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Inspeção Veicular - Macetes E Dicas


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202 respostas neste tópico

#91 cealima

cealima
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Postou 20 abril 2010 - 01:56

Eu ja tinha colocado todo o esquema nos primeiros posts....passei o celta ano passado....eles não olham nada....a "pré inspeção" onde o cara olha no doc o combustivel, cor, etc etc no meu caso nem existiu....o cara fez igual no caso do fabio, levou o carro até o box, passou o espelho sem olhar no espelho :blink: enquanto conversava com outro cara, ligou o carro com o sensor dentro do escape, mediu, acelerou, mediu e pronto.....é só lavar o motor antes de ir.....o celta ainda deixou uma poça de agua no box pois eu fui com o ar ligado e o cara nem falo nada.....esse ano pelo q falaram estão fazendo medição de ruido, mas só informativo, mas ta valendo para reprovação.....lembrando q o pessoal confunde, a inspeção é ambiental, não tem nada a ver com rodas, xenon, etc etc....no site da secretaria do meio ambiente tem td certinho o q eles avaliam, e não esta incluido filtro de ar....ou seja, não podem reprovar só pelo fato de vc usar filtro de ar conico....pelo que eu me lembro não fala nada sobre veiculos turbo adaptados....ou seja, se estiver dentro dos padrões de poluentes não pode reprovar tb....nesse link tem a legislação certinho: http://www.prefeitur...index.php?p=108
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#92 Sérgio

Sérgio
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Postou 20 abril 2010 - 04:59

Fala pessoal.

Então, acho que o meu Calibra estava mesmo condenado a ser o primeiro do CCB a passar por uma inspeção veicular. Passei com ele no dia 14/04 e tenho algumas observações a fazer, vamos lá.

Na tabela abaixo eu comparo os valores obtidos pela pré inspeção feita na Porto com a real, feita pela prefeitura. Vocês poderão notar que os valores estão muito próximos, e considerando que eu estava com 0,1bar de pressão de combustível a mais que na pré inspeção e reabasteci, até que deu para se basear sim nos resultados preliminares:

Pré inspeção da Porto Seguro
GASOLINA----------%COc-----------Diluição (%)----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,76---------------13,5-----------------------97
Marcha Lenta---------0,78---------------13,4---------------------164
Limites-----------------3,00-----------mínimo 6%--------------700

Inspeção Veicular Oficial - Prefeitura
GASOLINA----------%COc-----------Fator Diluição----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,77----------------1,05----------------------118
Marcha Lenta---------0,69---------------1,10-----------------------272
Limites-----------------3,00-----------máximo 2,5---------------700

Resultado: APROVADO

Observação: Notem que, na pré inspeção feita na Porto, eles usam um valor mínimo de diluição em %, enquanto que na inspeção oficial da prefeitura é um fator de diluição e é baseado em um valor máximo, não sei porque essa diferença. O importante é que o carro foi aprovado.

O quê foi visto?

Nada do que muitos esperavam. Encostei o carro na entrada do box, o funcionário conduziu o Calibra até a posição correta lá dentro e desligou o carro. Abriu o capu, prendeu uma peça com um ímã na ponta que fazia parte do equipamento de leitura (que é da NAPRO), baixou o capu, deu uma volta em torno do carro com um carrinho que tem um espelho, para ver se tinha vazamento de óleo ou furo no escapamento, depois colocou o medidor na saída do escapamento, entrou no carro, deu a partida, esperou aquecer e iniciou o teste com o Calibra na marcha lenta. Depois disso elevou o giro até 2500 rpm, fez a leitura, voltou à marcha lenta, desligou o carro, tirou a peça que estava sob o capu, colou o selo no vidro dianteiro e me deu o laudo, orientando a mantê-lo junto com o documento do carro caso seja parado pela polícia para apresentar os resultados da inspeção.

Só isso.

Não falaram absolutamente nada sobre não ter catalisador, pois o carro apresentou resultados que atendem à lei.

Meu carro é legal! :D

Resumindo, não gastem o vosso dinheir com catalisador se o carro de vocês estiver bom, deixe para comprar cerveja que é bem melhor!

Abraços e boa inspeção aos Calibreiros de sampa!

Muito bom!
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#93 Gordo

Gordo
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Postou 20 abril 2010 - 08:45

Eu fui numa inspeção veicular e é bem simples...

Colocou o carro no box, viu os docs, passou o espelho por baixo para ver o escape, colocou a sonda e acelerou em 2500rpm e depois em marcha lenta, FIM.

Falei com ele sobre os carros turbos que não são originais de fabrica, ele me disse que não tem problema nenhum, o DETRAN envia a informação sobre o carro para o computador dele e apartir dai ele faz a medição.
Se tiver no documento não tem problema.

[]s,
Gordo.
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#94 Puppets

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Postou 20 abril 2010 - 08:48

Vou passar o Puppinho nesta inspeção e passar com louvor, vocês vão ver.
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#95 Gordo

Gordo
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Postou 20 abril 2010 - 08:52

Não tem erro não, a inspeção veicular é um lixo, o cara não ta nem ai... o problema é so a medição de gases, isso não tem como fugir, se der a mais do permitido.
  • 0

#96 Ives

Ives
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Postou 20 abril 2010 - 10:40

Meu carro é legal! :D

Resumindo, não gastem o vosso dinheir com catalisador se o carro de vocês estiver bom, deixe para comprar cerveja que é bem melhor!

