Carbon Coat
#1
Posted 30 October 2008 - 16:52
Descobri que tem um cara do RJ vendendo carbon coat pelo ML e me interessei em fazer algumas artes aqui em casa. Para quem não sabe, uma breve explicação do que eu sei:
O carbon coat é uma manta de fibra de carbono (genuína, não é um adesivo impresso) impregnada com resina termoativa, usada no acabamento do que você imaginar. Um calibra gringo que pipocou a foto aqui no forum no século passado usava isso na carroceria inteira. Você recorta o tecido no formato desejado, molda sobre o objeto e aplica calor sobre ele para enrijecer a resina, tomando a forma final. Não é aconselhável para construção de peças estruturais, sendo mais voltado para o uso decorativo.
O que eu não descobri é: o cara diz que usando um bom secador de cabelo é possível fazer a curagem da resina, mas o indicado é o soprador térmico pelo o que eu li em outros cantos. Também não sei se essa temperatura fica acima da de combustão da resina básica de fibra de vidro (que não derrete como plástico comum, mas pega fogo), pois as peças que eu pretendo recobrir são feitas com a resina mais basicona possível. Logo, não sei se vale a pena jogar o negócio dentro de um forno a 200 °C. Tenho a impressão de que os bolos da minha irmã vão ficar com um gosto meio estranho.
Alguém aqui conhece ou já mexeu com isso? É tão fácil de aquecer a manta do carbon coat quanto falam (com secador de cabelo)?
#2
Posted 30 October 2008 - 17:25
- A intenção aqui era dar um visual de fibra de carbono nos defletores de ar de um parachoques, porém podem ser feitas várias peças usando o mesmo processo, como: paíneis, soleiras, colunas, tampas de motor e tantas outras que sua imaginação inventar.....
- O que vc vai precisar:
- Placas de "Carbon Coat".
- Material de limpeza.
- Estilhete
- Secador de cabelo
- Peça a ser "encapada" com o carbon coat.
- Alguns minutos ou horas de trabalho (depende da peça que ser pretende fazer).
1- Limpe bem as peças a serem encapadas.
- Para isso vc deve retirar qualquer tipo de oleosidade; impurezas ou rugosidades da superfície; muitas vezes é necessário o uso de algum produto químico ou até mesmo o uso de uma lixa para que a superfície esteja apta a receber o "carbon coat". Nesse caso em específico nós fizemos as aletas com uma lamina plástica e para garantir a aderência foi feito um lixamento apenas para "fosquear" o material.
2- Encapando superfícies planas
- Para encapar superfícies planas é muito fácil; basta ela estar limpa; e colocar o "carbon coat" por cima, tendo cuidado para não tocar a cola do material para não prejudicar a sua capacidade de colagem; também é importante ir aplicando o material aos poucos procurando não deixar bolhas de ar sob a superfície.
Depois é só cortar o excesso com um estilhete.
3- Encapando superfícies complexas.
- O "Carbon Coat" é um laminado termoplástico; ou seja.... ele sofre deformação com o calor; para encapar superfícies mais complexas (com relevos) vc pode então aquecê-lo e ir moldando como desejado.
Para isso pode-se usar um secador de cabelos normal (com boa potência); procure aquecer o material ainda plano para que ele já fique amolecido; também ajuda se vc deixá-lo por um bom tempo no sol quente.
Com o material já pré-aquecido, procure aplicá-lo de forma que as possíveis emendas fiquem o mais escondidas possível. Conforme for delineando os relevos; vá aquecendo novamente o material, e procure mantê-lo esticado, mondando-o assim a superfície com as próprias mãos (CUIDADO COM QUEIMADURAS). Caso o relevo a ser feito seja muito grande, e o material não possibilite uma moldagem satisfatória, procure fazer emendas em planos diferentes, procurando sempre sobrepor o material, garantindo assim uma emenda menos visível e sem compromisso de registro perfeito .
4 - O Acabamento final.
- Certifique-se que as emendas estão em locas de dificil visualização; e protegidos contra atritos que possa vir a soltá-las no futuro, caso seja necessário vc pode sobrepor o material procurando assim mudar as emendas de local.
Antes de dar acabamento espere secar por pelo menos 24 horas; após isso vc poderá encerá-lo como se encera uma lataria de carro; o visual ficará de alto brilho e qualidade.
Tem o tutotial com fotos ! para baixar aqui - http://tutomania.com...265719_P847.rar
Espero ter ajudado......
