Acidente Sério Em Curitiba
#1
Postou 10 dezembro 2010 - 19:17
Infelizmente a 1 hora atras ocorreu o pior acidente da historia do Festival de Arrancada de Curitiba.
O Piloto Vinicius do Opala Preto da ProMod capotou 6 vezes no meio da reta de Curitiba.
Foi retirado do carro com várias fraturas, hemorragia interna e em estado de coma.
Foi levado de ambulancia para o hospital, porém infelizmente recebemos a confirmacao do seu falecimento. Este é o primeiro acidente fatal em competicos oficiais de arrancada no país.
A noticia foi dada no autodromo e todos os pilotos estao em reuniao neste momento para decidirem sobre a continuacao ou nao do festival neste final de semana ou na continuacao da competicao o que devera ser feito no evento.
Vamos aguardar mais informacoes nos sites relacionados ao evento.
Abaixo segue o acidente postado no Youtube cerca de 10 minutos após o acidente através do canal da Net que está fimando on-line a competicao:
O video foi retirado!
#2
Postou 10 dezembro 2010 - 19:22
Vejam como ele ja era instavel:
#3
Postou 10 dezembro 2010 - 21:49
bateu contra um guincho(plataforma),matando o cinegrafista e ficando gravemente ferido nas ferragens(eu atendi o acidente)
Certa vez num arrancadão de motos aki um cachorro atravessou a pista(o piloto escapou mas gravemente ferido,eu tava trabalhando tambem).
Claro que esse festival de ctba é muito bem organizado,mas os riscos estaõ ai ne?e qdo existem fatores como imprudencia,falha de segurança e organização os risco se potencializam.
#4
Postou 10 dezembro 2010 - 22:12
#6
Postou 10 dezembro 2010 - 23:38
Ele fotografou o ocorrido. Vamos qver o que ele pode postar aqui quando chegar de volta do evento.
#7
Postou 11 dezembro 2010 - 09:00
Este post foi editado por Eugenio Resende: 13 dezembro 2010 - 10:48
Postei o vídeo diretamente aqui.
#8
Postou 11 dezembro 2010 - 11:47
#9
Postou 13 dezembro 2010 - 08:36
Me parece que ele tinha 3 filhas e esposa que estavam no autodromo, (não sei ao certo)
No domingo presenciamos outro acidente parecido, após acionar o paraquedas um Dragster Light capotou algumas vezes e se quebrou todo no final da reta, ficou em pedaços mas acho que o piloto saiu sem ferimentos, esse passou a quase 300km/h.
#10
Postou 13 dezembro 2010 - 09:24
#11
Postou 13 dezembro 2010 - 10:54
Exato, W. A maior parte da culpa, imho, é dos organizadores do evento que tiveram inúmeros exemplos de que o carro era super instável. Em vez de alguma providência para diminuir o risco de acidente grave iminente, o locutor, por exemplo, exaltava a perícia do piloto em segurar a geringonça. Isso me revolta.Pelo que eu entendi, o cara tinha uma fama de domar o carro, domador de cavalos, acho que faltou, nem digo medo, mas respeito pela potencia, pelo carro e pelas normas de segurança.
#12
Postou 13 dezembro 2010 - 13:35
Os pulos quando tracionando, a mudança de direção com o torque, e a incapacidade de andar em linha reta mostra que o carro não tinha condições de ser guiado.
Uma pena o ocorrido, mas fazer roleta-russa dá nisto mesmo.
#13
Postou 13 dezembro 2010 - 18:55
obrigado a todos ai que gostaram do video,é tudo lindo e maravilhoso ,mas esta perigoso graças a deus nao aconteceu nada ja estou arrumando o carro ,pra alguns é chassi pra outros é alinhamento enfim ja estou arrumando pro carro andar reto alem do mais a pessoa que mais quer que ande reto sou eu ,outro fato a pista de curitiba nao é mais a mesma o festival logo logo esta ai pra andar reto e fazer um tempo bom que é isso que eu estou atras ….
Olha os comentários...
