Será verdade?
#1
Postou 29 setembro 2009 - 21:00
Notícias
Limpeza indevida dos bicos injetores é golpe. Saia dessa
Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como
funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de bicos.
O que é bico injetor?
É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de bico, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os bicos funcionam por meio de
eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.
Magneti marelli
Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos bicos. Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos
injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza, esclarece.
Bosch
A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” (fabricados antes de 1995). Os antigos são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os novos não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.
Fiat
A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. Ela é recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.
Volkswagen
Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e,
mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.
General motors
A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos bicos injetores e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.
Ford
Também não recomenda a limpeza dos bicos em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do
carro.
Quando fazer?
Algumas montadoras e os dois fabricantes de válvulas injetoras citaram alguns casos nos quais a limpeza dos bicos poder ser recomendada, mesmo assim depois de um diagnóstico mais completo.
Um deles é o abastecimento prolongado com combustível adulterado, cujos sintomas são:
funcionamento irregular do motor, consumo elevado, perda de potência ou dificuldade de partida a frio. Outro problema corriqueiro é o entupimento do bico, devido ao acúmulo de partículas no seu
filtro ou bloqueio (aberto ou fechado), provocado pela entrada de corpos estranhos em seu interior.
Tipos de limpeza
Os bicos podem ser limpos de duas formas, a saber: com o sistema montado ou desmontado. A limpeza, no primeiro caso, é feita por meio de um líquido, que é injetado na galeria, com o motor em funcionamento. No segundo, é feita com os bicos desmontados. Nesse caso, o engenheiro
Eduardo Campos, da Magneti Marelli, recomenda que, além das válvulas, também sejam limpos os componentes periféricos que tenham contato com as mesmas (galeria de combustível, também chamada de flauta ou fuel rail; coletor de ar; cabeçote do motor, no caso do bico estar montado
fora do coletor de ar; e regulador de pressão).
Segundo os engenheiros da Bosch, o método que apresenta melhores resultados é o de limpeza por ultra-som.
Bico injetor - Fim da picaretagem?
Boris Feldman - Estado de Minas
Montadora afirma ser desnecessária a limpeza de bicos, desmascarando concessionárias que a incluem nas revisões periódicas.
Está mais complicado as oficinas das concessionárias enganarem seus clientes ao incluir a "limpeza de bicos injetores" na relação de serviços das revisões periódicas, pois já há pelo menos uma montadora afirmando objetivamente, no manual do proprietário, que a operação é desnecessária.
A receita para o faturamento desonesto é simples: como o automóvel deve ser levado à oficina autorizada para uma revisão "gratuita" sob pena de perder a garantia do fabricante, os recepcionistas (consultores técnicos) são instruídos a incluir - entre os itens previstos no
manual - outros serviços rigorosamente desnecessários, como a tal limpeza de bicos. Outros preferidos das concessionárias são a descarbonização (que algumas chamam de descontaminação) do motor, higienização do ar-condicionado, limpeza do sistema de refrigeração, troca do fluido de freio, reaperto geral, lubrificação de portas e maçanetas, etc.
Alguns devem ser realizados de fato, mas jamais na revisão de 10 ou 15 mil quilômetros. A limpeza de bicos e a descarbonização, por exemplo, raramente são necessárias. A conseqüência desta enrolação é que uma revisão obrigatória, que deveria custar cerca de R$ 200 a R$ 300, acaba beirando ou ultrapassando os R$ 1 mil.
Reprodução/Manual da Ford
Conforme manual do Ford Focus Flex, limpeza de bicos é dispensável.
No manual
As oficinas das concessionárias, para convencer os motoristas a aprovar o serviço, costumam alegar que a recomendação parte da própria montadora. Como ninguém confere no manual se o item está relacionado ou não, o serviço acaba sendo autorizado.
Mas agora, pelo menos uma montadora, a Ford, preocupou-se com o bolso do consumidor e resolveu ser objetiva em seu manual, afirmando expressamente não ser necessária a limpeza de bicos injetores nas revisões periódicas, pois eles são autolimpantes. A explicação dos engenheiros das montadoras é que os bicos (o nome técnico é válvula
injetora) são submetidos a pressões elevadíssimas na passagem do combustível e, por isso, é difícil ou quase impossível a formação de resíduos em seu interior. Afirmam também que existe de fato a possibilidade de problemas nos bicos, mas que, neste caso, a solução é
quase sempre sua substituição. Além disso, a eventual limpeza de bicos só é necessária caso o motor apresente um problema de desempenho: difícil de pegar, marcha lenta irregular ou com variação de rotações. E nunca "preventivamente", como insinuam os consultores.
