Cambio 6 Marchas Traçao 4X4
#1
Posted 10 October 2011 - 10:18
http://www.crestana....audi-tt-s3.html
#2
Posted 10 October 2011 - 11:29
Diria que inviável adaptar o cambio quanto mais toda a tração, se tiver saúde financeira traga de fora o cambio do calibra 4 x 4, diferencial, cardã, etc, pelo menos seria mais fácil adaptar e funcionaria
#3
Posted 13 October 2011 - 09:20
Eu seguiria a idéia do W se fosse investir nisso...
Abraços
#4
Posted 13 October 2011 - 10:32
E resolvi comprar um Subaru.
#5
Posted 13 October 2011 - 14:37
Em resumo, o F28, câmbio original do Calibra 4x4, quanto o do S3, quanto à da Ecosport, não são 4x4 integrais como o do Subaru, Land Rover, e o incrível Lada Niva.
São câmbios com acoplamento viscoso que, quando o eixo dianteiro perde tração, acionam o eixo traseiro. Só.
No caso do F28, há uma central eletrônica atuando em conjunto com a Motronic 2.5. Ninguém no mercado conhece o protocolo, ninguém tem um esquema de diferencial diferente pra transformar em 4x4 integral, e sem o conjunto completo em perfeito estado, a tração 4x4 não vai funcionar.
No caso do câmbio do S3, precisaria fazer flange, adaptar alavanca e trambulador, e semi-eixos. Se for partir pra isto, pelo menos o da Ecosport 4x4 5 marchas acha no Brasil em quantidade suficiente.
Agora, se você quer tração traseira, a melhor opção é:
- Mesclar a traseira de um Omega com um Calibra (nos desmanches traseiro do Omega, suspensão, transmissão e freios, por +- R$2.000,00)
- Colocar o motor do Calibra na Longitudinal (+- R$6.000,00 de adaptação + R$3.000,00 de peças, se decidir deixar de lado A/C e ar-quente.)
- Cardã de Omega e alguma funilaria (+-R$2.000,00)
Tem gente fazendo isto na Europa, inclusive com outros câmbios e eixos traseiros.
[]s,
Guilherme
#6
Posted 13 October 2011 - 16:59
Eu pesquisei bastante sobre o assunto...
E resolvi comprar um Subaru.
Não sabe brincar, não brinque...
#7
Posted 13 October 2011 - 17:16
Eu concluí que a brincadeira iria custar uns 50 mil...Não sabe brincar, não brinque...
#8
Posted 14 October 2011 - 11:32
#9
Posted 14 October 2011 - 12:33
Talvez tenha que trocar ou reforçar algo dependendo da potência em vista.
#10
Posted 03 June 2013 - 00:53
e ai galera eu estava dando uma olhada nesse site quando vi esse cambio de audi S3 que é um sistema semelhante ao dos calibras turbo 4x4, sera que alguem aqui conhece esse cambio do S3, e poderia me dizer se é possivel adapta-lo no calibra, o preço é meio salgado, mas quem sempre teve o sonho de ter um calibra turbo 4x4, sabe da vontade!
http://www.crestana....audi-tt-s3.html
Amigo, o mesmo mecânico que feiz o meu motor e e forjou e coloco injeção pandoo, le me disse que da sim e tem outros câmbios melhores para adaptar.
exp:
awd 4x4 subaru sti 6 marchas custa em media 3mil DOllar mais vem com diferencial,cambio e coxins braços freios completos so colocar e falta o carda. 3x2=6mil mais 60 a 90% de imposto em cima pra trazer; no máximo gasta 15mil colocado
mais garanto se pode pedi 40mil no calibra e vai vende fácil.
#11
Posted 03 June 2013 - 15:21
Boa sorte na empreitada !
#12
Posted 03 June 2013 - 21:54
15k?!?!?!
Para pedir 40k?!?!?!
Tem calibra aqui no clube preparado na mais perfeita ordem, com tudo do bom e do melhor.. Projetos para cima dos 30k. E para serem vendidos, saem pelo preço da preparação e olhe la...
Muito otimista, tanto o orçamento quanto a pedida pelo brinquedo...
#13
Posted 04 June 2013 - 00:11
a amigo 4x4 é do mal...
ai tem que ver ne , quando ve as 4 patas grudadas em uma track day os cara gritando com o tempo ai quero ve não
aahuauau
#14
Posted 04 June 2013 - 14:35
por mais frankstein 4x4 q seja, a geometria do calibra nunca vai ajudar pra circuito travado se nao alongar a bitola como eram nos dtm.
se a intençao é andar de 4x4 acho mais facil fazer como o ives e comprar um subaru, nem q seja um gt turbo 99
#15
Posted 04 June 2013 - 14:44
a amigo 4x4 é do mal...
ai tem que ver ne , quando ve as 4 patas grudadas em uma track day os cara gritando com o tempo ai quero ve não
aahuauau
As coisas nao sao bem por ai..
nem sempre um 4x4 é mais rapido, tem suas vantagens e desvantagens.
Se voce for realmente montar um 4x4 no calibra, voce vai gastar bem mais que os 15 mil e é pra fazer algo para matar sua vontade, pois nao vai aumentar valor de revenda e nem vai virar um super carro.
