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Alfa Romeo 156


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28 replies to this topic

#1 Gudi

Gudi
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Posted 15 March 2009 - 12:25

Minhas sobrancelhas se eriçaram quando abri o jornal de hoje e vi alguns anúncios de Alfa Romeo 156 Twin Spark, ano 1999 e 2000. Esqueci de imediato o racionalismo e a engenharia alemã quando lembrei daqueles bancos em concha revestidos em couro, aquele design apelativo do interior e do exterior, os mostradores belíssimos, o volante em couro (melhor ainda se for em madeira) e as "vozes" começaram a gritar em desespero dentro da minha cabeça.

Bem, em termos de desempenho esse sedan esportivo não faz feio comparado ao Calibra, além de ser mais espaçoso e prático para o uso diário. A questão de sempre é: qual quebra menos? hahahahahaha

Alguém conhece esse alfa e pode dar uma ajuda aqui na pesquisa?

Gratz!
  • 0

#2 West

West
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Posted 15 March 2009 - 12:31

Qual quebra é menos é dificil de responder. Mas certamente o 156 é muito mais caro de consertar.


[]'s
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#3 Gudi

Gudi
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Posted 15 March 2009 - 12:37

Pois é, já levantei preços de algumas peças... por isso o medo. Sinto calafrios de pensar em concessionárias FIAT. <_<
  • 0

#4 Eugenio Resende

Eugenio Resende
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Posted 15 March 2009 - 12:38

Há pouco mais de um ano andei procurando um 156 para mim. Sempre gostei muito da aparência, acabamento e certos detalhes como painel de instrumentos (dá uma surra tenebrosa no painel do Calibra), volante de madeira etc. Até da maçaneta das portas traseiras.

Meu mecânico diz que é um bom carro, que não dá muita dor de cabeça, não. Afirma ser boa compra, ao contrário do Alfa 164 (mico total) e de qualquer carro francês. O problema é achar um realmente novo e pouco rodado.

Quanto ao desempenho, acho que carro nenhum deve ser comparado ao Calibra. O que vale é o gosto. ;)
  • 0

#5 Matheusc20xe

Matheusc20xe
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Posted 15 March 2009 - 12:49

Na minha opinião, o principal é pelo menos vc achar uma fonte de peças segura e completa no exterior, com preço não-proibitivo..

Assim que eu meço o grau de viabilidade de um carro importado.

Se no Brasil é difícil e caro, mas em um site online ou no ebay vc consiga trazer quase todas as peças do carro a preço que você considere razoável, está ótimo.

Outra coisa, se o carro realmente for durável (acredito que a qualidade dos Alfas é excelente, pois todo carro que teve seu preço num patamar acima, pôde fazer corte de qualidade mais alto nas peças também..), pode ser um carro com peças caras, mas com custo de manutenção mais barata... Como assim? O que faz um carro gerar prejuízo não é apenas o preço das peças, e sim a frequência que vc troca as mesmas..
isso eu aprendi de forma cruel com o antigo Escortinho que eu comprei como solução a curto-prazo para meio de transporte..

Todas peças eram baratas, mas eu estava trocando peças toda semana.. no final do mês me dava um gasto médio de 1500,00 reais em consertos e peças num carro de complexidade mecânica párea a uma mobyllete.

E detalhe que não peguei um carro malhado, peguei um até conservado.. foi apenas a ação do tempo com peças de baixa qualidade, e como não sou daqueles que deixa ir quebrando as coisas no carro, eu tentava vencer sempre consertando o que ia dando defeitos.

Isso pq 90% das coisas eu mesmo consertava.


Resumindo.. se o Alfa for um carro durável, com peças de alta qualidade e você adquirir um pouco rodado/conservado, as peças podem até serem caras, pois dificilmente vc irá trocar itens fora do comum de uma rotina de manutenção (óleo, filtros, velas etc..).



É isso.. pesquise bem.. se o carro for realmente acima da média no que tange qualidade das peças, vale a pena sim..