Aqui o desespero
Esse foi parar no mesmo lugar, e teve mais SORTE
http://www.carroespo...p?topic=11228.0
Esse conseguiu diminuir a velocidade
Este post foi editado por GuilhermeBuonfiglio: 15 dezembro 2010 - 16:34
Inserida a tag media pro vídeo aparecer no post (último botão da barra de edição)
#14
Postou 13 dezembro 2010 - 19:09
http://ribeiraoopala...cadas-t1780.htm
Por este angulo da para ver que o cara do Fusca nasceu de novo
#15
Postou 13 dezembro 2010 - 19:20
O projeto dos opalas
http://ribeiraoopala...cadas-t1780.htm
Por este angulo da para ver que o cara do Fusca nasceu de novo
O Gleison, proprietario deste fusca é um grande amigo meu e almoçamos quase todos os sabados após muito bate papo na oficina.
Esse acidente, o proprio Gleison diz que nasceu de novo.
O paraquedas nao abriu, pois foi sigado pela turbina (motor traseiro) com isso ele travou o pe no freio, pois caso contrario ele iria direto na curva no final da reta. Com isso ele perdeu a aderencia e controle da traseira ( o freio é somente atrás) e acabou batendo.
Ele teve alguns problemas, fez algumas cirurgias mas ja esta correndo de novo ja a mais de 1 ano.
#16
Postou 15 dezembro 2010 - 09:58
#17
Postou 15 dezembro 2010 - 16:31
- Se a pista fosse própria pra arrancada, seria murada até o final da área de desaceleração e ele não se mataria no guard-rail. No máximo ficaria se ralando e amassando no muro.
Sobre o carro:
- Parece que o cinto estava mal preso ou soltou. Tive a informação de um outro competidor que ele escorregou por baixo do cinto e por isto teve fraturas múltiplas que complicaram a situação dele.
- Pra um Opala a 300km/h, algum nível de downforce seria obrigatório, mesmo em detrimento da velocidade final.
- O carro me parece muito alto, o com certeza sofre de falta de aderência e principalmente "torque steer" (que aliás o Calibra, exceto o do Marcio Leal (por enquanto), tem).
- A suspensão traseira está com excesso de anti-squat. Por isto os pulos na arrancada. Fiz uma suspensão traseira uma vez com muito anti-squat e ela travava de tal forma sob aceleração que anulava qualquer trabalho da suspensão.
#18
Postou 15 dezembro 2010 - 21:35
Sobre a pista:
- Se a pista fosse própria pra arrancada, seria murada até o final da área de desaceleração e ele não se mataria no guard-rail. No máximo ficaria se ralando e amassando no muro.
Sobre o carro:
- Parece que o cinto estava mal preso ou soltou. Tive a informação de um outro competidor que ele escorregou por baixo do cinto e por isto teve fraturas múltiplas que complicaram a situação dele.
EXATAMENTE! UM GRNDE AMIGO PARTICIPOU DO RESGATE E INFORMOU A MESMA COISA. COMO ERA APENAS UM TREINO ELE NAO FIXOU PROPRIAMENTE O CINTO DE SEGURANCA.
- Pra um Opala a 300km/h, algum nível de downforce seria obrigatório, mesmo em detrimento da velocidade final.
- O carro me parece muito alto, o com certeza sofre de falta de aderência e principalmente "torque steer" (que aliás o Calibra, exceto o do Marcio Leal (por enquanto), tem).
É RIDICULO MAS.... EXISTE UMA REGRA IDIOTA DA CBA, DE QUE TODOS OS CARROS INDEPENDENTE DA CATEGORIA DEVE PERMITIR A PASSAGEM DE UM CANO DE 3" POR BAIXO DE TODO O CARRO, OU SEJA, SE QUALQUER CARRO AMERICANO OU AUSTRALIANO VIESSE PARA O BRASIL NENHUM CONSEGUIRIA PERMICAO PARA CORRER.
ESSA REGRA É IDIOTA!
- A suspensão traseira está com excesso de anti-squat. Por isto os pulos na arrancada. Fiz uma suspensão traseira uma vez com muito anti-squat e ela travava de tal forma sob aceleração que anulava qualquer trabalho da suspensão.
O QUE EU ACHO MUITO INTERESSANTE É QUE TODOS OS ACIDENTES POSTADOS AQUI FORAM NO MESMO LOCAL E COM A MESMA DERRAPAGEM DE CARROS DIFERENTES JOGANDO O CARRO PARA O MESMO LADO DA RETA.
