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30 replies to this topic

#1 Sérgio

Sérgio
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Posted 29 September 2009 - 21:00

Recebi a mensagem abaixo sobre limpeza de bicose gostaria de confirmar com alguém que entende mais.


Notícias

Limpeza indevida dos bicos injetores é golpe. Saia dessa

Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como
funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de bicos.

O que é bico injetor?
É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de bico, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os bicos funcionam por meio de
eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.

Magneti marelli
Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos bicos. Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos
injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza, esclarece.

Bosch
A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” (fabricados antes de 1995). Os antigos são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os novos não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.

Fiat
A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. Ela é recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.

Volkswagen
Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e,
mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.

General motors
A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos bicos injetores e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.

Ford
Também não recomenda a limpeza dos bicos em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do
carro.

Quando fazer?
Algumas montadoras e os dois fabricantes de válvulas injetoras citaram alguns casos nos quais a limpeza dos bicos poder ser recomendada, mesmo assim depois de um diagnóstico mais completo.
Um deles é o abastecimento prolongado com combustível adulterado, cujos sintomas são:
funcionamento irregular do motor, consumo elevado, perda de potência ou dificuldade de partida a frio. Outro problema corriqueiro é o entupimento do bico, devido ao acúmulo de partículas no seu
filtro ou bloqueio (aberto ou fechado), provocado pela entrada de corpos estranhos em seu interior.

Tipos de limpeza
Os bicos podem ser limpos de duas formas, a saber: com o sistema montado ou desmontado. A limpeza, no primeiro caso, é feita por meio de um líquido, que é injetado na galeria, com o motor em funcionamento. No segundo, é feita com os bicos desmontados. Nesse caso, o engenheiro
Eduardo Campos, da Magneti Marelli, recomenda que, além das válvulas, também sejam limpos os componentes periféricos que tenham contato com as mesmas (galeria de combustível, também chamada de flauta ou fuel rail; coletor de ar; cabeçote do motor, no caso do bico estar montado
fora do coletor de ar; e regulador de pressão).
Segundo os engenheiros da Bosch, o método que apresenta melhores resultados é o de limpeza por ultra-som.

Bico injetor - Fim da picaretagem?
Boris Feldman - Estado de Minas
Montadora afirma ser desnecessária a limpeza de bicos, desmascarando concessionárias que a incluem nas revisões periódicas.
Está mais complicado as oficinas das concessionárias enganarem seus clientes ao incluir a "limpeza de bicos injetores" na relação de serviços das revisões periódicas, pois já há pelo menos uma montadora afirmando objetivamente, no manual do proprietário, que a operação é desnecessária.
A receita para o faturamento desonesto é simples: como o automóvel deve ser levado à oficina autorizada para uma revisão "gratuita" sob pena de perder a garantia do fabricante, os recepcionistas (consultores técnicos) são instruídos a incluir - entre os itens previstos no
manual - outros serviços rigorosamente desnecessários, como a tal limpeza de bicos. Outros preferidos das concessionárias são a descarbonização (que algumas chamam de descontaminação) do motor, higienização do ar-condicionado, limpeza do sistema de refrigeração, troca do fluido de freio, reaperto geral, lubrificação de portas e maçanetas, etc.
Alguns devem ser realizados de fato, mas jamais na revisão de 10 ou 15 mil quilômetros. A limpeza de bicos e a descarbonização, por exemplo, raramente são necessárias. A conseqüência desta enrolação é que uma revisão obrigatória, que deveria custar cerca de R$ 200 a R$ 300, acaba beirando ou ultrapassando os R$ 1 mil.