Abraços e boa inspeção aos Calibreiros de sampa!

Aeeeeeeee!!! :pompom

Não tem erro não, a inspeção veicular é um lixo, o cara não ta nem ai... o problema é so a medição de gases, isso não tem como fugir, se der a mais do permitido.

Pelo contrário, Gordo; ela inspeciona o que interessa: poluição.
Lixo seria se reprovasse por ser turbo ou ter "filtro cônico", mesmo poluindo menos...
  • 0

#97 Giba

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Postou 20 abril 2010 - 18:52

Talvez o Calibra passe na inspeção sem o catalizador. Pode ser que eles não tenham referência para o carro.

Falei....
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#98 racerX

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Postou 21 abril 2010 - 10:32

mas o do fabio esta com filtro conico ? pq pelo q falaram estariam olhando isso ao menos...
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#99 Led Zeppelin

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Postou 22 abril 2010 - 08:49

Tem que ver onde ele foi fazer.. com certeza tem uns lugares que os caras sao mais xaropes que em outros...

Eu li todo o procedimento e vejam essa linha..
"Existência de dispositivos de ação indesejável e adulterações do veículo que
tenham influência nas emissões, mesmo que estas possam parecer benéficas;"
Ridiculo

Falow
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#100 Gordo

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Postou 22 abril 2010 - 09:26

Toda mudança no veiculo deve ser aprovada pelo Detran e homologada pelo inmetro, ai não tem problemas com a Inspeção Veicular.

Led, perto de casa tem um local que faz inspeção veicular, o pessoal lá e legal heim, foi la que conversei com o responsavel, que informou que nao tem problemas em passar o carro turbo nao original de fabrica, estando legalizado.


[]s,
Gordo.
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#101 Fábio

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Postou 23 abril 2010 - 22:00

Aeeeeeeee!!! :pompom


Pelo contrário, Gordo; ela inspeciona o que interessa: poluição.
Lixo seria se reprovasse por ser turbo ou ter "filtro cônico", mesmo poluindo menos...


Concordo em gênero nº e grau, não tem nada de lixo, pois o objetivo é apenas verificar se o carro está com emissões de poluentes dentro dos limites permitidos.

Não entendo isso, se os caras fazem apenas o que se propõe a inspeção é um lixo, se começam a pegar no pé é porque são fdps...


A gente deveria ficar contente por não estarem querendo achar pelo em ovo, pois estão vendo somente o que é necessário.

Inspeção Rox!!!
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#102 MasterRey

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Postou 15 maio 2010 - 12:04

O meu passou tambem bem abaixo dos limites
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#103 Ives

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Postou 15 maio 2010 - 12:10

O meu passou tambem bem abaixo dos limites

Opa, muito bom!!
E o seu é todo original, inclusive o catalisador, certo?
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#104 Puppets

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Postou 08 junho 2010 - 23:01

Passei a Montana hoje na inspeção e aproveitei pra perguntar sobre carros turbo adaptados.

Conversando com os próprios caras que fazem as medições, eles disseram que por ser legalizado, a única coisa que tem que ver é a emissão mesmo. Disseram que ano passado estavam implicando com filtro cônico, mas este ano não estão mais. E o catalisador não é obrigatório, desde que a emissão dos poluentes esteja dentro da faixa.

Ou seja, barbada de passar.

To falando que vou passar o Puppinho com louvor! :lol:
  • 0

#105 lucaskj

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Postou 09 junho 2010 - 15:08

os meninos la na loja passam as motos com uma mistura de alcool e gasolina! :)

hornet, banditt, 600RR, XT660... sao as motos q eles mais tem problemas... ele colocam podium com alcool numa proporçao loka la e todas sao aprovadas... ate as q tem escape mexido e nao tem mais catalisador!
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#106 DenisMelo

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Postou 09 junho 2010 - 15:57

o corsa do meu amigo passou... era turbo mas tá sem @.... chegou lá.... o cara olhou embaixo pra ver se tinha catalisador hein.... acho que pode depender do lugar que faz as inspeções.... dai ele tinha deixado a pressão de comb lá em baixo...pq tava com bico arrombado... rs

passou ! rs

Devo levar o omega em breve.... o opala preciso correr pra dar uma geral... o vectra se nào vender até o fim do mes terá que passar tb.

abs
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#107 Puppets

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Postou 09 junho 2010 - 16:03

Cara, como eu não estava com o Calibra e a Montana já estava aprovada, eu perguntei na lata:

Eu - "O carro está turbinado e legalizado. Possui filtro cônico ( esportivo ) e não tem catalizador. Tem algum problema?"
Carinha - "Eu não reprovaria pela falta do catalizador, e sim se der emissão fora do limite."
Eu- "O carro está bem regulado, tenho certeza que ficará bem abaixo do limite mesmo sem catalizador."
Carinha - "Ah, sendo assim, sem catalizador pode ser que fique um pouco mais alto o nível de emissão, mas estando dentro estará aprovado."

