Por ser apaixonado por velocidade e por questões familiares $$$ nunca ter tido a oportunidade de fazer uma corrida real, acabei saciando as minhas vontades e sonhos por vias alternativas. Desde pequeno eu comecei a andar de Autorama e a coisa foi ficando cada vez melhor com o passar dos anos.
Apenas para ilustrar os feitos mais importantes nestes 15 anos que pratico o Autorama Profissional:
2001 Campeão Brasileiro de Endurance (Red Fox - São Paulo)
2002 Campeão Brasileiro de G12 (Hobsport - Goiânia)
2003 Campeão Brasileiro de GZero (Monza - São Paulo)
2004 Campeão Brasileiro de G12 (Miquéias - Brasília)
Em nível de competição, é totalmente diferente do autorama caseiro, o piloto faz muita diferença, e a preparação do carro é fator determinante. Existem basicamente três modalidades de carros (independente dos motores), Asa, Protótipo e as Réplicas. Eu ando de protótipo onde a velocidade media é de 70Km/h.
Esta foto é da etapa da UPAF 2004 na loja Parolu onde eu venci a corrida. Coisa de louco, cheguei de avião as 17:00hs a corrida começou as 20:00hs e acabou as 06:30hs da manhã do dia seguinte.
Um bom site para consultas é o UPAF
De 2 anos para cá, principalmente em função dos negócios e agora por causa do meu filhinho, tenho me dedicado as corridas virtuais.
Conheci por acaso a Nascar Brasil e me cadastrei e comecei a correr para passar o tempo, logo logo virou vicio e fui subindo de categoria e hoje estou na categoria Pró, 1 abaixo da Extreme onde só tem viciado.
Existem diversos simuladores por aí mas o principal é que a maioria é tudo Arcade (vídeo game) e poucos possuem realidade de simulação, junte-se a isso a questão do multiplayer. Para se ter uma idéia da dificuldade de se fazer um jogo de bom nível decente em nível de simulação, hoje ainda usamos o Nascar Racine 2003 Season tal o grau de qualidade apresentado pelo Game da Papyrus. Jogos recentes da concorrência foram rapidamente descartados como simulador pois foram feitos para brincar e não simulações de corrida (Toda a linha Nascar da Eletronic Arts). Abaixo o Link de um vídeo feito pelo Jean Rupaner, um dos melhores pilotos do Brasil na atualidade, é uma coletânea de algumas corridas mais montagem de cenas do filme Dias de Trovão, o cara teve um trabalho animal, usou 6 programas diferente para fazer este filme, e o resultado final foi 10. www.nascarbrasil.com/downloads/videos/JR_Extreme_S1_2004.rar
Além das corridas de Nascar em circuito oval, temos a Truck Series e o GTP que é o que eu mais gosto. Vocês se lembram daqueles carros Sport Protótipos em que o Raul Boesel foi campeão mundial??? Pois é o carro é uma delicia de dirigir, muito motor, freia que é um absurdo, tem um downforce estúpido, é realmente um Formula 1 carenado. Infelizmente neste segundo semestre meu desempenho não tem sido dos melhores pois esta faltando concentração, coisa difícil de se ter durante 2 horas de corrida com um filho em casa (ta bom, quando não é o filho é a Radio Patroa) mas mesmo assim estou me divertindo as pencas, to sempre entre os Top 5 e o principal estou passando o meu tempo de maneira saudável e pilotando sem gastar nada alem de uma boa conexão banda larga.
Edited by Alex Muniz, 31 October 2005 - 13:57.