Um final não muito feliz para mim no encontro de Santos...
#1
Postou 23 junho 2003 - 14:16
Sábado o encontro foi demais...... Saí do encontro a noite, voltei para o Guarujá, guardei meu carro na garagem e não usei mais.
Ontem na hora do almoço resolvi retornar para São Paulo e quando passava por Cubatão, meu carro fez um barulho no motor, imediatamente pisei na embreagem, joguei o carro no acostamento e chamei o guincho para socorro.......
Cheguei em SP, guardei o carro e deixei para ver o estrago hoje, desmontei algumas coisas e a merda que aconteceu foi exatamente oque eu temia.......
Arrebentou minha correia dentada.
Alguem de vocês já teve este tipo de problema ? Oque foi preciso fazer ????
Ainda bem que esta merda ocorreu depois do encontro, se fosse antes eu me jogava no meio da estrada ...... hehehe
Abraços a todos e qualquer sujestão será muito bem vinda.......
Até mais.
#2
Postou 23 junho 2003 - 14:23
#3
Postou 23 junho 2003 - 14:25
Abraço.
#4
Postou 23 junho 2003 - 14:30
mande uma mensagem ao lemmel , acho que aconteçeu algo parecido com ele se nao me engano
um abraço
#5
Postou 23 junho 2003 - 14:33
Atualmente meu carro tem apenas 107mil km... Tô com o mais medo que esta porra arrebente... :cry:
#6
Postou 23 junho 2003 - 14:38
Sua correia arrebentou ou escapou???
Eu tive o mesmo problema, o Lemmel, e outros ainda terão, fiquem de olho é nos roletes, no meu caso ele estava fora da especificação e montado errado, até no catálogo da GM ele está errado...
No do Lemmel ele estava com o rolamento ferrado...
Fala com o Night Rider, senme ele já fez motor...
QQ coisa me contacta que eu passo os bizús, fala com o Lemmel tb...
#7
Postou 23 junho 2003 - 15:50
De qualquer maneira muito obrigado a todos e vamos ver no que dá tudo isso.
Abraço
Daniel G. Aviz
#8
Postou 23 junho 2003 - 16:31
Bom, minha correia de fato arrebentou, estava completamente ressecada, vacilei grande em ter deixado isso chegar a esse ponto, más agora vou correr atrás do estrago. Meu carro não esta em oficina nem nada, esta na minha casa e eu mesmo estou mexendo, tomara que dê tudo certo e que meu gasto não seja cabuloso, senão minha máquina vai ficar encostada por um tempo e vou fazer este serviço quando estiver com um pouco mais de folego financeiro.
De qualquer maneira muito obrigado a todos e vamos ver no que dá tudo isso.
Abraço
Daniel G. Aviz
Troca uma idéia com o Lemmel, ele tem umas alternativas pra vc...
#9
Postou 23 junho 2003 - 18:12
Dan, o calibra do meu pai tambem ja arrebentou a correia dentada, a sorte é que parece que nao acabou com as valvulas mas o estrago foi grande... o cali ficou parado uns 10 dias ate ficar pronto! Vou falar pra ele entrar aqui e contar o q rolou blz?! Boa sorte!!!
Ed Filho
#10
Postou 23 junho 2003 - 18:31
Primeiro te aconselho a nao tentar ligar seu carro mesmo com a correia nova, o ponto do motor de 16V é primordial, se acertar errado, as válvulas vão pro saco.....por isso a correia dentada deve ser trocada a cada 50000 km, não importa se ela estiver em bom estado, tem que ser trocada.
E amigo, reza pra não ter afetado nenhuma válvula, senão vai ter que trocar e alem disso, vai ter que mandar dar uma limpeza geral no cabeçote, para tirar algum detrito que tenha ficado.....Aproveita e manda polir internamente as câmeras do cabeçote pra dar mais rendimento. o Cafu fez isso....
espero ter ajudado....abraços :wink:
#11
Postou 23 junho 2003 - 18:47
Abraços a todos e muito obrigado pela ajuda.....
Daniel G. Aviz
#12
Postou 23 junho 2003 - 22:14
Sinto muito pelo acontecido com o seu carro. E falo de causa própria.
Meu carro está parado na garagem, to juntando dinheiro para arrumar ele.
Mais detalhes do que aconteceu está na área de manutenção e modificação, só visível para sócios do clube (eu acho).