E as outras?
Se vale para a Ford, vale para as outras montadoras, por um simples raciocínio: existem duas grandes fabricantes de sistemas de injeção (que incluem os bicos) no Brasil, a Bosch e a Magneti Marelli. Que fornecem para a Ford e também para outras marcas. Portanto, a observação da Ford em seu manual vale para praticamente todos os demais modelos.
Quando um automóvel é levado para a revisão periódica e a concessionária inclui no orçamento algumas operações não previstas pela montadora, o dono deve negar e não autorizar sua execução, para evitar pagar por um serviço totalmente desnecessário. Se a oficina insistir, basta pedir que seja verificada a relação oficial de itens prescritos para a
revisão.
Empurroterapia
Muitas concessionárias aplicam uma fórmula simples de estimular os recepcionistas da oficina a empurrar serviços desnecessários no momento em que o carro é levado para a revisão: eles são comissionados pelo faturamento conseguido à custa do desconhecimento do cliente. A limpeza de bicos é justificada pela gasolina adulterada e a descarbonização
(ou "descontaminação") fica por conta do excesso de enxofre ou do óleo lubrificante. Até na hora de receber o carro zero quilômetro o cliente é vítima de golpe baixo: é quando se tenta enganá-lo com o "espelhamento" da pintura, totalmente inútil e que prejudica a camada protetora aplicada pela montadora quando o carro deixa a linha de montagem.
#2
Postou 29 setembro 2009 - 21:23
Outra praga que existe aqui e, certamente, em outras cidades: revendedoras de pneus que aproveitam de uma troca dos mesmos ou um alinhamento de direção e apontam inúmeros "perigos" na suspensão do carro. Aqui há uma loja craque nisso: Pneuline. O sujeito leva o carro e pergunta quanto é o alinhamento de direção. É informado que o preço do serviço é bem baixo e, por isso, convidativo. Manda fazer. E aí vêm as "surpresas": "Doutor essa bucha aqui está no fim; precisa ser trocada. As bieletas também. O sr. corre o risco de, numa viagem, ter uma peça dessas quebradas e só Deus sabe o senhor irá parar. Tem esse braço da suspensão que não está confiável, os amortecedores estão "marejando" óleo etc, etc, etc". Se a pessoa é leiga - e, principalmente, mulher - fica com receio e manda executar os serviços. Daí, a conta que seria de 30 ou 40 reais (o preço do alinhamento), pula para 600, 700 reais. Ah, sim: no alinhamento vem a tal história de que é preciso fazer cambagem das rodas traseiras, as rodas estão empenadas e não aceitarão balanceamento e por aí vai. E a grana fica na loja, para alegria dos picaretas.
#3
Postou 29 setembro 2009 - 21:32
#4
Postou 30 setembro 2009 - 10:19
#5
Postou 30 setembro 2009 - 10:21
Os nossos são bosh né?
#6
Postou 30 setembro 2009 - 11:00
#7
Postou 30 setembro 2009 - 11:04
6 anos de Calibra só limpei os bicos 2 vezes; uma pouco tempo depois que comprei e outra quando dei uma geral no cabeçote e bloco.
Este post foi editado por Fabio barreto: 30 setembro 2009 - 11:07
#8
Postou 30 setembro 2009 - 15:24
Quem duvida, assista a limpeza na maquina e depois tire suas próprias conclusões.
Quando comprei o calibra coloquei os bicos na maquina, um deles esguichava metade dos outros, deixei duas horas funcionando, o liquido que era azul claro ficou preto e o bico que injetava pouco e de forma não homogênea ficou idêntico aos outros.
Este post foi editado por Warcelo: 30 setembro 2009 - 15:25
#9
Postou 30 setembro 2009 - 16:41
Para os carros que temos ( Calibra, Marea, Brava, etc... ) são tudo bicos velhos. Só de limpar o carro muda.
[]s
#10
Postou 30 setembro 2009 - 17:15
Eu sempre achei q era pura sacanagem das concessionáriase oficinas essa tal limpeza de bicos.
