Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Turbo E Flex, A Dobradinha Perfeita


  • Por favor, faça o login para responder
17 respostas neste tópico

#1 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 fevereiro 2013 - 12:34

Continuando a conversa de ontem (que não existiu, porque vocês não foram):
 
Koenigsegg CCXR Edition, 800 cv com gasolina e 1.016 cv com E85:

 

http://quatrorodas.a...ro_273276.shtml

 

 

Bentley W12, com turbo e flex (o mais recente não é mais W12 e sim V8, não sei se continua flex):

 

http://g1.globo.com/...motor-flex.html

 

Minha opinião sobre o assunto:

 

http://professorives...-com-turbo.html


Este post foi editado por Ives: 26 fevereiro 2013 - 12:35

  • 0

#2 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 26 fevereiro 2013 - 15:13

Lá na gringolandia tem E85 direto na bomba no posto ou vc tem que fazer a conta e combinar os combustiveis?


  • 0

#3 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 fevereiro 2013 - 21:25

Sempre direto na bomba. Acho que nem pedindo existe E100.


  • 0

#4 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 fevereiro 2013 - 22:47

Pela mera variação de preço do combustível na bomba, acho o conceito de carro flex aqui no .br uma grande bobagem.

Pela pseudo autonomia na escolha do combustível com o intuito de economizar, vc paga por um carro que não é eficiente nem com álcool nem com gasolina - é meia boca nos 2, tanto em desempenho como em consumo. Poderia ser melhor se fosse mono-combustível.

De tabela, ainda paga 4% de IPVA, enquanto pagaria apenas 2,5% caso optasse por um carro a álcool.
  • 0

#5 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 fevereiro 2013 - 23:37

Não sei postar foto nesse Fórum novo. Os preços eram 13,01 "Coroas Suecas" para a gasolina de 95 octanas, 12,51 pro diesel e 9,14 pra E85.


  • 0

#6 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 27 fevereiro 2013 - 00:41

E85 direto na bomba. E eles têm a gasolina COMEÇANDO em 95 octanas... tem até 105... incrível!


  • 0

#7 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 27 fevereiro 2013 - 10:16

E85 direto na bomba. E eles têm a gasolina COMEÇANDO em 95 octanas... tem até 105... incrível!

Não se engane com esse lance de octanagem não tem nada muito melhor que a nossa Podium lá fora, pelo menos nos postos. Existem sim gasolinas especiais com chumbo que se vende a peso de ouro e é utilizada para competição e nos supercarros biturbo.

 

 

Quais são os métodos de determinação da octanagem?

Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação. 

Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm) 

Alguns países utilizam a octanagem MON, RON, e outros o Índice de Octanagem IAD (Índice Antidetonante) = (MON + RON)/2. Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas. Portanto, ao comparar gasolinas de deiferentes países é importante verificar se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD).

 

 

 

Quais são os métodos de determinação da octanagem?

Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação. 

Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm) 

Alguns países utilizam a octanagem MON, RON, e outros o Índice de Octanagem IAD (Índice Antidetonante) = (MON + RON)/2. Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas. Portanto, ao comparar gasolinas de deiferentes países é importante verificar se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD).

Fonte: Petrobrás.


  • 0

#8 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 27 fevereiro 2013 - 10:42

Opinando sobre o Etanol;

 

1-Uso 100% etanol no meu carro do dia-dia (que é flex).

 

Uso por dois motivos:

 

-Sai mais barato em R$/km rodado

-O carro apresenta melhor desempenho (muito melhor)

 

 

Viajo para o Brasil inteiro e o preço do etanol só é competitivo em São Paulo, pois o Gov Estado reduziu a alicota em 10% do ICMS sobre esse produto.

 

Resumindo, se não for mais barato que a gasolina, ninguem vai usar.


  • 0

#9 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4.320 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 27 fevereiro 2013 - 14:25

Eu também só uso álcool no Celta, mesmo quando sairia "mais barato" a gasolina.

 

Mesmo não aproveitando todo o potencial do combustível (por ser flex e não "à álcool"), o carro fica muito melhor rodando com álcool, além do fato de preservar bem mais o óleo e poluir bem menos (só pra dar uma de eco-friendly).


  • 0

#10 Mr. Calibra

Mr. Calibra
  • AMIGO
  • 3.163 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 27 fevereiro 2013 - 15:19

Isso é um ponto positivo para alguns motores da ford, como o 1.6 q uso. É um álcool adaptado pra gasosa, resultado: 9,5/l na gasosa, 8,5/l no árcou.

 

SNME os VHC tb tavam vindo com compressão maior...


  • 0

#11 fininho

fininho
  • BANIDO
  • 1.899 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 27 fevereiro 2013 - 16:25

Alguém apague meu post acima (tentei editar e ficou assim, que ruim isso...) Obrigado


  • 0

#12 Hottman

Hottman
  • AMIGO
  • 215 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 27 fevereiro 2013 - 20:19

Aproveitando o topico : e aqueles tais aditivos pra gasolina exemplo do OCTANE BOOSTER ( acho que da STP ) alguem ja usou ou e pura enganação ? se não me engano 1 frasco para 40 litros de gasolina !


