Inspeção Veicular - Macetes E Dicas
#181
Posted 29 November 2010 - 09:48
Por temer uma enxurrada de recursos nos primeiros meses de fiscalização e ainda sem saber ao certo o volume de notificações que será aplicado, a Prefeitura de São Paulo deve limitar a quantidade de multas que cada carro sem inspeção veicular deverá receber. A cota será de uma multa por mês. Os radares com leitores de placa da capital devem começar a autuar esses veículos daqui a duas semanas, a partir do dia 6.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, a portaria que definirá os detalhes da fiscalização seria publicada hoje.
As regras da inspeção permitem que a Prefeitura aplique até quatro multas a cada carro por mês. O valor é de R$ 550 cada. Mas, durante os seis primeiros meses de fiscalização, cada motorista autuado poderá receber no máximo uma multa por mês.
As infrações serão registradas pelos 177 radares com leitores de placas espalhados pela região central da cidade que hoje já fiscalizam o rodízio de veículos. “Nós sabemos o porcentual da frota que não fez a inspeção. Mas ainda não sabemos se esses veículos circulam nas vias onde estão os radares”, afirma o secretário.
Esse é um dos motivos, de acordo com Branco, do estabelecimento de um teto de multas aplicadas. Outro é que, como esse será um novo tipo de infração, a Prefeitura ainda não sabe como o paulistano irá reagir à cobrança. “Pode haver uma enxurrada de recursos e sobrecarregar a Jari ([ITALIC]Junta Administrativa de Recursos de Infrações)”, afirma.
Fora isso, Branco afirma que a ideia é dar um prazo para a população se adequar às mudanças – uma vez que, se a legislação fosse aplicada inteiramente já de imediato, cada cidadão sem inspeção poderia receber até R$ 2.100 de multas a cada mês.
Ao todo, a cidade tem 530 radares. A previsão é que as marginais do Tietê e do Pinheiros ganhem, nos próximos dois anos, mais 49 equipamentos. A proibição da circulação de veículos vale em toda a cidade – nas áreas onde não há radar, ela tem de ser feita pela Prefeitura, em blitze com parceria da Polícia Militar.
Além da multa, o motorista que não faz a inspeção fica com o licenciamento do veículo bloqueado. Sem licenciamento, corre risco de ter o veículo apreendido pela Polícia Militar caso seja parado em alguma blitz.
É absurdo as ações que esse prefeito toma, a industria da Multa nunca cresceu tanto como no governo dele.
Com certeza ele foi o prefeito que mais implantou radares pela cidade.
O Controlar foi criado para melhorar o ar de SP, hoje é um imposto adicional que você é obrigado a pagar mesmo que o seu carro esteja em ordem.
Não importa se o carro é novo, se não polui nada, você tem que pagar esta taxa e este inconveniente, caso contrário além de não fazer o licenciamento ainda leva Multa.
Não deve ser constitucional tal ação, na minha visão isto não é infração de trânsito.
Não há limites para esse cara, e os vereadores aprovam tudo que ele quer.
#182
Posted 30 November 2010 - 17:42
Agora vamos ver o q da la no controlar, rsrsrsrs
Abraços
t+
#183
Posted 06 December 2010 - 18:05
------------------ max 3 ------ max 700 -------- max 2,5
950rpm ----- COc 0,11 ----- HCc 125 ----- fator diluição 1,03
2500rpm ---- COc 0,30 ----- HCc 73 ------ fator diluição 1,01
vlw as dicas aew gente
abraços
t+
Edited by AndersonLV.C., 06 December 2010 - 18:06.
#186
Posted 05 April 2011 - 19:35
#187
Posted 05 April 2011 - 19:35
#188
Posted 26 April 2011 - 18:58
#189
Posted 26 July 2011 - 20:23
Abraços,
Marcin
#190
Posted 10 August 2011 - 15:25
pergunta pra vcs, alguem sabe de algum caso de carro turbo não regularizado que tentou passar na controlar? passa ou é reprovado logo na inspeção visual ?
queria saber algum caso real.. se alguem ja ficou sabendo de algum amigo, etc
abs
#191
Posted 10 August 2011 - 18:49
#192
Posted 11 August 2011 - 13:47
Afff, não quero nem imaginar como fizeram a medição.Eles não olham documento na Controlar. Se o meu não fosse legalizado, passaria igual pois os níveis de emissão de poluentes para caras de alguns anos atrás é igual tanto pra gasolina quanto pro álcool.
#193
Posted 11 August 2011 - 14:50
[]s,
Gordo.
#194
Posted 11 August 2011 - 21:17
eu ouvi falar que não passa... mas queria ver algum caso real né...
abs
#195
Posted 13 August 2011 - 16:13
The Amazing Cabrólio aprovado com folga!!...
Levaram o triplo do tempo com o meu carro... Foram TRÊS fulanos olhar o respiro de óleo, cada um com uma lanterninha...
