Vou responder estes posts pois agora me parece algo mais sensato e não apenas flames bobos e sem sentido.
embora alguns ajam de fato como que movidos por alguma espécie de missão divina anti-satânica
Sim, isso é normal. Não só opensource, toda a comunidade de desenvolvedores de software carrega muitas bandeiras. Quem escreve em VB odeia Delphi, quem escreve em Java odeia PHP, quem escreve em Ruby odeia todo mundo e por aí vai. O mesmo vale pra qualquer fornecedor de tecnologia (Intel X AMD, PC x MAC, briga de SO's, software de render, de modelagem, jogos, tudo é uma briga danada de o meu é melhor que o seu) mas o fato é que existem diversas características de cada produto. A M$ é normalmente a mais atacada simplesmente por ser a maior e por vender mais do que entrega (como todas as outras).
A história é uma crítica direta àqueles que piratearam e distribuiram (leia-se, roubaram) a Microsoft durante décadas e continuam reclamando que seus produtos roubados não prestam.
Não acho que essa crítica caiba aqui no fórum. Meu primeiro produto pago "M$" foi um DOS e desde lá venho comprando diversas versões de windows.
E, também, é uma crítica aos pseudo-hackers que chamam de "vagabundos" aqueles que não querem (ou não podem) perder tempo arrumando os meios (o próprio SO) para chegar aos seus fins (produtividade com o computador).
Isso é outro ponto controverso. Por exemplo: Instalei ubuntu netbook edition no meu EEEPC por diversos motivos. 1 Windows XP nele é uma piada. Não serve pra netbooks e ponto. 2 Windows 7 não roda pois consome recurso demais.
Sobrou O Ubuntu Netbook Edition e é uma experiência anos luz melhor que a do Windows e não tem Android maduro o suficiente pra eu rodar nele. Restou ubuntu NE que está fazendo um excelente trabalho até então. Não perdi mais que alguns minutos pra instalar e usar, não precisei abrir a linha de comando em nenhum momento e é extremamente amigável, inclusive quem usa mais é a patroa. Eu só uso ele pra mecher na injeção eletrônica no carro.
Outro ponto pra Apple. O maior argumento de usuários da maçã é que é extremamente produtivo, e realmente é. Já vem "preconfigurado" com tudo que precisa pra usar e fazer o que precisa. Obviamente não será exatamente como está acostumado a fazer com windows, porém você faz e faz bem.
Enfim. O ubuntu está fazendo um excelente trabalho. A comunidade opensource em geral também. Por culpa disso a M$ acabou fazendo também um excelente trabalho com o WIN7 e a Apple agora que é quem está correndo atrás.
Pra resumir. Depende muito do que quer fazer e se sabe o que quer fazer. Se é um designer e todos seus colegas de trabalho usam Apple, não tente ser usuário de Windows. Vai sofrer mais que usuário de Linux tentando trabalhar no mundo M$. Se está em um escritório onde todos os usuário são M$ desde sempre não tente empurrar outra coisa, vai acabar com sua produtividade.
Não cabe mais a crítica de software amador, experimental onde nada funciona pra sistemas linux. Algumas distros realmente são, outras não. Tenta instalar uma placa de rede antiga num Win7 ou rodar sistema legado incompatível pra ver, acabam todas as maravilhas do sistema. O mesmo vale pra um linux. Se a primeira coisa que fizer for tentar transformar num windows, vai dar merda.
Windows7 é uma gracinha? Sim.
Existem distros de Linux que são uma gracinha? Sim.
Existem outros SOs que são uma gracinha e fazem bem o trabalho? Sim.
Resta saber o trabalho que vai fazer e escolher a ferramenta certa.
D