PUG 207 X PUG 206 face-lift
#1
Posted 26 May 2008 - 11:19
Não sou fã de Peugeot, longe disso. Curto muito o 406 Coupé e o 307...e só!
Mas vi umas fotos na Net e fiquei horrorizado com o tipo de tratamento dado ao consumidor brasileiro. Empurar um 206 face-lift, imitação barata do 207 Francês é forçar muito a barra. Parte da culpa é do próprio consumidor brasileiro que aceita isso, fica quieto e ainda compra a jabiraca!
Notem pelas fotos a diferença entre as laterais.
Sem comentários essa da Peugeot!!!
#2
Posted 26 May 2008 - 13:07
Golf IV,5
Celta
Ka
206 + 1
Fiesta
Vectrastra
O próprio corolla, snme...
A culpa é do povo? Não, só tem isso pra comprar
A culpa é das montadoras? Não, pq o povo compra
E ae?
#3
Posted 26 May 2008 - 13:45
Mas ainda acho que a culpa maior é do cidadão que compra um carro assim, mas a discussão vai longe ainda!
#4
Posted 26 May 2008 - 16:46
Pras montadoras melhorarem sua produção tem q trocar gente por máquina (só a GM, por ex. 10.000 funcionários). Agora, no país do futebo de domingol e escola técnica, que presidente vai falar pra essa turma voltar às aulas? Ou melhor, que presidente vai arrumar faculdade pra essa gente?
#5
Posted 26 May 2008 - 17:33
O Brasil é uma aberração que funciona aos trancos e barrancos...
#6
Posted 26 May 2008 - 19:23
Comecei trabalhando na Peugeot Citröen na mesma época que nascia o 207 Brazuca e ao ver o 207 Europeu na fábrica fiquei babando (teto de vidro, motor apavorante etc). Me falaram que não seria igual ao Europeu pois lá o carro é maior e se fosse feito o mesmo carro aqui competiria na mesma faixa de preço do 307, fugindo muito do nicho de mercado do 206 atual. Considerando os recursos disponíveis aqui, até que o carro ficou legal.
Trabalho com vários fornecedores e todos que tiveram a oportunidade de ver o carro na fábrica gostaram bastante dele apostando que cairia no gosto do público. A propósito, gosto é sempre discutível... sempre achei o Ford Ka horrível e as traseiras do Siena, Focus Hatch e 307 Sedan nada a ver, e olha que não puxo o saco de meu empregador pois sou fã de carteirinha da GM.
Uma montadora nacional na maioria das vezes não pode fazer uma mudança radical em um carro atual ou novo pois envolve muitos custos de ferramentais que para poderem ser pagos, precisariam ser diluídos com um volume alto de veículos vendidos, o que não é o caso do Brasil, basta comparar os números da Europa e do nosso país.
Acredite que temos excelentes talentos e profissionais de bom gosto trabalhando nas montadoras mas nem sempre as coisas saem como essas pessoas desejam. Nós mesmos no nosso dia a dia temos que lidar com a frustação quando algo não sai do jeito que queremos. É o mesmo caso.
O importante a ressaltar, seja no 207 nacional ou qualquer outro carro das nossa montadoras é que com o tempo mostramos nossa competência às matrizes, dando uma independência nos nossos projetos. A percursora disso foi a VW com a Brasilia e posteriormente o Gol nos anos 80.
#7
Posted 26 May 2008 - 23:00
De maneira alguma quis ou quero colocar em dúvida a competência de nossa indústria, engenheiros ou designers. Essa competência esta mais do que provada em nossa história. A VW marcou época com o Pointer, sendo este eleito o VW mais bonito da época, embora fosse de fato um Ford, rs.rs..rs..
A própria Peugeot mostrou extrema competência ao lançar o 206, numa época de concorrência ferrada, e conquistou seu espço, que aliás a renault busca com o Clio, sem tanto êxito.
