Light Style© by Fisana

Ir para

Foto

Alguem Usa G-Tech E Outros Para Marcar 0 100Km/h E 400 Mts?

• Por favor, faça o login para responder
36 respostas neste tópico

#1 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:

Postou 04 janeiro 2010 - 23:22

Alguem usa G-Tech e outros para marcar 0 100km/h e 400 mts?

Vamos montar um ranking no clube? de 0 ~ 100 e 400 mts. (não vale roubar na descida :blink: )

Pelo que li a respeito do G-Tech ele tem uma boa precisão.
  • 0

#2 Edgard Filho

Edgard Filho
  • ASSOCIADO
  • 2.788 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 09:42

Sempre quis ter esse brinquedinho...
  • 0

#3 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 05 janeiro 2010 - 10:43

No ebay se encontra um HKS Turbo Timer que tem esta função e muito mais.

O Márcio tem, mas ainda não instalou. Procurem no tópico do carro dele, em posts lá pra 2006 ( durante Tutu Rebuild, se não me engano )

Se forem procurar no ebay, cuidem pois existem versões métricas ( nosso interesse ), versões em Milhas por Hora, etc...

O preço não era caro, e tem várias funções.
  • 0

#4 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 10:45

Aqui

-Turbo Timer HKS Type 1 metric

Type 1 Timer Functions
All the features of the Type 0
Speed / Speed peak hold / Speed warning display
Engine RPM / RPM peak hold display
Engine RPM warning function, 2 different adjustable points (shift up indicator and red zone indicator)
Quarter mile time:
Acceleration measurement: 0-100m, 0-200m, 0-400m
Section time: 200-400m
Speed attain time: 0-100km/h, 0-150km/h, 0-200km/h
Acceleration time: 50-100km/h, 100-150km/h
Auto start for quarter mile, manual start function
Stopwatch time measurement and lap time measurement
Battery voltage display / warning
Large liquid crystal panel 40x9, blue LED back light, red lamp ON or flashes when timer / functions are working

[attachment=3936:attachment]

• 0

#5 Gordo

Gordo
  • AMIGO
  • 3.254 Posts:
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 05 janeiro 2010 - 10:47

Eu tenho um da GReddy (GReddy Full Auto Timer) que faz algumas dessas medições, informações retiradas do manual:

Attack Mode
0-200m, 0-400m, 200-400m, 0-100km/h, 0-200km/h, 50-1000km/h Mode = This feature allows the user to record 0-200m, 0-400m, 200-400m, 0-100km/h, 0-200km/h, 50-1000km/h times.

Speed Mode
Speedometer Mode = This feature allow the user to monitor the "real time" vehicle speed. With use of the Speed Warning feature, buzzer and flashing back light will warn the driver when the speed exceeds the set warning speed.

Mas infelizmente é ate somente 399km/h hehehe

* the warning range is: 0 ~ 399km/h.

LEMBRETE IMPORTANTE NO MANUAL:

***Important! - This feature should only be used on a race track where it is safe. Please never try on the public highways.***
  • 0

#6 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 11:30

Queria ver esse negócio funcionando, vou esperar o Márcio ou o Gordo instalarem
  • 0

#7 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 12:10

Huahuah... pode sentar então :P
  • 0

#8 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 05 janeiro 2010 - 12:22

o g-tech é mais preciso pois tem acelerometros. Esses turbos timers usam o sinal de velocidade da injeção/painel e vc mesmo tem que calibrar o velocimetro interno dele.
  • 0

#9 Fritz

Fritz
  • AMIGO
  • 2.505 Posts:
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 05 janeiro 2010 - 13:34

Existe um programinha para i IPhone. É o mesmo software do G-tech e usa os acelerometros do IPhone. É phoda!
  • 0

#10 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7.223 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 15:38

Queria ver esse negócio funcionando, vou esperar o Márcio ou o Gordo instalarem

Xiiiiii!
  • 0

#11 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 15:48

Tem um programa também para o N95, quem me falou foi o Guilherme, o programa se chama RaceCrono, também parece ser bom.

Atualmente preciso de um Programa para Celular Sony Ericsson que faça essas funções.

