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Futuro Da Manutenção Dos Calibras


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21 replies to this topic

#1 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
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Posted 08 April 2013 - 13:34

Pessoal,

 

Estava pensando sobre a manutenção futura do Calibra, nível de deterioração e disponibildiade de peças.

Em resumo, o futuro é incerto...

 

Pensei em algumas soluções, principalmente para quem quer manter a originalidade. e resolvi reiniciar o tópico como um "brainstorm":

 

1) Peças mecânicas raras que existem no mercado, ou pelo menos em catálogo

Como exemplo, podemos citar amortecedores e a homocinética interna exclusiva.

Ambas as peças existem mas não tem estoque em lojas. Precisaríamos fazer um pedido com um volume mínimo e manter este estoque em algum lugar. Acho que o ideal seria um grupo de compras organizado pelo clube, e talvez até utilizar verba do clube para ajudar na compra.

 

2) Pequenas peças de acabamento e mecânicas

A solução definitiva seria ter uma impressora 3D, como neste artigo do Jay Leno:

http://www.popularme...320759?page=all

Um estoque do clube não seria má ideia também.

 

3) Lataria e acabamentos externos (parachoques, frisos, saias, bigodes)

Aqui, acho que a solução é reproduzir fielmente as peças em plástico reforçado com fibra.

Produziríamos em conjunto os moldes, o mais próximos possíveis da perfeição, e as peças poderiam ser feitas com a fibra desejada (vidro, carbono, kevlar, composite), por escolha de quem for utilizar o molde.

Neste caso, o molde ficaria com o clube e uma oficina especializada no assunto utilizada sempre que necessário.

Reproduções do molde seriam totalmente encorajadas.

 

4) Vidros

Este é um assunto que me arrepia, principalmente quanto ao vidro traseiro... :D

Conheço quem fabrica policarbonato para a maioria dos carros em Interlagos, mas não sei como ficaria para o dia-a-dia...

E nada sei sobre vidros...

 

5) Borrachas

Outra assunto que desconheço... Não imagino como fabricá-las em pouca quantidade.

 

6) Faróis e lanternas

Acho que a grande maioria concorda que a lanterna traseira original é a melhor opção, inclusive eu que só coloquei a "palhacitos" porque a original estava quebrada. Acho que encomendar as lentes seria uma opção.

Já na dianteira, geralmente o conjunto completo se deteriora. Alguns faróis chineses tuning ficam bem no Calibra e iluminam muito bem, mas a lente se deteriora rápido (no meu em 3 anos começou a trincar). Se for o caso, quando começar a sumir no eBay, compramos um lote e a lente podemos fazer extras também.

 

Acho que o "resto" dá pra conviver por mais uns 10 anos talvez, até começarmos a fabricar nossos carros com os moldes feitos... :D

 

[]s!


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#2 luiz k1

luiz k1
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Posted 08 April 2013 - 13:54

BOA TARDE

 

AMIGO ACHO QUE O RECURSO É VIA EBAY, AQUI NO BRASIL É PERDA DE TEMPO.

 

ABRAÇO.


  • 0

#3 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
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Posted 08 April 2013 - 14:13

Luiz, respeito a sua opinião, mas não concordo. ;)

[]s


  • 0

#4 marcelo.fireman

marcelo.fireman
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Posted 08 April 2013 - 15:09

assim vc me assusta Guilherme !!!


  • 0

#5 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
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Posted 08 April 2013 - 15:22

Calma Fireman!

Mas o assunto é sério. Se bater, quebrar um vidro traseiro, estourar a homocinética interna, quebrar uma mola, estourar um amortecedor... Onde conseguir as peças?


  • 0

#6 Marcelo M-7

Marcelo M-7
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Posted 08 April 2013 - 15:42

Excelente Tópico!

 

Acho mto pertinente discutirmos estes assuntos.

 

Bom, vou acompanhar de perto.

 

Abs


  • 0

#7 marcelo.fireman

marcelo.fireman
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Posted 08 April 2013 - 17:18

Realmente Guilherme,estamos todos sujeitos,mas nesse ponto eu sou otimista,acredito que sempre tem uma saida.


  • 0

#8 Marcio Leal

Marcio Leal
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Posted 08 April 2013 - 17:26

Hoje, 100% se resolve no Ebay, daqui a 5, 10 anos não tenho essa certeza. Eu ja tenho algumas coisas estocadas, como a trizeta  cambio lado passageiro, mas o Guilherme está certo, temos que manter os carros e será cada vez mais dificil. Quem tenta usar o calibra no dia -dia vai ficar na mão rapidinho, tem que rodar pouco.


  • 0

#9 David

David
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Posted 08 April 2013 - 18:01

Tenho pensado nesse assunto também. 

 

Estoquei recentemente amortecedores traseiros originais cofap, estou procurando o par dianteiro.

 

Farois, lanternas e vidros também preocupam...

 

Mecânica em geral não vejo muito problema, tem muita peça e alternativa no mercado.

 

Sou a favor de criarmos um grupo financeiro e garimparmos algumas peças essenciais e deixar um banco de peças que seria liberada caso o participante comprovasse a necessidade de uso.

 

Caso contrário ficaremos a mercê de desmanches e especuladores mercenários de peças no futuro.

 

Auto - Peças CCB Já!!


Edited by David, 08 April 2013 - 18:04.