A Fiat calou a boca da matriz na Itália (e vem calando sempre) quando nossos engenheiros tupiniquim enfiaram o estepe no cofre do motor do Uno, alterando basicamente capô e para-lamas, mesmo sendo o nosso Uno no conjunto, inferior ao modelo Italiano. O resultado desse sucesso perdura por 22 anos e sabe-lá até quando isso vai.
Mas o que realmente nos deixa indignados como consumidores é o fato de nossa indústria nunca estar alinhada aos lançamentos europeus, e pior, como a GM fez: nos empurra Astra no lugar de Vectra, e pagamos caro por um carro inferior!
O que nos deixa indignado é a Peugeot efetuar um belo face-lift no 206 e dizer que agora é 207. Me desculpe, mas não é! Pode dar o nome que quiser, mas não é 207. Isso que a Peugeot, GM e tantas outras fazem é enganar o consumidor, que acha que está comprando X e leva Y.
O que nos deixa indignado é o fato das montadoras terem que tirar leite de pedra, para competir com os altos impostos cobrados, que tornam nossos carros caríssimos em comparação aos modelos europeus.
O que nos deixa indignado é nossa indústria ser freada pelo governo, para sustentar seus recordes de arrecadação e que impedem que as multinacionais invistam mais em seus produtos.
A culpa desse desalinhamento é da gente, da indústria e do governo, cada qual com sua parcela de culpa, e sinceramente sem solução a longo prazo!
#8
Posted 26 May 2008 - 23:14
Essa historia de NICHO foi criada pelas proprias montadoras. O que acontece é que nichos nao sao estaticos, assim como os carros. Se um carro evolui e cresce para melhor atender seu publico, ele nao sobe de categoria por conta disso em um pais normal.
Tem gente que compra POLO achando que ta na mesma baseline de um VECTRA. O Polo é apenas um golzinho arrumado. Assim como o PUNTO, que é da mesma categoria entry-level bonitinho com opcionais e aqui é vendido pelo preço de um STILO, coisa absurda.
A gm jogou o ASTRA pro patamar do VECTRA, o q caracteriza no minimo um estelionato (se diminuir genero alimenticio sem alertar na embalagem e manter o preço é estelionato, na area automobilistica deveria ser tambem). Agora olha a contradição... o vectra gtx é o UNICO HATCH DO MUNDO que consegue ser mais caro que sua versão sedan sem que isso se traduza em NADA de upgrades, nem de equipamentos, nem de motor.
Quanto ao design... eu nao sei se é por indicaçao superior ou guias enviados pela matriz. Pra mim é claro que quem faz carro nao se preocupa em NADA com harmonia e beleza, mas sim com funcionalidade. Gosto é de cada um, mas quando 99% de um publico diz que um carro é horrendo, é dificil dizer que "isso é pessoal". Nao é nao... carro nao é só meio de transporte, também tem q ter sex appeal, desejo, paixao. Nao é como fazer um aspirador de pó.
Qualquer desenho infantil de criança de 5 anos vai fazer um carro com rodao, 2 portas, baixinho e largo. Ai me vai um cidadao de 50 anos e cria um LOGAN pro pai dele, com um preço de 40,000.
O pais nao ajuda, mas os designers e principalmente os fdps donos das montadoras tb nao colaboram nem um pouco, INfelizmente.
[]s
Rodrigo
#9
Posted 26 May 2008 - 23:53
Concordo com o Tomcat, agora que trabalhando pro ramo tenho consciência que nem tudo é como imaginamos. Não temos como competir lá fora.
Um dos problemas que eu encontro aqui no Brasil é serviço e mdo competente, mas não da parte técnica, sim da parte de produção. Sempre que chega alguma borracha na minha mão eu falo qual é a nacional e qual é importada e pasme, até da China é muito superior!!!
