Light Style© by Fisana

Jump to content

Photo

Explosão Cilindro Gnv

• Please log in to reply
42 replies to this topic

#1 coltlancer

coltlancer
  • AMIGO
  • 1,018 posts
  • Interesses:Mitsubishis Colt e Lancer

Posted 11 April 2006 - 08:44

Retirado do Site Street Sampa, do qual sou usuário desde a criação:

Carro explode e mata um durante abastecimento com gás natural
da Folha Online

A explosão de um carro durante o abastecimento com gás natural matou um homem no último sábado (1º), em Garibaldi (RS). Segundo a Polícia Civil, o equipamento instalado no carro não respeitava as normas de segurança.

Testemunhas disseram à polícia que o técnico em refrigeração Ademir José de Aguiar Melo, 29, estava próximo ao porta-malas do carro --um Santana com placas de São Paulo-- quando o cilindro explodiu, causando sua morte.

Melo era proprietário do carro e viajava acompanhado de Paulo Maleski, 43, que estaria interessado em comprar o veículo. "Eles haviam saído de Erechim e provavelmente iriam para Porto Alegre onde fariam vistoria no carro", afirma o delegado Clóvis Rodrigues de Souza. Maleski não sofreu nenhum ferimento.

A principal suspeita da polícia é de que a explosão tenha sido causada por problemas no equipamento do veículo. "O cilindro tinha marcas de solda, mas o equipamento do posto não tinha problemas", diz Souza. De acordo com o delegado, o posto foi periciado e liberado para funcionamento.

Imagem

Imagem

Imagem

As fotos da vítima eu não vou postar.

Primeiro por respeito a pessoa falecida e seus familiares.

Segundo por ser algo bastante agressivo e acho que devo respeitar os usuários aqui do CCB ...

Mas pra quem tem vocação para médico legista ou plantonista de traumatologia ... segue o link (acesse quer quiser se cadastrar por lá):My Webpage

Edited by coltlancer, 11 April 2006 - 08:46.

• 0

#2 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4,320 posts
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 11 April 2006 - 09:56

PQP, que estrago!
  • 0

#3 Leon

Leon
  • AMIGO
  • 652 posts
  • Localidade:Sorocaba/SP
  • Interesses:Corsa :-(

Posted 11 April 2006 - 10:47

complicado...

como averiguado, não seguia os padrões de segurança...
com certeza tem o 'jeitinho brasileiro' envolvido.
  • 0

#4 Rovilson Bianchi

Rovilson Bianchi
  • AMIGO
  • 1,803 posts
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 11 April 2006 - 11:38

Puta merda isso mostra que não devemos levar carro ou moto em qualquer lugar...

Edited by ROV, 11 April 2006 - 11:40.

• 0

#5 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
  • AMIGO
  • 5,604 posts
  • Localidade:Guarulhos - SP

Posted 11 April 2006 - 11:44

Só pra dizer que o botijão que explodiu não era de cozinha não, era um outro, porém tb sem segurança.
  • 0

#6 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7,097 posts

Posted 11 April 2006 - 13:19

Minha nossa!

Na boa, se não tiverem estômago, nem acessem o link, coisa feia de se ver... :(
  • 0

#7 Vinicius

Vinicius
  • AMIGO
  • 1,783 posts

Posted 11 April 2006 - 17:23

Não acessem o link pelo amor de Deus.
  • 0

#8 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5,859 posts
  • Localidade:Piracicaba - SP

Posted 11 April 2006 - 17:45

puts essas explosoes de cilindros são foda né..
  • 0

#9 Juliano Buchen

Juliano Buchen
  • AMIGO
  • 250 posts
  • Localidade:Joinville

Posted 11 April 2006 - 17:46

Não entendo como um sistema "gambiarra" deste passou pela fiscalização, pois é necessário um laudo do INMETRO, atestando não somente a segurança do KIT gás, mas também suspensão e freios, além do que o teste é anual...
Será que rolou mutreta?

sds,

Edited by Juliano Buchen, 11 April 2006 - 17:48.

