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Inspeção Veicular - Macetes E Dicas


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202 replies to this topic

#61 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
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Posted 17 March 2010 - 10:51

Limites de poluentes para carros 1992 à 1996:
  • CO na marcha-lenta e à 2500rpm: 3,0%
  • Combustível não queimado Hidrocarboneto (HC) não corrigido, em marcha lenta e 2500 rpm: 700
  • CO2: 6%
Marcha-lenta: 600 à 1200rpm

Lembro que o meu Niva, ainda com motor original carburado e sem catalisador, dava 1% de CO no máximo em qualquer faixa de rotação usando gasolina.

Parece que ano que vem teremos inspeção veicular aqui em São Bernardo do Campo, mas com estes limites acho difícil ter que se preocupar.

O que vocês acham?

[]s,
Guilherme
  • 0

#62 Ives

Ives
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Posted 17 March 2010 - 10:59

Quero tentar passar pela vistoria. Se, de maneira séria, for detectado algum problema, eu vou querer corrigi-lo.
Se, ao contrário, o carro for reprovado por alguma coisa sem nenhum sentido, como "filtro cônico", aí vou partir pra alguma gambiarra.
  • 0

#63 Led Zeppelin

Led Zeppelin
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Posted 17 March 2010 - 11:42

Eu acredito que os carros com IE com close loop hablitado nao terao problemas...
Agora se os caras comecarem com frescuras ae nao tem jeito...

Ives, quando sera feita inspecao no seu calibra ???

Falow
  • 0

#64 Puppets

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Posted 17 March 2010 - 11:44

Eu nunca tive dúvidas que os carros passariam na emissão dos gases. Se os Calibras fossem reprovados, 90% da frota teria que ser reprovada também pô!

Meu único receio é justamente as frescuras. Preciso conseguir um catalisador, e sanar o vazamento de óleo que o Puppinho tem. Isso é realmente motivo de reprova, não tenho dúvidas. Mas meu medo é do filtro cônico.
  • 0

#65 Ives

Ives
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Posted 17 March 2010 - 12:24

Eu acredito que os carros com IE com close loop hablitado nao terao problemas...
Agora se os caras comecarem com frescuras ae nao tem jeito...

Ives, quando sera feita inspecao no seu calibra ???

Falow

Placa final 5, portanto 03 de junho a 31 de agosto.
  • 0

#66 Led Zeppelin

Led Zeppelin
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Posted 17 March 2010 - 12:41

Quanto a vazamento de oleo eu tb nao critico...
Ja quanto a barulho, acho que so de colocar o catalizador o barulho ja ira diminuir, pois penso em colocar um catalizador de que o tubo tenha no maximo 2", assim ja da uma boa restringia e diminuira bem o barulho...

Talvez osasco tb entre na danca no ano que vem.. entao nem tem muito para onde fugir...

O meu é placa final 0

Falow

Edited by Led Zeppelin, 17 March 2010 - 12:41.

  • 0

#67 Marcio Leal

Marcio Leal
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Posted 18 March 2010 - 07:45

Para quem usa motronic nao vejo problema com os poluentes, mas sim com a inspeção visual.
  • 0

#68 Giba

Giba
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Posted 30 March 2010 - 11:54

Adiós, Kassab.

Attached Thumbnails

  • 30-03-2010b.jpg

  • 0

#69 Sérgio

Sérgio
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Posted 30 March 2010 - 12:35

Descobri algo, estão colocando alguns litros de alcool em veiculo a gasolina, e passa!
  • 0

#70 racerX

racerX
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Posted 31 March 2010 - 08:55

hmmm ja resolvi quase tudo :)

na mecanica tem a maquina pra testar o nivel de poluentes, então fico mais tranquilo.

mas na inspeção visual vao encher o saco por causa das eibach e 17" ? ja teria q estar no documento (se é que precisa) ?

[]s

Edited by racerX, 31 March 2010 - 08:56.

  • 0

#71 Sérgio

Sérgio
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Posted 31 March 2010 - 09:33

hmmm ja resolvi quase tudo :)

na mecanica tem a maquina pra testar o nivel de poluentes, então fico mais tranquilo.

mas na inspeção visual vao encher o saco por causa das eibach e 17" ? ja teria q estar no documento (se é que precisa) ?

[]s

Não vão te pertubar por roda, xenon, etc:, eles só olham vazamento de óleo e CO.
  • 0

#72 Paulo Henrique

Paulo Henrique
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Posted 31 March 2010 - 10:05

Uma opção viável é ir armado para inspenção, no primeiro sinal de frescura, subjulgue o oficial e force-o a dar um parecer positivo.

PL
  • 0

#73 Fábio

Fábio
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Posted 04 April 2010 - 10:48

Gente, muito em breve serei boa referência aqui no fórum.