DEVE TER ALGUM PROBLEM NA PISTA TAMBEM. ACHO EU....
#19
Postou 16 dezembro 2010 - 08:37
A maioria dos carros fortes TT sofrem neste lado da pista, o Scort quase chapou o muro no domingo, ele chegou a bater na Foto-celula.
Um Dragster light também capotou do lado direito, mas foi no final da reta, na freada e bem depois do "jump".
Os vídeos que eu coloquei mostram acidentes sérios que ocorreram no mesmo lado da pista, o pior foi o fusca, bem pior do que o do Opala.
Pra mim o cara realmente estava com o cinto frouxo todos comentaram o fato.
Mas o carro sempre foi instável, em alguns tópicos ví vários comentários de que o Opala estaria torto ou o projeto da German estava errado, alguns carros foram condenados pelo comportamento em pista, alguns Mavecos fortes já não andam mais.
#20
Postou 16 dezembro 2010 - 11:10
Meu Niva é assim e estou refazendo todo o projeto da suspensão agora. E já percebo isto acima de 80km/h e com uns 120cv apenas. Imagine aquele Opala brutamontes...
Com o bump, o carro joga de um lado pro outro como se tivesse rodas esterçáveis na traseira. É muito difícil controlar, e cada vez que você realinha o carro a rolagem da carroceria te joga pra fora da linha de novo. A técnica pra corrigir é corrigir e antes que esteja no caminho correto corrigir oposto. Dá merda uma hora....
#21
Postou 16 dezembro 2010 - 12:43
1 - Autódromo é lugar para automobilismo, com carros "stock" de série ou preparados para corrida segundo as normas de segurança. Arrancada não é automobilismo, é uma espécie de vandalismo organizado. Para isso, deveriam haver Drag-Strips, como nos EUA, feitas especialmente para carros que só precisam (e quase nunca conseguem) andar apenas em linha reta com áreas de escape brutais no final da tira e com muros especiais para conter este tipo de impacto.
2 - A CBA e em particular os organizadores deste evento em Curitiba são diretamente responsáveis pela morte do piloto do Opala e deveriam ser indiciados criminalmente. Qualquer um que tivesse o mínimo de consciência jamais permitiria que o carro largasse novamente depois de apresentar tamanha instabilidade direcional como visto no primeiro vídeo. Mas, sabe como é, um Opalão rabeando para todo lado "fais parti du shou". Não vou nem citar a responsabilidade do próprio piloto, pois o mesmo já não se encontra aqui para se defender.
3 - Os organizadores de arrancadas, ainda que sendo um evento marginal e, na minha opinião, sem o menor interesse do ponto de vista esportivo, deveriam estabelecer normas mais rígidas que não permitissem ratoeiras de 40 anos de idade nas pistas, cheias de emendas estruturais e sem a menor condição de suportar as potências absurdas que atingem seus motores.
#22
Postou 16 dezembro 2010 - 15:07
Apenas uma observação. Não são bem "ratoeiras". Apesar dos erros de projeto que frequentemente aparecem, dificilmente verá um carro das categorias mais caras com menos 3 ou 4 anos de evolução e centenas de milhares de reais investidos, o caso deste opala. A "carinha" de ratoreira é só charme, inclusive a maioria você retira a "bolha" com alguns poucos parafusos. Agora se generalizarmos e englobarmos todas as categorias, aí sim, a maioria será de ratoeiras e de caixinhas de areia de gato com rodas.É um verdadeiro acidente estatístico que tão poucas pessoas morram em prova de Arrancada no Brasil:
1 - Autódromo é lugar para automobilismo, com carros "stock" de série ou preparados para corrida segundo as normas de segurança. Arrancada não é automobilismo, é uma espécie de vandalismo organizado. Para isso, deveriam haver Drag-Strips, como nos EUA, feitas especialmente para carros que só precisam (e quase nunca conseguem) andar apenas em linha reta com áreas de escape brutais no final da tira e com muros especiais para conter este tipo de impacto.