O que aconteceu com o seu carro (barulho no motor) foi exatamente o que aconteceu com o meu. Porém não foi a correia que estourou, mas sim o rolete tensionador:
Provavelmente suas valvulas empenaram. TORÇA para que tenham sido as de admissão (Em torno de R$ 50,00 cada uma na concessionária). Pq
se foram as de escape vai sair R$ 398,00 CADA UMA!
Eu levei meu carro em um mecânico e ele desmontou o cabeçote pra mim ver o estrago....
E meu carro está assim atualmente:
Conversei com diversas pessoas. Muitos me recomendaram em colocar as valvulas do Tempra. Muita gente que corre em Tarumã (RS) e tem o
nosso motor faz isso quando estoura as válvulas.
Tem que ser feito por quem entende do negócio. Aqui eu tive vários
orçamentos.
"Fazer" um cabeçote está custando R$ 240 o serviço sem peças. Só a retífica, limpeza, polimento e mão de obra.
No meu caso, como eu optei em deixar o carro na minha garagem eu paguei pro meu mecânico R$ 140 (dos R$ 280) pelo serviço de desmontagem e montagem do cabeçote.
Um serviço de cabeçote completo (valvulas, tuchinhos, vedadores) do Tempra e serviço de adaptação (sem a montagem e desmontagem do mesmo) está custando R$ 1200.00. O cara que faz aqui em Porto Alegre
garante que fica BALA. Quem me indicou disse q o cara e fera e só faz
isso na vida.
O foda q junto com este cabeçote tu vai ter q trocar algumas juntas... daí vai ter q correr pra achar preços....
Como eu to com o carro parado, e pretendo ficar com ele por muitos anos. Além de querer fazer uma preparação mais forte (e quem sabe competir com o Carica ), estou pensando em retificar o meu motor Aos 110.000 Km.
Muita gente tá me chamando de lunático.... maluco...... dizendo q meu motor ta muito bom.... Mas não sai da minha cabeça pistoezinhos zerados... Seria como ter um calibra 0Km de novo.
Não fiz orçamentos quanto a retífica.
Ahhh eu tirei o carro do meu mecânico quando este, provavelmente sob o efeito de algum alucinógeno, disse que SÓ DE MAO DE OBRA de retífica eu ia gastar R$ 1600,00. Mais o preço das peças...
Alguém por aí tem noção se o cara tava falando sério?????
Pra mim ele tinha tomado umas biras... :-D
Boa Sorte Dan!
#13
Postou 24 junho 2003 - 08:20
Agora quanto a retifica, com vc sabe eu fiz o meu aqui em SP e nao saiu isso nao......muito caro....o meu saiu em torno de 700 reais tudo, cabeçote, virabrequim, volante do motor e o motor com brunimento das cameras de combustão, e lavagem em acido pelo problema de borras que vc já sabe e acompanhou......obrigado pela ajuda denovo.
Bom é isso amigo.......abraços :twisted:
#14
Postou 24 junho 2003 - 08:55
#15
Postou 24 junho 2003 - 09:44
Todos estão me ajudando bastante com isso......
Muito obrigado a todos.
Abraço
Daniel G. Aviz
#16
Postou 24 junho 2003 - 13:13
Valeu pela lembrança! Foi uma lástima o acontecido... mas tudo bem... ano q vem tem outro!
Tu chegaste a trocar os pistões? O que eu queria saber é quais peças (precisamente falando) que tu trocou ou teve que dar um passe.
Como tu entende de mecânica e fez o serviço por conta, acho que fica mais fácil citar o que teve que ser feito.
Eu to querendo retificar o motor... será que vale a pena, um motor com 110.000Km ter pistões trocados para o Standart + 1mm?
Só a troca dos aneis e esse tal de brunimento (q diabos é isso?) resolveria e nao iria deixar meu motor queimar óleo (o meu maior medo).
Obrigado por qualquer ajuda!
#17
Postou 24 junho 2003 - 18:15
Sim, o Edson trocou os pistões para a primeira medida disponível, maior que os standard.
O brunimento é aquele "lixamento" rotativo que se faz nas paredes do cilindro.
#18
Postou 25 junho 2003 - 01:36
Vou pedir o preço da mão de obra... mas tenho que saber o que tem de fazer no motor.... tipo, só brunimento, ou só aquilo, ou só isso.. etc...
