O Monza 1.8 SR era o Ascona Gsi da Opel, assim como os Kadetts GS e GSi de fato eram esportivos, mas uma versão genérica feita no Brasil.
Esportivo brasileiro de fato, foram os primeiros gols GTi e talvez o Opala 4100 (O Maverick era clonado de um esportivo americano também).
E realmente, concordando com sua concordância, o melhor de todos seriam os esportivos pelados, com peso menor que os "completos" versão luxo, mas em um país superficialista como o Brasil, acho que jamais uma versão esportiva teria vendagem sem vidro elétrico, ar-condicionado, etc..
concordo, que alguns realmente eram muito fraquinhos.. o problema é quando o investimento se torna um caminho sem volta.. o CHT mesmo, foi gasto tanto tempo e investimento no mesmo, que era mais jogo trazer o CVH europeu, que era um motor bem eficiente e inclusive teve versão turbo no Escort MK2 RS1600.. era bem espertinho, fez sucesso na Inglaterra entre os Ford maníacos..
Mas o Uno 1.6R por exemplo, superava de longe o Uno 1.5 CS em performance.. o Monza S/R 1.8 também superava fácil o Monza SL 1.8..
Porém, o que vc disse é verdade.. os modelos esportivos acabam agregando opcionais que as versões peladas não tem, e isso gera mais perda por parasitas e acúmulo de massa inútil a performance..
O Kadett GSi mesmo poderia ter uma performance bem melhor se tivesse o mesmo peso de um Kadett SL 1.8 pelado.. sem ar, sem dh, sem teto-solar.. pneus 175.. e etc..
mas.. se fosse assim, não venderia.. afinal, a maioria procuram os opcionais e não a performance, e por isso os pseudo-esportivos atuais, são como são.. afinal, ninguém lança carro no mercado sem obedecer uma preferência ou tendência.