Turbinas Garrett Dominam Lemans + Uma Vez
#1
Postou 21 outubro 2009 - 11:42
Garrett Turbochargers continues 11-year streak of overall victories without a failure.
Le Mans (FRANCE) - The epic battle between prototype powerhouses Audi and Peugeot continued last weekend in Motorsports' most grueling contest, the 24 Hours of Le Mans.
Audi, with their new trio of R15 turbo diesels, were going head-to-head against the tried and true 908 turbo diesels of Peugeot. Beneath the sumptuous carbon fiber skin of each were Garrett TR30R turbochargers breathing air into the powerful oil-burners. Audi held the advantage at Le Mans with newer technology and a 9-year winning streak at the fabled track
This, however, would be the year that the Lion took the win over the Rings. After several mechanical problems including its fuel pump, the #3 Audi R15 was out of contention and the #2 had crashed, it was up to Audi's #1 car to close in on the distance being made by Peugeot's top two teams of drivers. As the Audi began to lap faster than the 908's, it seemed that the top podium spot could still be within reach. Then, a rear suspension failure resulted in a 15 minute pit stop that effectively ended Audi's chances of a win.
Peugeot had finally brought back a Le Mans win to its home country, finishing first and second in LMP1! Audi rounded out the podium in the third spot.
All 18 Garrett Turbochargers found on the 9 turbo diesels in the prototype class made it through the most grueling endurance race on the planet. Another 6 turbos on the Mazda gasoline-powered cars performed flawlessly. This continues the perfect record of 11 consecutive Le Mans overall victories using Garrett Turbochargers without a single turbo failure. This includes not only Audi and Peugeot, but Toyota, Cadillac, MG and Mazda
Link da Noticia
#2
Postou 21 outubro 2009 - 14:25
Penso naquelas longas retas, borboletas 100% abertas o tempo todo. Fantástico.
#3
Postou 21 outubro 2009 - 14:48
#4
Postou 21 outubro 2009 - 14:52
Pela repostagem parece que só tinha Turbo Garrett rs...Faltou eles dizerem que todos os carros usam Garret. Essa matéria (que parece paga), seria algo como a Fiat comemorar mais uma vitória na Formula Uno.
O Turbo Garrett é muito bom, mas temos que analisar o restante do conjunto, afinal o turbo nao vence só!!!
Abraços,
Gordo.
#5
Postou 21 outubro 2009 - 14:59
#6
Postou 21 outubro 2009 - 16:00
This includes not only Audi and Peugeot, but Toyota, Cadillac, MG and Mazda
Carro Japones adora turbina IHI e Mitsubishi, mas em Lemans Toyota e Mazda usaram Garrett......
Carros da Audi sempre usam turbina da Borgwarner (KKK) e em Lemans usam Garrett (cadê as Bullseyes?)
#7
Postou 21 outubro 2009 - 17:03
Ieeeeerrrrrrr!!!!Carros da Audi sempre usam turbina dasda Borgwarner (KKK) e em Lemans usam Garrett (cadê as Bullseyes?)
West-Movel, by Garrett
#8
Postou 21 outubro 2009 - 21:25
De fato, acho difícil que algum dos aspros usem Garrett!
Pensem por outro lado porque os concorrentes da Garrett não estão disputando.... O melhor, vcs tem certeza que nao tem outros carros no grid que nao usam turbinas de outras marcas?
This includes not only Audi and Peugeot, but Toyota, Cadillac, MG and Mazda
Carro Japones adora turbina IHI e Mitsubishi, mas em Lemans Toyota e Mazda usaram Garrett......
Carros da Audi sempre usam turbina da Borgwarner (KKK) e em Lemans usam Garrett (cadê as Bullseyes?)
#9
Postou 22 outubro 2009 - 12:50
Carros da Audi sempre usam turbina da Borgwarner (KKK) e em Lemans usam Garrett (cadê as Bullseyes?)
As turbinas da garret possuem uma durabilidade bem maior que as Bullseyes, e provavelemnte por isso sõa utilizadas em Le Mans ja que durabilidade e confiança é TUDO nesta prova.
As Bullseyes possuem um rendimento um pouco melhor e consequentemente uma potencia de pico superior, porém isso não adianta nada neste tipo de prova.
No caso de competicções de tiro curto, como 1/4 de milha as Bullseyes estão mais presentes,principalemnte nos TOP Cars, mas não são exclusivas como em Le Mans, pois ainda assim existem as GT.
Realmente observado as turbinas como um todo as Garret possuem um conjunto, custo, benefício, rendimento, etc... melhor que as Borgwarner.
#10
Postou 22 outubro 2009 - 15:07
O caso das Bullseyes nem é tanto potência de pico, mas sim curva de potência por conta da menor inércia do eixo. Ela incrementa a curva de torque absurdamente em rotações mais baixas em relação às Garretts, e por isso, consegue uma integral da curva de potência muito maior, embora os picos sejam muito próximos.As Bullseyes possuem um rendimento um pouco melhor e consequentemente uma potencia de pico superior, porém isso não adianta nada neste tipo de prova.