Pegamos moldes da Alemanha dá de 10 a zero aqui; seja em concepção, resistência e durabilidade, não tem como comparar e ainda tem mais, enquanto na Alemanha, Suiça, Portugal se encontra milhares de fornecedores de moldes plásticos excelentes aqui contamos numa mão só e sobra dedo!!!
Sendo assim temos que trazer desde produtos até matéria prima lá de fora.
Depois vem o mercado, afinal brasileiro adora carro zero, mesmo que seja mil ele prefere um mil zero bala que um 1.6 ou até 2.0 usado e mais completinho. Outra coisa é o volume, lá fora o volume de venda de veículos atende ter um investimento inicial, aqui ficamos fazendo as contas em unidade mês pra ver se compensa ou não pegar o projeto.
O exemplo do Vectra GT é bem pertinente ao que falo, o que leva a pessoa a comprar um carro zero se ela pode também optar por um semi novo??? É pra descabaçar, dá mais tesão. Só vejo essa explicação, pois financeiramente é dindin rasgado, tô errado?!?!?!
A montadora é vítima do sistema brasileiro e não considero fdp, pois várias melhorias que podemos implantar no projeto são as mesmas perguntas: "Tem ferramental aqui no Brasil???" "Custo?!?!" "Tecnologia?".
Dia desses um alemão viu um projeto 100% nacional e ficou surpreso, parabenizou o pessoal daqui, pois ele sabe das dificuldades encontradas aqui e o tal projeto está sendo mais exportado do que utilizado aqui no brasil.
Defendendo o Logan agora. É uma obra prima da engenharia, porque fazer Ferrari com dindin é fácil. Temos que analisar para que o veículo se destina, não comparar com outros. O Logan é único no seu segmento, pois é o único carro que visa manutenção extremamente barata com qualidade, a borracha de vedação das portas do lado direito são iguais a do lado esquerdo por exemplo. Ou seja, o carro para frotistas é excelente, não é carro pra desfilar.
Quanto aos designers brazucas, apesar de eu zuar pacas eles no trabalho... hehehe Vou te contar: não devem nada, se vacilar são até melhores que os europeus, pois eu vejo os caras fazerem milagres com baixo orçamento e falta de recursos. Hoje mesmo tivemos uma discussão preço/melhoria num produto da Daimler, os caras dão show!!!
Não é atoa que a Renault abri um centro de excelência automotiva aqui no Brasil, vem aí a Fiat que até 2010 vai ter muita coisa pra crescer.
#10
Posted 27 May 2008 - 00:11
como falei pra um amigo outro dia, se voce comprar um peugeot 307 na esquina da fabrica voce vai pagar mais caro do que se viajar pra argentina e comprar o mesmo pug307 fabricado aqui (307 foi escolhido aleatoriamente).
eu nao consigo olhar o logan como vc falou... carro pra mim = funcionalidade + apelo. o logan tem funcionalidade, mas apelo zero. pra limpar casa, varrer ou passar uma roupa concordo q ser funcional interessa. pra carro nao acho que dê pra acabar com o apelo e bola pra frente. pelo menos nao pro consumidor final. pra carro de serviço ok. mas o logan nao é carro padrao de empresa nenhuma, e nem será. nao é esse o "fim" dele. ele é um carro pra - sic - familia, com diferencial no espaço interno... mas continuando na frança... o twingo, ou mesmo o megane hatch novo. Sorry mas quem projetou, autorizou e apostou nesses carros ta na hora de operar a catarata rs.
quer ver um exemplo de onde funcionalidade encontra apelo e renova uma marca? chrysler. do 300M pra cá virou objeto de desejo, saiu do lugar comum. E com preço ridiculo (la fora... la fora...) pro carro que é.
e assim a hyundai tb ta fazendo na area das suvs. Tucson x Ecosport seria pra mim o embate entre o decente (nem por isso otimo, tucson tem trocentos defeitos e acabamento deixa a desejar) e o ridiculo (nacional). alias ta faltando uma cerva nessa conversa
[]s
Rodrigo
#12
Posted 27 May 2008 - 08:25
Sendo assim não tem porque falar em apelo. Eu compraria um Logan de olhos fechados, se não fosse o preço como você falou, prefiro um Siena. Não acho o Siena o melhor carro do mundo mas na categoria sedans "pobres" é o que menos desvaloriza, ou seja estou pensando no lado financeiro da coisa.