Reprodução/Manual da Ford
Conforme manual do Ford Focus Flex, limpeza de bicos é dispensável.
No manual
As oficinas das concessionárias, para convencer os motoristas a aprovar o serviço, costumam alegar que a recomendação parte da própria montadora. Como ninguém confere no manual se o item está relacionado ou não, o serviço acaba sendo autorizado.
Mas agora, pelo menos uma montadora, a Ford, preocupou-se com o bolso do consumidor e resolveu ser objetiva em seu manual, afirmando expressamente não ser necessária a limpeza de bicos injetores nas revisões periódicas, pois eles são autolimpantes. A explicação dos engenheiros das montadoras é que os bicos (o nome técnico é válvula
injetora) são submetidos a pressões elevadíssimas na passagem do combustível e, por isso, é difícil ou quase impossível a formação de resíduos em seu interior. Afirmam também que existe de fato a possibilidade de problemas nos bicos, mas que, neste caso, a solução é
quase sempre sua substituição. Além disso, a eventual limpeza de bicos só é necessária caso o motor apresente um problema de desempenho: difícil de pegar, marcha lenta irregular ou com variação de rotações. E nunca "preventivamente", como insinuam os consultores.
E as outras?
Se vale para a Ford, vale para as outras montadoras, por um simples raciocínio: existem duas grandes fabricantes de sistemas de injeção (que incluem os bicos) no Brasil, a Bosch e a Magneti Marelli. Que fornecem para a Ford e também para outras marcas. Portanto, a observação da Ford em seu manual vale para praticamente todos os demais modelos.
Quando um automóvel é levado para a revisão periódica e a concessionária inclui no orçamento algumas operações não previstas pela montadora, o dono deve negar e não autorizar sua execução, para evitar pagar por um serviço totalmente desnecessário. Se a oficina insistir, basta pedir que seja verificada a relação oficial de itens prescritos para a
revisão.

Empurroterapia
Muitas concessionárias aplicam uma fórmula simples de estimular os recepcionistas da oficina a empurrar serviços desnecessários no momento em que o carro é levado para a revisão: eles são comissionados pelo faturamento conseguido à custa do desconhecimento do cliente. A limpeza de bicos é justificada pela gasolina adulterada e a descarbonização
(ou "descontaminação") fica por conta do excesso de enxofre ou do óleo lubrificante. Até na hora de receber o carro zero quilômetro o cliente é vítima de golpe baixo: é quando se tenta enganá-lo com o "espelhamento" da pintura, totalmente inútil e que prejudica a camada protetora aplicada pela montadora quando o carro deixa a linha de montagem.
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#2 Eugenio Resende

Eugenio Resende
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Posted 29 September 2009 - 21:23

Olha, como bom mineiro, sempre desconfiei desses serviços "extras" oferecidos, principalmente, por lojas revendedoras de pneus (aqui em Brasília isso é praga). Meu Calibra nunca teve bicos limpos por qualquer método que seja. Está com quase 170.000 kms rodados e nunca falhou, nunca teve bico travado, essas coisas. Maaas... Tem sempre um "mas": o combustível adulterado pode, sim, entupir os bicos e, creio, quem faz conversão do motor do Calibra para álcool, também. No meu caso, sempre fui muito "chato" com a manutenção do carro e sempre usei gasolina premium e óleo 100% sintético. Então, não há com que me preocupar. ;)

Outra praga que existe aqui e, certamente, em outras cidades: revendedoras de pneus que aproveitam de uma troca dos mesmos ou um alinhamento de direção e apontam inúmeros "perigos" na suspensão do carro. Aqui há uma loja craque nisso: Pneuline. O sujeito leva o carro e pergunta quanto é o alinhamento de direção. É informado que o preço do serviço é bem baixo e, por isso, convidativo. Manda fazer. E aí vêm as "surpresas": "Doutor essa bucha aqui está no fim; precisa ser trocada. As bieletas também. O sr. corre o risco de, numa viagem, ter uma peça dessas quebradas e só Deus sabe o senhor irá parar. Tem esse braço da suspensão que não está confiável, os amortecedores estão "marejando" óleo etc, etc, etc". Se a pessoa é leiga - e, principalmente, mulher - fica com receio e manda executar os serviços. Daí, a conta que seria de 30 ou 40 reais (o preço do alinhamento), pula para 600, 700 reais. Ah, sim: no alinhamento vem a tal história de que é preciso fazer cambagem das rodas traseiras, as rodas estão empenadas e não aceitarão balanceamento e por aí vai. E a grana fica na loja, para alegria dos picaretas.
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#3 Giba