Abraços,


Matheus
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#6 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
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Posted 15 March 2009 - 13:12

"As" Alfa Romeo são também belas obras de Engenharia. Exatamente no mesmo momento que comprei meu Calibra meu pai comprou uma Alfa 164. Não é o modelo que você está querendo mas o que vou falar server muito.
Primeiro um comparativo. Há Calibras com peças de outros carros, o que eu acho uma gambiarra indesculpável em muitos casos como os amortecedores que ainda são fabricados mais que precisariam ser encomendados nas auto-peças, mas na maior parte das peças realmente elas são idênticas à de outros carros Chevrolet, o que facilita muito a nossa vida pois não há tantas adaptações de peças que "servem" mas tem comportamento diferente.
Já nas Alfas em geral, não se achasm peças originais ou equivalentes idênticas fartamente nas auto-peças, e os proprietários tem que se submeter aos preços abusivos das concessionárias ou usar um dos poucos canais confiáveis do mercado.
Eu percebi 2 perfis distintos de donos de Alfas, um cuida do carro como se deve, e outro tem um grande desespero em manter o carro de alguma forma, aceitando as mais absurdas adaptações geralmente indicadas em uma das listas ou por mecânicos que querem se livrar da "máquina" ocupando espaço na oficina à espera de peças.
Quando eu falo de adaptação, pense em algo assim:
- "Problema resolvido! A válvula termostática do Chevette 1.4 server perfeitamente!"
- "Pode colocar os amortecedores do Marea"
- "Molas do Del Rey na frente, ficou só um pouco mais alto, mas eu prefiro assim."
- "Resolvi o problema do meu soldando um fio do ponto A pro ponto B"
É assustador, mas é muito comum nas Alfas. O Alfa do meu pai foi o oposto da minha experiência. Ele não passava 2 semanas andando sem quebrar algo. Primeiro foi a embreagem, nova mas adaptada do Tempra. Depois aquecimento pela termostática de Corcel ou algo assim. Amortecedores de Tempra, fios fazendo "bypass" em relês, etc etc etc. Foi mais de 1 ano sofrendo com o carro.
Então ele conheceu uma oficina no Ipiranga, a "Alfas World", que após uma ampla revisão levantou muito o carro, desta vez com peças corretas e mão-de-obra experiente nestes carros. Ele até conseguiu fazer algumas viagens (o carro realmente estava bom de andar), mas vez ou outra a jaca pifava e a causa na ampla maioria das vezes foi resquício de alguma gambiarra escondida, como uma vez onde havia uns fios alterando o circuito original do carro... :huh:

Foi então que o Gino, proprietário da Alfas World, lhe indicou uma outra Alfa 164 que teria sido cuidada da forma correta. Negócio feito e meu pai está muito feliz com a Alfa rodando há meses sem problema algum, inclusive se tornando o "carro oficial" das viagens pra Londrina e Araraquara, pra descanso do Omegão da minha mãe. :D

Resumindo, "procedência" nas Alfas é algo ainda mais crítico e eu sugiro que você dê uma passada lá na Alfas World pra conversar sobre o modelo que você deseja, as pegadinhas, e de repente até tem alguma Alfa conhecida do Gino à venda e você embarca em um negócio mais seguro.

[]s!
Guilherme
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#7 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
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Posted 15 March 2009 - 13:27

Manutenção de Alfa é cara demais!!! Um camarada meu tem uma BMW 318 e antes ele tinha uma 145 Quadrifoglio, disse que a BMW é troco perto dela!!!

Quanto trincou o parabrisa ele pagou 500,00 Reais, mas disse que chegaram a cobrar 3,5k... hehehehe

Mas sem dúvida a 156 é linda!!!
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#8 Matheusc20xe

Matheusc20xe
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Posted 15 March 2009 - 14:56

muito legal o relato do Guilherme..

Andei vendo só de curiosidade no webmotors.. impressionante o que a dificuldade de manutenção/peças de um carro pode ocasionar na desvalorização do mesmo..
A média de preço das Alfa 164 V6 ta na faixa de 16.000 reais..

