Apresentação Calibra 2.4
#1
Postou 03 fevereiro 2013 - 12:56
GALERA DO CLUBE, AI ESTÁ MEU CALIBRA, LOGO VOU FAZER UM POST RELATANDO TODO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO E PREPARAÇÃO. O CARRO AINDA NÃO ESTÁ PRONTO.OK
ABRAÇO.
LUIZ K1
#2
Postou 19 fevereiro 2013 - 17:44
Cara, é vc que tá com a parte debaixo da S10?
#3
Postou 21 fevereiro 2013 - 19:57
Cara, é vc que tá com a parte debaixo da S10?
AMIGO, ESTOU USANDO O BLOCO DA S-10 ORIGINAL SÓ UM POUCO DE FOLGA, BOMBA DE ÓLEO DO VECTRA 2.2 E CABEÇOTE RETRABALHADO COSTCAST, VOLANTE ALIVIADO E MAIS UMAS COISINHAS.OK
ABRAÇO
LUIZ KI
#4
Postou 21 fevereiro 2013 - 20:51
AMIGO, ESTOU USANDO O BLOCO DA S-10 ORIGINAL SÓ UM POUCO DE FOLGA, BOMBA DE ÓLEO DO VECTRA 2.2 E CABEÇOTE RETRABALHADO COSTCAST, VOLANTE ALIVIADO E MAIS UMAS COISINHAS.OK
ABRAÇO
LUIZ KI
E que pistão usou? ficou com que taxa.
#5
Postou 21 fevereiro 2013 - 21:50
E que pistão usou? ficou com que taxa.
Mesma Biela ? ou a parte de baixo toda é da S10 (vira+biela+pistoes) ?
#6
Postou 21 fevereiro 2013 - 22:31
Mesma Biela ? ou a parte de baixo toda é da S10 (vira+biela+pistoes) ?
Biela do 2.4 é 146mm snme, 3mm mais long que o do 2.0
#7
Postou 21 fevereiro 2013 - 22:34
O bloco do 2.4 é mais alto que o 2.0. Foi um parto descobrir essa informação na época. Na hora que você soma o novo raio de virabrequim com a biela mais longa (para não ferrar de vez o R/L), você descobre que não cabe dentro do bloco do 2.0.
Abs
#8
Postou 26 fevereiro 2013 - 18:03
#9
Postou 27 fevereiro 2013 - 09:26
Tem um Kadett aqui no sul com cabeçote Ecotec fase 1 e parte de baixo 2.4, usando 4 borboletas. Deu 242hp no dinamometro. Comandos originais.
#10
Postou 27 fevereiro 2013 - 10:47
Eu ainda remonto o calibra 2.4/2.5 e dane-se o o R/L, não vou girar mais de 7000rpm
Minha duvida é se mantem ou não o eixo de contrabalanço. Será que guenta o pau?
#11
Postou 27 fevereiro 2013 - 13:25
Olha, sei la... eu vi um vectra desses 2.4L16v automatico numa oficina... arrebentou a parte de baixo, inclusive as arvores de balanceamento... o dono da oficina disse q o cara so andava pisado.... dai, pode ser q esse motor, nessa config de alta R/L, não guenta o tranco se muito solicitado.
#12
Postou 27 fevereiro 2013 - 20:35
Eu ainda remonto o calibra 2.4/2.5 e dane-se o o R/L, não vou girar mais de 7000rpm
Minha duvida é se mantem ou não o eixo de contrabalanço. Será que guenta o pau?
Fuja do balance shaft, antigamente utilizado nos Vectra 2.4L 16V.
Adote o parcial da atual S10 2.4L 8V, que não tem balance shaft.
Porém será necessário verificar se as galerias de água e óleo do novo bloco casam com o cabeçote do C20XE.
Quanto ao R/L, você está certo. Girar acima de 7000rpm é desnecessário.
Este post foi editado por Humberto Duccini: 27 fevereiro 2013 - 20:35
#13
Postou 28 fevereiro 2013 - 10:34
Se um dia cair um calibra no meu colo, sem nenhuma duvida farei 2.4 taxado, ...
Falow
#14
Postou 05 março 2013 - 11:16
Eaeee Conterrâneo!!
Seja bem vindo....
minha família é dessas bandas aí tb!
Bacana o Calibra hein?? Não sabia que tinha Calibra em São José....massa!
Abração!
#15
Postou 07 maio 2013 - 09:51
E que pistão usou? ficou com que taxa.
amigo marcio beleza, não calculei a taxa mas deve ter ficado próximo a 10,5, pois deve-se fazer as cavas nos pistões. valeu abraço. luiz k1
#16
Postou 07 maio 2013 - 09:53
Eaeee Conterrâneo!!
Seja bem vindo....
minha família é dessas bandas aí tb!