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Posted 29 September 2009 - 21:32

Isto não é nada novo. Na revisão de 6 meses do carro da Marta (foram 6 meses pois não tinha rodado 10.000Km) os caras queriam fazer a limpeza dos bicos "por apenas" uns R$ 200,00. Não concordamos é claro, e fim de papo.
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#4 Mortari

Mortari
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Posted 30 September 2009 - 10:19

Pois é, não sei se os relatos das montadoras no texto que o Sérgio postou são verdadeiros, mas quando levei o Celta para fazer a revisão dos 15k (ou 30k, não lembro) na concessionária, os caras me fizeram um orçamento de mais de quase 1000 reais sem sequer olhar para o carro, apenas com os procedimentos "de rotina", e um dos itens super-faturados era a limpeza dos bicos, além de outros como "checagem da suspensão", "checagem dos freios" etc. Logicamente que saí com o carro da concessionária no mesmo instante e levei para o meu mecânico fazer tudo o que era importante na revisão, não saiu 300 mangos.
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#5 Mr. Calibra

Mr. Calibra
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Posted 30 September 2009 - 10:21

eu faço a limpeza anualmente dos bicos, acredito que 60 reais não seja tão caro. Todo ano limpo bicos, troco água + aditivo, troco o óleo da direção hidráulica e dos freios. Não sei se é o efeito placebo ou de repente por ter a ecu zerada, o carro parece que funciona mais "liso".

Os nossos são bosh né?
  • 0

#6 Eugenio Resende

Eugenio Resende
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Posted 30 September 2009 - 11:00

Ah, sim, troca do fluido de arrefecimento: todo ano faço a drenagem do sistema, limpeza e reponho água e aditivo novos. Um dos motivos pelos quais o reservatório de água do Calibra é transparente até hoje (foi trocado há 4 anos). Quanto aos óleos de freio e direção, nunca troquei.
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#7 Fabio barreto

Fabio barreto
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Posted 30 September 2009 - 11:04

Carro que roda pouco (só fds), gasolina adulterada, filtro de combustível velho, pré-filtro velho e tanque nunca limpo sempre serão motivos para que se faça uma limpeza nos bicos. Mas pra quem já tem seu carro a muito tempo e sabe o que joga no tanque e etc, realmente não se faz tão necessária a limpeza periódica dos bicos.

6 anos de Calibra só limpei os bicos 2 vezes; uma pouco tempo depois que comprei e outra quando dei uma geral no cabeçote e bloco.

Edited by Fabio barreto, 30 September 2009 - 11:07.

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#8 Warcelo

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Posted 30 September 2009 - 15:24

Carros novos tudo bem, agora carros com idade avançada como o Calibra....

Quem duvida, assista a limpeza na maquina e depois tire suas próprias conclusões.
Quando comprei o calibra coloquei os bicos na maquina, um deles esguichava metade dos outros, deixei duas horas funcionando, o liquido que era azul claro ficou preto e o bico que injetava pouco e de forma não homogênea ficou idêntico aos outros.

Edited by Warcelo, 30 September 2009 - 15:25.

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#9 Puppets

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Posted 30 September 2009 - 16:41

Concordo com o Warcelo... para carros novos, pode até ser.

Para os carros que temos ( Calibra, Marea, Brava, etc... ) são tudo bicos velhos. Só de limpar o carro muda.

[]s
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#10 celso rocha

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Posted 30 September 2009 - 17:15

Meu Cali 94 está com 178.000 km e já estou com ele há 9 anos....nunca mandei limpar os bicos, mas sempre usei bom combustível, não como o mr. Resende, nunca o mais barato. Também troquei os pré-filtros e filtros do tanque com uma frequencia de 30k. Óleo eu uso o Havoline f-1 20-50 e agora o 15-40...Estava batendo vávulas e melhorou qdo mudei e andei uns 10 minutos a 160 e 170 km/h..devia ter alguma borra q se dissipou.
Eu sempre achei q era pura sacanagem das concessionáriase oficinas essa tal limpeza de bicos.
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#11 Giba

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Posted 30 September 2009 - 17:46

Ah, sim, troca do fluido de arrefecimento: todo ano faço a drenagem do sistema, limpeza e reponho água e aditivo novos. Um dos motivos pelos quais o reservatório de água do Calibra é transparente até hoje (foi trocado há 4 anos). Quanto aos óleos de freio e direção, nunca troquei.