Fiz a vistoria na unidade do Sacomã, logo no começo da Anchieta.

[]s
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#108 DenisMelo

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Postou 09 junho 2010 - 19:12

então... mas ai é que tá.... olha o que o cara disse "EU não reprovaria..."

isso que quis dizer...depende do posto que você for e de o cara ser gente fina ou não... se der azar de pegar um mala ou invejoso, ja eraaa...
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#109 W

W
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Postou 18 junho 2010 - 17:32

Confira os problemas mais comuns dos carros durante a inspeção visual:

- dados do modelo (cor, categoria, combustível etc) não conferem com os registrados no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran)
- vazamento de óleo, água ou fluidos
- furos ou corrosão no escapamento
- fumaça visível, em vez de vapor d'água
- mangueira de respiro (sistema PCV) danificada ou ausente


Saiba quais os limites de emissão de CO (%) de acordo com ano do carro:

todos os carros fabricados até 1979 - gasolina ou álcool: 6%
1980 a 1988 - gasolina ou álcool: 5%
1989 - gasolina ou álcool: 5%
1990 e 1991 - gasolina ou álcool: 3,5%
1992 a 1996 - gasolina ou álcool: 3%
1997 a 2002 - gasolina ou álcool: 1%
2003 a 2005 - gasolina ou álcool: 0,5%
2006 em diante - gasolina: 0,3% / álcool: 0,5%

Limites de emissão de HC (em ppm de hexano):

todos os carros fabricados até 1979 - gasolina: 700 / álcool: 1100
1980 a 1988 - gasolina: 700 / álcool: 1100
1989 - gasolina: 700 / álcool: 1100
1990 e 1991 - gasolina: 700 / álcool: 1100
1992 a 1996 - gasolina: 700 / álcool: 700
1997 a 2002 - gasolina: 700 / álcool: 700
2003 a 2005 - gasolina: 200 / álcool: 250
2006 em diante - gasolina: 100 / álcool: 250
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#110 Marcio Leal

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Postou 18 junho 2010 - 18:40

quem tiver os poucos calibras 97 se fufu
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#111 MasterRey

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Postou 18 junho 2010 - 23:47

o meu passou com 0.6%
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#112 Puppets

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Postou 19 junho 2010 - 00:11

To falando que passa com tranquilidade. Motronic Power Rox!
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#113 Led Zeppelin

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Postou 21 junho 2010 - 12:37

http://colunistas.ig...5/26/reprovado/

Falow
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#114 GuilhermeBuonfiglio

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Postou 21 junho 2010 - 14:23

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/05/26/reprovado/

Falow


Genial. :)

Por falar nisto...

Cada estado terá seu próprio plano antipoluição - Prazo para implantação será de 18 meses

Até novembro de 2010, todos os estados brasileiros deverão apresentar um plano de controle de poluição veicular, que a partir daí terá 18 meses para ser implantado, conforme determina a Resolução 418 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Com isso, a inspeção veicular, que hoje é obrigatória apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, será estendida à totalidade da frota nacional até 2012.


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#115 Sérgio

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Postou 21 junho 2010 - 18:17

Hoje fui passar o Marea, passou com folga, mas escolheram meu carro para fazer um teste de ruido, foi reprovado, max 84 decibéis, deu 103 decibéis.
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#116 Sérgio

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Postou 21 junho 2010 - 18:27

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/05/26/reprovado/

Falow

O Marcio defende os caras!
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#117 racerX

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Postou 28 julho 2010 - 10:35

fiz o teste na oficina e deu mais de 1500 no HC :( quando o maximo é 700

problema é que os bicos estao abertos pra alcool e vou ter q ir com gasolina, pois é o q ta no doc.



alguem de 4 bicos parados originais pra emprestar ? :D

fodz q a inspeção é amanha.... acho q vou ter q comprar essas bagaças pqp

Este post foi editado por racerX: 28 julho 2010 - 10:35

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#118 Puppets

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Postou 28 julho 2010 - 10:38

Não entendi o "TEM QUE IR COM GASOLINA"... os caras não olham o combustível.

As 2 vezes que fiz na montana, não olharam, só ficaram de olho nos níveis de emissão mesmo.
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#119 racerX

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Postou 28 julho 2010 - 10:40

hmmm
mas não olham o doc ??? no doc ta gasolina... se o cara olhar la e sentir o cheirão da cana ferrou :\

e alcool o nivel do HC tbem é 700 :D

Este post foi editado por racerX: 28 julho 2010 - 10:43

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#120 Puppets

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Postou 28 julho 2010 - 10:43

Fazer as coisas sempre de última hora dá nisso: correria e falta de recursos.

Pq não fez a pré-inspeção com álcool mesmo?

Se o problema é o cheiro, antes de fazer a inspeção, pincelava um pouco de gasolina perto do bocal de abastecimento hehehe... brincadeira. Duvido que o cara fosse lá ver.
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