Bacana o Calibra hein?? Não sabia que tinha Calibra em São José....massa!
Abração!
fala ricardo beleza
aqui em sanjo temos 5 calibras, é a cidade que mais tem calibra percapita do brasil, hehehe
abraço.
luiz k1
#17
Postou 07 maio 2013 - 09:57
Mas e como ficou o resultado? Acho que é a curiosidade de todos aqui... Fale mais de como ficou pra nós
beleza amigo fritz,
o carro ficou muito gostoso de giar, muito torque, veja bem com leve retrabalho no cabeçote chega fácil a 200hps de motor, fica muito bom de viajar a caixa fica curta, hehehe e o consumo fica próximo do motor 2.0, estou trocando a injeção vou colocar uma reprogramável para apreender ajustar, só pagar para os outros não dá.
abraço
luiz k1
#18
Postou 07 maio 2013 - 09:59
Mesma Biela ? ou a parte de baixo toda é da S10 (vira+biela+pistoes) ?
beleza amigo,
deves usar a parte de baixo completa da s-10 8v, e fazer as cavas nos pistões em um torneiro bom, cavas com pouca profundidade,ok
abraço
luiz k1
#19
Postou 07 maio 2013 - 11:25
Balela essa história de 7000rpm
Um amigo tá com um Kadett GSi, montou parte de baixo 2.4 de S-10 moderna, cabeçote 8v dos roletados, 4 borboletas 42mm e escape grande, o corte tá em 7400 e corta a 5a.
0-100 real em 5.9s (gps/datalogger).
E ele nem usa carter estrutural dos modernos ou as grelha inferior dos modernos.
#20
Postou 07 maio 2013 - 16:09
Girar gira... mas qto tempo dura vivendo surrado?
#21
Postou 07 maio 2013 - 16:28
Já tá alguns meses em uso islâmico, o guri só dá no bucho e o câmbio é o original, 3000rpm a 100km/h, viaja pra praia a 4500/5000rpm.
#22
Postou 07 maio 2013 - 17:39
E passar pra 2.2 usando bloco de vectra 2.2? Teria alguma vantagem?
abs
#23
Postou 07 maio 2013 - 20:17
sempre tem, em aspirado, cilindrada é que manda, mas particularmente, se for gastar em trocar bloco, já trocava por uma parte de baixo 2.4, é mt barato nos gm e os hondeiro dão o rabo por uma.
#24
Postou 08 maio 2013 - 10:54
Da para comprar na Gm o bloco parcial 2.2 ou 2.4 por um preço acessível?
#25
Postou 08 maio 2013 - 12:51
acho pouco provavel a nao ser que a gm faça alguma coisa como a ford fez vendendo os duratec
mas se pensar, nao é improvavel que isso aconteça com as novas linhas da GM com novos motores..
como esta a motorizaçao da atual S10? se mudou é provavel que acabe acontecendo algo do tipo, pq de resto so sobrou com os motores velhos o celta, classic, agile e montana.. e esses só usam familia 1 1.0 e 1.4
#26
Postou 08 maio 2013 - 13:09
A GM, aqui no PR estava com promoção de motores parciais...
Não lembro valores, mas na epoca q pesquisei, o bloco fechado saia mais barato q comprar apenas biela e pistões....
Coisa de aproximadamente R$1500,00 +/-
Outra coisa...o virabrequim dos 2.2 e 2.4 não são os mesmos? Se não me engano, o que muda são os pistões...
#27
Postou 08 maio 2013 - 14:54
Os blocos 2.2 e 2.4 são os mesmos, bielas tb. O que muda é vira e pistão.
O detalhe que tem que atentar é que o 2.4 do vectra tem arvore de balancemento e da Blazer/S10 não tem.
Já o bloco 2.2 os vectras 16v tem arvore de balanceamento, o da S10/Blazer e do Vectra 8V eu acho que não tem.
#28
Postou 08 maio 2013 - 17:42
biela não é igual, é o mesmo tamanho, 148mm, mas os 16v tem o colo fino, muda o vira tb por causa disso.
O cara que meteu no kadett pagou 1800 com cabeçote roletado já.
Um honda K24 não baixa de 7 pau, dá pra montar um C20XE 2.4 por pouco mais da metade....
#29
Postou 08 maio 2013 - 23:24
Vontade de fazer merda e testar um bloco 2.4 com o cabecote do c20xe...
A merda no 2.0 preparadinho no Calibra eh a falta de torque em baixa...
#30
Postou 09 maio 2013 - 11:38
2.4 fica o capeta !
C20XE original com 2.4 dos modernos vem uns 13 de taxa, com 4 bocas 46 deve vir mais de 200 na roda e mais de 25kg de torque, mais do que o Omega 3.0 tinha na época.