O Márcio me ligou assim que deu pau no motor.
Teve problema na maldita junta de vedação das galerias. O motor dele utiliza sistema de o-rings de cobre para vedação das câmaras, e as galerias são vedadas por uma junta convencional de amianto.
O grande problema desse sistema é justamente a diferença de rigidez dos o-rings(cobre) em relação a junta(amianto). Portanto, é comum ocorrer da junta ficar "frouxa"(pois o cabeçote calça nos o-rings que são mais rígidos), e ocorrer comunicação das galerias depois.
Já sabendo desse problema, eu montei a junta de vedação com cola especial de vedação da Loctite(creio eu, que ela tenha sido a responsável de ter contido a vedação até esse ponto), justamente para fortalecer a vedação das galerias.
Eu fui contra desde início ao uso dos o-rings para vedação do motor do Márcio.. e podem confirmar isso que estou dizendo, lendo o tópico que eu abri para descrever a montagem que eu fiz no motor do Márcio.
Como o Márcio já havia investido no sistema de o-rings(idéia de Luchessi), ele quis correr o risco. Inclusive, com medo da vedação das galerias, eu montei o motor dele aspirado no início e testei para checkar se iria fazer capuccino(comunicação das galerias) logo de início. E aparentemente ficou ok..
O sistema de o-rings não é necessário..nem em preparação de altíssima potência. Tanto que dragsters de 6000hp não utilizam o-rings, e sim junta de cobre inteiriça.
Sou totalmente contra esse sistema, e sempre fui.. Só usei o-rings em minha vida em AP´s com pistões de 86mm, e mesmo assim não gostei. Sempre evitei o máximo apelar para o-rings, pois sempre soube dos problemas decorrentes.
Agora o que me deixa triste com o motor do Márcio, é que ele teve uma montagem impecável.. tudo perfeito.. e devido esse superaquecimento que teve, pode ter danificado(gerado atrito) em muitas partes móveis.
Quando faz capuccino em situação segura, sem provocar superaquecimento, é menos mal.. arranca o cabeçote, tira os o-rings, coloca junta, e monta novamente com óleo e água novos.
Mas nesse caso do Márcio, terei de desmontar o motor inteiro para avaliar os danos que teve devido o superaquecimento.
E agora vamos pegar uma marreta e destruir esses malditos o-rings.
Abraços,
Matheus S. Almeida