No caso de competicções de tiro curto, como 1/4 de milha as Bullseyes estão mais presentes,principalemnte nos TOP Cars, mas não são exclusivas como em Le Mans, pois ainda assim existem as GT.
Sabendo que o eixo delas não é roletado, e sim de mancal, essa menor inércia só pode ser conseguidas as custas de material (ou nesse caso, a ausência dele). Isso tem um custo - a durabilidade menor.
Para 1/4 mile vai bem que é uma beleza. Mas para endurance, não dá não.
[]'s
#12
Postou 22 outubro 2009 - 15:29
Chapeuzinho vermelho - ??? KM
#15
Postou 22 outubro 2009 - 17:22
#16
Postou 22 outubro 2009 - 17:32
#18
Postou 22 outubro 2009 - 18:39
#19
Postou 22 outubro 2009 - 18:45
Alguém poderia me explicar qual a diferença entre eixo roletado e eixo de mancal? O mancal não é o próprio suporte para o rolamento?
As turbinas tradicionais de mancal é o mesmo principio do apoio do virabrequim no bloco. Trabalha com uma determinada folga e essa folga é preenchida por oleo sob pressão.
Na roletada isso é substituida por rolamentos banhados a oleo, porém a quantidade de oleo é bem, mas bem menor.
Por esse motivo usa-se um restritor de vazão de oléo na estrada das turbinas roletadas que a propria Garrett recomenda utilizar.
#20
Postou 22 outubro 2009 - 19:03
#21
Postou 22 outubro 2009 - 21:13
Xiii... ta vendo só... a sua já ta usada, a minha ta ZERO KM... hehehehe !!!West-Móvel - powered by GARRETT GT SERIES : 4.000 KM e rodando.
Chapeuzinho vermelho - ??? KM
#22
Postou 10 novembro 2009 - 21:38
Mas caiu na Net
Vídeo de um Teste com a turbina do Chapeuzinho Vermelho ou Chapolin Colorado
Vale a pena ouvir em boa altura
Turbine Engine: full power ... LOUD!
Se cuida Fritz vc ta Frito
#23
Postou 10 novembro 2009 - 22:57
#24
Postou 11 novembro 2009 - 09:06
Era para ser segredo...
Mas caiu na Net
Vídeo de um Teste com a turbina do Chapeuzinho Vermelho ou Chapolin Colorado
Vale a pena ouvir em boa altura
Turbine Engine: full power ... LOUD!
Se cuida Fritz vc ta Frito
Viiixe.... eu to Fritzzzzz... como ja diziz o Mussumziss
Mas eu não tenho essa richa não... sou relax quanto a isso
Eu quero um carro perfeito e eficiente onde eu consiga a maior potência com a menor pressão possível.
#25
Postou 11 novembro 2009 - 12:01
Eu quero um carro perfeito e eficiente onde eu consiga a maior potência com a menor pressão possível.
Isso não funciona, já fui dessa linha de raciocinio e mudei. Tem que trabalhar na ilha de maior eficiencia da turbina, seja ela qual for. Por isso escolha a turbina corretamente e seja feliz. Carro com baixa cilindrada com pouca pressão não dá tesão nenhum. Melhor diminuir o tamanho do compressor e tabalhar na eficiencia com um pressão mais alta.
#26
Postou 11 novembro 2009 - 13:52
Caaaaaaalma Marcião.Isso não funciona, já fui dessa linha de raciocinio e mudei. Tem que trabalhar na ilha de maior eficiencia da turbina, seja ela qual for. Por isso escolha a turbina corretamente e seja feliz. Carro com baixa cilindrada com pouca pressão não dá tesão nenhum. Melhor diminuir o tamanho do compressor e tabalhar na eficiencia com um pressão mais alta.
A idéia é essa mesmo. Trabalhar com eficiência... eu só não descrevi todo o raciocínio no e-mail acima se não fica chato até de ler...
Quando disse sobre a menor pressão possível, não significa que seja 0,5 ou 0,6bar, como disse, eu tenho como objetivo é a eficiência. Como postei na preparação do meu carro eu ainda nem escolhi a turbina, pois esta será a terceira fase do meu projeto. Para controle eu usarei o Booster Controler
Marcião, gosto muito dos seus comentários e eles serão sempre bem vindos hein cara...
Principalamente lá no meu projeto ahuhuarhraur
#27
Postou 11 novembro 2009 - 14:52
Caaaaaaalma Marcião.
A idéia é essa mesmo. Trabalhar com eficiência... eu só não descrevi todo o raciocínio no e-mail acima se não fica chato até de ler...
Quando disse sobre a menor pressão possível, não significa que seja 0,5 ou 0,6bar, como disse, eu tenho como objetivo é a eficiência. Como postei na preparação do meu carro eu ainda nem escolhi a turbina, pois esta será a terceira fase do meu projeto. Para controle eu usarei o Booster Controler
Marcião, gosto muito dos seus comentários e eles serão sempre bem vindos hein cara...
Principalamente lá no meu projeto ahuhuarhraur