Novo Marea 1.6,1.8,2.0T,2.4
#1
Posted 30 November 2005 - 19:57
MOTOR
Posição do motor: Transversal anterior
Número de cilindros: 04 em linha
Cilindrada total: 1.596 cm³
Taxa de compressão: 9,5 : 1
Potência máxima (ABNT) / regime: 106 CV / 5.500 rpm
Torque máximo (ABNT) / regime: 15,4 Kgfm / 4.500 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: Dois no cabeçote com variador de fase no eixo de comando
IGNIÇÃO
Tipo de ignição: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
ALIMENTAÇÃO
Combustível: Gasolina
Injeção Eletrônica: MAGNETI MARELI IA W 59FB, multiponto, sequencial
CÂMBIO E EMBREAGEM
Posição do diferencial: Incorporado a caixa de câmbio
Número de marchas: 05 a frente e 01 a ré
Relações de transmissão: 1ª 3,909; 2ª 2,238; 3ª 1,520; 4ª 1,156; 5ª 0,872; Ré 3,909
Relação de transmissão do diferencial: 4,067
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem (tipo): Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico
SISTEMA DE FREIOS
De serviço: Hidráulico com comando a pedal(ABS opc)
Dianteiro: A disco ventilado, com pinça flutuante
Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo.
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Tipo de suspensão dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora.
Amortecedores dianteiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
SUSPENSÃO TRASEIRA
Tipo de suspensão traseira: Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora. Fixações à longarina com coxins e articulação do braço oscilante com rolamento.
Amortecedores traseiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
DIREÇÃO
Tipo de direção: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 11,1 m
RODAS
Aro: 5,5" x 14" x 43 em chapa aço estampado (opc. liga 5,5" x 15" x 45)
Pneus: 185/65 R 14"
PESO DO VEÍCULO
Em ordem de marcha (Std A): 1190,0 Kg
Carga útil (com condutor): 440,0 Kg
Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400,0 Kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento do veículo: 4.393,0 mm
Largura do veículo: 1.741,0 mm
Altura do veículo (vazio): 1.434,0 mm
Distância entre-eixos: 2.540,0 mm
Bitola dianteira: 1475,0 mm
Compartimento p/ bagagem - bco posição normal: 430,0 l
Tanque de combustível: 63 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 186,0 Km/h
0 a 100 km/h: 11,2 s
Marea ELX 1.8 16V Gasolina
MOTOR
Posição do motor: Transversal anterior
Número de cilindros: 04 em linha
Cilindrada total: 1.746,9 cm³
Taxa de compressão: 10,3 : 1
Potência máxima (ABNT) / regime: 132 CV / 6.500 rpm
Torque máximo (ABNT) / regime: 16,7 Kgfm / 4.000 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 04 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: Dois no cabeçote com variador de fase no eixo de comando
IGNIÇÃO
Tipo de ignição: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
ALIMENTAÇÃO
Combustível: Gasolina
Injeção Eletrônica: HITACHI / MPI, multiponto, sequencial, indireta
CÂMBIO E EMBREAGEM
Posição do diferencial: Incorporado a caixa de câmbio
Número de marchas: 05 a frente e 01 a ré
Relações de transmissão: 1ª 3,909; 2ª 2,238; 3ª 1,520; 4ª 1,156; 5ª 0,919; Ré 3,909
Relação de transmissão do diferencial: 3,867
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem (tipo): Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico
SISTEMA DE FREIOS
De serviço: Hidráulico com comando a pedal
Dianteiro: A disco ventilado, com pinça flutuante
Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo.
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Tipo de suspensão dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora.
Amortecedores dianteiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
SUSPENSÃO TRASEIRA
Tipo de suspensão traseira: Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora. Fixações à longarina com coxins e articulação do braço oscilante com rolamento.