Abraços
Leon secco
#3
Posted 30 October 2008 - 18:13
#4
Posted 30 October 2008 - 19:35
A única vez que vi este tipo de fibra foi no Myth Busters quando eles baixaram na net o projeto de uma máquina voadora para um homem de pé. Apesar de não ser a mesma aplicação o programa é bem detalhado, dá pra entender o processo!!!
#5
Posted 30 October 2008 - 20:00
#6
Posted 30 October 2008 - 23:34
alguem sabe a onde vende aqui em sp?
Em sp não sei... mais já comprei uma folha no merdado livre...... vamo ve no que da!
#7
Posted 30 October 2008 - 23:50
#8
Posted 31 October 2008 - 09:57
Bolinha de Gude, deixa de ser pano preto e passa o contato!!!
A única vez que vi este tipo de fibra foi no Myth Busters quando eles baixaram na net o projeto de uma máquina voadora para um homem de pé. Apesar de não ser a mesma aplicação o programa é bem detalhado, dá pra entender o processo!!!
É só jogar "carbon coat" na pesquisa do mercado livre que aparece o único cara que achei vendendo isso até agora. Tem um cara daqui de Curitiba que faz escapamentos para motos (Carbon Race) e importa por conta própria a fibra de carbono, mas ele usa a manta crua e não o carbon coat.
Pois é... eu até já baixei esse mesmo tutorial, mas fico com um pé atrás quando penso que alguns caras jogam as peças de fibra de carbono em fornos de alta temperatura pra fazer a cura da resina. Em todo caso, acho que vou comprar uma folha e testar por conta própria pra tirar a prova. Não me vale a pena comprar um soprador térmico só pra usar para isso.
#9
Posted 31 October 2008 - 11:41
Fazendo acabamento com "Carbon Coat"
- A intenção aqui era dar um visual de fibra de carbono nos defletores de ar de um parachoques, porém podem ser feitas várias peças usando o mesmo processo, como: paíneis, soleiras, colunas, tampas de motor e tantas outras que sua imaginação inventar.....
- O que vc vai precisar:
- Placas de "Carbon Coat".
- Material de limpeza.
- Estilhete
- Secador de cabelo
- Peça a ser "encapada" com o carbon coat.
- Alguns minutos ou horas de trabalho (depende da peça que ser pretende fazer).
1- Limpe bem as peças a serem encapadas.
- Para isso vc deve retirar qualquer tipo de oleosidade; impurezas ou rugosidades da superfície; muitas vezes é necessário o uso de algum produto químico ou até mesmo o uso de uma lixa para que a superfície esteja apta a receber o "carbon coat". Nesse caso em específico nós fizemos as aletas com uma lamina plástica e para garantir a aderência foi feito um lixamento apenas para "fosquear" o material.
2- Encapando superfícies planas
- Para encapar superfícies planas é muito fácil; basta ela estar limpa; e colocar o "carbon coat" por cima, tendo cuidado para não tocar a cola do material para não prejudicar a sua capacidade de colagem; também é importante ir aplicando o material aos poucos procurando não deixar bolhas de ar sob a superfície.
Depois é só cortar o excesso com um estilhete.
3- Encapando superfícies complexas.
- O "Carbon Coat" é um laminado termoplástico; ou seja.... ele sofre deformação com o calor; para encapar superfícies mais complexas (com relevos) vc pode então aquecê-lo e ir moldando como desejado.
Para isso pode-se usar um secador de cabelos normal (com boa potência); procure aquecer o material ainda plano para que ele já fique amolecido; também ajuda se vc deixá-lo por um bom tempo no sol quente.
Com o material já pré-aquecido, procure aplicá-lo de forma que as possíveis emendas fiquem o mais escondidas possível. Conforme for delineando os relevos; vá aquecendo novamente o material, e procure mantê-lo esticado, mondando-o assim a superfície com as próprias mãos (CUIDADO COM QUEIMADURAS). Caso o relevo a ser feito seja muito grande, e o material não possibilite uma moldagem satisfatória, procure fazer emendas em planos diferentes, procurando sempre sobrepor o material, garantindo assim uma emenda menos visível e sem compromisso de registro perfeito .
4 - O Acabamento final.
- Certifique-se que as emendas estão em locas de dificil visualização; e protegidos contra atritos que possa vir a soltá-las no futuro, caso seja necessário vc pode sobrepor o material procurando assim mudar as emendas de local.
Antes de dar acabamento espere secar por pelo menos 24 horas; após isso vc poderá encerá-lo como se encera uma lataria de carro; o visual ficará de alto brilho e qualidade.
Tem o tutotial com fotos ! para baixar aqui - http://tutomania.com...265719_P847.rar
Espero ter ajudado......