  • 0

#10 spindaniel

spindaniel
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Posted 08 April 2013 - 21:22

Apoio total. Estoque de peças raras em mãos do clube.

 

O item que mais me preocupa é o vidro traseiro porta malas. Já vi acrílico, policarbonato. Mas não lembro aonde. 


Edited by spindaniel, 08 April 2013 - 21:23.

  • 0

#11 Hottman

Hottman
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Posted 08 April 2013 - 22:24

assim vc me assusta Guilherme !!!

 

É !


  • 0

#12 marcelo.fireman

marcelo.fireman
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Posted 09 April 2013 - 09:42

Amigos,peço permissão ao Guilherme pra tirar um duvida sobre manutenção.

To com o carro desde o fim de 2008 e nunca troquei bomba de agua e bomba de oleo,e ja pensando no OF deste ano,devo trocar preventivamente?

 

lembro que o carro ta tudo normal,nem um sinal de problemas nessas peças:temperatura sempre normal na cidade,na estrada,ar ligado ou não.Quanto ao oleo tambem tudo normal.

 

E ai o que me dizem?abraços!


  • 0

#13 Rex Calix

Rex Calix
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Posted 09 April 2013 - 10:53

Estava pensando exatamente nas mesmas coisas por estes dias.... ate por causa da batida. Alguma coisa recorremos a adaptações, mas e o resto?

POr exemplo...meu parachoque dianteiro ja foi "tri-remendado". Gostaria muito de trocar. Ate achei 2 traseiros...mas o dianteiro... sem chance.

E vejo q o "Futuro" do restante do carro caminha p este lado.

Infelizmente ja começo a pensar em utilizar a mecanica em outro carro... (*visto q a mecanica é bem mais facil adaptações, e ate muitas vezes algumas melhoras)


  • 0

#14 Fritz

Fritz
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Posted 09 April 2013 - 18:27

Assunto importantissimo e muito bem lembrado... Apoio totalmente na geração de um fundo de reserva do CCB, como se fossem cotas. A aquisição de carros de ferro velho, ou peças seria uma escolha do pessoal que participasse e que teria prioridade sobre as peças existentes.
  • 0

#15 W

W
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Posted 10 April 2013 - 08:59

Assunto importantissimo e muito bem lembrado... Apoio totalmente na geração de um fundo de reserva do CCB, como se fossem cotas. A aquisição de carros de ferro velho, ou peças seria uma escolha do pessoal que participasse e que teria prioridade sobre as peças existentes.

Eu acho inviável...

 

Mais fácil criar um tópico com peças alternativas para revisões corriqueiras, alguns foruns de Jipeiro possuem tópicos semelhantes

 

Quanto a lata e vidro, o ideal seria tópico para disseminar conhecimento de Calibras em desmanche, hoje não temos tópico único para Calibras que estão em desmanche

 

Na realidade, se procurar no ML vc encontra alguns desmanchando.

 

PC dianteiro, a saída que eu vejo é uma forma para replicar em Fibra, me recordo da revista do Carro do Anderson da FT com PC um pouco maior para caber o Intercooler, PC este feito em Fibra.

 

O PC dianteiro do Calibra fica molenga com o manuseio, mas parece ser fácil de fazer.


  • 0

#16 celso rocha

celso rocha
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Posted 10 April 2013 - 11:14

Amigos,peço permissão ao Guilherme pra tirar um duvida sobre manutenção.

To com o carro desde o fim de 2008 e nunca troquei bomba de agua e bomba de oleo,e ja pensando no OF deste ano,devo trocar preventivamente?

 

lembro que o carro ta tudo normal,nem um sinal de problemas nessas peças:temperatura sempre normal na cidade,na estrada,ar ligado ou não.Quanto ao oleo tambem tudo normal.

 

E ai o que me dizem?abraços!

 

Meu Cali94, 210k, descarbonizei cabeçote e troquei  conjunto correia dentada e roletes e as bombas, estas foram trocadas com 90k.


  • 0

#17 marcelo.fireman

marcelo.fireman
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Posted 10 April 2013 - 12:30

Obrigado pela atenção Celsão!

 

melhor prevenir ne?


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#18 GMT

GMT
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Posted 22 April 2013 - 20:56

 

2) Pequenas peças de acabamento e mecânicas

 

A solução definitiva seria ter uma impressora 3D, como neste artigo do Jay Leno:

http://www.popularme...320759?page=all

Um estoque do clube não seria má ideia também.

 

Opa tenho 2 impressoras, manda o modelo que imprimo pra vc. :D


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#19 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
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Posted 08 May 2013 - 15:56

Informação valiosa. Tem uma empresa em Guarulhos que faz qualquer vidro de carro, desde que tenha o molde ou outro vidro inteiro.

Faz inclusive degradê e com desembaçador.

Estou pegando o contato com um amigo meu que faz hots. :)


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#20 Marcio Leal

Marcio Leal
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Posted 08 May 2013 - 16:14

O foda vai ser a borracha das portas. Faz 10 anos que eu procuro para guardar e nunca achei.


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#21 Rex Calix

Rex Calix
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Posted 08 May 2013 - 17:29

Boa  :1946_headbanging:


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#22 GMT

GMT
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Posted 10 May 2013 - 12:35

Opa tenho 2 impressoras, manda o modelo que imprimo pra vc. :D

Ia postar uma foto da saída de ar que desenhei pro corsa mas não consigo. Onde fica o botão pra subir a imagem?


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