(eu nem sei o que eles fazer ao todo no motor!)
#19
Postou 25 junho 2003 - 08:10
Troquei os anéis (todos) e as bronzinas, fiz um banho de acido no motor e no cabeçote (borras) uma coisa que me arrependi foi não ter trocado a embreagem, mas tudo bem, a minha ta boa ainda......
Ah...troquei por conta própria os tuchos hidráulicos do cabeçote, para não fazer os famosos tick tick no cabeçote.
no total gastei R$ 700,00 de retifica
e R$ 1400,00 de peças. a mao de obra......nao tem preço, é muito especializada hehehhe :wink:
Acho que é só... :twisted: :twisted:
#20
Postou 25 junho 2003 - 12:52
Muito obrigado pelas tuas dicas!
Só nao ficou claro pra mim se tu colocou pistoes originais (comprou em concessionária) ou arrumou algum outro adaptado.
Teve um cara que me propos colocar as valvulas do Tempra, adaptadas. Ficaria show. Mas eu to com receio deste tipo de adaptação... afinal... quero ficar com meu Calibra por muito tempo. Vai virar peça de decoração da minha garagem ;-)
Achei muito interessante essa história de banho ácido. O meu motor não tem esse problema de borra. Mas como vou desmontar tudo, nao custa fazer isso tbem...
A embreagem/rolamento/platô e cabo já estão na minha idéia de troca. Até pq em outro tópico já acharam todo o conjunto por um preço bem interessante.
Eu vou gastar um pouco mais. Pois tenho que trocar além dos tuchos e vedadores do cabeçote, todas as juntas e as válvulas empenadas.
Quando se troca o pistão, tem que trocar a biela pro standart + 1 tbem?
To ainda curioso para saber o preço de um pistão completo na concessionária! Se eles queriam me cobrar R$ 398,00 por cada válvula de escape... imagina num pistão!
Caso tu tenha conseguido as peças a um preço mais interessante, teria como tu conseguir o telefone do teu fornecedor?
Obrigado
lemmel
#21
Postou 25 junho 2003 - 13:01
#22
Postou 25 junho 2003 - 13:59
#23
Postou 26 junho 2003 - 00:46
Mas pelo o q eu sei o motor do calibra não tem "camisas" então a cada retífica (brunimento?) das câmaras de combustão tem que aumentar em uma medida os pistões. Correto?
Senao tem que comprar outros STD ou só trocar os aneis.
Green
Eu tava louco pra comprar um motor novo... sabe quanto? R$ 14.000, SÓ O MOTOR! Isto já com desconto, pois o preço original era R$ 21.000.
Este motor só tem em uma concessionária GM do nordeste (RN).
"fazer sob encomenda" significa "obter de forma mais fácil"? heehhehhe
#24
Postou 26 junho 2003 - 09:43
Como o loko do assaltante que ainda por cima tenta me oferecer outro vidro... no mínimo iria roubar o carro do Diablo pra conseguir o vidro...
Lemmel... 14.000,00 só??? O nosso motor novinho em folha????? Na GM de Lajeado orçaram em R$ 38000,00
#25
Postou 26 junho 2003 - 13:24
Deve ser a diferença do frete lá do Rio Grande do Norte.... eheheheh
#26
Postou 26 junho 2003 - 13:43
Acho que tem camisa sim, o que houve no caso do Edson deve ser um brunimento mais pesado que o normal, já que ele mencionou ter borras...
Eu vou pegar um motor já usado, não na GM, pois deve sair mais barato eu comprar outro CALIBRA, né???
Se alguém souber de algum CALIBRA num esmanche ou VECTRA GSi, eu mando ver na hora... é só me avisar...
Também já estou procurando as peças, principalmente os pitões, se alguém souber, me avisa logo, por favor...
Abraço Galera.
#27
Postou 26 junho 2003 - 17:47
#28
Postou 27 junho 2003 - 08:47
Estou vendendo uma biela,(calibra original) quem quiser!!??
Foi foda essa hein Danilo? Comprar uma biela à toa... :roll:
#29
Postou 27 junho 2003 - 09:14
[]s,
Daniel
#30
Postou 27 junho 2003 - 10:01
Foda hein! Pesinho de papel de R$ 400 !!!