#11
Postou 30 setembro 2009 - 17:46
Fluído de freio deve ser trocado a cada 2 anos, no máximo. Eu troco depois de cada ida à pista e garanto que fica uma merda. Perde 50% da eficiência. A diferênça é nítida.Ah, sim, troca do fluido de arrefecimento: todo ano faço a drenagem do sistema, limpeza e reponho água e aditivo novos. Um dos motivos pelos quais o reservatório de água do Calibra é transparente até hoje (foi trocado há 4 anos). Quanto aos óleos de freio e direção, nunca troquei.
#12
Postou 30 setembro 2009 - 19:09
#13
Postou 30 setembro 2009 - 19:16
Tem um DOT 5.1 muito bom da ELF e o da Motul, que é quase o dobro do preço. Aqui em SP é fácil de achar os dois.Pois é, depois de escrever que nunca havia trocado esses óleos, me lembrei que troquei o fluido de freio, sim. Mas foi há bastante tempo, em 2004 ou 2005, quando o Donato (Green Monster) montou um grupo de compras para o fluido Valvoline DOT 5.1. Comprei alguns frascos e fiz a troca, mas não me lembro de ter feito outra, até porque é difícil achar esse fluido 5.1. Na próxima semana meu mecânico fará uma revisão no carro - incluindo a troca da água e aditivo do radiador. Uma das coisas que irá verificar é o estado dos discos de freio e pastilhas. Vou aproveitar e ver se acho esse óleo para fazer a troca.
#14
Postou 01 outubro 2009 - 10:44
#15
Postou 01 outubro 2009 - 11:46
Casa do Óleo em SP, na Av. dos Bandeirantes, vende o Motul DOT 5.1 por R$ 40,00 o frasco com 500mL. Comprei já faz algum tempo, mas não deve ter variado tanto assim.Se tiver dificuldade de achar, procure em lojas especializadas em motos esportivas (essas concessionárias Suzuki, Kawasaki etc.), eles costumam ter porque essas motos normalmente usam 5.1 no freio. Mas são caros, quanto troquei do meu carro coloquei 5.1 da Motul, já faz alguns anos, na época paguei em torno de 80 pila cada frasco (acho que é de 500ml) numa concessionária da Suzuki aqui em Campinas.
#16
Postou 01 outubro 2009 - 17:53
#17
Postou 01 outubro 2009 - 18:42
Eu limpo sempre os bicos e o carro muda, meu marea é 2004 e usa os mesmo bico que o tempra turbo, fabricado em 92(bico bosch). Então, o texto tem parte coerente e parte abobrinha.
Aposto que quem nunca limpou bicos está com deficiencia na vazão e menor potencia no motor. É so passar no teste de vazão na máquina.
#18
Postou 01 outubro 2009 - 19:48
Eu troco uma vez por ano.
Sobre a limpeza dos bicos, quando comprei o Calibra limpei e estavam sujos, ou seja, quando você compra um carro velho o negócio é rever tudo.
Quando fui abrir os bicos pra passar pro álcool, quase 1 ano depois, ainda estavam limpos, ou seja, a partir desta limpeza é como carro 0km.
Recentemente fiz outra manutenção, e como tinha a máquina pra testar os bicos "na mão", o fiz. Absolutamente limpos, mesmo rodando no álcool.
Já a flauta tinha aquela corrosão típica de alumínio. Como há a possibilidade de eu fazer outra flauta, só limpei por enquanto.
Sobre a técnica de empurrar peças e serviços extras, faltou falar algumas coisas:
- Arrumar cambagem "na força", como é usual, significa mandar os rolamentos pra casa do chapéu.
- Em muitos casos as peças de substituição são velhas, apenas limpas e pintadas. Isto é mais comum do que se imagina.
[]s
#19
Postou 02 outubro 2009 - 10:01
#20
Postou 02 outubro 2009 - 10:07
#21
Postou 02 outubro 2009 - 10:27
Pq usar óleo SL se no manual está SF? Porque usar um óleo fodástico sintético com toda tecnologia atual embargada nele, se no manual fala para usar óleo da batata frita usado? Porque usar gasolina pódium 95 octanas, se no manual dizia pra usar gasolina comum?
O DOT 5.1 possui um ponto de ebulição superior ao DOT4. Se você só usa o carro pra comprar pão na padaria, se é sua mãe que dirige o carro, realmente não há motivos para usar o DOT5.1. Agora, se você é desta corja de marginais, vagabundos, rachadores que gosta de dar uma acelerada e ter um pouco mais de segurança quando "carcar" o pé no freio, o ideal é um fluido que não vire vapor quando o freio esquentar.
