Bem, completando.
1.Física Aérea -> não dá pra esperar muita coisa mesmo nem do GTR ou de jogo algum, normalmente os carros quando tiram as rodas do chão na maioria dos jogos fazem coisas bizarras. No GT4, quando o carro pula, ele empina o bico como se fosse um papagaio (pipa no RJ). Estranhíssimo. Os cálculos para fazer um objeto se comportar fielmente à realidade quando estão no ar são muito mais complexos pois o downforce tem que ser definido como zero no momento que um carro sai do chão, e entram outras variáveis. Os programadores dão uma acoxambrada pra não ficar muito estranho, mas normalmente quando temos que inserir valores como 0 ou infinito nos cálculos, merdas acontecem. De fato, isso não é um ponto negativo, pois como vc disse, se as 4 rodas do carro estão fora do ar, já está se perdendo tempo.
2. Física de baixa velocidade-> Vou tentar explicar melhor a deficiência que vejo na física do GTR apenas em curvas de baixa velocidade (em médias e altas velocidades, o comportamento é excelente). O que acontece é o seguinte: um carro ou qualquer outro veículo que muda de direção utilizando o atrito, possui 2 fases distintas quanto estão submetidos à aceleração lateral: uma fase normal e uma fase de derrapagem, que pode ser ou não controlada dependendo da perícia do piloto e da sorte. Na fase 1, o atrito permite que o carro contorne uma curva sem derrapar, já que a aceleração centrípeta é menor do que a aceleração linear (pra frente), e nessa situação as rodas não se arrastam tangencialmente ao centro da curva. Assim, o atrito dos pneus é suficiente para que o carro obedeça a trajetória perfeitamente circular dada pelo ângulo de inclinação das rodas em relação ao eixo longitudinal do carro. Na segunda fase, por outro lado, a aceleração tangencial (na direção do movimento) passa a ser maior que a aceleração centrípeta, o que faz com que o carro escorregue para fora da curva (ou para dentro, dependendo de como está o balanço do carro). No caso do GTR, o carro se comporta de acordo com a Fase 2 durante todo o tempo. Mesmo que você freie até equilibrar as 2 acelerações envolvidas no contorno de uma curva, o carro permanece em leve derrapagem, o que não condiz com a física do mundo real.
Isso é muito sutil, porém atrapalha demais, e não vai ser em qualquer forum que você vai encontrar a molecada com sensibilidade para perceber isso.
3.Setups-> No caso das Lamborguinis ou dos Corvettes, realmente eles tendem a sair de traseira, o que ajuda a contornar as curvas. Sair com a traseira é algo perigoso porém controladamente faz com que vc tenha maior flexibilidade pra mudar a trajetória do carro. Sair de frente, você tem que apenas aceitar e lutar na entrada da curva para diminuir essa tendência. Nos casos das Ferraris, não tem muito jeito de evitar que elas saiam demais com a frente, por mais que se mexa na suspensão e na asa traseira, o que reflete uma infedilidade com o mundo real, já que um carro com motor central, distribuição bem neutra de peso e tração traseira, jamais poderia ser tão dianteiro como as Ferraris do jogo. A solução é correr com outros carros.
4. 4000 cavalos -> Obviamente os carros se tornam incontroláveis com 4000 cavalos, porém eu citei este exemplo para mostrar que nessa situação, os defeitos da programação da física se tornam evidentes. Um carro com 4000 cavalos pode ser incontrolável no mundo real, mas não pode capotar pra frente nem decolar com o bico apontado pra baixo e outras bizarrices que ofendem a mecânica dos fluídos e a teoria gravitação. Citei o exemplo do Stunts pois naquela bosta de jogo é possível apreciar as bizarrices de um mundo mal programado. No GTR é claro que temos um comportamento sofisticado e bem realista, mas eu insisto que poderia ser melhor. O jogo é muito mais completo e divertido do que Gran Turismo, onde só correm 6 carros, não há danos nos carros e outras pobrezas, porém o comportamento do carro do GT é mais realista do que o comportamento do carro do GTR nas diversas situações. Infelizmente é assim, porém não resta dúvida que o GTR reserva muito mais desafios e diversão.
Tem que ser na unha mesmo. Setups são coisas muito pessoais, dificilmente um setup baixado da net vai se ajustar perfeitamente ao seu estilo de pilotagem.
Devo admitir: o GTR viaja na física "aérea". Sempre que o carro voa em um acidente ou quando passamos reto em algumas zebras altas, coisas estranhas acontecem. Mas isto não tem a menor importância, já que nestes casos a volta já está perdida de qualquer maneira. E não afeta o restante do jogo.
Depende do carro, setup, temperatura da pista, dos pneus, etc.
Eu jogo a traseira nas curvas sempre que quero, com o Lamborghini. E às vezes quando não quero, tb
É tudo uma questão de ajuste.
Começou com lógica, terminou com nonsense. Com 4000 cv qualquer carro fica incontrolável, independente da física do jogo
Alemão, frequento vários fóruns sobre GTR e posso ter passado reto em alguma mensagem sobre o assunto, mas até o momento não vi *rigorosamente ninguém* tecendo comentário semelhante. O que é mais provável, você estar equivocado, ou todo o resto do mundo?
Eu, particularmente, não notei nada de anormal nas curvas de baixa. Quais reações, mais exatamente, você acha que estão erradas?
Uma coisa que eu senti falta no GTR, é variação no grip da pista, de acordo com a qualidade do asfalto em um trecho específico. Este efeito é bem maior no GT4, mas não tenho conhecimento para afirmar qual dos dois está correto.
[]s,
Daniel
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