Eu tinha a vontade de montar um calibra traçao traseira, mas achei mais facil comprar uma bmw que é 6 cilindros e traçao traseira tudo original. O valor que paguei no carro se bobear foi mais barato doq encarar a adaptaçao.
#16
Posted 04 June 2013 - 14:46
Independente do investimento, o monobloco do Calibra não nasceu para curvas de baixa, e acelerações rápidas. Ele nasceu para ser veloz. E ponto.
É nesse quesito que a gente judia de todos os outros, bastando um investimento pra lá de módico, dado o retorno obtido.
Com muito menos investimento, um carro mais equilibrado de nascença vai tripudiar em cima de um Cali 4x4 em qualquer circuito com um miolo mais travado.
#17
Posted 04 June 2013 - 18:26
é tudo tem que avaliar...
so que pega um calibra e coloca contra subaru sem ser turbo
o calibra da pau
calibra turbo e subaru turbo calibra da pau
calibra turbo 4x4 e subaru turbo calibra da pau
se anda do mesmo potencia;;;
o calibra é do mal...
e gosto do estilo dele ate mais que a subaru.
#18
Posted 05 June 2013 - 11:19
entao força lá....
mais vale um gosto que dinheiro no bolso...
#19
Posted 05 June 2013 - 12:11
Dá pau onde??? Numa reta??? Recai onde já foi comentado mais de uma vez - velocidade.
Está para nascer o Calibra que dá pau num Subaru em circuito em condições de igualdade de potência, suspa e freios. Se fosse assim, os TIme Attack pelo mundo não seriam lotados de EVO´s, STi´s, etc ... aliás, NUNCA ví um Calibra num Time Attack.
Como o Murillo disse, mais vale um gosto que o dinheiro no bolso. Mas se prepare para a desilusão quanto tomar tempo na pista de um EVO ou um STI original.
#20
Posted 06 June 2013 - 11:18
Falando de circuito travado, lembro de ter feito uma comparação em outro tópico sobre bitola e entre-eixos. Peguei estes dados agora na Net:
Calibra
- Wheelbase: 2600 mm
- Front Track: 1425 mm
- Rear Track: 1445 mm
Subaru STI 2000
- Wheelbase: 2520mm
- Track/tread (front) 1470mm
- Track/tread (rear) 1460mm
Mitsubish Evo 2013
- 2,650 mm de entre-eixos
- 1.545 mm de bitola
Porsche GT2
- Wheelbase: 2,355 mm
- Front track: 1,485 mm
- Rear track: 1,520 mm
Um artigo interessante sobre os efeitos da bitola e também outros fatores: http://racingarticle..._racing-19.html
De qualquer forma, repare que as dimensões não são assim tão distintas. O fato é que montar um brinquedo pra pista você precisa de tração traseira (melhor que integral a não ser que seu orçamento seja ilimitado), motor o mais entre-eixos possível (já que estamos falando de adaptação, nada demais), uma carroceria rígida e suspensão que deixa os pneus na cambagem certa nos momentos certos (falando só de plataforma, esquecendo freios, motor, pneus, etc).
Se for fazer um brinquedo com Calibra, invariavalmente passaria pelo projeto e construção de suspensões novas com braços A sobrepostos na dianteira e traseira, carroceria muito baixa e poderia sim adicionar bitola. Enfim, é o que fizeram na DTM (obviamente que lá usaram tecnologia de F1 em tudo, e até hoje não entendi o lance do 4x4 por lá.).
Deixaria de ser um Calibra pra ser uma "cadeira elétrica" construída sobre o Calibra. Dependendo da competência, ficaria animal mesmo com pouco investimento, desde que você faça quase tudo sozinho.
Existem plataformas prontas pra isto, como o BMW M3 que na minha opinião é a melhor, guardados os custos.
E quando às adaptações de câmbios 4x4, vai por mim, muito mais fácil e coerente adaptar uma transferência de Niva que é "divorciada" do câmbio, câmbio Clark 2215, diferencial de uma SUV com suspensão independente, seus semi-eixos, mangas de eixo, pontas de eixo e rolamentos (ex: bitola dianteira da Toyota Hilux SW 1612.9mm). É tudo oversize, aguenta muito torque, barato, inclusive quanto à upgrades como diferenciais LSD.
E no caso da transferência do Niva, tem kit para deixa sincronizadas as marchas, ou seja, poderia ter uma longa 1:1 e uma curta 1:0,80 pra ter relações boas para circuitos travados, e boas para circuitos de alta.
[]s!
#21
Posted 06 June 2013 - 12:10
O ai vi profissionalismo, com certeza a bmw m3 é a melhor maquina feita para min tbm, o carro tem tudo de qualidade, já andei em um quando participei da arrancada de artun nogueira , o carra queria que queria da um volta no meu carro,
dando pau nos gol turbo por la,
ai ele veio conversa comigo e eai deixa da uma puxada com seu carro e vc puxa com o meu...
ai perguntei qual carro é o seu.
ai ele disse aquele ali, nuss já tava pirando naquele carro uahua
ai não deu outra deu um role de bmw m3 e36 1996 evo
Opinião minha cara melhor carro.