Este funciona de verdade comprovado em dino !
http://www.turbomaga...rger/index.html
Esse aí sumiu no mundo! Ele fez diversos protótipos todos muito porcões e extremamente ineficientes mas provou o conceito. Depois de gastar muita grana no brinquedo ele anunciou que ia começar a vender, fez um estardalhaço e depois sumiu. Deve ter enchido o saco, cabou a grana pra investir e foi fazer outra coisa.
Este turbo eletrico funciona para transformar motores de pequena potencia em algo bem poderoso , incluindo um alternador a ser ligado na saida dos gases.
PArece q irá vir de fabrica em alguns carros pequenos
http://www.cpowert.com/
VTES
Giving the Environment a Boost
Description
A fully integrated electric supercharger including all control and power electronics. VTES (Variable Torque Enhancement System) is an air cooled Switched Reluctance machine, coupled to state of the art electronics and an optimised radial compressor, delivering high airflow, pressure and efficiency.
The product is designed for integration into both Otto and Diesel engines to deliver enhanced torque, emissions control and CO2 reduction. It can be optimised to achieve effective engine boosting when used in conjunction with a turbocharger, or on its own.
VTES is optimised to use the standard 12V vehicle architecture. The system can be applied to new or existing vehicles much more rapidly and at lower cost and investment than competitive solutions.
Maximum Pressure Ratio1.45Maximum Speed70,000rpmTime to Maximum Speed<350msPeak Shaft Power1.8kWCurrent Draw - Idle1.5 AmpsCurrent Draw - Acceleration350 AmpsCurrent Draw - Steady State220 AmpsOperating temperatures-40oC to +125oC
Esse aqui é o "conceito" moderno da brincadeira. Compressor centrifugo em alta rotação. Estes produtos são praticamente apenas conceitos e aplicações muito específicas e de prova de conceito/desenvolvimento de tecnologia. A pegadinha aqui é conseguir vender isso pra um grande consumidor (montadoras, usinas e afins) aí sim vira produto.
O setup é logicamente falando bem simples. 1 Compressor (86% de eficiencia sem chutar muito o balde) + 1 motor elétrico (uns 90% também sem chutar muito o balde) + Fonte de energia (aqui o bixo pega!
). Quando senta a bota o bixo empurra pressão, quando tá passeando o bixo não faz nada, só carrega bateria.
Ah, as pegadinhas são:
O motor elétrico tem ser um cavalinho (10kW pra cima)
O pack de baterias tem que conseguir alimentar o motor (aqui o bixo pega mesmo!)
O compressor precisa ser eficiente com diversos problemas de lubrificação.
Edited by GMT, 04 May 2011 - 13:08.