  • 0

#13 fininho

fininho
  • BANIDO
  • 1.899 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 28 fevereiro 2013 - 01:55

Aproveitando o topico : e aqueles tais aditivos pra gasolina exemplo do OCTANE BOOSTER ( acho que da STP ) alguem ja usou ou e pura enganação ? se não me engano 1 frasco para 40 litros de gasolina !

E aí!

Antigamente, até 1989 o Brasil adicionava chumbo para elevar a octanagem. Após proibida a adição de chumbo (por ser muito tóxico para o ser humano), o álcool substituiu a função do chumbo, de elevar a octanagem da gasolina.

 

Esses Octane Booster podem conter em sua formulação muitas coisas para elevar a octanagem, mas como não sabemos o que é e seus os efeitos melhor não usar. Se quer alta octanagem, use Pódium.

 

Quanto ao E85, eu sei que nos Estados Unidos, a fim de evitar a necessidade da inclusão de reservatórios de partida a frio nos motores, eles adicionam 15% de gasolina (por isso E85 - 85% de álcool + 15% gasolina).


  • 0

#14 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 28 fevereiro 2013 - 03:28

Octane Booster é bom sim e funciona. Recomendo deixar no carro. As vezes você pode acabar colocando uma gasolina não tão boa e o carro vai nitidamente perder rendimento. Já aconteceu comigo. Simplesmente coloquei 2 frascos de Octane Booster ( tanque com 60 litros ) e o carro logo começou a melhorar.

 

Ou faz isso, ou joga toda gasolixo fora e abastece de novo.

 

Além do mais, já vimos que há ganho de potência comprovado no dinamômetro.


  • 0

#15 fininho

fininho
  • BANIDO
  • 1.899 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 01 março 2013 - 02:42

Pela mera variação de preço do combustível na bomba, acho o conceito de carro flex aqui no .br uma grande bobagem.

Pela pseudo autonomia na escolha do combustível com o intuito de economizar, vc paga por um carro que não é eficiente nem com álcool nem com gasolina - é meia boca nos 2, tanto em desempenho como em consumo. Poderia ser melhor se fosse mono-combustível.

De tabela, ainda paga 4% de IPVA, enquanto pagaria apenas 2,5% caso optasse por um carro a álcool.

Concordo plenamente.

 

Antes de mais nada, e de se estranhar que apenas o Brasil fabrique automóveis flex. E pior, a propaganda doutrinou o consumidor a comprar apenas automóveis flex, e o efeito da demanda por flex levou o mercado a fabricar apenas flex. Se fosse hoje, com as pessoas mais informadas e experimentadas acerca dessa "tecnologia", não ocorreria. É difícil saber até que ponto o Governo atuou para que acontecesse isso, esse monopólio dos Flex. Mas, se fosse algo muito bom, seria exclusividade do Brasil?  

 

Eu acho errado, do ponto de vista dos direitos do consumidor, não haver automóveis 0 km monocombustível, e acho errado não haver a opção de usar gasolina pura, desde que de qualidade (em termos de pureza, baixo teor de enxofre, e alta octanagem).

 

__________/ /______________

 

A intenção do Pró-álcool era automóveis a álcool. Tenho até uma citação de um físico que foi uns dos criadores do Pró-alcool na década de 70, dizendo que os flex são uma incongruência.


  • 0

#16 fininho

fininho
  • BANIDO
  • 1.899 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 01 março 2013 - 02:49

Lá na gringolandia tem E85 direto na bomba no posto ou vc tem que fazer a conta e combinar os combustiveis?

Sim. Eles adicionam pelo menos 15% de gasolina, previamente, para evitar a necessidade de instalar reservatórios de partida a frio. É o certo, no Brasil devia ser assim tbm, carros a álcool (com adicão de 15% de gasolina no alcool) e carros a gasolina, monocombustíveis.    :sm4: ...


Este post foi editado por fininho: 01 março 2013 - 02:58

  • 0

#17 Mr. Calibra

Mr. Calibra
  • AMIGO
  • 3.163 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 02 março 2013 - 16:32

Flex não é exclusividade do BR, recentemente nos EUA vi muitos carros com marcações Flexfuel, principalmente as SUVs


  • 0

#18 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 março 2013 - 15:53

"Embora os flexíveis tenham avançado em eficiência e eliminado inconvenientes, seu grande trunfo — funcionar com um ou outro combustível, escolhido pelo menor custo por quilômetro — perdeu-se com o tempo. É que o preço do álcool subiu tanto, nesses 10 anos, que não tem mais compensado seu consumo adicional, exceto em algumas regiões (como o estado de São Paulo) e durante parte do ano. Ou seja, para a grande maioria, um carro flex hoje é apenas um veículo a gasolina, igual aos que predominavam no País antes de 24 de março de 2003."

 

http://bestcars.uol....e-turbulencias/


  • 0