Velozes E Furiosos 5 No Brasil
#1
Posted 05 March 2010 - 16:56
Fonte: Revista Auto Esporte 05/03/10
Vamos dar sugestões...
#2
Posted 05 March 2010 - 17:06
- Gol Bolinha com Downgrade para Carburador 2E
- Astra SS Super Sport com incríveis 140 hp´s
- Kadett Gsi com Nitro
- Fiat 147 motor de tempra.
- Prisma
a cena final, o Vin Diesel vai sair de um Hangar com um Gol "Caixa" 2 Klão e over para 3 klão com painel penteadeira de puta e vai saltar 3 caminhões tanques, um trilho de trem e um porta aviões para alegria dos Ap´s.
#3
Posted 05 March 2010 - 17:07
Saveiro Caixa
Chevette Tubarão
[]s
#4
Posted 05 March 2010 - 17:19
#5
Posted 05 March 2010 - 17:21
Parati caixa
Saveiro caixa
Voyage caixa
tudo 1.8 AP álcool 1,5Kgs destaxado com 3 elos a menos. Adesivo "NO MOLAS" na trazeira.
#6
Posted 05 March 2010 - 17:23
CAPÃO-SP
É nóis!
#7
Posted 05 March 2010 - 17:30
#8
Posted 05 March 2010 - 19:04
#9
Posted 06 March 2010 - 11:40
Ahhh... vc estão esquecendo dos fuscas né pessoal... poxa Velozes e Furiosos aqui no Brasil sem Fusca nao tem graça!!!
#10
Posted 07 March 2010 - 21:06
#11
Posted 07 March 2010 - 23:09
Golf sapão
Chevette tubarão
Astra locomotiva SS
Dodge Polara (pro Vin Diesel)
#12
Posted 08 March 2010 - 00:54
Corcel GT
Passat TS
Escort XR-3
Chevete SR
Opala SS4
A maioria nem conhece essas "máquinas"...
#13
Posted 08 March 2010 - 09:29
Eu queria tb o Porola...
Falow
#14
Posted 08 March 2010 - 10:15
O Opala 4100 e o Fuscão 1600-S ainda eram esportivos porque tinham desempenho acima dos modelos básicos, o resto era tudo carroça com uma faixa do lado escrito "GT".
Porola foi ótimo... Polara da Honda.
#15
Posted 08 March 2010 - 12:31
147 com fivetech turbo
corcel com duratec 2.0 16v
Passat com VR6
Chevete com C20XE
Opala com holden 3.6
Polara com v6 de pontiac
Os motores originais... carro silencioso para uso diario...
falow
#16
Posted 08 March 2010 - 12:45
Ass.
DET
#17
Posted 08 March 2010 - 13:59
Nem vou falar do Todo Poderoso S/R, porque aí seria covardia...
#18
Posted 08 March 2010 - 17:22
#19
Posted 08 March 2010 - 19:23
Ahh... se pintar a roda de grafite, automaticamente acontece o up-grade para GTX WOOOWWW!
#20
Posted 08 March 2010 - 19:44
Colocar "X" no nome, então, o deixa com desempenho parecido com de Porsche. É que esses carros, além de plug A e plug B, também têm o famoso PLUG X...
Nem vou falar de "lixar o MAF"...
#21
Posted 09 March 2010 - 01:11
Naquela epoca eu era maluco pra ter um Chevette GP II... Com as importacoes proibidas, a gente so podia sonhar com as carrocas nacionais, mesmo.Não era GT e sim GP, que depois foi substituido por nada menos do que o GPII.
E mais: o Chevette esportivo era batizado de GP pois foi pace-car em uma ou duas provas de F1 aqui no Brasil. Disso eu tinha vergonha. Um Chevette como pace-car? Era muita cara de pau.
#22
Posted 09 March 2010 - 01:34
#23
Posted 09 March 2010 - 02:58
Quem sabe nao aparece um Calibra pra dar o ar da graca?????
#24
Posted 09 March 2010 - 08:22
E se considerar a performance de alguns carros do passado em relação aos carros dito "esportivos" de hoje, não acho tão carroça assim..
Vejam alguns modelos que merecem respeito:
GM:
Monza S/R 1.8: Tinha comando de válvulas com maior duração e levante, além de um carburador de corpo duplo e coletor de admissão exclusivo. Rendia cerca de 10hp a mais que a versão básica, suficiente para acelerar a 100km/h mais rápido que muitos carros dito esportivos atuais. Isso em 1986.
Kadett GSi 2.0: A base mecânica era a mesma, porém tinha o câmbio close-ratio e a ignição mapeada digital que ajudou trabalhar com o avanço no limiar da detonação, rendendo uma performance extra, suficiente para acelerar de 0-100km/h na faixa dos 10 segundos. Também possuia modificações no sistema de lubrificação (radiador de óleo) e na suspensão (amortecedores pressurizados e molas de maior carga, além de barras estabilizadoras mais grossas). Possuia também disco traseiro (hoje muitos carros 0km continuam vindo com tambor atrás).
Corsa GSi 1.6 16V: O pocket-rocket foi capaz de superar carros nacionais com quase o dobro de capacidade volumétrica, e ainda possuia sistema de freio e suspensão especiais.
Vectra GSi 2.0 16V: Apesar de importado, merece o reconhecimento.. com nosso querido e glorioso C20XE.
Ford:
Corcel GT: Possuia admissão e comando de válvulas específico, mas a potência não agradava, afinal.. tirar milagre de um motor CHT 1.4 litro, de concepção antiga e com limite de orçamento, fica difícil.. mas já houve modificações mecânicas em relação ao Corcel padrão.
