Esse coletor que seu colega tem, deve ser um coletor velho que a Satti tenha fabricado, ou foi um item esclusivo para ele.
Repare que os bicos para cada duto de adimissao estao em paralelo (um ao lado do outro), nao gerando variacao no comprimento da tubulacao de adimissao com a mistura e o tamanho (volume) dele é pequeno, tambem existe variacao do diametro da tubulacao do pleno minimizando a alimentacao do 4o cilindro.
Da uma olhada no coletor feito nos EUA especialmente para C20XE.
veja como ele é bem diferente e como os bicos sao posicionados em linha, podendo assim escolher entre utilizar como primeiro estagio os bicos mais proximos ou nao da adimissao. desta forma vc consegue uma adimissao mais longa ou nao nos primeiros estagios de giro melhorando o toruqe em baixa. Existem cornetas internas ao pleno e variacao de diametro da entrada do primeiro duto até o quarto otimizando assim o fluxo. Os bicos tambem estao possicionados em angulo para otimizar o fluxo e outros detalhes internos, como acabamento e afins.

Repare na variacao da tubulacao de entrada após o encaixe da borboleta.
Outro detalhe interessante é que a borboleta que seu colega está usando é a de Omega e o encaixe deste novo coletor da Satti é para o de Calibra, bem mais eficiente em baixas rotaçoes.