Tira metade dos impostos dos carros e o Logan começa a ser competitivo, mas não é pra desfile é pra frota, é pra ser racional. Se apelarmos pro emocional ter Cali é o melhor negócio do mundo sem dúvida!!! hehehe
Rod é difícil comparar lá fora, pegamos o Civic SI, carrão ou alguém duvida?!?! Nos USA sai 25mil dólares com opcionais. Menos de 50mil Reais!!! Aqui sem opcionais, é aquele ali e dê-se por satisfeito custa 100mil. Você pagaria 100mil num carro que sequer você poderia comprar a capa que vende pra ele nos USA?!?! O Palio 1.8R custa o preço de um SI Coupé nos USA, dá pra entender o gap que temos?!?!
É assim Rod, somos os pobres ricos!!! Enquanto a carga tributária não for repensada e feita de maneira dinâmica e inteligente, enquanto o governo não parar de contratar pilantra com cargo de indicação e concurso público ao invés de mérito nunca nos livraremos dessa tal carga tributária e prepare-se a nova CPMF vem aí!!!
O que é exportado tem muito menos carga tributária do que se tivesse ficado no Brasil, por isso pode ser melhor por menos!!! Se você ver o acabamento dos carros europeus no mesmo modelo dos nosso você chora. Nosso Vecastra tem acabamento de Corsa lá fora!!!
#13
Posted 27 May 2008 - 09:21
#14
Posted 27 May 2008 - 10:20
E outra, se o Palio de 30k reais vem com acabamento de vinil e tecido nas portas, pq o C4 de 60k não vem? E mesmo assim a FIAT brasileira é a q tem mais lucro no grupo.
Se na zoropa as montadoras vivem tendo prejuízo, pq aqui com tanto imposto e mão de obra deficiente tem lucro e tanto cliente na fila? Talvez obrigando as montadoras virarem S/A (serão obrigadas a publicar o balanço) ajudasse um pouco.
Não tenho competência técnica julgar borracha, etc., mas sei q alguns dos melhores motores L4 e V6 vendidos na zoropa são fabricados aqui, e poderiam sim ser usados no mercado interno.
#15
Posted 27 May 2008 - 13:43
Eu acho q jogar a culpa em impostos é pegar um pouco pesado... Nem o salário do pessoal, nem a inflação, talvez o barril de petróleo (mas nem tudo no carro é derivado de petróleo), nem o aço subiu tanto quanto carros novos.
E outra, se o Palio de 30k reais vem com acabamento de vinil e tecido nas portas, pq o C4 de 60k não vem? E mesmo assim a FIAT brasileira é a q tem mais lucro no grupo.
Se na zoropa as montadoras vivem tendo prejuízo, pq aqui com tanto imposto e mão de obra deficiente tem lucro e tanto cliente na fila? Talvez obrigando as montadoras virarem S/A (serão obrigadas a publicar o balanço) ajudasse um pouco.
Não tenho competência técnica julgar borracha, etc., mas sei q alguns dos melhores motores L4 e V6 vendidos na zoropa são fabricados aqui, e poderiam sim ser usados no mercado interno.
Não é assim, veja a comparação do Civic USA com o nosso.
