Fala pessoal.
Então, acho que o meu Calibra estava mesmo condenado a ser o primeiro do CCB a passar por uma inspeção veicular. Passei com ele no dia 14/04 e tenho algumas observações a fazer, vamos lá.
Na tabela abaixo eu comparo os valores obtidos pela pré inspeção feita na Porto com a real, feita pela prefeitura. Vocês poderão notar que os valores estão muito próximos, e considerando que eu estava com 0,1bar de pressão de combustível a mais que na pré inspeção e reabasteci, até que deu para se basear sim nos resultados preliminares:
Pré inspeção da Porto SeguroGASOLINA----------%COc-----------Diluição (%)----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,76---------------13,5-----------------------97
Marcha Lenta---------0,78---------------13,4---------------------164
Limites-----------------3,00-----------mínimo 6%--------------700Inspeção Veicular Oficial - PrefeituraGASOLINA----------%COc-----------Fator Diluição----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,77----------------1,05----------------------118
Marcha Lenta---------0,69---------------1,10-----------------------272
Limites-----------------3,00-----------máximo 2,5---------------700Resultado: APROVADO
Observação: Notem que, na pré inspeção feita na Porto, eles usam um
valor mínimo de diluição em %, enquanto que na inspeção oficial da prefeitura é um
fator de diluição e é baseado em um
valor máximo, não sei porque essa diferença. O importante é que o carro foi aprovado.
O quê foi visto?
Nada do que muitos esperavam. Encostei o carro na entrada do box, o funcionário conduziu o Calibra até a posição correta lá dentro e desligou o carro. Abriu o capu, prendeu uma peça com um ímã na ponta que fazia parte do equipamento de leitura (que é da NAPRO), baixou o capu, deu uma volta em torno do carro com um carrinho que tem um espelho, para ver se tinha vazamento de óleo ou furo no escapamento, depois colocou o medidor na saída do escapamento, entrou no carro, deu a partida, esperou aquecer e iniciou o teste com o Calibra na marcha lenta. Depois disso elevou o giro até 2500 rpm, fez a leitura, voltou à marcha lenta, desligou o carro, tirou a peça que estava sob o capu, colou o selo no vidro dianteiro e me deu o laudo, orientando a mantê-lo junto com o documento do carro caso seja parado pela polícia para apresentar os resultados da inspeção.
Só isso.
Não falaram absolutamente nada sobre não ter catalisador, pois o carro apresentou resultados que atendem à lei.
Meu carro é legal!
Resumindo, não gastem o vosso dinheir com catalisador se o carro de vocês estiver bom, deixe para comprar cerveja que é bem melhor!
Abraços e boa inspeção aos Calibreiros de sampa!