Eu já vi que tem gente com um bom conhecimento de mecânica e preparação, e as opiniões em geral são bem desprovidas de fanatismo... Então, gostaria de saber a opinião de vocês, e a descrição de como uma preparação que eu tenho em mente ficaria... Em especial procuro esse fórum por que não acho que o pessoal, ao ler que pretendo instalar uma injeção, não vai escrever coisas do gênero "Esquece isso e turbina!" e "Coloca uma Weber!", "Esquece isso, forja e turba!" e etc... Não suporto mais essa ladainha...! Peço que me ouçam e que avaliassem a praticidade, viabilidade, performance e custo de minha idéias para uma preparação... Até aceito sugestões do gênero, mas por favor, avaliem o que pedi primeiro...
Eu sou dono de uma Miura Saga 787 ano 88, e estou reformando a bichinha, e bem, como o carro é muito gostoso de se dirigir, eu pretendo atualizá-lo em termos de mecânica, e dar uma geral na aparência externa, mas me focar na mecânica no post...
O motor dela é um AP 2.0, sem nenhuma modificação. Um detalhe interessantíssimo é o câmbio do carro, câmbio longo mesmo, que eu tenha colocado, no velocímetro pelo menos, a 6500 rpm, está a 60km/h de primeira, e mais ou menos 110 de segunda, 160 de terceira... Lembrando muito a relação de marchas do escort zetec. Os problemas do motor começam ai, pois o mesmo não enche a quarta! Então, para resolver isso...
Vertente A) Atualizando o motor...!
Não sei, me corrijam se eu estiver errado, mas o infame 1.8 Audi nada mais é do que um AP com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando, injeção e multiválvulas, não? Bom, já que já se tem um 2.0, a idéia é atualizá-lo, tentando melhorar o rendimento e até mesmo diminuindo o consumo (!), da seguinte forma:
Instalação de uma injeção Multiponto...!
Transformação do motor de 2.0 pra 1.9, por meio de uso de virabrequim do 1.8, pra que ele gire melhor. Bom, dai já entra a pergunta... Qual o tamanho ideal dos pistões que se poderia usar? O mínimo pra realmente ser um 1.9, se não me engano, são pistões de 83,5mm... Mas dai pra frente tem até 86, mas nessa medida sei que não tem mais retífica e é fácil rasgar as paredes do bloco, ou algo assim... Bom, quais os efeitos dos diferentes pistões, entre por exemplo, 83,5mm, 84mm, 84,8mm (ou é ,4?), até o 86mm?
Adaptação de um cabeçote multiválvulas...! Acho que isso melhorará consumo e desempenho! Já achei alguns 16v e 20v (até de A4, que dizem ser melhor que o de A3) a venda... Dá pra se ter uma idéia de como ficaria a adaptação? Devo ter preferência por algum dos dois cabeçotes?
Agora... Parte dois agora do plano... Extravagâncias...! Que ainda não sei se vão acontecer ou não... Mas que gostaria! Supondo que o carro não vai se tornar um carro de arrancada, só ganhar potência pra situações específicas de diversão, sem prejudicar a durabilidade do motor e projeto em geral...
Turbo de baixa inércia, que a exemplo dos da Audi, entrasse já a 2000 rpm, e que funcionasse a princípio a 0,2/0,1bar, apenas para ajudar na admissão e para anular as perdas por altitude, sem aumento significativo no consumo até ai. Dai a pressão e o consumo poderiam mudar...
a) ...Automaticamente, conforme o motor fosse exigido. Isso é possível? Qual tipo de controladora eletrônica seria preciso... Uma injeção de carro turbo, uma injeção aftermarket (até melhor, pois não precisaria comprar a injeção Mi), ou algum dosador...?
b ) ...Por intermédio do condutor, de dentro do habitáculo. Botão de overboost por exemplo.
O ideal seria um controladora automática, até para que o carro tivesse um consumo melhor... Um turbo inteligente, no caso.
Bom, com essas modificações mais extravagantes e sem elas, como pedi acima, como ficariam potência, torque e consumo...? Alguém tem alguma idéia? Alguém estima o custo...?
Vertente A/ Trocando de motor sem sair da casa VW: Bom, isso abre muitas possibilidades.
Bloco de Golf Antigo. Não entendo muito bem como isso de bloco de Golf antigo funciona, mas é compatível com as modificações anteriores ou é praticamente uma troca por um motor completamente diferente?
Motor do GTI 16v. Bom, isso já ajudaria bastante, até por que já tem quase tudo que precisaria ser adaptado caso se seguisse por outro caminho, e talvez custe menos. É possível adaptar o virabrequeim de um AP 1.8 para melhorar a R/l, assim fazendo que gire mais e suba mais liso?
1.8T da Audi. Ele é compatível com a caixa de marchas AP? Se for, é uma boa idéia... Ainda que mais cara, suponho.
* VR6 do Passat. Dái já começa a se assemelhar mais com a vertente B, inclusive no fato de que alteraria muito o projeto e peso do carro... Acho que nào é uma boa idéia...
* W16 Bugatti Quadriturbo. ...tá, esquece...
Vertente B ) Na dúvida, joga fora...! : Bom, como todos esses processos vão gastar dinheiro, alguém tem uma sugestão de algum outro motor sem ser VW, que acabe dando um resultado melhor pelo menos ou menor preço...? c20xe..? Assim, pelo que inclusive já li aqui, isso é até inapropriado, pois muda equilíbrio de peso e etc do carro... Até pela maioria dos motores hoje serem transversais, e o AP longitudinal... Mas talvez alguém tenha alguma informação de um motor que case perfeitamente com a Miura Saga, sei lá...
Bom, de resto, deixo aberto a sugestões, se alguém tiver alguma boa...
Aguardo respostas ansiosamente...!
Peço perdão pelo post enorme... Espero que alguém tenha paciência de ler e responder, rs...
Edited by Number41, 12 November 2005 - 09:15.