Mesmo com todo investimento, ainda é a plataforma que traz melhor resultado por $ investido (plataforma + preparação).
Mas neguinho pensa em ter um carro de 300-400 hp e quer ter investimento/manutenção de carro 1.0...
Vai ver quanto custa uma embreagem ou drivetrain de uma Ferrari Modena (400hp), ou de uma M3 das antigas mesmo (343hp). Isso é só manutenção. No investimento, veja quanto custa um carro desses. Andar com essa cavalaria custa caro.
Comparar (em desempenho) um turbo original acessível, como os citados no primeiro post, com um Calibra T, é bater em bêbado. Não tem um que ande perto.
Tenho plena consciência do investimento necessário para montar um Cali T decente. Ainda não dava para comprar sequer um esportivo original e usado de desempenho aproximado, sendo que o custo de manutenção poderia ser bem maior.
Mas não é para um carro de uso diário, assim como os esportivos de +400hp não o são.
Ou você se conforma com turbo original com seus 200 e poucos HP para o dia a dia (o que pode ser uma excelente idéia, mas prepare o bolso para as manutenções eventuais), ou tenha a disposição um $$$ que não é compatível com nossa realidade, e ande com uma Meca AMG, BMW M nova, RS6 novo ... todos com seus +500hp totalmente daily-drive.
EXATAMENTE UESTI.....
Ainda faltou falar que além dos valores seremmais altos a vida útil de todos os componentes de desgaste é bem menor.
Quando resolvi fazer meu Cali T fui até MINI OF e conversei bastante com o Marcio, o W o West e o Carica e TODOS falaram que se gasta muito e so valia a pena ter o carro acima de 400cv se voce tivesse disposição ($) e realmente tesão pelo carro.
Quanto aos outros carros originais T para melhorar o desempenho eu iria de A3 ou Marea. Tem muita gente que fala que Marea é dor de cabeça e da muito problema de óleo, queimar junta, travar motor etc... isso é falta de manutenção bem feita e regular. Se quer ter um carro turbo não tem jeito.... tem que pagar mais caro pra manter. Simples assim.
A escolha do carro é algo totalmente pessoal pois s resultados são muito bons em todos os casos. se uiser ir de Calibra, Marea ou A3 manda bala, pois não tem milagre, voce vai gastar uma boa grana a não ser que compre um deles ZERO KM e faça a otimização, fora isso vai ter que trocar tudo por peça nova (drive train , mangueiras, alguns chicotes com certeza, sistema de arrefecimento, suspensao, pneus, freios, homocineticas, etc....).
No final voce vai gastar a mesma grana e talvez ainda mais porque peças de calibra e Marea é bem facinho e "barato" de achar