E mais pra frente o negócio é arrumar um G-Tech na gringolândia.
  • 0

#12 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 15:54

Fugindo de leve do assunto principal, mas eu queria achar um programa para Windows Mobile 6.1 que pegue o sinal do GPS ( meu celular tem antena GPS ) e mostre valores como velocidade máxima.

O Software de GPS que veio no meu celular mostra a velocidade, mas não grava a velocidade máxima. E tentei instalar o Race Chrono, mas ele só procurava antena GPS via bluetooth, não tinha a opção de usar antena própria... ou peguei alguma versão antiga.

[]s
  • 0

#13 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 17:23

A versão 1.30 pra Windows Mobile usa o GPS interno. O único problema é que a precisão fica, digamos, imprecisa. :D

O lance é usar um GPS externo de 5Hz, de preferência que se coloque em 5Hz no botão, como este Qstarz BT-Q818X.

É o que eu uso, agora com um celular Nokia N70.

Link do fabricante: http://www.qstarz.co.../BT-Q818X-F.htm

[]s!
  • 0

#14 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 20:53

Para quem tem GPS com o Windows Mobile é moleza, tem um monte de aplicativos que mede 0 -100, 0 -60 mph, velocidade média, máxima etc. Eu dei um para minha namorada, mas eu mesmo (idiota) não tenho.

Não sei como é o receptor de GPS do celular, mas acredito que seja uma merda (pouca potência). Melhor gastar 400 - 500 e pegar um GPS de vez, já usando inclusive para não se perder em SP ou outra metrópole. No tópico de viagens do Giba, tem uma foto que me parece estar usando um GPS Brazil Made na Alemanha, funcionando direito (basta fazer download do mapa correto)

O GTech é mais preciso que o GPS, porque usa um acelerômetro interno. O GPS, na melhor das recepções, tem erro entre 3 - 5 metros na horizontal, o que já dá um erro significativo para quem acabou de preparar o motor para ganhar poucos cavalinhos. Já o G-Tech funciona muito bem, medi com o ex-Calibra (Gordo) e dava 8.4 segundos de 0 - 100 km/h, com o carro redondo, quase igual o manual (8.5 segundos). A velocidade final não deu para medir.

Este post foi editado por Doutor Eduardo Thimberg: 05 janeiro 2010 - 20:55

• 0

#15 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 22:43

A versão 1.30 pra Windows Mobile usa o GPS interno. O único problema é que a precisão fica, digamos, imprecisa. :D

O lance é usar um GPS externo de 5Hz, de preferência que se coloque em 5Hz no botão, como este Qstarz BT-Q818X.

[]s!

Este sistema do Guilherme é bala. Está na minha lista de desejos.
  • 0

#16 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:

Postou 05 janeiro 2010 - 22:50

Para quem tem GPS com o Windows Mobile é moleza, tem um monte de aplicativos que mede 0 -100, 0 -60 mph, velocidade média, máxima etc. Eu dei um para minha namorada, mas eu mesmo (idiota) não tenho.

Não sei como é o receptor de GPS do celular, mas acredito que seja uma merda (pouca potência). Melhor gastar 400 - 500 e pegar um GPS de vez, já usando inclusive para não se perder em SP ou outra metrópole. No tópico de viagens do Giba, tem uma foto que me parece estar usando um GPS Brazil Made na Alemanha, funcionando direito (basta fazer download do mapa correto)

O GTech é mais preciso que o GPS, porque usa um acelerômetro interno. O GPS, na melhor das recepções, tem erro entre 3 - 5 metros na horizontal, o que já dá um erro significativo para quem acabou de preparar o motor para ganhar poucos cavalinhos. Já o G-Tech funciona muito bem, medi com o ex-Calibra (Gordo) e dava 8.4 segundos de 0 - 100 km/h, com o carro redondo, quase igual o manual (8.5 segundos). A velocidade final não deu para medir.

O GPS da patroa é um Garmin 265, com mapas baixados da NET inteiramente grátis (com a ajuda de um cracker do clube, é lógico). Não sei se ele tem Windows Mobile, mas registra a máxima real na memória. Tesão de usar na estrada, pois você pode andar mais rápido que a maioria e não corre o risco de levar um ticket. Na Bandeirantes e Imigrantes eu cravo 125Km/h pelo GPS e vou embora. No velocímetro do Focus fica marcando uns 133 KM/h, mais ou menos.

