Pessoal,
Estava pensando sobre a manutenção futura do Calibra, nível de deterioração e disponibildiade de peças.
Em resumo, o futuro é incerto...
Pensei em algumas soluções, principalmente para quem quer manter a originalidade. e resolvi reiniciar o tópico como um "brainstorm":
1) Peças mecânicas raras que existem no mercado, ou pelo menos em catálogo
Como exemplo, podemos citar amortecedores e a homocinética interna exclusiva.
Ambas as peças existem mas não tem estoque em lojas. Precisaríamos fazer um pedido com um volume mínimo e manter este estoque em algum lugar. Acho que o ideal seria um grupo de compras organizado pelo clube, e talvez até utilizar verba do clube para ajudar na compra.
2) Pequenas peças de acabamento e mecânicas
A solução definitiva seria ter uma impressora 3D, como neste artigo do Jay Leno:
http://www.popularme...320759?page=all
Um estoque do clube não seria má ideia também.
3) Lataria e acabamentos externos (parachoques, frisos, saias, bigodes)
Aqui, acho que a solução é reproduzir fielmente as peças em plástico reforçado com fibra.
Produziríamos em conjunto os moldes, o mais próximos possíveis da perfeição, e as peças poderiam ser feitas com a fibra desejada (vidro, carbono, kevlar, composite), por escolha de quem for utilizar o molde.
Neste caso, o molde ficaria com o clube e uma oficina especializada no assunto utilizada sempre que necessário.
Reproduções do molde seriam totalmente encorajadas.
4) Vidros
Este é um assunto que me arrepia, principalmente quanto ao vidro traseiro...
Conheço quem fabrica policarbonato para a maioria dos carros em Interlagos, mas não sei como ficaria para o dia-a-dia...
E nada sei sobre vidros...
5) Borrachas
Outra assunto que desconheço... Não imagino como fabricá-las em pouca quantidade.
6) Faróis e lanternas
Acho que a grande maioria concorda que a lanterna traseira original é a melhor opção, inclusive eu que só coloquei a "palhacitos" porque a original estava quebrada. Acho que encomendar as lentes seria uma opção.
Já na dianteira, geralmente o conjunto completo se deteriora. Alguns faróis chineses tuning ficam bem no Calibra e iluminam muito bem, mas a lente se deteriora rápido (no meu em 3 anos começou a trincar). Se for o caso, quando começar a sumir no eBay, compramos um lote e a lente podemos fazer extras também.
Acho que o "resto" dá pra conviver por mais uns 10 anos talvez, até começarmos a fabricar nossos carros com os moldes feitos...
[]s!