Para quem não sabe, estou com motor taxado, rodando no álcool e escape by Giba sem catalisador.

Tinha um vazamento de óleo que foi sanado quando fiz a embreagem. Mandei lavar o carro por baixo, tudo zerado, vazamento zero.

Na semana passada passei com o carro na Porto Seguro, pois eles fazem a inspeção similar à da Prefeitura, avaliando emissão de poluentes e inspeção visual, no cofre do motor e por baixo do carro. Coloquei um tanque de Pódium + um frasco de octane da STP, baixei a pressão de combustível de 3,2 bar até parar de dar excesso, isso aconteceu com 1,7 bar.

Resultado: O carro está dentro dos limites de emissão com grande folga, ou seja, mesmo sem o catalisador ele está atendendo às exigências legais e, de acordo com o pessoal da Porto, o fato de não ter o catalisador não deve ser motivo para reprovação.

Isso a gente só vai saber no dia 14 próximo, quando agendei a minha inspeção. Depois que eu voltar de lá, postarei aqui o resultado.

Abrax
  • 0

#74 Fábio

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Posted 04 April 2010 - 11:24

Vamos aos dados obtidos após a inspeção na Porto:


GASOLINA----------%COc-----------Diluição (%)----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,76---------------13,5-----------------------97
Marcha Lenta---------0,78---------------13,4---------------------164
Limites-----------------3,00-----------mínimo 6%--------------700

Laudo: aprovado

Agora só resta saber se a falta de catalisador vai pegar no meu caso ou não.

Abrax
  • 0

#75 racerX

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Posted 04 April 2010 - 12:51

show
se nao precisar do catalisador melhor ainda, pois o meu esta praticamente igual o seu Fabio ;)
  • 0

#76 Sérgio

Sérgio
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Posted 05 April 2010 - 06:05

Não insistam, sem catalizador nem entra, fica na pré vistoria, eles são burrocratas, tem que, colocar um, pelo menos para eles visualizar.
  • 0

#77 Led Zeppelin

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Posted 05 April 2010 - 10:21

Vou ver se faco esse pre teste em algum lugar... eles nao nao medem nivel de ruido ??
Quanto custou esse pre teste ??

Falow
  • 0

#78 Paulo Henrique

Paulo Henrique
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Posted 05 April 2010 - 10:42

Coloca um catalizador fake mesmo, só a casca... tem como, certo?

PL
  • 0

#79 W

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Posted 05 April 2010 - 10:56

PH, melhor comprar um Catalizador mesmo, tem para turbo, hj em dia existem vários modelos de Catalizador inclusive para performance
  • 0

#80 Mortari

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Posted 05 April 2010 - 13:12

PH, melhor comprar um Catalizador mesmo, tem para turbo, hj em dia existem vários modelos de Catalizador inclusive para performance

Melhor porque?
Se o carro está dentro dos níveis permitidos de emissão de poluentes, pra que colocar catalizador?
Pra passar na inspeção visual, acho que só a casca serve, não?
  • 0

#81 Ives

Ives
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Posted 05 April 2010 - 13:17

Vamos aos dados obtidos após a inspeção na Porto:


GASOLINA----------%COc-----------Diluição (%)----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,76---------------13,5-----------------------97
Marcha Lenta---------0,78---------------13,4---------------------164
Limites-----------------3,00-----------mínimo 6%--------------700

Laudo: aprovado

Agora só resta saber se a falta de catalisador vai pegar no meu caso ou não.

Abrax


Impressionante como álcool emite menos CO!!
O problema do álcool é a emissão de ozônio. Alguém sabe se isso é medido pela vistoria?

PH, melhor comprar um Catalizador mesmo, tem para turbo, hj em dia existem vários modelos de Catalizador inclusive para performance


Outra coisa que eu sempre quis saber: existe catalizador específico pra álcool? Esses de alto desempenho são importados, e portanto projetados para trabalhar com gasolina.
  • 0

#82 W

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Posted 05 April 2010 - 13:38

Ives,

Praticamente ao lado da Esther tem uma loja de escape, que tem várias opções de catalisadores para performance, inclusive até 3 polegadas e para 600cv.

Neste caso não há especificação diferente para alcool ou gasolina.

http://www.binhoesca...talisadores.asp
  • 0

#83 W

W
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Posted 05 April 2010 - 13:42

Como curiosidade, encontrei no site da Binho aquele dispositivo que o Guilherme estava pensando em fazer, olha que legal.

Para track day seria show de bola, até para turbo hein

valvula_reversora.jpg

valvula_reversora_instalada.jpg



http://www.binhoesca...a_reversora.asp
  • 0

#84 Fábio

Fábio
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Posted 05 April 2010 - 16:25

Bem, esse esquema que o W mostrou reprova na inspeção logo de cara, então quem quiser fazer e for de sampa deixa pra depois da vistoria.