PS: aquela foto é legal pois marca a altitude em Amsterdan = -12m

Este post foi editado por Giba: 05 janeiro 2010 - 22:51

• 0

#17 Edgard Filho

Edgard Filho
  • ASSOCIADO
  • 2.788 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 01:15

Minha máxima no GPS Garmin que tenho é de 244 Km/h.
  • 0

#18 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 11:36

PS: aquela foto é legal pois marca a altitude em Amsterdan = -12m

Eu reparei. Um dos primeiros lugares a ir para o saco com o famigerado aquecimento global. :puliça
  • 0

#19 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 13:26

[]s!

Por que fica impreciso? Ele erra na marcação da velocidade real, ou apenas no posicionamento? Pra mim, só importa a velocidade.
  • 0

#20 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 13:53

Alguns GPS dizem que dão erro de apenas 0.5 m/s (1.8 km/h para mais ou para menos), mas sinceramente, eu duvido muito.

Pensa comigo: se o GPS consegue identificar um ponto com melhor precisão possível dentro de um círculo com raio de 5 metros e como a maioria dos GPS tem refresh de 1 em 1 segundo para coleta de posições dos satélites, em t=0 seu carro pode estar na posição -5 metros e em t=1s o carro pode ser identificado na posição Δs + 5 metros (considerando as duas piores situações).

Suponha que o carro está andando a 200 km/h, isso equivale a 55.5 m/s. Em um segundo o erro acumulado pode ser de até 10 metros, então ele tanto pode marcar 45.5 m/s quanto 65.5 m/s.

É claro que peguei a pior situação possível e também é claro que na média estes erros extremos se cancelam. Então o GPS seria muito confiável para calcular a velocidade média em um trecho mais longo, mas para coletar um dado instantâneo (velocidade de pico, por exemplo), eu não confiaria.
  • 0

#21 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 14:09

Para o caso de objeto em movimento acredito que o DET está com razão, subida e descida de sinal levam mais de 600ms, nesse tempo o objeto já percorreu uma bela distância.

Se for somente para gravar velocidade atingida OK, não precisa ser no momento.
  • 0

#22 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 14:15

Pára meu... os códigos de controle do sistema de GPS, com certeza absoluta, possuem códigos para evitar e minimizar estes erros.

Na empresa que eu trabalhava fazíamos balança rodoviária. O peso da plataforma podia variar de 0 a 40 toneladas. O sinal disso tudo era de ínfimos 10mV ( 0mV sem carga, 10mV a 40T ). O conversor AD tinha uma resolução de 11 bits se não me engano. Isso significa uma leitura de frações de mV... Coisa pouca mesmo. O software era feito por 1 único engenheiro, e já previa estes surtos, estas extrapolações absurdas de valor.

Flutuações de sinal eram frequentes, seja por surto de tensão, campo magnético, ruídos, etc... O software ignorava quando os valores passavam do esperado além do programado.

O GPS não vai mostrar exatamente o valor calculado em apenas 1 passagem. Ele passa pro usuário final um valor médio de várias medições. Além disso, possuem vários satélites, assim o software deve fazer várias triangulações para fazer o cálculo da velocidade real.

[]s
  • 0

#23 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 14:20

O GPS de celular fica impreciso por uma combinação de fatores:
1) Geralmente os sensores GPS de celulares são de baixo custo, buscam poucos satélites, enfim, não são especializados no assunto. Um jeito fácil de perceber é que geralmente demoram muito pra achar a posição assim que são acionados (>15s) e se perdem facilmente.
2) Como pegam posição apenas uma vez por segundo, em 1s muita coisa pode rolar... :D
  • 0

#24 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 14:25

Gostei da comparação Porpetto, balanças de 40T e GPS :P
  • 0

#25 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 14:28

Tonto,

não foi a balança o alvo de comparação. Eu só dei um exemplo de sinais muito sensiveis, de baixo range, em uma aplicação barata, que já prevê estas falhas. E vocês ainda têm dúvida que um sistema de GPS, no qual foram gastos milhões de dólares e diversos engenheiros no desenvolvimento, tenha.
  • 0

#26 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 14:29

Cacete Puppeto, você vai comparar um GPS com uma balança rodoviária? :o

Um erro (ou imprecisão de qualquer tipo), uma vez inserido no sistema não se pode mais "minimizá-lo" ou cancelá-lo.