• 0

#10 brunocar

brunocar
  • AMIGO
  • 2,420 posts

Posted 11 April 2006 - 20:07

É...mas será que realmente passou pela fiscalização do Inmetro? Eu já vi fazendo o teste e se as molas ou freios estiverem ruins eles reprovam!
  • 0

#11 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7,097 posts

Posted 11 April 2006 - 20:26

Verdade, o cara pode ter instalado um kit usado em mal estado, e depois sumiu da oficina sem sequer ter feito a inspeção. Eu já tive carro com kit gás, me lembro da encheção de saco (no bom sentido) que é para regularizar tudo, pelo menos no lugar que eu fiz inspeção não tem nem como rolar mutreta, mas.....
  • 0

#12 Gudi

Gudi
  • AMIGO
  • 963 posts
  • Localidade:Campo Largo - PR

Posted 11 April 2006 - 21:53

Já li uns trabalhos sobre a onda de choque provocada pela explosão de um cilindro de gnv. Trabalho de termodinâmica motivado por uma notícia nos jornais de Curitiba quando um nó cego tentou colocar 300 ATM dentro de um botijão de cozinha. O estrago é bem considerável, mas o raio não é muito grande.

Tenho medo de andar com uma "granada" dessas no porta-malas de qualquer carro.
  • 0

#13 Juliano Buchen

Juliano Buchen
  • AMIGO
  • 250 posts
  • Localidade:Joinville

Posted 12 April 2006 - 07:44

Atualmente estou com uma Blazer a gás. Instalei em uma oficina que participa de corridas com Ranger a gás (não lembro a categoria).
Perguntei a eles sobre riscos, etc. Se o sistema for homologado pelo INMETRO, não há problemas.
Anualmente, o veículo deverá passar pelo teste do INMETRO, e a cada cinco anos, o cilindro, em específico, deverá passar por um teste de estanqueidade e resistência à pressão.
O cilindro aprovado pelo INMETRO possui uma espessura de 1 polegada (25,4 mm), que aguenta até tiro de Fuzil. Não o vejo como uma "granada", pois são feitos testes rigorosos para a aprovação deste, ainda mais porque se refere a segurança.
É lógico que, caso alguns irresponsáveis instalem um cilindro em más condições (que tenha sofrido algum sinistro, recuperação, solda, etc) aí sim, é uma "granada" em potencial.
Fica uma dica. Para quem for instalar um kit gás (por favor, não em um Calibra), aceite somente um cilindro novo, para evitar futuros problemas.

sds,
  • 0

#14 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
  • AMIGO
  • 5,604 posts

Posted 12 April 2006 - 17:42

Vcs já viram um video de um cilindro desses explodindo devido a um incendio numa Kombi lá no Rio???

O mais perigoso é um incendio num engarrafamento, é destroço pra tudo que é lado...
  • 0

#15 NitrouS

NitrouS
  • AMIGO
  • 188 posts

Posted 12 April 2006 - 17:50

Já li uns trabalhos sobre a onda de choque provocada pela explosão de um cilindro de gnv. Trabalho de termodinâmica motivado por uma notícia nos jornais de Curitiba quando um nó cego tentou colocar 300 ATM dentro de um botijão de cozinha. O estrago é bem considerável, mas o raio não é muito grande.

Tenho medo de andar com uma "granada" dessas no porta-malas de qualquer carro.

<{POST_SNAPBACK}>

Também não é assim gudi. Tem uma margem bem grandinha de segurança quando respeitados os limites e as condiçoes de uso. Se nao me engano esses Botijoes de GNV aguentam mais de 300 ATM, porém, a margem de segurança é de 220 ATM verificados pelo posto e pelo equipamento instalado (os decentes)

Sem contar que o botijao do carinha estraçalhado ali tinha marcas de solda como ja dito, então não foi de graça....
  • 0

#16 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 posts

Posted 12 April 2006 - 18:27

Gambiarra com item de segurança é isso que da
Eu vi no ogrish.com que o cara, viu que começo um fogo ou coisa assim..e tentar apagar... ai explodiu..e picoto o cara
  • 0

#17 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7,097 posts

Posted 12 April 2006 - 18:42

Vcs já viram um video de um cilindro desses explodindo devido a um incendio numa Kombi lá no Rio???

O mais perigoso é um incendio num engarrafamento, é destroço pra tudo que é lado...