Quanto à pré vistoria, fiz na Porto Seguro e se trata de um serviço gratuito para segurados.

Quanto ao catalisador, me foi dito na própria Porto que o importante para a inspeção veicular é a emissão de poluentes estar entro dos limites previstos em lei, e que portanto não tem importância nenhuma se o carro tem ou não catalisador, mas se o escapamento tiver um furinho só eles reprovam.

Por esse motivo, no dia 14 eu irei com o carro do jeito que está, nem penso em colocar catalisador nenhum nele. Caso eles me reprovem, ainda terei 30 dias para ir atrás disso, mas se eu não precisar gastar dinheiro é melhor ainda.

Vou esperar.

Abrax
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#85 Giba

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Posted 05 April 2010 - 19:40

Talvez o Calibra passe na inspeção sem o catalizador. Pode ser que eles não tenham referência para o carro.
  • 0

#86 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
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Posted 09 April 2010 - 01:58

Aí pessoal... isso que eu chamo de burla:

http://gizmodo.com/5...traffic-cameras

Alguém que entende de SQL poderia dizer se isso é possível?

Kassabunda iria rolar no chão de raiva.
  • 0

#87 Mortari

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Posted 09 April 2010 - 18:01

UHAUHAUHAUHAUHA

Teoricamente seria possível se o sistema de reconhecimento de caracteres das câmeras estiver apto a reconhecer caracteres especiais como aspas e vírgulas, o que eu acho muito difícil, já que não existem esses caracteres nas placas dos carros.

Mas a idéia é boa, daria pra destruir o banco de dados dos caras com uma foto apenas hehehe.

Edited by Mortari, 09 April 2010 - 18:03.

  • 0

#88 Sérgio

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Posted 12 April 2010 - 20:30



Para quem quer aprender.
  • 0

#89 Fábio

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Posted 20 April 2010 - 01:26

Fala pessoal.

Então, acho que o meu Calibra estava mesmo condenado a ser o primeiro do CCB a passar por uma inspeção veicular. Passei com ele no dia 14/04 e tenho algumas observações a fazer, vamos lá.

Na tabela abaixo eu comparo os valores obtidos pela pré inspeção feita na Porto com a real, feita pela prefeitura. Vocês poderão notar que os valores estão muito próximos, e considerando que eu estava com 0,1bar de pressão de combustível a mais que na pré inspeção e reabasteci, até que deu para se basear sim nos resultados preliminares:

Pré inspeção da Porto Seguro
GASOLINA----------%COc-----------Diluição (%)----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,76---------------13,5-----------------------97
Marcha Lenta---------0,78---------------13,4---------------------164
Limites-----------------3,00-----------mínimo 6%--------------700

Inspeção Veicular Oficial - Prefeitura
GASOLINA----------%COc-----------Fator Diluição----------HC (ppm)
2500 (rpm)-------------0,77----------------1,05----------------------118
Marcha Lenta---------0,69---------------1,10-----------------------272
Limites-----------------3,00-----------máximo 2,5---------------700

Resultado: APROVADO

Observação: Notem que, na pré inspeção feita na Porto, eles usam um valor mínimo de diluição em %, enquanto que na inspeção oficial da prefeitura é um fator de diluição e é baseado em um valor máximo, não sei porque essa diferença. O importante é que o carro foi aprovado.

O quê foi visto?

Nada do que muitos esperavam. Encostei o carro na entrada do box, o funcionário conduziu o Calibra até a posição correta lá dentro e desligou o carro. Abriu o capu, prendeu uma peça com um ímã na ponta que fazia parte do equipamento de leitura (que é da NAPRO), baixou o capu, deu uma volta em torno do carro com um carrinho que tem um espelho, para ver se tinha vazamento de óleo ou furo no escapamento, depois colocou o medidor na saída do escapamento, entrou no carro, deu a partida, esperou aquecer e iniciou o teste com o Calibra na marcha lenta. Depois disso elevou o giro até 2500 rpm, fez a leitura, voltou à marcha lenta, desligou o carro, tirou a peça que estava sob o capu, colou o selo no vidro dianteiro e me deu o laudo, orientando a mantê-lo junto com o documento do carro caso seja parado pela polícia para apresentar os resultados da inspeção.

Só isso.

Não falaram absolutamente nada sobre não ter catalisador, pois o carro apresentou resultados que atendem à lei.

Meu carro é legal! :D

Resumindo, não gastem o vosso dinheir com catalisador se o carro de vocês estiver bom, deixe para comprar cerveja que é bem melhor!

Abraços e boa inspeção aos Calibreiros de sampa!
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#90 Puppets

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Posted 20 April 2010 - 01:37

Ótima notícia! Estou resolvendo os vazamentos de óleo e já olhei o escapamento... nenhuma oxidação.

Espero que não encrenquem com o turbo, apesar de estar legalizado.
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