Amortecedores traseiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
DIREÇÃO
Tipo de direção: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 11,0 m
RODAS
Aro: 6,5 x 15" em liga
Pneus: 195/60 R 15"
PESO DO VEÍCULO
Em ordem de marcha (Std A): 1220,0 Kg
Carga útil (com condutor): 480,0 Kg
Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400,0 Kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento do veículo: 4.393,0 mm
Largura do veículo: 1.741,0 mm
Altura do veículo (vazio): 1.450,0 mm
Distância entre-eixos: 2.540,0 mm
Bitola dianteira: 1475,0 mm
Compartimento p/ bagagem - bco posição normal: 430,0 l
Tanque de combustível: 63 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 198,0 Km/h
0 a 100 km/h: 9,6 s
Marea Turbo 2.0 20V Gasolina
MOTOR
Posição do motor: Transversal anterior
Número de cilindros: 05 em linha
Cilindrada total: 1.997,5 cm³
Taxa de compressão: 8,5 : 1
Potência máxima (ABNT) / regime: 182 CV / 6.000 rpm
Torque máximo (ABNT) / regime: 27,0 Kgfm / 2.750 a 4.500 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 04 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: Dois no cabeçote com variador de fase no eixo de comando
IGNIÇÃO
Tipo de ignição: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
ALIMENTAÇÃO
Combustível: Gasolina
Injeção Eletrônica: BOSCH / MPI MOTRONIC M2.10.4, multiponto, sequencial, indireta
CÂMBIO E EMBREAGEM
Posição do diferencial: Incorporado a caixa de câmbio
Número de marchas: 05 a frente e 01 a ré
Relações de transmissão: 1ª 3,800; 2ª 2,235; 3ª 1,520; 4ª 1,156; 5ª 0,914; Ré 3,545
Relação de transmissão do diferencial: 3.176
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem (tipo): Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
SISTEMA DE FREIOS
De serviço: Hidráulico com comando a pedal, com ABS
Dianteiro: A disco rígido, com pinça flutuante.
Traseiro: A disco rígido, com pinça flutuante
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Tipo de suspensão dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora.
Amortecedores dianteiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
SUSPENSÃO TRASEIRA
Tipo de suspensão traseira: Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora. Fixações à longarina com coxins e articulação do braço oscilante com rolamento.
Amortecedores traseiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
DIREÇÃO
Tipo de direção: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 11,0 m
RODAS
Aro: 6,5 x 15" (em liga-leve)
Pneus: 195/60 R 15"
PESO DO VEÍCULO
Em ordem de marcha (Std A): 1310,0 Kg
Carga útil (com condutor): 480,0 Kg
Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400,0 Kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento do veículo: 4.393,0 mm
Largura do veículo: 1.741,0 mm
Altura do veículo (vazio): 1.450,0 mm
Distância entre-eixos: 2.540,0 mm
Bitola dianteira: 1475,0 mm
Compartimento p/ bagagem - bco posição normal: 430,0 l
Tanque de combustível: 63 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 227,0 Km/h
0 a 100 km/h: 7,4 s
Marea HLX 2.4 20V Gasolina
MOTOR
Posição do motor: Transversal anterior
Número de cilindros: 05 em linha
Cilindrada total: 2.446 cm³
Taxa de compressão: 9,75 : 1
Potência máxima (ABNT) / regime: 160 CV / 6.000 rpm
Torque máximo (ABNT) / regime: 21,0 Kgfm / 3.500 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 04 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: Dois no cabeçote com variador de fase no eixo de comando
IGNIÇÃO
Tipo de ignição: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
ALIMENTAÇÃO
Combustível: Gasolina
Injeção Eletrônica: BOSCH / MPI MOTRONIC ME 3.1, multiponto, sequencial, indireta
CÂMBIO E EMBREAGEM
Posição do diferencial: Incorporado a caixa de câmbio
Número de marchas: Automático - 04 a frente e 01 a ré
Relações de transmissão: 1ª 3,606; 2ª 2,060; 3ª 1,366; 4ª 0,982; Ré 3,949
Relação de transmissão do diferencial: 2,864
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem (tipo): Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
SISTEMA DE FREIOS
De serviço: Hidráulico com comando a pedal
Dianteiro: A disco ventilado, com pinça flutuante
Traseiro: A disco rígido, com pinça flutuante
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Tipo de suspensão dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora.
Amortecedores dianteiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
SUSPENSÃO TRASEIRA
Tipo de suspensão traseira: Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora. Fixações à longarina com coxins e articulação do braço oscilante com rolamento.
