Certo Fininho,
Eu mesmo já citei acima que critério de beleza é subjetivo. Por isso não postei nada a respeito da superioridade ou inferioridade estética do Eclipse. Isso quem deve decidir é o comprador. O interior do Eclipse, objetivamente, é mais esportivo. O preço a pagar é o espaço risível no banco traseiro.
Outro vantagem do Eclipse em termos objetivos, é a estabilidade. A bitola maior ajuda a contornar as curvas de baixa velocidade e o carro tem um bom projeto de suspensão, que faz ele grudar mais no chão do que o Calibra. Basta você contornar duas esquinas rápidas com um carro e depois com o outro que você já vai ter seu veredicto. O Calibra de fábrica é horrivelmente understeering, o que não significa que não possa ser melhorado, mas estamos falando de carros originais.
Como foi projetado para ser o melhor Cx do mundo, o Calibra tem um formato alongado e estreito, o que realmente atingiu os objetivos aerodinâmicos mas por outro lado matou o desempenho dinâmico do carro na pista.
E, sim, objetivamente o Focus é muito superior aos dois no contorno de curvas, o que apenas prova que tanto Eclipse quanto o Calibra, no quesito estabilidade, são dois pseudo-esportivos. Não por acaso, existiram as versões 4 x 4 de ambos, o que melhora consideravelmente, mas só está ao nosso alcance no caso do Eclipse (e mesmo assim, difícil de achar).
Isso que eu listei acima é mais ou menos o que alguém precisa saber antes de decidir entre os dois carros, o resto são postagens que não servem para nada além de encher o saco. Creio que ninguém é estúpido o suficiente para não entender que quando se compara um carro com outro devemos considerar as versões que saíram de fábrica. Senão, você sempre vai optar por um Gol BX de 400 cavalos. Melhor custo-benefício em termos de R$/hp não há.
...subjetividades...subjetividades...
Particularmente acho que estão supervalorizando o Eclipse e subvalorizando o Calibra. Tenho que perguntar o seguinte pra "colocar o pingo nos is", mas digo não há nenhuma "agressividade" nas perguntas:
-W: O Eclipse é 10 x mais esportivo que o calibra? Umas 2 x tvz...
- Dr. Eduardo, o calibra não é estável? é né, um pouco menos que o Eclipse
-Fritz, o Focus dá o prazer de dirigir do calibra? (obs. queria ter um Focus 0 km e um Calibra pra 2º carro...mas tenho um calibra e um corsinha 1.6 8v-tá bom por enquanto rsrs)
-Minha opinião. O eclipse é melhor esportivo que o calibra. Quem já teve calibra por tanto tempo, acho uma boa mudar pra um diferente e melhor
Abços !