[]s
#22
Postou 02 outubro 2009 - 11:09
Esta pergunta é do mesmo tipo que:
Pq usar óleo SL se no manual está SF? Porque usar um óleo fodástico sintético com toda tecnologia atual embargada nele, se no manual fala para usar óleo da batata frita usado? ......
HUiehiuheiuheiuheiuheeiuhiuehi... Fiquei imaginando um sujeito colocando óleo de fritura no motor.. Aqules de soja hiuehiuehuiehuihiue
#23
Postou 05 outubro 2009 - 15:39
Na quinta-feira, saí com o carro, falhando novamente durante um tempinho e passou. Deixei na concessionária. Estive lá, agora há pouco, o carro está pronto. Causa da falha? Bico sujo!
Desde que o carro foi comprado, foram usados dois tanques de álcool, dois de gasolina aditivada e está no segundo tanque de álcool (para calcular o consumo com cada combustível e ver o custo x benefício. Lembrem-se que Brasília não é São Paulo; o litro de álcool aqui custa R$ 1,79.) Diagnóstico da concessionária: álcool vagabundo.
Então... Essa história de limpeza de bicos pode ser, ou não, pertinente. Se for usado combustível de boa qualidade, no problem. Por isso mesmo, gasto um pouco mais e uso Podium, até mesmo no V-oitão, que é carburado e não tem essa "modernidade" de bicos e tal. Mas, também, não suja as agulhas dos dois carburadores, giclês etc. E ainda deixa um cheiro gostoso no ar, a cada acelerada.
#24
Postou 05 outubro 2009 - 15:42
Esses especialistas dos fabricantes de bicos são papagaios dos engenheiros da gringolandia que projetaram os sistemas e usam gasolinas perfeitas e nunca viram alcool na vida.
...
Causa da falha? Bico sujo!
...
Diagnóstico da concessionária: álcool vagabundo.
C.Q.D.
#25
Postou 05 outubro 2009 - 16:06
Quem pode pagar ta bem servido, passei a Marea Turbo no Dino sabado e não veio nenhum cavalo a mais com um dose dupla de octane booster. (tanque com 20l e adcionei um octane booster inteiro).
Para completar, antes de passar no dino tirei os bicos e fui limpar e tavam com menos de 1 ml de diferença cada. todos entre 32 e 33ml na maquina de testes.
Fora o fato da podium não impregnar cheiro na mão igual gasolina comum.
Podium é Fodium!!!!
#26
Postou 05 outubro 2009 - 16:15
Tem um cara que, limpou os bicos, rodou mil km, travou quatro dos cincos, edivinhem quem foi?Podium é o que há!
Quem pode pagar ta bem servido, passei a Marea Turbo no Dino sabado e não veio nenhum cavalo a mais com um dose dupla de octane booster. (tanque com 20l e adcionei um octane booster inteiro).
Para completar, antes de passar no dino tirei os bicos e fui limpar e tavam com menos de 1 ml de diferença cada. todos entre 32 e 33ml na maquina de testes.
Fora o fato da podium não impregnar cheiro na mão igual gasolina comum.
Podium é Fodium!!!!
#27
Postou 05 outubro 2009 - 16:25
Tem um cara que, limpou os bicos, rodou mil km, travou quatro dos cincos, edivinhem quem foi?Podium é o que há!
Quem pode pagar ta bem servido, passei a Marea Turbo no Dino sabado e não veio nenhum cavalo a mais com um dose dupla de octane booster. (tanque com 20l e adcionei um octane booster inteiro).
Para completar, antes de passar no dino tirei os bicos e fui limpar e tavam com menos de 1 ml de diferença cada. todos entre 32 e 33ml na maquina de testes.
Fora o fato da podium não impregnar cheiro na mão igual gasolina comum.
Podium é Fodium!!!!
O Vizinho desse cara que travou os 4 bicos com alcool batizado do posto do EXTRA, comprou um Brava turbo manco e na 1a vez que limpou os bicos como se deve a embreagem patinou na hora, rsrsrsrs pq será neh
#28
Postou 05 outubro 2009 - 16:29
#29
Postou 05 outubro 2009 - 16:36
Vixi, troca de farpas!
Não, seria troca de bicos sujos mesmo.....rsrs
#30
Postou 05 outubro 2009 - 17:35