Amortecedores traseiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
DIREÇÃO
Tipo de direção: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 11,0 m
RODAS
Aro: 6,5 x 15" (em liga-leve)
Pneus: 195/60 R 15"
PESO DO VEÍCULO
Em ordem de marcha (Std A): 1335,0 Kg
Carga útil (com condutor): 480,0 Kg
Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400,0 Kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento do veículo: 4.393,0 mm
Largura do veículo: 1.741,0 mm
Altura do veículo (vazio): 1.450,0 mm
Distância entre-eixos: 2.540,0 mm
Bitola dianteira: 1475,0 mm
Compartimento p/ bagagem - bco posição normal: 430,0 l
Tanque de combustível: 63 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 205,0 Km/h
0 a 100 km/h: 9,8 s
Marea SX 1.6 16V Gasolina4 p.: R$ 47.200,00
Marea ELX 1.8 16V Gasolina4 p.: R$ 53.500,00
Marea Turbo 2.0 20V Gasolina4 p.: R$ 75.100,00
Marea HLX 2.4 20V Gasolina4 p.: R$ 79.400,00
fui...
to ficando bom nisso!!
#2
Posted 30 November 2005 - 20:00
#3
Posted 30 November 2005 - 20:02
#4
Posted 30 November 2005 - 20:08
#5
Posted 30 November 2005 - 20:11
#6
Posted 30 November 2005 - 20:54
#7
Posted 30 November 2005 - 20:56
Eu imagino daqui uns 2 anos, esse motor com seus 110K rodados, recém-saído da revisão (roletes, correia, bombas) e 2K a menos na conta bancaria....e de repente a polia inferior quebra.....e um belo saldo de 20 valvulas empenadas...deve ser animador!
melhor ainda ver os turbo indo de guincho!! pra preparadora pq o motor fudeu
#8
Posted 30 November 2005 - 22:32
PL
#9
Posted 01 December 2005 - 07:05
8,5:1, isso quer dizer que........
Carro Turbinado, qto menor a taxa de compressão, força menos as bielas e é mehor para o Turbo, conseguindo extrair-se mais potência e usar mais pressão em um carro bem acertado, consequente disto aumentando também os Cv´s do motorzin !
Abraço!
#10
Posted 01 December 2005 - 07:15
Como, em nome de Deus, posso pagar 75k em um carro de luxo em que a montadora teve total descaso.
Quando foi lançado esse "novo Marea" fui seco no site ver se tinham colocado a mesma tecnologia do Stilo no mesmo...
Lixo.
PL
#11
Posted 01 December 2005 - 09:41
Vc repararam na Taxa de Compressão do Marea Turbo?????
8,5:1, isso quer dizer que........
Carro Turbinado, qto menor a taxa de compressão, força menos as bielas e é mehor para o Turbo, conseguindo extrair-se mais potência e usar mais pressão em um carro bem acertado, consequente disto aumentando também os Cv´s do motorzin !
Não Britto.. Essa taxa é baixa devido ser um turbo original a gasolina, no qual é necessário rodar com baixa taxa de compressão para evitar pré-detonação. E é claro, que consequentemente, isso da uma sobrevida as bielas.
Quanto a análise dos Mareas.. eu achei que a Fiat fez certo em aumentar sua linha de 4 cilindros. Aliás, deveria abandonar logo essa bucha dos 5 cilindros e só manter os 4 cilindros. Manutenção acessível e custo acessível.
5 cilindros em latinha de sardinha foi a pior invenção da Fiat. Desanima qualquer mecânico a trabalho decente, e induz aos mesmos fazerem cagadas.
#12
Posted 01 December 2005 - 10:14
Conheço alguns mareas bem cuidados desde zero que nunca deram problemas.
Eu teria um turbinho original se fosse 1o dono e conhecesse a pessoa.
Pena que na gasolina é impraticavel manter o bicho, faz 5,5 6 por litro.
#13
Posted 01 December 2005 - 13:49
E, apesar disto os donos insistem em não usar óleo de qualidade e trocar no prazo certo, o que condena vários motores por aí.
É bem delicado, eu usaria óleos de qualidade e trocaria a cada 2.000Km, junto com o filtro, e a cada 2 ou 3 trocas, mandava ver um engine flush!
Realmente é gastão, mas parece que no álcool faz 5-6 por litro!
Abrax,
#14
Posted 03 December 2005 - 06:53
#15
Posted 22 August 2008 - 12:01
O MT tá lá na garagem, unico dono, 62k km comprovados na FIAT e impecável.
Pena que o bebe.... e como bebe.....
Acho legalzinhoo Marea, ja andei em turbo original e mexidasso.
Conheço alguns mareas bem cuidados desde zero que nunca deram problemas.
Eu teria um turbinho original se fosse 1o dono e conhecesse a pessoa.
Pena que na gasolina é impraticavel manter o bicho, faz 5,5 6 por litro.