Escort XR3 1.6 CHTreta: Apesar do desempenho mediocre, foi nítido o investimento que a Ford fez nesse motor para tentar melhora-lo.. mudou pistões, anéis, cabeçote, duração, overlap e levante do comando de válvulas, coletor de admissão, calibração de gicleurs e difusores do carburador Weber 460.. enfim, considerando que hoje dificilmente um carro esportivo nacional possui modificações funcionais, acho que esse esportivo merece destaque só pelo fato de ter tido diversos itens mecânicos desenvolvidos especialmente para a versão esportiva.. pena que a base utilizada não era interessante do ponto de vista de alta performance (no ditado popular: "queimar vela boa com difunto ruim")
Fiesta 1.4 16V: Motorzinho com performance honesta e eficiente. Não era bem denominado como esportivo, mas merece o respeito.
Fiat:
Uno 1.5/1.6R: Motores Sevel com comando de válvulas especiais e carburador duplo com difusor e giclagem específicos. O 1.6R passava dos 90hp de potência, suficiente para a Botinha ultrapassar carros muito maiores.
Uno Turbo: Pena ter turbinado o Sevel 1.4.. se fosse o Sevel 1.6 e com um pouco mais de pressão, iria fazer estrago.. mas já merece o respeito por ter colocado um esportivo com modificação real e eficiente visando performance.
Tempra Turbo: Idem ao uno
Marea Turbo: Idem..
VW:
Passat TS: Motorzinho MD com admissão e comando de válvulas específicos para a versão
Gol GT/GT/GTi: Todos possuiam modificações mecânicas visando performance em relação a linha convencional dos mesmos
Enfim.. vários exemplos..
Na minha opinião, o pior não é quando a performance do carro ainda não é digna de um esportivo puro-sangue, mas sim quando colocam uma identidade forçada de esportivo, quando é um modelo idêntico ao convencional do ponto de vista estrutural e funcional.. então, pelo menos nesse ponto, os esportivos de antigamente, são muito mais "esportivos" do que os atuais. E sem falar que muitos de antigamente, atropelam os atuais com os pés nas costas..
Abraços,
Matheus
#25
Posted 09 March 2010 - 08:33
Excelente lista e descrição dos veículos clássicos que não podem morrer em nossa memória.
Muito Boa!!!
#26
Posted 09 March 2010 - 12:10
Tirando o Maverick 302-v8 e o Opala 4100, só tinha fumo no Brasil, até que a coisa começou a melhorar com a clonagem de alguns esportivos no comecinho dos anos 90.
Mas durou pouco também, nos anos 2000 voltou ao que era antes: os modelos esportivos andando menos que os de entrada por serem mais pesados.
#27
Posted 09 March 2010 - 13:04
E o Vin Diesel que se dane. Não vai andar no meu Calibra.
Edited by Giba, 09 March 2010 - 13:07.
#28
Posted 09 March 2010 - 13:21
Pô, se os caras mexiam tanto assim nos Chevettes GPs, Escorts XR3 1.6, Corcel GT e outras bombas era o caso de mandar embora todos os engenheiros porque estes carros andavam menos que os "normais" de linha.
Tirando o Maverick 302-v8 e o Opala 4100, só tinha fumo no Brasil, até que a coisa começou a melhorar com a clonagem de alguns esportivos no comecinho dos anos 90.
Mas durou pouco também, nos anos 2000 voltou ao que era antes: os modelos esportivos andando menos que os de entrada por serem mais pesados.
concordo, que alguns realmente eram muito fraquinhos.. o problema é quando o investimento se torna um caminho sem volta.. o CHT mesmo, foi gasto tanto tempo e investimento no mesmo, que era mais jogo trazer o CVH europeu, que era um motor bem eficiente e inclusive teve versão turbo no Escort MK2 RS1600.. era bem espertinho, fez sucesso na Inglaterra entre os Ford maníacos..
Mas o Uno 1.6R por exemplo, superava de longe o Uno 1.5 CS em performance.. o Monza S/R 1.8 também superava fácil o Monza SL 1.8..
Porém, o que vc disse é verdade.. os modelos esportivos acabam agregando opcionais que as versões peladas não tem, e isso gera mais perda por parasitas e acúmulo de massa inútil a performance..
O Kadett GSi mesmo poderia ter uma performance bem melhor se tivesse o mesmo peso de um Kadett SL 1.8 pelado.. sem ar, sem dh, sem teto-solar.. pneus 175.. e etc..
mas.. se fosse assim, não venderia.. afinal, a maioria procuram os opcionais e não a performance, e por isso os pseudo-esportivos atuais, são como são.. afinal, ninguém lança carro no mercado sem obedecer uma preferência ou tendência.
#29
Posted 09 March 2010 - 13:36
Eu tive um Passat Pointer, um Uno 1.5R e depois um 1.6R. Todos foram excelentes em desempenho, principalmente em comparação com o que era feito na época. Porém, tive muito problemas com o motor do 1.6R, o que me fez abominar a Fiat desde então.
E o Vin Diesel que se dane. Não vai andar no meu Calibra.
pô, e olha que os motores Sevel são até robustos.. acionamento direto das válvulas, tuchos mecânicos, curso de vira curto..
#30
Posted 09 March 2010 - 13:57
Acho que será gravado no RJ, devem pegar alguns modelos dos que andam forte por exemplo nos trackdays, tem um Maveco que anda forte lá, tem uns dois Evolutions, alguns Nissan 350Zx, etc.
É bom não pegar Calibras, vão destruir uns 3 ou 4 de cada modelo pra fazer o filme