Postou 24 março 2008 - 13:54
A RacePRO-1Fi usa os seguintes sensores: MAP (a IE original do Calibra usa o MAF e não MAP, mas a FuelTech já vem com um MAP integrado), posição de borboleta, rotação (roda fonica e fase), temperatura do ar, temperatura da água, tensão da bateria, e outras duas leituras informativas, de pressao de oleo e pressao de combustivel.
é possivel melhorar a economia do motor original, porém isso vai depender do comprometimento de atender as leis de emissoes (que do calibra já faz 10 anos que nao atende alias) e de perda de desempenho nas faixas de baixa carga, mas de plena carga, pode-se utilizar inclusive um mapa que extraia mais potencia do que o original, que é sempre um tanto conservador, porém é importante lembrar que nao existe milagres, ou seja, o carro nao vai ganhar 50cv só assim e nem fazer 50% a mais de economia só com isso, sao melhoras, não milagres.
meu carro quando original por exemplo, dava 230km/h no painel de final, só trocando a injecao por uma fueltech e mapeando consegui chegar nos 245km/h no painel.
a bomba de oleo do calibra original tem a entrada do pescador redonda, e as bombas de oleo dos motores ecotec 16v possuem a entrada oval, a unica adaptação que precisa fazer é cortar ao meio um pescador do calibra/kadett e outro do ecotec 16v e soldar os dois, pois o pescador dos ecotec é no outro lado do carter em comparacao ao do calibra.
o volume de oleo dessa bomba moderna é incomparável com a original do calibra, é um sistema muito mais moderno, possibilita usar folgas maiores e manter a pressao, mas a do 2.4 16v (vectra elite 2006-->) é melhor ainda, tem engrenagens mais largas e toca mais volume.
com isso dá pra usar mais folga de biela e mancal do virabrequim (eu uso 5 de biela e 5 de vira) e giro 8500rpm, nunca arranhou uma bronzina sequer no meu motor.
e o melhor de tudo é que custa R$ 220,00 essa bomba nova na revenda chevrolet.