


O fabricante de esportivos Lamborghini apresentará no Salão de Genebra (Suíça), a partir de 2 de março, a nova geração do cupê Murciélago. O modelo chegará ao mercado europeu no início do segundo trimestre, trazendo inovações no estilo e mecânica. Além disso, o carro passa a receber a denominação Murciélago LP640, referência à posição de seu motor (longitudinal traseiro) e aos seus 640 cavalos de potência.
O desenho do Murciélago está mais agressivo e futurista. Os destaques ficam por conta dos novos pára-choques; o traseiro incorpora a larga saída de escape. Além disso, as lanternas foram reestilizadas, e passam a apresentar desenho que facilita a visualização do carro, principalmente à noite. As rodas de 18 polegadas são novas, montadas em pneus Pirelli 245/35 na dianteira e 335/30 na traseira. O fabricante de pneus, em parceria com a Lamborghini, desenvolve para o Murciélago um modelo de inverno, próprio para trafegar na neve.
Na cabine, o painel recebeu grafismo renovado e os assentos estão mais espaçosos e confortáveis. Há um novo pacote de entretenimento, com tela de 6.5 polegadas, que promove controle das funções do som e do DVD. Sistema de navegação é item opcional. A lista de equipamentos de segurança inclui freios ABS com controle eletrônico (DRP) e airbags.
Sob o capô está o motor 6.5, de 12 cilindros, substituto do 6.2 utilizado até então. O propulsor rende 640 cavalos, ganho de 60 cv, e 66,7 kgfm de torque a 6.000 rpm. Segundo a Lamborghini, os números são suficientes para levar o Murciélago LP640 de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Assim, o cupê é 0,4 s mais rápido do que seu predecessor. O câmbio manual de seis marchas foi aprimorado para acompanhar a potência extra do motor. Além disso, agora o fabricante disponibiliza uma opção automática, com função seqüencial.