Além disso um exemplo claro da legislação arcaica era do Gol mil Turbo, ele só foi lançado porque antes dele a legislação taxava a potência do motor, não a litragem, ou seja, até então fazer um motor de baixa litragem com eficiência era pagar mais caro que ter 2.0. Graças a Deus isso mudou agora é a litragem que pesa, então podemos ter um 1.0, 2.0 com alta eficiência, potência... Lembra do Marea 2.4 com e sem coletor variável, era tudo a mesma coisa a única diferença é que um tinha a programação do coletor e outro não, imagina que você tinha 10mil Reais de diferença de um pro outro, com os mesmos equipamentos, era só trocar o chip e vc tinah um Marea top de linha.
Hoje esbarramos no 2.4, mas é mais justo.
Aqui qq molde de injeção de plástico custa 300mil, por causa dos impostos. Já perdemos concorrência pra Suiça, pois lá eles conseguem fazer moldes melhores e mais baratos.
60% a 70% de um carro vai pro bolso do governo, nós consumidores pagamos ICMS desde a chapa de aço chegar na fábrica, depois ir pro terceiro, voltar pra montadora, pelo menos 3 operações e se for em estados diferentes é pior ainda, pois dificilmente reembolsamos a grana.
#16
Posted 27 May 2008 - 19:19
pra sair da terra pro pátio, já tem imposto, subiu em 1 caminhão, pode ser pro pátio do lado numa distancia de 30 metros.. já tem outro imposto!!!! as vezes dobrado!
eu trabalho numa empresa que presta consultoria tributaria para Municipios e estados
O que realmente mata é o imposto!!
O Brasil não sabe arrecadar
por ex:vendem 1 carro pop por 30k
supomos que o total geral de valor cobrado de impostos chegasse a 10k, eles cobram 20k pra poder chegar pertooo dos 10k realmente arrecadados, o resto é perdido pelo caminho, simplesmente desaparece no processo de NotasCruzadas, espelhadas, rasgadas etc.., entre as industrias primarias (onde tem menos roubo..e o Governo arregaça de impostos pq eles pagam)indo pelas secundarias (onde começa a pilantragem) até chegar na mao consumidor (que paga o pato)
Resumindo é um puta roubo de um dinheiro que ninguem sabe pra onde vai (bolso de alguem claro)!!! e o governo não faz questão de saber.. .. afinal ele não quer dedar o cunhado dele dono da empresa X que faz parafusos de aço pra GM que rasga metade das NF de tudo que vende/compra!! o Governo não cruza as NotasFicais não integra as NFs dos ESTADOS e MUNICIPIOS não tem como identificar, não tem como pegar o "ladrão"
ainda tem evasão de divisas, crime!
a coisa é complicada..
Edited by deadtrash, 27 May 2008 - 19:27.
#17
Posted 27 May 2008 - 22:29
Eu acho q jogar a culpa em impostos é pegar um pouco pesado... Nem o salário do pessoal, nem a inflação, talvez o barril de petróleo (mas nem tudo no carro é derivado de petróleo), nem o aço subiu tanto quanto carros novos.
E outra, se o Palio de 30k reais vem com acabamento de vinil e tecido nas portas, pq o C4 de 60k não vem? E mesmo assim a FIAT brasileira é a q tem mais lucro no grupo.
Se na zoropa as montadoras vivem tendo prejuízo, pq aqui com tanto imposto e mão de obra deficiente tem lucro e tanto cliente na fila? Talvez obrigando as montadoras virarem S/A (serão obrigadas a publicar o balanço) ajudasse um pouco.
Não tenho competência técnica julgar borracha, etc., mas sei q alguns dos melhores motores L4 e V6 vendidos na zoropa são fabricados aqui, e poderiam sim ser usados no mercado interno.
Mr. Calibra,
É sim uma questão de impostos.
Alguém aqui falou antes sobre os custos dos ferramentais e a conta na montadora é simples: dá para diluir o custo da ferramenta no volume previsto dos carros ?
Você tem idéia de quanto custou o molde de injeção do para-choque dianteiro do Picasso novo ?
