Inspeção Veicular - Macetes E Dicas
#91
Postou 20 abril 2010 - 01:56
#92
Postou 20 abril 2010 - 04:59
Muito bom!Fala pessoal.
Então, acho que o meu Calibra estava mesmo condenado a ser o primeiro do CCB a passar por uma inspeção veicular. Passei com ele no dia 14/04 e tenho algumas observações a fazer, vamos lá.
Na tabela abaixo eu comparo os valores obtidos pela pré inspeção feita na Porto com a real, feita pela prefeitura. Vocês poderão notar que os valores estão muito próximos, e considerando que eu estava com 0,1bar de pressão de combustível a mais que na pré inspeção e reabasteci, até que deu para se basear sim nos resultados preliminares:
Pré inspeção da Porto Seguro
GASOLINA----------%COc-----------Diluição (%)----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,76---------------13,5-----------------------97
Marcha Lenta---------0,78---------------13,4---------------------164
Limites-----------------3,00-----------mínimo 6%--------------700
Inspeção Veicular Oficial - Prefeitura
GASOLINA----------%COc-----------Fator Diluição----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,77----------------1,05----------------------118
Marcha Lenta---------0,69---------------1,10-----------------------272
Limites-----------------3,00-----------máximo 2,5---------------700
Resultado: APROVADO
Observação: Notem que, na pré inspeção feita na Porto, eles usam um valor mínimo de diluição em %, enquanto que na inspeção oficial da prefeitura é um fator de diluição e é baseado em um valor máximo, não sei porque essa diferença. O importante é que o carro foi aprovado.
O quê foi visto?
Nada do que muitos esperavam. Encostei o carro na entrada do box, o funcionário conduziu o Calibra até a posição correta lá dentro e desligou o carro. Abriu o capu, prendeu uma peça com um ímã na ponta que fazia parte do equipamento de leitura (que é da NAPRO), baixou o capu, deu uma volta em torno do carro com um carrinho que tem um espelho, para ver se tinha vazamento de óleo ou furo no escapamento, depois colocou o medidor na saída do escapamento, entrou no carro, deu a partida, esperou aquecer e iniciou o teste com o Calibra na marcha lenta. Depois disso elevou o giro até 2500 rpm, fez a leitura, voltou à marcha lenta, desligou o carro, tirou a peça que estava sob o capu, colou o selo no vidro dianteiro e me deu o laudo, orientando a mantê-lo junto com o documento do carro caso seja parado pela polícia para apresentar os resultados da inspeção.
Só isso.
Não falaram absolutamente nada sobre não ter catalisador, pois o carro apresentou resultados que atendem à lei.
Meu carro é legal!
Resumindo, não gastem o vosso dinheir com catalisador se o carro de vocês estiver bom, deixe para comprar cerveja que é bem melhor!
Abraços e boa inspeção aos Calibreiros de sampa!
#93
Postou 20 abril 2010 - 08:45
Colocou o carro no box, viu os docs, passou o espelho por baixo para ver o escape, colocou a sonda e acelerou em 2500rpm e depois em marcha lenta, FIM.
Falei com ele sobre os carros turbos que não são originais de fabrica, ele me disse que não tem problema nenhum, o DETRAN envia a informação sobre o carro para o computador dele e apartir dai ele faz a medição.
Se tiver no documento não tem problema.
[]s,
Gordo.
#94
Postou 20 abril 2010 - 08:48
#95
Postou 20 abril 2010 - 08:52
#96
Postou 20 abril 2010 - 10:40
Aeeeeeeee!!!Meu carro é legal!
Resumindo, não gastem o vosso dinheir com catalisador se o carro de vocês estiver bom, deixe para comprar cerveja que é bem melhor!
Abraços e boa inspeção aos Calibreiros de sampa!
Pelo contrário, Gordo; ela inspeciona o que interessa: poluição.Não tem erro não, a inspeção veicular é um lixo, o cara não ta nem ai... o problema é so a medição de gases, isso não tem como fugir, se der a mais do permitido.
Lixo seria se reprovasse por ser turbo ou ter "filtro cônico", mesmo poluindo menos...
#97
Postou 20 abril 2010 - 18:52
Falei....Talvez o Calibra passe na inspeção sem o catalizador. Pode ser que eles não tenham referência para o carro.
#98
Postou 21 abril 2010 - 10:32
#99
Postou 22 abril 2010 - 08:49
Eu li todo o procedimento e vejam essa linha..
"Existência de dispositivos de ação indesejável e adulterações do veículo que
tenham influência nas emissões, mesmo que estas possam parecer benéficas;"
Ridiculo
Falow
#100
Postou 22 abril 2010 - 09:26
Led, perto de casa tem um local que faz inspeção veicular, o pessoal lá e legal heim, foi la que conversei com o responsavel, que informou que nao tem problemas em passar o carro turbo nao original de fabrica, estando legalizado.
[]s,
Gordo.
#101
Postou 23 abril 2010 - 22:00
Aeeeeeeee!!!
Pelo contrário, Gordo; ela inspeciona o que interessa: poluição.
Lixo seria se reprovasse por ser turbo ou ter "filtro cônico", mesmo poluindo menos...
Concordo em gênero nº e grau, não tem nada de lixo, pois o objetivo é apenas verificar se o carro está com emissões de poluentes dentro dos limites permitidos.
Não entendo isso, se os caras fazem apenas o que se propõe a inspeção é um lixo, se começam a pegar no pé é porque são fdps...
A gente deveria ficar contente por não estarem querendo achar pelo em ovo, pois estão vendo somente o que é necessário.