<{POST_SNAPBACK}>

... e imagine se esse incêndio for num engarrafamento dentro de um túnel! Affffff.....
  • 0

#18 coltlancer

coltlancer
  • AMIGO
  • 1,018 posts

Posted 12 April 2006 - 18:52

O cilindro aprovado pelo INMETRO possui uma espessura de 1 polegada (25,4 mm)

Não acredito em 1 polegada de espessura, pois o cilindro ficaria pesadíssimo, impossível de manusear ou carregar num carro.

O da explosão não tinha nem metade disso.

Imagem
  • 0

#19 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4,071 posts

Posted 12 April 2006 - 19:08

os de 1 polegada são os de aluminio de mergulho
  • 0

#20 Gudi

Gudi
  • AMIGO
  • 963 posts
  • Localidade:Campo Largo - PR

Posted 12 April 2006 - 21:56

Sim, eu sei que tem um coeficiente de segurança razoável aí. Mas combustível líquido é tão mais bacana... e é quase incompressível! Muito melhor, não acham? Pelo menos enquanto a tecnologia de células combustíveis não estiver bem resolvida.
  • 0

#21 brunocar

brunocar
  • AMIGO
  • 2,420 posts

Posted 13 April 2006 - 00:15

Ao menos o cilindro que é mostrado serrado ao meio possui SIM uma polegada....não é a toa que é pesado bagarai...

Quando instalei no Corsa tive que trocar as molas traseiras, que simplesmente arriaram!

Também é fato que um sistema GNV bem instalado é mais seguro que um tanque de gasolina, visto que o GNV dispersa muito rápido em contato com o oxigênio e possui poder de explosão menor que o do alcool...

Tanto é mais seguro que é muito raro notícias desse tipo, lembrando que existem milhões de carros já velhos rodando com esses kits! Nesse caso foi manezada mesmo!
  • 0

#22 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4,407 posts

Posted 13 April 2006 - 00:37

Poutz! Me arrependi de ver as fotos do cara, são cenas bem fortes mesmo!
  • 0

#23 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5,987 posts

Posted 13 April 2006 - 00:51

Poutz! Me arrependi de ver as fotos do cara, são cenas bem fortes mesmo!

<{POST_SNAPBACK}>

vcs ficam comentando, da curiosidade.. eu detesto ver essas coisas..

Tô me segurando para não clicar lá e ver.

Aparece ele todo destroçado?
  • 0

#24 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4,071 posts

Posted 13 April 2006 - 01:22

nem achei tão forte o mais impressionante foi o braço todo destroçado . feio mesmo porem ja vi coisa pior
  • 0

#25 Vinicius

Vinicius
  • AMIGO
  • 1,783 posts

Posted 13 April 2006 - 02:16

Eu achei nojento. Simplesmente me arrependi de acessar.
  • 0

#26 Leon

Leon
  • AMIGO
  • 652 posts
  • Localidade:Sorocaba/SP
  • Interesses:Corsa :-(

Posted 13 April 2006 - 02:23

Realmente existem danos mais 'feios'. mas quem não está acostumado a ver essas coisas..é algo dispensável. a gente fica mesmo impressionado com essas coisas.

detalhe: se a explosão não deixou ele inconsciente, ele deve ter sofrido bastante antes de morrer :(
  • 0

#27 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5,859 posts
  • Localidade:Piracicaba - SP

Posted 13 April 2006 - 03:14

não achei muita coisa não..

poderia ver isso almoçando...
  • 0

#28 coltlancer

coltlancer
  • AMIGO
  • 1,018 posts

Posted 13 April 2006 - 07:10

não achei muita coisa não..

poderia ver isso almoçando...

<{POST_SNAPBACK}>

Não sabia que você tinha vocação para açougueiro .... :rindo
  • 0

#29 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4,407 posts

Posted 13 April 2006 - 09:39

vcs ficam comentando, da curiosidade.. eu detesto ver essas coisas..

Tô me segurando para não clicar lá e ver.
Aparece ele todo destroçado?

<{POST_SNAPBACK}>

Aparece ele meio "moido", sem um braço, e uma mão jogada em outro lugar por causa da exploção, do pulso até quase o ombro virou pó... :blink:
  • 0

#30 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
  • AMIGO
  • 5,604 posts

Posted 13 April 2006 - 13:04

Acho que 1 polegada não chega mas 1/2 ali nas imagens eu chuto...
  • 0