Calibra
#1
Postou 01 dezembro 2009 - 17:47
"Quem não se lembra daquele cupê esguio e elegante que foi importado para o Brasil na década de 1990? Sim, existem os fãs e os que detestam o Calibra, mas não há dúvida que a ideia da Opel (subsidiária da GM na Europa) foi boa. E agora a mesma Opel já pensa em reeditá-la. Com a aproximação da data de lançamento da nova geração do Astra europeu (aqui virou Vectra, como todos sabem), a marca planeja tornar a versão cupê o novo Calibra. A revista alemã AutoZeitung até criou uma ilustração do modelo.
Ah, sim, o Calibra usava a base do Astra, o que não impediu a Opel de criar também um outra Astra cupê. O projeto tem um objetivo claro: brigar com o Scirocco, da Volkswagen, e até mesmo com o C30, da Volvo, sem falar no novo Mégane Coupé.
Enquanto a Chevrolet brasileira estuda o que fazer com o atual Vectra – há quem aposte no sedã Cruze como sucessor -, nossa imaginação corre solta."
chevrolet_calibra.BMP 334,26K 485 Número de downloads
Até que pode ser mesmo, depois do Camaro, Ford GT, e o nacional Voyage, pode ser que a idéia vingue hein... seria uma boa.
#3
Postou 01 dezembro 2009 - 19:10
#5
Postou 01 dezembro 2009 - 21:32
#6
Postou 01 dezembro 2009 - 21:39
Agora o conceito é outro, continua.
Nao gostei, poderiam manter, fazer um remake do Calibra antigo, A Lenda, mas......
#8
Postou 02 dezembro 2009 - 07:22
#9
Postou 02 dezembro 2009 - 08:43
Pode até ser que lancem um coupé (ou até um CC), com o nome de Astra Coupé ou outro qualquer, mas relançar o Calibra eu duvido.
A matéria diz umas bobagens também, o Calibra nunca usou "a base do Astra", ele utliza, sim, a plataforma do Vectra.
#10
Postou 02 dezembro 2009 - 08:57
Acho que você está confundindo identidade visual com tendência de design. Só porque as montadoras resolveram seguir a tendência de fazer um monte de minivans com lanternas esquisitas e faróis "esbugalhados", não significa que todos os carros devem seguir esse "conceito" para serem modernos.Nao é identidade do Calibra, é conceito do momento. Pode ver que os carros da época do Calibra têm tudo o mesmo conceito: Vectra A, Astra, Calibra.
Agora o conceito é outro, continua.
Seria possível sim relancar um Calibra com design moderno mantendo a indentidade visual original. É só olhar, por exemplo, os novos Mustangs, Camaros e Dodges.
#11
Postou 02 dezembro 2009 - 09:28
Acho que você está confundindo identidade visual com tendência de design. Só porque as montadoras resolveram seguir a tendência de fazer um monte de minivans com lanternas esquisitas e faróis "esbugalhados", não significa que todos os carros devem seguir esse "conceito" para serem modernos.
Seria possível sim relancar um Calibra com design moderno mantendo a indentidade visual original. É só olhar, por exemplo, os novos Mustangs, Camaros e Dodges.
Foi justamente o que eu disse na frase que vc nao deu um quote,
"Nao gostei, poderiam manter, fazer um remake do Calibra antigo, A Lenda, mas...... "
HEHEHEHEHE.
#12
Postou 02 dezembro 2009 - 10:55
De tempos em tempos saem rumores a respeito do New Calibra, já vi cada "concept" de arrepiar, vamos ver alguns deles .
Esse amarelo é o Monaro... mesma plataforma do omega Australiano, só que 2p... Nos EUA tem o Pontiac GTO nessa plataforma tb.... com motorzão e tals... showww... porem nada a ver com o Cali.
absssss
#13
Postou 02 dezembro 2009 - 10:57
hehehe eu ia manter a frase no quote e escrever que você entrou em contradição, mas deixei quietoFoi justamente o que eu disse na frase que vc nao deu um quote,
"Nao gostei, poderiam manter, fazer um remake do Calibra antigo, A Lenda, mas...... "
HEHEHEHEHE.