Fluído de freio deve ser trocado a cada 2 anos, no máximo. Eu troco depois de cada ida à pista e garanto que fica uma merda. Perde 50% da eficiência. A diferênça é nítida.
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#12 Eugenio Resende

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Posted 30 September 2009 - 19:09

Pois é, depois de escrever que nunca havia trocado esses óleos, me lembrei que troquei o fluido de freio, sim. Mas foi há bastante tempo, em 2004 ou 2005, quando o Donato (Green Monster) montou um grupo de compras para o fluido Valvoline DOT 5.1. Comprei alguns frascos e fiz a troca, mas não me lembro de ter feito outra, até porque é difícil achar esse fluido 5.1. Na próxima semana meu mecânico fará uma revisão no carro - incluindo a troca da água e aditivo do radiador. Uma das coisas que irá verificar é o estado dos discos de freio e pastilhas. Vou aproveitar e ver se acho esse óleo para fazer a troca. :)
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#13 Giba

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Posted 30 September 2009 - 19:16

Pois é, depois de escrever que nunca havia trocado esses óleos, me lembrei que troquei o fluido de freio, sim. Mas foi há bastante tempo, em 2004 ou 2005, quando o Donato (Green Monster) montou um grupo de compras para o fluido Valvoline DOT 5.1. Comprei alguns frascos e fiz a troca, mas não me lembro de ter feito outra, até porque é difícil achar esse fluido 5.1. Na próxima semana meu mecânico fará uma revisão no carro - incluindo a troca da água e aditivo do radiador. Uma das coisas que irá verificar é o estado dos discos de freio e pastilhas. Vou aproveitar e ver se acho esse óleo para fazer a troca. :)

Tem um DOT 5.1 muito bom da ELF e o da Motul, que é quase o dobro do preço. Aqui em SP é fácil de achar os dois.
  • 0

#14 Mortari

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Posted 01 October 2009 - 10:44

Se tiver dificuldade de achar, procure em lojas especializadas em motos esportivas (essas concessionárias Suzuki, Kawasaki etc.), eles costumam ter porque essas motos normalmente usam 5.1 no freio. Mas são caros, quanto troquei do meu carro coloquei 5.1 da Motul, já faz alguns anos, na época paguei em torno de 80 pila cada frasco (acho que é de 500ml) numa concessionária da Suzuki aqui em Campinas.
  • 0

#15 Giba

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Posted 01 October 2009 - 11:46

Se tiver dificuldade de achar, procure em lojas especializadas em motos esportivas (essas concessionárias Suzuki, Kawasaki etc.), eles costumam ter porque essas motos normalmente usam 5.1 no freio. Mas são caros, quanto troquei do meu carro coloquei 5.1 da Motul, já faz alguns anos, na época paguei em torno de 80 pila cada frasco (acho que é de 500ml) numa concessionária da Suzuki aqui em Campinas.

Casa do Óleo em SP, na Av. dos Bandeirantes, vende o Motul DOT 5.1 por R$ 40,00 o frasco com 500mL. Comprei já faz algum tempo, mas não deve ter variado tanto assim.
  • 0

#16 Mortari

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Posted 01 October 2009 - 17:53

Vixi, agora você me confundiu, será que foi 80 o litro? Agora já não sei, mas lembro que achei caro, sabe como é memória de bebum, vale tanto quanto nota de 15. :P
  • 0

#17 Marcio Leal

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Posted 01 October 2009 - 18:42

Esses especialistas dos fabricantes de bicos são papagaios dos engenheiros da gringolandia que projetaram os sistemas e usam gasolinas perfeitas e nunca viram alcool na vida.