2 - A CBA e em particular os organizadores deste evento em Curitiba são diretamente responsáveis pela morte do piloto do Opala e deveriam ser indiciados criminalmente. Qualquer um que tivesse o mínimo de consciência jamais permitiria que o carro largasse novamente depois de apresentar tamanha instabilidade direcional como visto no primeiro vídeo. Mas, sabe como é, um Opalão rabeando para todo lado "fais parti du shou". Não vou nem citar a responsabilidade do próprio piloto, pois o mesmo já não se encontra aqui para se defender.
3 - Os organizadores de arrancadas, ainda que sendo um evento marginal e, na minha opinião, sem o menor interesse do ponto de vista esportivo, deveriam estabelecer normas mais rígidas que não permitissem ratoeiras de 40 anos de idade nas pistas, cheias de emendas estruturais e sem a menor condição de suportar as potências absurdas que atingem seus motores.
Se é um esporte? Bem, tem quem dê a !)(*# por esporte, então, pode chamar tudo de esporte. Agora se é ou não automobilismo e se deve ser praticado em autodromo realmente é uma questão que deve ser revista. Completamente estúpido empurrar um carro deste porte naquela pista de curitiba. Todo mundo sabia que ia dar merda, já deu várias vezes. Alguns pilotos simplesmente param de correr e desistiram de brigar. A organização coloca no bolso o dela e pronto. Quem morrer morreu.
#23
Postou 16 dezembro 2010 - 23:18
Não é só Curitiba, não vejo nenhum autódromo com uma reta plana, lisa, longa e suficiente para abarcar este tipo de categoria. Aliás, não existe aqui nem em lugar nenhum. Arrancada não deve ser feita em autódromo e ponto final. Na pior das hipóteses, em pista de aeroporto, com resalvas.Apenas uma observação. Não são bem "ratoeiras". Apesar dos erros de projeto que frequentemente aparecem, dificilmente verá um carro das categorias mais caras com menos 3 ou 4 anos de evolução e centenas de milhares de reais investidos, o caso deste opala. A "carinha" de ratoreira é só charme, inclusive a maioria você retira a "bolha" com alguns poucos parafusos. Agora se generalizarmos e englobarmos todas as categorias, aí sim, a maioria será de ratoeiras e de caixinhas de areia de gato com rodas.
Se é um esporte? Bem, tem quem dê a !)(*# por esporte, então, pode chamar tudo de esporte. Agora se é ou não automobilismo e se deve ser praticado em autodromo realmente é uma questão que deve ser revista. Completamente estúpido empurrar um carro deste porte naquela pista de curitiba. Todo mundo sabia que ia dar merda, já deu várias vezes. Alguns pilotos simplesmente param de correr e desistiram de brigar. A organização coloca no bolso o dela e pronto. Quem morrer morreu.
#24
Postou 17 dezembro 2010 - 07:07
A pista de Santa Cruz do Sul - RS, já construída, também segue os padrões mínimos requeridos para realização de provas de arrancada.
Em SP se fala muito sobre a construção de uma pista atrás da reta oposta em Interlagos, mas nunca saiu do papel.
[]'s
#25
Postou 17 dezembro 2010 - 09:00
Está sendo construída uma pista para esse propósito em Itatiba. SNME, o empresário e também piloto de arrancada, Sidney Frigo, é quem está bancando.
A pista de Santa Cruz do Sul - RS, já construída, também segue os padrões mínimos requeridos para realização de provas de arrancada.
Em SP se fala muito sobre a construção de uma pista atrás da reta oposta em Interlagos, mas nunca saiu do papel.
[]'s
A reta oposta é em descida, vai falsear os tempos. E é estreita para dois Opalas que andam para frente em movimento harmônico com amplitude de mais ou menos 30 metros.
#26
Postou 17 dezembro 2010 - 09:05
#27
Postou 17 dezembro 2010 - 09:09
A pista parelela é o antigo retão, que também é em descida.Timtim, está sendo cogitado a CONSTRUÇÃO DE UMA PISTA NOVA, PARALELA A RETA OPOSTA, e não a utilização dela.
#28
Postou 17 dezembro 2010 - 09:54
Depende do lado que vc entra na reta, pode virar subidaA pista parelela é o antigo retão, que também é em descida.
[]s,
Gordo.
#29
Postou 17 dezembro 2010 - 10:03
#30
Postou 17 dezembro 2010 - 10:15