Abraços
Leon secco
Conheço o Carbo Coat.
É uma material bem interessante mas de utilidade limitada. Ele serve realmente APENAS para fazer acabamentos.
Como você mesmo postou ele é um material TERMO PLÁSTICO, isto significa que ele fica bastante flexível com altas temperaturas, ou seja, se você for fazer alguma peça para um carro e este carro ficar debaixo do sol esta peça poderá sofrer deformações mesmo ja pronta, dependendo da peças que você fez.
Por ser termo plástica a resina utilizada é plástica e não epóxi (como tem que ser para dar estrutura à fibra de carbono).
Você pode aquecer a 200C sem problema algum, mas não pode exgerar na temperatura. A manta utilizada eu não acredtio que seja realmente Fibra de carbono, pelo preço muito acessível (milagres não existem).
Hoje eu compro mantas em fibra de carbono em um preço bastante razoável e é bem superior a estes tecidos vendidos no ML.
Acredito que vale a pena você comprar para fazer testes SIM. Eu mesmo ja fiz, mas verifiquei os prós e contras como ja disse na prática. Caso ele fozze Termo rígida seria interessante, mas como não é então ficam ai as suas limitações.
Como disse anteriormente ele é bem utilizado para acabamentos, é fácil de trabalhar em superfícies simples e um pouco complicado em superfícies mais orgânicas (mesmo para quem tem experiência). Acredito que o Bruno sabe o que estou falando pois mesmo com fibra e resina alguns lugares são muito chatos de se trabalhar, pois dão bolhas e não fazem os contornos perfeitamente obrigando a fazer váaarios recortes menores para fechar as curvas.
De qualquer forma é um aprendizado e como sou sempre a favor disso acho que você pode usar experimentar.
Volto a frisar.... se este material fosse REALMENTE BOM a F1, a Nascar, a Stock e outros ja estariam usando isso a muuuuuitos anos. Bom... o fato é que eles não usam.
Abraço.
#10
Posted 31 October 2008 - 14:19
Aproveitando o embalo, como você faz pra comprar as mantas de FC? Tem como importar direto? Vem em quais dimensões, qual a unidade mínima?
Por enquanto só tenho idéias malucas para uso próprio, então seria suicídio comprar, por exemplo, um cilindro com 50 metros de manta.
#11
Posted 31 October 2008 - 17:56
vc comprou daquele cara do Rio de Janeiro?
Sim vam o ve se chega "
#12
Posted 31 October 2008 - 20:21
Valeu Fritz! Acho que agora a dúvida que eu tinha morreu. Eu pensava que essa resina seria termofixa (epóxi mesmo) e termoativa, daí a minha dúvida quanto à temperatura de trabalho. Vou ter que reavaliar a utilização dela no suporte de cuia em resina que eu fiz. Mas vale tentar em outras coisas, nem que seja pelo aprendizado.
Aproveitando o embalo, como você faz pra comprar as mantas de FC? Tem como importar direto? Vem em quais dimensões, qual a unidade mínima?
Por enquanto só tenho idéias malucas para uso próprio, então seria suicídio comprar, por exemplo, um cilindro com 50 metros de manta.
Eu nao importei nada. Meu revendedor ja tem um rolo pra venda direta aqui em BH
R$220,00 o metro linear.
#13
Posted 31 October 2008 - 23:59
Valeu Fritz! Acho que agora a dúvida que eu tinha morreu. Eu pensava que essa resina seria termofixa (epóxi mesmo) e termoativa, daí a minha dúvida quanto à temperatura de trabalho. Vou ter que reavaliar a utilização dela no suporte de cuia em resina que eu fiz. Mas vale tentar em outras coisas, nem que seja pelo aprendizado.
Aproveitando o embalo, como você faz pra comprar as mantas de FC? Tem como importar direto? Vem em quais dimensões, qual a unidade mínima?
Por enquanto só tenho idéias malucas para uso próprio, então seria suicídio comprar, por exemplo, um cilindro com 50 metros de manta.
Eu nao importei nada. Meu revendedor ja tem um rolo pra venda direta aqui em BH
R$220,00 o metro linear.
Virge maria... só 22x o que eu pago no metro de manta de fibra de vidro aqui em Curitiba, de qualquer espessura. Agora entendi o que você dizia sobre preçoXqualidade hehehe
#14
Posted 01 November 2008 - 09:41
Fritz acho que para acabamento de porta malas deve ficar bom
Fazendo acabamento com "Carbon Coat"
- A intenção aqui era dar um visual de fibra de carbono nos defletores de ar de um parachoques, porém podem ser feitas várias peças usando o mesmo processo, como: paíneis, soleiras, colunas, tampas de motor e tantas outras que sua imaginação inventar.....