Com esse valor você compra o que de carro nacional? Gol G3 1.0? :P
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#9 Sérgio

Sérgio
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Posted 15 March 2009 - 19:12

164 não da mesmo, 156 é cara as peças, mas muito melhor é linda, e bem mais em conta a manutenção, carro tem que ter procedência e histórico.
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#10 Gudi

Gudi
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Posted 15 March 2009 - 19:23

Pois é... quero esperar até encontrar alguma raridade para não ter dor de cabeça. Mas foi ótimo o toque do Guilherme. Eu não tinha noção de que essas quenguices rolava solta com Alfas. Não me surpreenderia em carros franceses (vade reto!).

Pelo o que levantei esse alfa dá muito menos encrenca que na geração 145/155/164. A grande maioria à venda é da versão Elegance, com diferenças cosméticas para a Sport: mostadores com fundo branco, volante, painel e câmbio em madeira, com rodas aro 15" no Elegance. Volante e câmbio em couro, mostradores com fundo preto, rodas 16", saias laterais, bancos mais envolventes no Sport (aparentemente Momo).

A suspensão é criticada às vezes por ser muito dura e propiciar um kickback na direção, e achei referências dizendo que a suspensão traseira seria multilink, o que infelizmente parece que não é verdade. O que ainda me preocupa é sobre a durabilidade de câmbio e motor. Li sobre problemas de batida de válvulas serem comuns e caros de resolver (como no Calibra) e uma revista inglesa informou que o câmbio tem engrenagens um pouco frágeis. Está mais difícil de achar essas informações aqui no Brasil, já que 75% dos tópicos se referem à mecânica das alfas 145 e 164.

Mas agora eu acho que Calibras... nunca mais pra mim! :P
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#11 Led Zeppelin

Led Zeppelin
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Posted 16 March 2009 - 08:49

Aqui no banco as vezes eu vejo uma 156 V6 .. maravilhosa ..

Falow
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#12 Paulo Henrique

Paulo Henrique
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Posted 16 March 2009 - 09:23

Achei que 156 era só 2.0.

164 é mais feio que bater em mãe.

PL
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#13 Led Zeppelin

Led Zeppelin
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Posted 16 March 2009 - 09:42

até 155 V6 tem .. mas nao aqui no br. as 156 até tem bastante ..

Falow
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#14 Eugenio Resende

Eugenio Resende
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Posted 16 March 2009 - 09:58

Na minha procura por 156, encontrei duas V6 à venda, PL. Só não gostei de duas coisas, à época: o preço (eram bem mais caras do que as 2.0) e as rodas originais - feias pra kct.

Quando aos modelos, prefiro as Elegance. Acho o painel com fundo branco mais bonito e o volante de madeira é show, além de característico da Alfa.
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#15 Fábio

Fábio
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Posted 16 March 2009 - 12:49

Olá Gudi.

Sempre achei esse carro lindo, desde que ele foi lançado no salão do automóvel aqui em sampa. Ainda mais porque hoje está com um preço muito acessível. Meu receio seria mesmo apenas o preço das peças de reposição e estado geral do carro.

Na minha opinião, para comprar um carro na faixa dos 30 mil, cujas peças de reposição são difíceis de achar e que seja um carro muito bonito, eu iria sem pensar nem 2 vezes de Eclipse. Sem contar que um Eclipse bem cuidado deve dar muito menos problema que um Alfa 156.

Minha opinião.

Boa sorte na procura do novo carro, abração,

Fábio.
  • 0

#16 Gudi

Gudi
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Posted 16 March 2009 - 12:49

Só existem oito 156 V6 importadas oficialmente, segundo o clube alfa romeo. Eram para os diretores da marca rodarem por aí.

No mais eu concordo com o Eugenio no quesito acabamento interno. E na falta de saias originais, nada me impede de copiar os modelos do Sport em casa mesmo (yeap, também tenho as manhas de mexer com fibra).
  • 0

#17 Matheusc20xe

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Posted 16 March 2009 - 12:57

Só existem oito 156 V6 importadas oficialmente, segundo o clube alfa romeo. Eram para os diretores da marca rodarem por aí.

