Bom, eu vi em Sampa o preço do tal cabeçote... 1.400 sendo o mais barato sem coletores, só o cabeçote cheio... Bom, era um projeto caro desde o início mesmo...
No final das contas meu carro vai acabar custando o preço de um popular qualquer, uns vinte mil... Bom, ninguém tava com indisposição pra fazer o projeto barato, se fosse pra ficar barato, dái sim era turbinar, forjar e carburar... Blergh. Tecnologia inegavelmente custa.
Bom, lá fora eles falam de um esquema de bi-turbo 4 cilindros com uma turbina alimentando a outra, citam um tal de motor Cummings como exemplo, mas parece que isso é mais coisa de trator!!! Em compensação, relatos rezam zero de lag... Parece bom demais pra ser verdade...
Quanto à turbina... Bom, tem se ter uma estimativa de qual a rotação de potência máxima de um motor como o que eu tô fazendo pra se calcular o fluxo de ar, se não me engano, e ninguém tem isso ainda... Talvez até mesmo valesse a pena usar um virabrequim de 1.8 no 2.0 bloco alto, que ficaria com uma r/l se eu não me engano de 0,2777, que dái teria ALGUMA referência do 1.8 normal... Mas faz muita diferença num motor turbo de pegada em baixa, que não gira tanto ter uma r/l baixa assim..?
Acho que talvez o ideal seja uma k14/k16 híbrida, ou uma k16/k24... A k16 eu sei que é usada no c20let, e em alguns kits de upgrade pra a4s lá fora... Pelo que eu vi, fica pequena no c20xe, e eu queria ver se dava pra conseguir pelo menos 6.000 em rpm máxima com torque máximo aos 2000-1500 ... Surreal, inegavelmente, acho que não tem como... Bom, final das contas, os problemas são descobrir como é o funcionamento de um motor "frankenstein" sem ter um na mão primeiro, pra calcular as coisas, e como calcular o funcionamento de uma híbrida... A pegada em baixa diminui com a parte fria maior, não?
Ah, uma pergunta... Alguém ai sabe se dá pra achar a injeção completa do Gol 1000 turbo de fábica ai no eixo Rio/SP e por quanto...? Ou quanto que sairia o tal cabeçote com coletores ai...? E se toda a família kkk 0/1/2 é compatível entre si, ou o que eu vou ter que comprar pra adaptar uma...?
Eu devo tá postando essas perguntas também no tal vwgolf club, mas bom, ainda não tá um tópico "VW only" , tem bastante coisa de mecânica, então acho que o pessoal goste.
Cumprimentos...
Bom, é isso...
Edited by Number41, 29 December 2005 - 22:17.