Eu limpo sempre os bicos e o carro muda, meu marea é 2004 e usa os mesmo bico que o tempra turbo, fabricado em 92(bico bosch). Então, o texto tem parte coerente e parte abobrinha.

Aposto que quem nunca limpou bicos está com deficiencia na vazão e menor potencia no motor. É so passar no teste de vazão na máquina.
  • 0

#18 GuilhermeBuonfiglio

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Posted 01 October 2009 - 19:48

Sobre o fluído de freio DOT5.1, pode usar o Varga que é menos da metade do preço destes outros e atende à mesma especificação.
Eu troco uma vez por ano.

Sobre a limpeza dos bicos, quando comprei o Calibra limpei e estavam sujos, ou seja, quando você compra um carro velho o negócio é rever tudo.
Quando fui abrir os bicos pra passar pro álcool, quase 1 ano depois, ainda estavam limpos, ou seja, a partir desta limpeza é como carro 0km.
Recentemente fiz outra manutenção, e como tinha a máquina pra testar os bicos "na mão", o fiz. Absolutamente limpos, mesmo rodando no álcool.
Já a flauta tinha aquela corrosão típica de alumínio. Como há a possibilidade de eu fazer outra flauta, só limpei por enquanto.

Sobre a técnica de empurrar peças e serviços extras, faltou falar algumas coisas:
  • Arrumar cambagem "na força", como é usual, significa mandar os rolamentos pra casa do chapéu.
  • Em muitos casos as peças de substituição são velhas, apenas limpas e pintadas. Isto é mais comum do que se imagina.

[]s
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#19 Mr. Calibra

Mr. Calibra
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Posted 02 October 2009 - 10:01

Mas pq o 5.1 e não o DOT 4 como indicado no manuel do calibra?
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#20 Giba

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Posted 02 October 2009 - 10:07

Acredito que quando o Calibra foi "inventado" ainda não existia o DOT 5.1, que é um fluído resistente a temperaturas mais altas.
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#21 Puppets

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Posted 02 October 2009 - 10:27

Esta pergunta é do mesmo tipo que:

Pq usar óleo SL se no manual está SF? Porque usar um óleo fodástico sintético com toda tecnologia atual embargada nele, se no manual fala para usar óleo da batata frita usado? Porque usar gasolina pódium 95 octanas, se no manual dizia pra usar gasolina comum?

O DOT 5.1 possui um ponto de ebulição superior ao DOT4. Se você só usa o carro pra comprar pão na padaria, se é sua mãe que dirige o carro, realmente não há motivos para usar o DOT5.1. Agora, se você é desta corja de marginais, vagabundos, rachadores que gosta de dar uma acelerada e ter um pouco mais de segurança quando "carcar" o pé no freio, o ideal é um fluido que não vire vapor quando o freio esquentar. :)

[]s
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#22 explosion

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Posted 02 October 2009 - 11:09

Esta pergunta é do mesmo tipo que:

Pq usar óleo SL se no manual está SF? Porque usar um óleo fodástico sintético com toda tecnologia atual embargada nele, se no manual fala para usar óleo da batata frita usado? ......



HUiehiuheiuheiuheiuheeiuhiuehi... Fiquei imaginando um sujeito colocando óleo de fritura no motor.. Aqules de soja hiuehiuehuiehuihiue
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#23 Eugenio Resende

Eugenio Resende
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Posted 05 October 2009 - 15:39

Vejam só: minha filha tem um Fiesta 1.6 Flex, 2009, comprado em junho deste ano. Na quarta-feira da semana passada, me acordou às sete e meia da madrugada dizendo que o carro estava "dando uns trancos estranhos" e ela estava temerosa de ir para a faculdade nele. Como ela mora bem perto de minha casa, veio até aqui, deixou o carro, pegou o Classe A e se mandou. Mais tarde, saí com o Fiesta e notei que um cilindro falhava. Velas, cabos etc, ok, afinal o carro tem apenas 2.800 km rodados. Após algum tempo, a falha passou e o carro andou normalmente.