Isso tudo o que você falou é verdade: ele faz triangularização com vários e vários satélites, tira várias médias e, no final, a melhor precisão de posição que ele consegue é de 5 metros (e olhe lá hein...)

Portanto, para cálculo da velocidade instantânea (de segundo em segundo), você já parte de uma incerteza de 5 metros tanto no ponto de partida quanto no ponto de chegada.

Como dizem os engenheiros: shit in, shit out. Se o cálculo já parte de uma base imprecisa, jamais haverá como obter um resultado com um erro menor que a da própria fonte.

Pára meu... os códigos de controle do sistema de GPS, com certeza absoluta, possuem códigos para evitar e minimizar estes erros.

Na empresa que eu trabalhava fazíamos balança rodoviária. O peso da plataforma podia variar de 0 a 40 toneladas. O sinal disso tudo era de ínfimos 10mV ( 0mV sem carga, 10mV a 40T ). O conversor AD tinha uma resolução de 11 bits se não me engano. Isso significa uma leitura de frações de mV... Coisa pouca mesmo. O software era feito por 1 único engenheiro, e já previa estes surtos, estas extrapolações absurdas de valor.

Flutuações de sinal eram frequentes, seja por surto de tensão, campo magnético, ruídos, etc... O software ignorava quando os valores passavam do esperado além do programado.

O GPS não vai mostrar exatamente o valor calculado em apenas 1 passagem. Ele passa pro usuário final um valor médio de várias medições. Além disso, possuem vários satélites, assim o software deve fazer várias triangulações para fazer o cálculo da velocidade real.

[]s

Edit no Portuga

Este post foi editado por Doutor Eduardo Thimberg: 06 janeiro 2010 - 14:31

• 0

#27 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 14:44

Só como curiosidade, existem GPS geodésicos geralmente usados por militares ou em locação de precisão que tem erro de centímetros. Aí sim seria o canal para calcular a velocidade. Além de usar outra metodologia (não sei bem qual) ele capta o sinal de todos os satélites possíveis e imagináveis que estejam na órbita visível. O problema é que estes transmissores potentes são pesados (o GPS é um aparelho grandão) e aí faria lastro (Assinado Matheus C20XE).

Outra coisa legal do GPS é que para definição da posição são feitas correções considerando a Lei da Relatividade, porque os satélites estão se movendo a altíssimas velocidades e para eles (os satélites) o tempo passa mais devagar do que para nós na Terra.

Se não fosse feita essa correção relativística, a precisão da posição obtida seria uma verdadeira droga.
  • 0

#28 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4.320 Posts:
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 06 janeiro 2010 - 14:52

Eu concordo com o Puppets.

Para entender de forma bem clara o porquê da certeza de o GPS ter uma precisão micro-atômica, basta compararmos com o arco e flecha de um índio. O índio não tem conhecimento teórico nenhum em engenharia, faz um arco à partir de madeira e corda e uma flecha com penas de pássaros amarradas para dar estabilidade, tudo sem gastar nenhum tostão e ainda assim consegue acertar a sua caça a dezenas de metros de distância com a precisão necessária para garantir a sua subsistência.

Se algo tão simples e elementar já tem tamanha precisão, inclusive usando penas de rabo de sabiá para corrigir possíveis erros de rota da flecha, porque então um sistema de GPS desenvolvido por centenas de engenheiros, onde foram empregados milhões de dólares não terá uma precisão de 1.10^-87987987 km/h com qualquer erro de leitura devidamente previsto e corrigido?

C.Q.D
(Como Queríamos Defecar)
  • 0

#29 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 15:03

Concordo com a teoria do Índio.

Tive outra idéia aqui. O negócio é largar a balança do Puppets pra lá (quando ele trabalhou nisso ainda era estagnário) e medir o peso do caminhão com GPS.

Se pegarmos a "cota" do caminhão no instante preciso em que ele sobe na plataforma e depois pegarmos a cota depois de assentado, basta calcular a diferença na altura e, sabendo o coeficiente elástico da mola (kx), calculamos com precisão suíça a massa do mesmo.
  • 0

#30 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:

Postou 06 janeiro 2010 - 15:06

Alemão

Vc esqueceu a triangulação de satélites para o peso no GPS e a pena do rabo do sabiá para a precisão científica.
  • 0