- O que vc vai precisar:
- Placas de "Carbon Coat".
- Material de limpeza.
- Estilhete
- Secador de cabelo
- Peça a ser "encapada" com o carbon coat.
- Alguns minutos ou horas de trabalho (depende da peça que ser pretende fazer).
1- Limpe bem as peças a serem encapadas.
- Para isso vc deve retirar qualquer tipo de oleosidade; impurezas ou rugosidades da superfície; muitas vezes é necessário o uso de algum produto químico ou até mesmo o uso de uma lixa para que a superfície esteja apta a receber o "carbon coat". Nesse caso em específico nós fizemos as aletas com uma lamina plástica e para garantir a aderência foi feito um lixamento apenas para "fosquear" o material.
2- Encapando superfícies planas
- Para encapar superfícies planas é muito fácil; basta ela estar limpa; e colocar o "carbon coat" por cima, tendo cuidado para não tocar a cola do material para não prejudicar a sua capacidade de colagem; também é importante ir aplicando o material aos poucos procurando não deixar bolhas de ar sob a superfície.
Depois é só cortar o excesso com um estilhete.
3- Encapando superfícies complexas.
- O "Carbon Coat" é um laminado termoplástico; ou seja.... ele sofre deformação com o calor; para encapar superfícies mais complexas (com relevos) vc pode então aquecê-lo e ir moldando como desejado.
Para isso pode-se usar um secador de cabelos normal (com boa potência); procure aquecer o material ainda plano para que ele já fique amolecido; também ajuda se vc deixá-lo por um bom tempo no sol quente.
Com o material já pré-aquecido, procure aplicá-lo de forma que as possíveis emendas fiquem o mais escondidas possível. Conforme for delineando os relevos; vá aquecendo novamente o material, e procure mantê-lo esticado, mondando-o assim a superfície com as próprias mãos (CUIDADO COM QUEIMADURAS). Caso o relevo a ser feito seja muito grande, e o material não possibilite uma moldagem satisfatória, procure fazer emendas em planos diferentes, procurando sempre sobrepor o material, garantindo assim uma emenda menos visível e sem compromisso de registro perfeito .
4 - O Acabamento final.
- Certifique-se que as emendas estão em locas de dificil visualização; e protegidos contra atritos que possa vir a soltá-las no futuro, caso seja necessário vc pode sobrepor o material procurando assim mudar as emendas de local.
Antes de dar acabamento espere secar por pelo menos 24 horas; após isso vc poderá encerá-lo como se encera uma lataria de carro; o visual ficará de alto brilho e qualidade.
Tem o tutotial com fotos ! para baixar aqui - http://tutomania.com...265719_P847.rar
Espero ter ajudado......
Abraços
Leon secco
Conheço o Carbo Coat.
É uma material bem interessante mas de utilidade limitada. Ele serve realmente APENAS para fazer acabamentos.
Como você mesmo postou ele é um material TERMO PLÁSTICO, isto significa que ele fica bastante flexível com altas temperaturas, ou seja, se você for fazer alguma peça para um carro e este carro ficar debaixo do sol esta peça poderá sofrer deformações mesmo ja pronta, dependendo da peças que você fez.
Por ser termo plástica a resina utilizada é plástica e não epóxi (como tem que ser para dar estrutura à fibra de carbono).
Você pode aquecer a 200C sem problema algum, mas não pode exgerar na temperatura. A manta utilizada eu não acredtio que seja realmente Fibra de carbono, pelo preço muito acessível (milagres não existem).
Hoje eu compro mantas em fibra de carbono em um preço bastante razoável e é bem superior a estes tecidos vendidos no ML.
Acredito que vale a pena você comprar para fazer testes SIM. Eu mesmo ja fiz, mas verifiquei os prós e contras como ja disse na prática. Caso ele fozze Termo rígida seria interessante, mas como não é então ficam ai as suas limitações.
Como disse anteriormente ele é bem utilizado para acabamentos, é fácil de trabalhar em superfícies simples e um pouco complicado em superfícies mais orgânicas (mesmo para quem tem experiência). Acredito que o Bruno sabe o que estou falando pois mesmo com fibra e resina alguns lugares são muito chatos de se trabalhar, pois dão bolhas e não fazem os contornos perfeitamente obrigando a fazer váaarios recortes menores para fechar as curvas.
De qualquer forma é um aprendizado e como sou sempre a favor disso acho que você pode usar experimentar.