Na quinta-feira, saí com o carro, falhando novamente durante um tempinho e passou. Deixei na concessionária. Estive lá, agora há pouco, o carro está pronto. Causa da falha? Bico sujo! <_<

Desde que o carro foi comprado, foram usados dois tanques de álcool, dois de gasolina aditivada e está no segundo tanque de álcool (para calcular o consumo com cada combustível e ver o custo x benefício. Lembrem-se que Brasília não é São Paulo; o litro de álcool aqui custa R$ 1,79.) Diagnóstico da concessionária: álcool vagabundo. :angry:

Então... Essa história de limpeza de bicos pode ser, ou não, pertinente. Se for usado combustível de boa qualidade, no problem. Por isso mesmo, gasto um pouco mais e uso Podium, até mesmo no V-oitão, que é carburado e não tem essa "modernidade" de bicos e tal. Mas, também, não suja as agulhas dos dois carburadores, giclês etc. E ainda deixa um cheiro gostoso no ar, a cada acelerada. :D
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#24 Puppets

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Posted 05 October 2009 - 15:42

Esses especialistas dos fabricantes de bicos são papagaios dos engenheiros da gringolandia que projetaram os sistemas e usam gasolinas perfeitas e nunca viram alcool na vida.

...
Causa da falha? Bico sujo! <_<
...
Diagnóstico da concessionária: álcool vagabundo. :angry:


C.Q.D.
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#25 Marcio Leal

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Posted 05 October 2009 - 16:06

Podium é o que há!


Quem pode pagar ta bem servido, passei a Marea Turbo no Dino sabado e não veio nenhum cavalo a mais com um dose dupla de octane booster. (tanque com 20l e adcionei um octane booster inteiro).

Para completar, antes de passar no dino tirei os bicos e fui limpar e tavam com menos de 1 ml de diferença cada. todos entre 32 e 33ml na maquina de testes.

Fora o fato da podium não impregnar cheiro na mão igual gasolina comum.

Podium é Fodium!!!!

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#26 Sérgio

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Posted 05 October 2009 - 16:15

Podium é o que há!


Quem pode pagar ta bem servido, passei a Marea Turbo no Dino sabado e não veio nenhum cavalo a mais com um dose dupla de octane booster. (tanque com 20l e adcionei um octane booster inteiro).

Para completar, antes de passar no dino tirei os bicos e fui limpar e tavam com menos de 1 ml de diferença cada. todos entre 32 e 33ml na maquina de testes.

Fora o fato da podium não impregnar cheiro na mão igual gasolina comum.

Podium é Fodium!!!!

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Tem um cara que, limpou os bicos, rodou mil km, travou quatro dos cincos, edivinhem quem foi?
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#27 Marcio Leal

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Posted 05 October 2009 - 16:25

Podium é o que há!


Quem pode pagar ta bem servido, passei a Marea Turbo no Dino sabado e não veio nenhum cavalo a mais com um dose dupla de octane booster. (tanque com 20l e adcionei um octane booster inteiro).

Para completar, antes de passar no dino tirei os bicos e fui limpar e tavam com menos de 1 ml de diferença cada. todos entre 32 e 33ml na maquina de testes.

Fora o fato da podium não impregnar cheiro na mão igual gasolina comum.

Podium é Fodium!!!!

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Tem um cara que, limpou os bicos, rodou mil km, travou quatro dos cincos, edivinhem quem foi?


O Vizinho desse cara que travou os 4 bicos com alcool batizado do posto do EXTRA, comprou um Brava turbo manco e na 1a vez que limpou os bicos como se deve a embreagem patinou na hora, rsrsrsrs pq será neh :rolleyes:
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#28 Puppets

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Posted 05 October 2009 - 16:29

Vixi, troca de farpas! :P
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#29 Marcio Leal

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Posted 05 October 2009 - 16:36

Vixi, troca de farpas! :P


Não, seria troca de bicos sujos mesmo.....rsrs
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#30 West

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Posted 05 October 2009 - 17:35

De quem é a ambulância com OZ Superleggera preta? :unsure:
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