O farol afinado é identidade do Calibra sim, assim como o desenho da coluna C, a ausência da moldura no vidro da porta, a coluna B "invisível" etc.
Concordo com você que a tendência na época eram faróis retos, pequenos e normalmente pra baixo do caput e hoje a tendência são faróis grandes, com formas esquisitas (tem os japoneses, os esbugalhados etc.) e "em cima" do caput, mas isso não significa que, baseado na tendência da época, ele não seja um elemento transmite uma característica exclusiva do Calibra. Basta comparar os faróis dos outros carros que você citou (Vectra 95, Astra 95, Monza, Omega por exemplo), são todos + ou - iguais, retos, com a parte interna levemente arredondada e o pisca arredondado anexado na parte externa. Já o do Calibra é totalmente exclusivo, não dá pra confundir com os outros.
Esse é um elemento que, num possível remake do Calibra, deve necessariamente ser mantido, o farol tem que ser afinado e predominantemente reto, assim como o desenho da coluna C tem que ser praticamente o mesmo.
Não importa qual seja a tendência de design atual, fazer um carro com faróis de Corola e coluna C de Nissan 350Z, como esses das fotos, e chamar de Calibra é uma piada.
#14
Postou 02 dezembro 2009 - 11:13
Eu acho o GT40 o melhor exemplo de remake, onde o modelo original tinha uma identidade própria e forte, e mantiveram isto no modelo novo, 40 anos depois...
Acho que no máximo a Opel lançará um Astra coupé, e com os faróis nipônicos. :'(
#15
Postou 02 dezembro 2009 - 15:32
Esse é um elemento que, num possível remake do Calibra, deve necessariamente ser mantido, o farol tem que ser afinado e predominantemente reto, assim como o desenho da coluna C tem que ser praticamente o mesmo.
Não importa qual seja a tendência de design atual, fazer um carro com faróis de Corola e coluna C de Nissan 350Z, como esses das fotos, e chamar de Calibra é uma piada.
Falou tudo!
#16
Postou 02 dezembro 2009 - 16:39
Um outro bom exemplo de carro que mesmo tendo diversas gerações, manteve a identidade é o Golf... desde o 1º modelo até a última geração, existe uma ligação visual entre eles.
RSR
#17
Postou 02 dezembro 2009 - 17:03
Carros com estigma que tiveram evolução do modelo ao longo do ano, pode-se cita os Skyline GTR R32, R33 e R34. Esse último Nissan GTR eu nem considero mais um Skyline.
Os melhores exemplos de remake de carros que marcaram época são os modelos citados pelo Mortari - Mustang, Dodge Challenger e Chevy Camaro, além do Ford GT citado pelo Guilherme.
Pra concluir - acho difícil um remake do Calibra acontecer nessa GM bundona de hoje, com produção em série de um único modelo em escalas diferentes, batizados de Celta, Corsa, Astra/Vectra, Omega. Foi-se o tempo em que haviam carros com identidades únicas dentro da GM (década de 90)
#18
Postou 02 dezembro 2009 - 17:09
#19
Postou 03 dezembro 2009 - 07:14
Omega.