Inspeção Rox!!!
#102
Postou 15 maio 2010 - 12:04
#103
Postou 15 maio 2010 - 12:10
Opa, muito bom!!O meu passou tambem bem abaixo dos limites
E o seu é todo original, inclusive o catalisador, certo?
#104
Postou 08 junho 2010 - 23:01
Conversando com os próprios caras que fazem as medições, eles disseram que por ser legalizado, a única coisa que tem que ver é a emissão mesmo. Disseram que ano passado estavam implicando com filtro cônico, mas este ano não estão mais. E o catalisador não é obrigatório, desde que a emissão dos poluentes esteja dentro da faixa.
Ou seja, barbada de passar.
To falando que vou passar o Puppinho com louvor!
#105
Postou 09 junho 2010 - 15:08
hornet, banditt, 600RR, XT660... sao as motos q eles mais tem problemas... ele colocam podium com alcool numa proporçao loka la e todas sao aprovadas... ate as q tem escape mexido e nao tem mais catalisador!
#106
Postou 09 junho 2010 - 15:57
passou ! rs
Devo levar o omega em breve.... o opala preciso correr pra dar uma geral... o vectra se nào vender até o fim do mes terá que passar tb.
abs
#107
Postou 09 junho 2010 - 16:03
Eu - "O carro está turbinado e legalizado. Possui filtro cônico ( esportivo ) e não tem catalizador. Tem algum problema?"
Carinha - "Eu não reprovaria pela falta do catalizador, e sim se der emissão fora do limite."
Eu- "O carro está bem regulado, tenho certeza que ficará bem abaixo do limite mesmo sem catalizador."
Carinha - "Ah, sendo assim, sem catalizador pode ser que fique um pouco mais alto o nível de emissão, mas estando dentro estará aprovado."
Fiz a vistoria na unidade do Sacomã, logo no começo da Anchieta.
[]s
#108
Postou 09 junho 2010 - 19:12
isso que quis dizer...depende do posto que você for e de o cara ser gente fina ou não... se der azar de pegar um mala ou invejoso, ja eraaa...
#109
Postou 18 junho 2010 - 17:32
- dados do modelo (cor, categoria, combustível etc) não conferem com os registrados no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran)
- vazamento de óleo, água ou fluidos
- furos ou corrosão no escapamento
- fumaça visível, em vez de vapor d'água
- mangueira de respiro (sistema PCV) danificada ou ausente
Saiba quais os limites de emissão de CO (%) de acordo com ano do carro:
todos os carros fabricados até 1979 - gasolina ou álcool: 6%
1980 a 1988 - gasolina ou álcool: 5%
1989 - gasolina ou álcool: 5%
1990 e 1991 - gasolina ou álcool: 3,5%
1992 a 1996 - gasolina ou álcool: 3%
1997 a 2002 - gasolina ou álcool: 1%
2003 a 2005 - gasolina ou álcool: 0,5%
2006 em diante - gasolina: 0,3% / álcool: 0,5%
Limites de emissão de HC (em ppm de hexano):
todos os carros fabricados até 1979 - gasolina: 700 / álcool: 1100
1980 a 1988 - gasolina: 700 / álcool: 1100
1989 - gasolina: 700 / álcool: 1100
1990 e 1991 - gasolina: 700 / álcool: 1100
1992 a 1996 - gasolina: 700 / álcool: 700
1997 a 2002 - gasolina: 700 / álcool: 700
2003 a 2005 - gasolina: 200 / álcool: 250
2006 em diante - gasolina: 100 / álcool: 250
#110
Postou 18 junho 2010 - 18:40
#111
Postou 18 junho 2010 - 23:47
#112
Postou 19 junho 2010 - 00:11
#114
Postou 21 junho 2010 - 14:23
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/05/26/reprovado/
Falow
Genial.
Por falar nisto...
Cada estado terá seu próprio plano antipoluição - Prazo para implantação será de 18 meses
Até novembro de 2010, todos os estados brasileiros deverão apresentar um plano de controle de poluição veicular, que a partir daí terá 18 meses para ser implantado, conforme determina a Resolução 418 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Com isso, a inspeção veicular, que hoje é obrigatória apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, será estendida à totalidade da frota nacional até 2012.
#115
Postou 21 junho 2010 - 18:17
#116
Postou 21 junho 2010 - 18:27
O Marcio defende os caras!http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/05/26/reprovado/
Falow
#117
Postou 28 julho 2010 - 10:35
problema é que os bicos estao abertos pra alcool e vou ter q ir com gasolina, pois é o q ta no doc.
alguem de 4 bicos parados originais pra emprestar ?
fodz q a inspeção é amanha.... acho q vou ter q comprar essas bagaças pqp
Este post foi editado por racerX: 28 julho 2010 - 10:35
#118
Postou 28 julho 2010 - 10:38
As 2 vezes que fiz na montana, não olharam, só ficaram de olho nos níveis de emissão mesmo.
#119
Postou 28 julho 2010 - 10:40
mas não olham o doc ??? no doc ta gasolina... se o cara olhar la e sentir o cheirão da cana ferrou :\
e alcool o nivel do HC tbem é 700
Este post foi editado por racerX: 28 julho 2010 - 10:43
#120
Postou 28 julho 2010 - 10:43
Pq não fez a pré-inspeção com álcool mesmo?
Se o problema é o cheiro, antes de fazer a inspeção, pincelava um pouco de gasolina perto do bocal de abastecimento hehehe... brincadeira. Duvido que o cara fosse lá ver.