Eu acho q jogar a culpa em impostos é pegar um pouco pesado... Nem o salário do pessoal, nem a inflação, talvez o barril de petróleo (mas nem tudo no carro é derivado de petróleo), nem o aço subiu tanto quanto carros novos.
E outra, se o Palio de 30k reais vem com acabamento de vinil e tecido nas portas, pq o C4 de 60k não vem? E mesmo assim a FIAT brasileira é a q tem mais lucro no grupo.
Se na zoropa as montadoras vivem tendo prejuízo, pq aqui com tanto imposto e mão de obra deficiente tem lucro e tanto cliente na fila? Talvez obrigando as montadoras virarem S/A (serão obrigadas a publicar o balanço) ajudasse um pouco.
Não tenho competência técnica julgar borracha, etc., mas sei q alguns dos melhores motores L4 e V6 vendidos na zoropa são fabricados aqui, e poderiam sim ser usados no mercado interno.
Mr. Calibra,
É sim uma questão de impostos.
Alguém aqui falou antes sobre os custos dos ferramentais e a conta na montadora é simples: dá para diluir o custo da ferramenta no volume previsto dos carros ?
Você tem idéia de quanto custou o molde de injeção do para-choque dianteiro do Picasso novo ?
A bagatela de R$ 1,3 milhões e cada peça pintada custa para a PSA R$ 340.
Agora some o valor de cada ferramental de cada peça nova que gostaríamos que fosse trocada na mudança do carro em questão é fica fácil entender por que é extremamente inviável fazer um carro novo.
Porque nos EUA o carro muda totalmente a carroceria de ano em ano ?
O volume de vendas lá é enorme e fica fácil diluir os custos nas unidades fabricadas.
E por que vende tanto carro por lá ?
O imposto cobrado no carro zero é de apenas 6 a 8%.
Você sabe quanto custa um Citröen Picasso para a fábrica somando os valor das peças, só as peças pagas aos fornecedores ?
R$ 17500...é isso aí, mas alguém grita indignado: " Porra então como um carro desse custa mais de R$ 50.000 na revenda ? "
Só que aplique os custos da mão de obra, depreciações de equipamentos, encargos trabalhistas e PRINCIPALMENTE UM IMPOSTO DE 37% cobrado sobre efeito cascata em cima de todos os outros custos e perceberá que o maior sócio de qualquer empresa, aquele que só ganha e nunca perde é o nosso querido governo...
Você lembra oque aconteceu na ocasião que o governo baixou o IPI do carro ?
Foi um boom de vendas de automóveis.
Esses mais de 15 anos de experiência profissional trabalhando no mercado de montadoras e auto-peças, me ajudaram a entender um pouco como giram as engrenagens de nossa indústria automotiva.
Alias, a fome do governo por tributos vai além da industria automotiva.
Você sabe quanto é pago de imposto por uma lata de molho de tomate ?
Li em um artigo algo por volta de 62%
62% de um gênero alimentício e aquele FDP do Molusco vem com esse papo de Fome Zero !!!!
Percebeu que é o verdadeiro vilão na estória do "famigerado 207 Brazuca " ?