Montaram um Comissão Observadora Louca para Achar Algo Errado e ficaram inspecionando cada milímetro da parte de baixo...
Depois da medição, o cara liga o carro sem colar o adesivo... Pensei "pronto, fud..."
-- Então, qual foi o problema?
-- Problema nenhum, ele está aprovado, mas foi selecionado para a inspeção de ruído...
São 6 passagens, o limite é 96dB... Essa foi raspando, ele reprovou em uma mas deu OK nas outras cinco!!...
UFA!!!
#196
Posted 20 January 2012 - 17:30
duas noticias legais
1 - Procedimento para solicitar isenção para veículos que estão registrados em SP, porém rodam exclusivamente em outro município (não válido para Grande SP ex. Guarulhos, st. Andre, SCS, SBC, etc)
http://www.prefeitur...index.php?p=106
2 - Meu omega bi-turbo que está parado, ja está documentado, transferido pro meu nome e isento de controlar (veio pra Guarulhos). Estava com controlar pendente.... preenchi um formulario, reconhecendo que iria mudar ele de cidade... e paguei uma taxa. Meu despachante disse inclusive que essa semana baixou uma portaria que nem a taxa será mais necessaria. Ou seja, quem tiver com controlar pendente e quiser transferir o carro, ja tem como.
é isso ai... 2012 será o ano de acordar a fera que está parada a mais de 7 anos...
abssssssssss
#197
Posted 15 January 2013 - 09:08
15 de Janeiro de 2013 • 09h03 • atualizado às 09h05
São Paulo perdeu R$ 328 milhões de 2009 a 2012 por causa da inspeção veicular ambiental. E deve perder mais R$ 1,06 bilhão (em valores deste ano) entre 2013 e 2016 caso o programa de vistoria da emissão de poluentes por carros e caminhões na cidade permaneça como está. É o que mostra estudo da Secretaria Municipal de Finanças. A explicação para a redução da arrecadação está na queda do repasse do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) feito pelo governo estadual à prefeitura. Todo motorista que licencia seu veículo em território paulista paga a taxa de IPVA ao Estado, que repassa metade do dinheiro ao município onde foi feito o licenciamento.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo o estudo recém-concluído pela prefeitura, a frota oficial da cidade deveria incluir 520 mil veículos que já circulam por São Paulo e poluem o ar paulistano, mas que foram registrados em outros municípios para fugir da inspeção veicular. Ou seja, outra cidade recebeu o repasse de IPVA que deveria ter vindo para os cofres da capital. O estudo considera uma taxa anual de crescimento da frota paulistana de 4,5%, a partir da média verificada entre 2009 e 2011, e diz que, caso a inspeção veicular não existisse, essa taxa seria de 6,5%, um pouco abaixo da média de 6,9% verificada entre 2006 e 2008. Estudo da própria Controlar mostra grande crescimento da frota de veículos em cidades da Grande São Paulo - de dezembro de 2010 a setembro de 2012, a frota de Embu-Guaçu, por exemplo, cresceu 34% e a de Itaquaquecetuba, 31%. Em Francisco Morato, o aumento foi de 29%. No mesmo período, a frota oficial paulistana cresceu 4%
#198
Posted 15 January 2013 - 09:15
Segundo o estudo recém-concluído pela prefeitura, a frota oficial da cidade deveria incluir 520 mil veículos que já circulam por São Paulo e poluem o ar paulistano, mas que foram registrados em outros municípios para fugir da inspeção veicular.
Como se todos os carros que não são de SP estão desregulados ou poluindo mais que o outros, a transferência para outro estado ou cidade pode ser opção para deixar de pagar a taxa e o aborrecimento e não porque o carro está em mal estado.
A inspeção foi criada para ser gratuita, deveria ser gratuita e obrigatória para veículos com mais de 3 ou 5 anos e não como é feita hoje.
Lógico que ia haver fugas, as Antas não pensaram nisso ?
#199
Posted 15 January 2013 - 12:07
Será a 4a transferência de domicílio do meu Focus em pouco mais de 1 ano
#200
Posted 15 January 2013 - 12:28
#201
Posted 15 January 2013 - 12:32
Obrigado pelo lembrete. Acabei de pagar, com um sorriso na boca, novamente, a taxa da controlar pro Calibra. Final do ano foi reprovado por uma fita isolante idiota que eu tinha deixado na mangueira de hidrovácuo. Retirei-a e vamos ver o que rola agora. Ao menos em marcha lenta está lambda 1... />
O A3 tb foi reprovado por eu ter colocado uma fita isolante em mangueira, mesmo tirando a fita na frente do inspetor ele reprovou o carro, independentemente se estava poluindo ou não... FDP
#202
Posted 15 January 2013 - 12:35
#203
Posted 15 January 2013 - 12:39