A bagatela de R$ 1,3 milhões e cada peça pintada custa para a PSA R$ 340.
Agora some o valor de cada ferramental de cada peça nova que gostaríamos que fosse trocada na mudança do carro em questão é fica fácil entender por que é extremamente inviável fazer um carro novo.
Porque nos EUA o carro muda totalmente a carroceria de ano em ano ?
O volume de vendas lá é enorme e fica fácil diluir os custos nas unidades fabricadas.
E por que vende tanto carro por lá ?
O imposto cobrado no carro zero é de apenas 6 a 8%.
Você sabe quanto custa um Citröen Picasso para a fábrica somando os valor das peças, só as peças pagas aos fornecedores ?
R$ 17500...é isso aí, mas alguém grita indignado: " Porra então como um carro desse custa mais de R$ 50.000 na revenda ? "
Só que aplique os custos da mão de obra, depreciações de equipamentos, encargos trabalhistas e PRINCIPALMENTE UM IMPOSTO DE 37% cobrado sobre efeito cascata em cima de todos os outros custos e perceberá que o maior sócio de qualquer empresa, aquele que só ganha e nunca perde é o nosso querido governo...
Você lembra oque aconteceu na ocasião que o governo baixou o IPI do carro ?
Foi um boom de vendas de automóveis.
Esses mais de 15 anos de experiência profissional trabalhando no mercado de montadoras e auto-peças, me ajudaram a entender um pouco como giram as engrenagens de nossa indústria automotiva.
Alias, a fome do governo por tributos vai além da industria automotiva.
Você sabe quanto é pago de imposto por uma lata de molho de tomate ?
Li em um artigo algo por volta de 62%
62% de um gênero alimentício e aquele FDP do Molusco vem com esse papo de Fome Zero !!!!
Percebeu que é o verdadeiro vilão na estória do "famigerado 207 Brazuca " ?
#18
Posted 27 May 2008 - 22:56
Aí no RS tem um regime, em SP é outro. Aqui temos o escritório de engenharia que fica um quarteirão da produção, tem que ter nota de circulação pra entrar e sair com um parafuso que seja!!!
Tive uma cotação que o target era de 15 dólares por peça com tiragem de 40mil ano, desistimos na mesmíssima hora. Máximo que consiguiríamos era empatar e olhe lá, pois se formos a fundo como o Tomcat falou, de encargos trabalhistas tenho certeza que perderíamos dindin.
40mil ano não chega aos pés de um Gol por exemplo com tiragem 30 a 40 mil mês.
#19
Posted 28 May 2008 - 10:24
Você lembra oque aconteceu na ocasião que o governo baixou o IPI do carro ?
Lembro sim, não baixou 1 centavo para o consumidor final.
Mas já q imposto é igual pra todo mundo, pq um polo q é menor e acabamento mais pobre custa o mesmo q um focus, q é 10k mais barato q os concorrentes e tem venda menor q vários deles (e teóricamente dilui menos o custo de produção)? Pq a Ford gosta de ter prejuízo?
Cara, pelo tempo de fila pra compra de carros, exportação pra argentina, méxico, chile, etc., não sei se a produção aqui é tão baixa não heim... Mercado interno é uma coisa, produção é outra... Sei q pro méxico pelo menos agente tá exportando bastante (e trazendo fusion, sentra, etc.).
Não duvido em nada q o imposto seja elevadíssimo, além do problema da bí, trí-tributação, etc., mas acho q isso ainda não justifica o C5 ser o carro mais barato da categoria, tendo o custo de MO da Fraça, o frete e ainda 30% de imposto sobre o valor final.
Recentemente comprei uma moto Sundown Hunter 100 por 3250,00, e ainda ganhei um capacete (tipo 100 reais). Pq a Honda vende a POP 100 por 5000, e ainda não ganha capacete, não tem conta giros, partida elétrica...