Volto a frisar.... se este material fosse REALMENTE BOM a F1, a Nascar, a Stock e outros ja estariam usando isso a muuuuuitos anos. Bom... o fato é que eles não usam.
Abraço.
#15
Posted 01 November 2008 - 09:51
o metro e 220,00 da FC isso eu sei que vc ja me falou.
qual a resina que vc usa e quanto custo?
em media quanto tempo demora para a cura?
da para fazer a cura sem forno?
soprador termico ajuda?
e me desculpe de ficar te alugando
se der parar mexer com FC em casa vc me fala quanto custa o material que te mando o dinheiro ai vc manda para mim blz?
#16
Posted 04 November 2008 - 11:41
vc comprou daquele cara do Rio de Janeiro?
Sim vam o ve se chega "
#17
Posted 08 November 2008 - 19:04
#18
Posted 09 November 2008 - 11:31
temos que trocar umas ideias sobre FC, estou super afim de aprender isso e eu comprei o livro que vc falou foi 70 mangos mas acho que ele nao fala sobre FC.
o metro e 220,00 da FC isso eu sei que vc ja me falou.
qual a resina que vc usa e quanto custo?
em media quanto tempo demora para a cura?
da para fazer a cura sem forno?
soprador termico ajuda?
e me desculpe de ficar te alugando
se der parar mexer com FC em casa vc me fala quanto custa o material que te mando o dinheiro ai vc manda para mim blz?
Uso a resina cristal epoxi.
A cura completa (sem forno) demora 48hs, se colocar no sol reduz para 24hs.
Com certeza da pra fazer a cura sem o forno, o problema é o tempo que aumenta muito, por isso é inviavel (comercialmente) produzir SEM o forno. Cada peça demora 48hs para cura completa e ainda assim nao fica Tao maçico. Voce pode utilizar aquelas luzes hiper quentes ( que ficam nos pedestais móveis) para cura de tintas. Isso ajuda demais !!!!!
Soprador térmico pode esquecer, pois vai ser um saco ficar com ele durante 2 horas segurando e olhando sem poder fazer nada.
Hoje estou iniciando um novo projeto, junto com o pessoal da oficina e da equipe do Castanon.
Irei preparar um coletor de adimissao em Fibra de Carbono. heauheee ele tem muuuito motor pra colocar e testar :
Grande abraco brunao.
#19
Posted 09 November 2008 - 16:20
#20
Posted 09 November 2008 - 16:37
Putz Brunaocoloca fotos passo a passo
Posso ate falar o que ta rolando, mas postar fotos, esse pessoal pede pra nao mostrar.
Sexta feira eu estava com o Renato, o Claudio Castanon o Gustavo castanon e o Andre Takeda, conversando a respeito
Nem sei se vai dar certo ainda pois serao testes.
Depois que terminar eu posto alguma coisa.
#21
Posted 10 November 2008 - 02:29
#22
Posted 13 November 2008 - 11:19
alguem sabe a onde vende aqui em sp?
Em sp não sei... mais já comprei uma folha no merdado livre...... vamo ve no que da!
#23
Posted 14 November 2008 - 14:04
e ai leon chegol a parada? vc ja usou?
alguem sabe a onde vende aqui em sp?
Em sp não sei... mais já comprei uma folha no merdado livre...... vamo ve no que da!
#24
Posted 26 November 2008 - 09:39
Aí abri o pacote para conhecer o que era o carbon coat. Bem, é uma espécie de adesivo como papel contact, mas com cola fraca (para ser usada em modelagem térmica mesmo), com espessura também semelhante. O diferencial é a textura em relevo seguindo um padrão de fibra de carbono. Mas não há nada de malha de FC. De um lado ele é aluminizado (onde tem a cola), e do outro é aplicado a pigmentação e um verniz de acabamento. Acredito que com isso será bem fácil de trabalhar usando um secador de cabelo comum.
Em resumo, é um produto totalmente diferente do que eu imaginava, mas comprei justamente para saber do que se tratava. Não estou arrependido, mas não é exatamente o que estava na minha cabeça. A textura dele engana bem, principalmente quem não conhece uma manta de fibra de carbono genuína. Acho que para muitos vai compensar, considerando a complexidade e habilidade necessárias pra manipular o material "for real".
Daqui a alguns dias eu vou aplicar na peça de base para o meu monitor e, quem sabe, num porta-cuias de resina que eu tenho. Postarei as fotos assim que possível.
#25
Posted 26 November 2008 - 12:25
#26
Posted 26 November 2008 - 22:08