Eeeeepaaaaa rsrsrs.... tira o omega desse balaio ai.... pq as linhas dele são muito lindas e distintas.... e os faróis não tem nada a ver com Captiva por ex... ainda são old school... rs
ai... ai... será q um dia ainda tenho um desses 2009 ? rs.... daqui uns 25 anos ? rs
#20
Postou 03 dezembro 2009 - 08:05
huauhahuahuaEeeeepaaaaa rsrsrs.... tira o omega desse balaio ai.... pq as linhas dele são muito lindas e distintas.... e os faróis não tem nada a ver com Captiva por ex... ainda são old school... rs
ai... ai... será q um dia ainda tenho um desses 2009 ? rs.... daqui uns 25 anos ? rs
O Omega é um excelente carro, mas convenhamos que o design está longe de ser o ponto forte dele hehehe. Basta pegar um Omega do modelo do seu e colocar ao lado de um Monza: tirando a lanterna, o paralama traseiro sobre a roda e o tamanho, qual é a diferença estética?
Depois veio aquele arredondado que realmente tinha mais identidade e pra mim é o mais bonito. O australiano era um "vectrão". O novo está muito bonito também, mas acho que ele entrou no senso comum.
Agora, sem levar em consideração qual é mais bonito e qual é mais feio, se você pegar a "evolução" dos modelos do Omega, não dá pra encontrar nenhuma semelhança estética entre eles, parece que cada um é um carro diferente.
#21
Postou 03 dezembro 2009 - 08:52
O Omega novo é bonito demais da conta, isso ele do jeito que vem, com roda grande e uma apimentada deve ser show
#22
Postou 03 dezembro 2009 - 09:18
Falow
#23
Postou 03 dezembro 2009 - 09:45
#24
Postou 03 dezembro 2009 - 10:01
A foto das traseiras dos Golfs mostra que a única identidade de design entre os modelos é a coluna C.
Giba repare na disposição das lanterna, tampa traseira, vidro traseiro.
#25
Postou 03 dezembro 2009 - 10:15
W, discordo. A única característica de identidade mesmo é a coluna C. É fundamentalmente a mesma em todos os modelos.Giba repare na disposição das lanterna, tampa traseira, vidro traseiro.
#26
Postou 03 dezembro 2009 - 12:00
Mortari ta brutu.
O Omega novo é bonito demais da conta, isso ele do jeito que vem, com roda grande e uma apimentada deve ser show
Tem um cliente da minha mãe que tinha um Omega Australiano 1999 e agora comprou um 0KM e chipou.
Ta com uns 300cvs, não é muito pelo peso do carro, mas anda bem, vira e mexe ele sobe a rua acelerando forte e passa na frente do comércio da minha mãe. Muito Forte, o ronco é show...
[]s!!!
#27
Postou 03 dezembro 2009 - 14:20
Outro dia vi uma Mercedes C-Class novinha, tive que olhar umas 3 vezes para ter certeza que era uma Meca e não um Vectra, um BMW ou um Audi. Isso há 6, 7 anos atrás seria impossível, basta ver de canto de olho uma C-Class que você identificava na hora.
Não sei de onde veio essa tendência homogeneizante no design, mas acho isso péssimo. Mecanicamente, os carros continuam com sua personalidade, mas visualmente, acabou-se.
Duvido muito que criem um Calibra reeditado como o que fizeram com o Mustang e o Camaro, até porque o Calibra não é tão velho assim para virar um "clássico reestilizado". Mais provável criarem um Vectra 2p com farol esbugalhado e, no máximo, chamarem de Calibra. Todos os "new-calibras" que surgiram até hoje, achei uma merda, a coluna-C e faróis dianteiros totalmente fora de estilo e sem farol trapezoidal atrás, as 3 marcas do Calibra.
Bom, foda-se.
#28
Postou 11 janeiro 2010 - 12:30
#29
Postou 11 janeiro 2010 - 12:59
Se realmente for relançado, como dito por não sei quem da Opel, aí é uma lógica seguir algumas linhas que o marcaram, mas com traços atuais. Mas até que saia algo concreto, o que vier vai ser especulação.
Diferentemente do Corolla ou Golf, que são "clássicos" de grande produção mundial, e daí sim são modernizados e melhorados...
#30
Postou 11 janeiro 2010 - 22:15
Este post foi editado por Warcelo: 18 janeiro 2010 - 23:47