}>


Os antigos discos RG eram fundidos pela Fremax. Um projeto exclusivo com desenho e especificação toda nossa. A execução da fundição era Fremax, com nossa usinagem final. A tecnologia do material era conjunta, pois teria que ser conforma determinada liga. Claro que acertos finais na liga eram considerados segredo de fabricação e respeitamos essa posição de sigilo.


Sobre as pinças a missão como foi citado é realmente bem difícil. E a eficiência da "usina térmica" que é o freio é um dos pontos chave.

Mas já estão desenvolvidos os pistões da pinça RG. Essa fase foi a primeira do projeto, realizada no começo do ano pasado. Nós nem iríamos para frente se não conseguíssemos acertar os pistões. É um problema a menos, que está resolvido.
  • 0

#22 coltlancer

coltlancer
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Postou 12 junho 2006 - 20:45

e as de 6 pistoes quando vem :rolleyes:

quero ver essas belezinhas tomando o lugar das brembo, wilwood e ap racing hein..
ahh

e os restos que vão tirar dos carros de corrida podem mandar aqui pra casa uaehuaeuea

<{POST_SNAPBACK}>


A de 6 pistões está na fase do CAD.

viu..

queria saber só uma coisinha..

o lançamento dessas pinças pode baixar o preço das sumitomo??

<{POST_SNAPBACK}>


Não, porque as Sumitomos são importadas e tem uma indicação diferente da nossa, que é pra pista. Nós não consideramos como linhas concorrentes, pois a Sumitomo atende bem a rua, mas não a pista.

A intenção é ter um produto melhor, nacional (portanto .. na mão) e mais barato que as Wilwood e Brembos da vida, de uso múltiplo (pista e depois rua), dentro do possível.
  • 0

#23 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
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Postou 14 junho 2006 - 01:53

mas e as de ferro fundido?

ficaria mais caras que as sumitomo??

(mesmo assim n serviria né, tem aquele lance que vc falou da espessura do disco)
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#24 coltlancer

coltlancer
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Postou 14 junho 2006 - 08:44

mas e as de ferro fundido?

ficaria mais caras que as sumitomo??

(mesmo assim n serviria né, tem aquele lance que vc falou da espessura do disco)

<{POST_SNAPBACK}>


É até provável que fique mais caro (já que a Sumitomo é em conta), porque aí estamos comparando produtos novos de pista com produtos remanufaturados de rua. Se der, manteremos a mesma faixa, mas ainda é cedo para ter números exatosde um projeto ainda tão no início. Mas que existirá a linha alumínio e a linha ferro fundido é algo já definido, para tentar viabilizar o produto para mercado de rua.

Das espessuras dos discos para a Sumitomo, original vai até 24 mm. Mas podemos abrir para 35, sem ter que usinar nada, apenas usando espaçadores.

Este post foi editado por coltlancer: 14 junho 2006 - 08:47

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#25 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
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Postou 14 junho 2006 - 12:48

O Marssçau tem visão.

Logo que começou a onda de carros modificados ele já estava montando algo relativo a isso e quando as categorias nacionais deram indícios que poderiam ser rentáveis ele já tava vendendo freios pra todas.

Empresário do Ano! Quando a RG tiver capital aberto, comprarei um lote de ações.
  • 0

#26 coltlancer

coltlancer
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Postou 16 junho 2006 - 19:19

O Marssçau tem visão.

Logo que começou a onda de carros modificados ele já estava montando algo relativo a isso e quando as categorias nacionais deram indícios que poderiam ser rentáveis ele já tava vendendo freios pra todas.

Empresário do Ano! Quando a RG tiver capital aberto, comprarei um lote de ações.

<{POST_SNAPBACK}>



Essa foi a grafia mais estranha que já vi do meu nome até hoje .... o Sr. Abhujamha está falando demais com o Hériquy !

De qualquer forma, obrigado pelos elogios.

O NightRider e o carica já deram uma passada aqui na RG e viram as pinças ao vivo. Parece que foram aprovadas na inspeção eheh. :D
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#27 Rodrigo

Rodrigo
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Postou 27 dezembro 2006 - 20:04

E entao....
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#28 Paulo Caramico

Paulo Caramico
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Postou 27 dezembro 2006 - 20:56

pois é tb tenho interesse :)
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#29 Luiz Menezes Jr

Luiz Menezes Jr
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Postou 27 dezembro 2006 - 21:05

eu vi as pinças também quando deixei meu carro lá... sao muito 10...
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