#16
Posted 22 August 2008 - 13:43
#17
Posted 22 August 2008 - 17:10
#18
Posted 22 August 2008 - 17:22
Não adianta.. quando temos tesão por algum carro uma hora acabamos comprando, nem que demore...
parabéns
#19
Posted 22 August 2008 - 17:37
Bairro de Fieteiro, vagabundo, cabeludo, rachador.O Brava mudou de garagem, está a 10m da minha casa, duas casas ao lado....
#20
Posted 24 August 2008 - 20:46
(agora é só esperar uns 30 anos.......... )
#21
Posted 24 August 2008 - 21:41
Já imaginou, Sérgio, eu e você, na faixa dos 75 anos, andando de Lambo? Acho que a gente não conseguiria nem entrar nela. Se entrássemos, depois não conseguiríamos sair.Outro carro legalzinho é a Lambo Gallardo.....uma amarelina, original unico dono eu teria sem pestanejar......
(agora é só esperar uns 30 anos.......... )
Edited by Giba, 24 August 2008 - 21:42.
#22
Posted 25 August 2008 - 13:47
Bela aquisição , ví pessoalmente e me pareceu que não há detalhe nenhum, o carro parece 0km.
Não adianta.. quando temos tesão por algum carro uma hora acabamos comprando, nem que demore...
parabéns
#23
Posted 30 October 2008 - 09:31
Não passa de MITO..eu tenho minha 2.4 20v a 3 anos e nunca me deu problema
http://www.orkut.com...;aid=1225219951
A minha ta nas primeiras 5 fotos..
Um carro assim que não deixa ninguem tirar onda..
Golf Gti 150cv, Audi A3 150cv, Omega 3.0 4.1..todos levam pau..
Só pra ter uma ideia ela faz de 3ª 160km/h a 7000rpm
#24
Posted 30 October 2008 - 09:40
Acho legalzinhoo Marea, ja andei em turbo original e mexidasso.
Conheço alguns mareas bem cuidados desde zero que nunca deram problemas.
Eu teria um turbinho original se fosse 1o dono e conhecesse a pessoa.
Pena que na gasolina é impraticavel manter o bicho, faz 5,5 6 por litro.
#25
Posted 30 October 2008 - 09:42
Audi A3 T 180 hp x Marea Turbo 187 hp originais.
Quem ganha?
Bom dia galera, sobre o que vcs falaram sobre o problema no motor..
Não passa de MITO..eu tenho minha 2.4 20v a 3 anos e nunca me deu problema
http://www.orkut.com...;aid=1225219951
A minha ta nas primeiras 5 fotos..
Um carro assim que não deixa ninguem tirar onda..
Golf Gti 150cv, Audi A3 150cv, Omega 3.0 4.1..todos levam pau..
Só pra ter uma ideia ela faz de 3ª 160km/h a 7000rpm
Edited by Doutor Eduardo Thimberg, 30 October 2008 - 09:43.
#26
Posted 30 October 2008 - 14:15
Mas precisaria analisar os números dos dois para uma opinião mais realista.
PL
#27
Posted 30 October 2008 - 14:20
#28
Posted 30 October 2008 - 14:21
#29
Posted 30 October 2008 - 14:26
Ah, e foram guiados por pilotos profissionais: um veterano da stock(MT) e outro, um jovem da F3(A3).
Edited by RSR, 30 October 2008 - 14:30.
#30
Posted 30 October 2008 - 15:15
comparativo feito por um amigo mew esses dias
Marea 2.4 20v com escape em 2,1/4' e filtro X kadett 2.0 8v com polia, alivio de volante, escape e coletor dimensionados = kadett por uns 5 carros! uaehuaehu
Marea 2.4 20v com escape e filtro X Marea turbo original = marea turbo
Marea 2.4 20v bla bla X a3T 150cv = pega pra capa dos baum ate os 130.
Marea 2.4 bla bla X New civic EXS = pega pra capa ultra mega foda ate acabar a estrada! hehe
Marea bla bla X vectra elite 2.4 16v auto = tomou de saida, retomada e perdemos de vista de final!
Marea bla X vectra elite 2.4 16v auto TURBO = retomada o vectra abre horrores e de final o desgraçado toma pra ficar esperto! UHAEUHEAUAE
Marea X meu ultra mega gol 1.6 monoponto = queimei a largada e soh conseguir ver ele enquanto eu tava de primeira! uaehuaehuea depois ele abriu umas 2 carretas ate 4º