Não adianta jogar culpa no governo/impostos (claro q tem sua parcela de culpa), vivemos no regime capitalista: demanda > oferta = aumento de preço. O que tem facilitado a compra são os financiamentos.
Ex. práticos:
- A prefeitura reduziu o ISS de 7 para 2% em alguns lugares. Redução para consumidor = 0%;
- O governo (estadual) baixou o imposto da gasosa, para o consumidor aumentou o preço;
- Ano passado mesmo o governo baixou o preço de alguns produtos. Quais produtos? Não sei, aqui não chegou nenhuma redução.
Aqui perto tem o TVV, onde ficam os carros zero no pátio esperando ir para as concecionárias. Tá sempre cheio, mas as cores deles tão sempre mudando...
#20
Posted 28 May 2008 - 13:24
Pegando a própria Ford como exemplo o novo Fiesta seria fabricado no Brasil, porém o Real forte acabou transferindo a produção para o México.
A Sundow é um outro esquema, já que tudo vem da China, Koréia... blablabla
Ontem teve o dia sem imposto em BH e Rio Grande do Sul, gasosa a 1,25 Reais o litro, tem idéia que isso??? Vi no jornal nego comprando TV de plasma por metade do preço!!!
Aqui trabalhamos até ontem pra pagar o governo, hoje começamos a faturar, quase 6 meses. 30 anos atrás eram 2 meses. Como os empregados públicos aumentam a cada ano, ao invés de reduzirmos o emprego público temos que aumentar a arrecadação!!! Não faz sentido, ams o povão gosta de concurso público, porque no fundo todo mundo espera entrar numa mamata de poder faltar dia sim dia não como os professores de Sampa, não ter competência técnica e trabalhar na Petrobras...
http://www.paraiba.c...cia.shtml?46094
http://noticias.terr...mil carros.html
#21
Posted 28 May 2008 - 17:02
E o focus tá aqui junto com o Astra, Stilo e polo, não é mais velho n. O Polo teve uma reestilizada mas não mudou drasticamente, só o chamado facelift. Ou seja, sem gastos com testes de rodagem, acertos de suspensão, etc.
#22
Posted 18 June 2008 - 19:30
O governo é o único vilão sim pois é o comedor de imposto sem dar nada em retorno.
Nada mesmo !!!!
As montadoras e todos os outros ramos do comércio e indústria geram empregos e estão aí para ganhar dinheiro como eu e você...
Já que a briga toda começou pelo novo 207, digamos que nào seja o verdadeiro europeu mas tirei fotos hoje na fábrica e paguei um sapo nesses carrinhos equipados e com rodas 17. Achei show de bola...
Só nào sei postar fotos nessa bagaça. Alguém pode me ensinar ?
#23
Posted 19 June 2008 - 09:39
Mr. Calibra,
O governo é o único vilão sim pois é o comedor de imposto sem dar nada em retorno.
Nada mesmo !!!!
As montadoras e todos os outros ramos do comércio e indústria geram empregos e estão aí para ganhar dinheiro como eu e você...
Já que a briga toda começou pelo novo 207, digamos que nào seja o verdadeiro europeu mas tirei fotos hoje na fábrica e paguei um sapo nesses carrinhos equipados e com rodas 17. Achei show de bola...
Só nào sei postar fotos nessa bagaça. Alguém pode me ensinar ?
"e estão aí pra ganhar dinheiro como eu e você", isso quer dizer vender ao menor preço possível, otimizar produção, ou quer dizer que já q tem 6 meses de fila de espera eu posso cobrar a mais por isso (lei da oferta e procura, capitalismo)? Se o Focus na ford custa 46.600,00 aqui em vix, pq na concesionária sai a 42,5k? E no RJ a 41? É imposto ou o frete em uma carreta do RJ pra cá custa mil reais por carro?
Pra postar imagem: http://www.imageshack.us/ ele vai gerar uma tag q vc copia e cola direto pra cá.