No mais eu concordo com o Eugenio no quesito acabamento interno. E na falta de saias originais, nada me impede de copiar os modelos do Sport em casa mesmo (yeap, também tenho as manhas de mexer com fibra).



vamos ter um Alfeiro no clube então? Vai pegar uma 4cyl ou 6cyl?
  • 0

#18 Paulo Henrique

Paulo Henrique
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Posted 16 March 2009 - 13:28

Segurem, que pode ser que em breve haverá um Eclipse original, com manutenção básica completa à venda..

:ph34r: :rolleyes:

PL
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#19 Led Zeppelin

Led Zeppelin
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Posted 16 March 2009 - 15:18

so 8 oficial...

eu ja vi umas 3...

Falow
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#20 Gordo

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Posted 16 March 2009 - 16:56

O Alemão ta desanimado mesmo com o carro !!! :P

Já já ele vende.

Segurem, que pode ser que em breve haverá um Eclipse original, com manutenção básica completa à venda..

:ph34r: :rolleyes:

PL


  • 0

#21 Ives

Ives
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Posted 16 March 2009 - 17:34

O Alemão ta desanimado mesmo com o carro !!! :P

Já já ele vende.

Segurem, que pode ser que em breve haverá um Eclipse original, com manutenção básica completa à venda..

:ph34r: :rolleyes:

PL

Boatos!!!

156 é lindo. As revistas dizem que o comportamento dinâmico é ótimo, especialmente na versão V6 (na de 4 há quem reclame de certa falta fôlego para um carro com visual tão esportivo). Não sei como é a manutenção...
  • 0

#22 Paulo Henrique

Paulo Henrique
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Posted 16 March 2009 - 19:11

O Alemão ta desanimado mesmo com o carro !!! :P

Já já ele vende.

Segurem, que pode ser que em breve haverá um Eclipse original, com manutenção básica completa à venda..

:ph34r: :rolleyes:

PL


Mas eu me refiro a um Eclipse PRETO... não branco...

PL
  • 0

#23 Fábio

Fábio
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Posted 19 March 2009 - 01:34

Ah PL, se eu tivesse bala na agulha... :(
  • 0

#24 Matheusc20xe

Matheusc20xe
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Posted 19 March 2009 - 07:46

O Alemão ta desanimado mesmo com o carro !!! :P

Já já ele vende.

Segurem, que pode ser que em breve haverá um Eclipse original, com manutenção básica completa à venda..

:ph34r: :rolleyes:

PL


Mas eu me refiro a um Eclipse PRETO... não branco...

PL



oloco PL, já desanimou?
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#25 Led Zeppelin

Led Zeppelin
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Posted 19 March 2009 - 09:15

Depois que o PL foi ultrapassado como se estivesse em ponto morto, por um calibra branco turbinado na OverSpeed... ele desanimou total....

PL, se quiser te passo o contato de um calibra branco com motor forjado novinho e documentos para turbo a venda em sua amada cidade de osasco... é so pendurar o caracol e ser feliz ...

Falow
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#26 Paulo Henrique

Paulo Henrique
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Posted 19 March 2009 - 20:23

Não desanimei de forma alguma, pelo contrário!

Mas por fatos paralelos pode ser que eu vá vender.. o Eclipse..o Civic..o Ap...

:ph34r:

PL
  • 0

#27 Edgard Filho

Edgard Filho
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Posted 19 March 2009 - 20:31

Eu já comentei que depois de um Audi, o meu segundo da lista de favoritos e wanted list é um Eclipse Preto, bem parecido com o seu? :rolleyes:
  • 0

#28 Mr. Calibra

Mr. Calibra
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Posted 20 March 2009 - 12:52

Eu já comentei que depois de um Audi, o meu segundo da lista de favoritos e wanted list é um Eclipse Preto, bem parecido com o seu? :rolleyes:


E lembrando da conversa na saída do kart de Betim:

http://www.webmotors...1780/detalhe.wm
  • 0

#29 Paulo Henrique

Paulo Henrique
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Posted 20 March 2009 - 16:19

Quase 200 mil rodados.
Tem que entrar pronto pra briga $$

PL
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